Próximo Jogo

Próximo Jogo

20/09/2011

Profetas da desgraça

Escondido pelo apito inicial dos jogos, existe um outro som que passa, quase dissimuladamente, como se fosse um sinal químico e percorre grande parte das bancadas. São as trombetas da Desgraça.

Já lá vai o tempo em que o público dava uma ovação de pé a uma equipa que virava um 2-0 para um 3-2 em menos de meia hora. Ou que se aplaudia uma contratação com entusiasmo. Hoje o panorama e tão dúbio como o Português de Jesus. Só os muito esclarecidos é que fazem dali algum sentido.
  • As contratações:
É de pequenino que se torce o pepino, já o dizem os reformados, que jogam dominó no parque desde que me lembro. E o que é um facto é que querem torcer o pescocinho ao Sporting desde que é pequenino, começando pela comunicação social.

Mal se faz uma contratação no Sporting, os jornais associam, e de qualquer maneira, a um outro jogador que o Sporting tenha contratado com resultados maus. Nacionalidades, alturas, cor de cabelo… Não interessa, apenas é necessário, para esses tablóides, associar o novo jogador do Sporting a uma imagem de insucesso e rotular de "flop". Pois bem, se os padres o pregam é porque é verdade. E assim mais e mais Sportinguistas, seguem o exemplo, tais ovelhas com pastor (embora este seja louco e se apresente ébrio), e rapidamente chamam de "flop" a todos os nossos activos, sem nunca os ter visto jogar, nem sequer nos seus antigos clubes.

Não me é curta a memória e lembro-me bem dos insultos ao Oguchi e ao Wolfswinkel, dos insultos á direcção por contratar “putos” e deixar bombas tipo Capdevilla com os seus possantes 30 e poucos anos escapar. Hoje, quando os resultados aparecem, faz-se um silêncio sepulcral. Mas calma, os profetas da desgraça reúnem as tropas e não se dão por vencidos.
  • Produto Sporting:
Para este pequeno comentário aos nossos produtos da cantera, gostaria de propor uma ideia que cada dia me faz mais sentido: JÚLIA PINHEIRO NO SPORTING. (Calma, eu explico). Seguindo o exemplo de Maniche, parece que os adeptos do Sporting herdaram um feitio mal dizente que condiz com os pobres idosos que reclamam com tudo e com todos. Assim, o Sporting podia apaziguar essas mentes com a Júlia Pinheiro, visto que essa faixa etária muito aprecia a apresentadora.

Num tom mais sério, isto é algo preocupante. Primeiro Yannick era "flop", depois foi Daniel Carriço que já não servia e agora os dedos apontam para Rui Patrício. É certo que todos eles são profissionais de futebol. Têm que jogar apesar das condições serem favoráveis ou não. Porém, há que compreender que a vertente psicológica destes jogadores se encontra em baixo. Quase como se fosse rotina, eles começaram a ter medo de usar o Leão ao peito, e olhar para os adeptos.

Quem segue o Sporting e seguiu nas últimas duas época, sabe que nessa desgraça, as ruinosas exibições, raras vezes por sua culpa foram. Aliás, é da minha opinião que quer Carriço, quer Patrício ou Santos foram muitas vezes quem nos salvou a época passada.

Parece que nunca mais é Outono, e essas aves, ou melhor, gralhas da desgraça voam para sítios mais quentes e confortáveis as suas opiniões não fundamentadas e deixam o futebol decorrer ao seu próprio ritmo.

Fico então feliz por restarem uns poucos e capazes Sportinguistas como vejo neste blogue. TU ÉS O SPORTING!

HubrisFC
Partilhar:

10 comentários:

  1. Nuno Rocha20/9/11 18:23

    EXCELENTE!

    ResponderEliminar
  2. Quer troca de links ?

    http://apaixaofutebol.wordpress.com/

    Obrigado,
    A Paixão : Futebol

    ResponderEliminar
  3. Gonçalo Correia20/9/11 18:50

    Um enorme obrigado ao Hubris pelo excelente texto que nos enviou. Concordo quase em absoluto.

    Acrescento também que é muito mais fácil pôr as culpas em cima do jogador x ou do jogador y, do que responsabilizar o conjunto. Quando ganham, é a equipa que vence, quando perdem, também deveria ser...

    Arranjar bodes expiatórios ou alibis para um problema que tem sido muito mais colectivo que individual (no futebol do Sporting) é injuto para os próprios jogadores.

    Saibamos aprender com os erros do Passado.

    Aproveito também para incitar outros leitores, que queiram ver os seus textos, a enviá-los para o e-mail do blog (scp.visto.por.nos@gmail.com).

    ResponderEliminar
  4. Oi Mauro, como vais?. Espero que bem. Gostei do artigo do Hubris, ele está certo no que diz. Mas olha quero crer, que o Sporting está a mudar, sinto que sim. Esta Direcção têm-se desdobrado muito bêm, temos as pessoas certas nos lugares certos e o trabalho desenvolvido virá ao de cima rápidamente. Abraços para todos,

    sl

    aleixo

    ResponderEliminar
  5. Uau!
    Bellissimo, caro Hubris!
    Muito bom.
    Parabéns pelo artigo.
    E parabéns também aos Administradores pela abertura deste espaço a um dos seus habituais visitantes.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  6. Muito bom o seu texto, gostei. Parabéns. Ah, encontrei o blog no paperblog. Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Ainda nunca entrei no estádio de Alvalade por razões alheias a minha vontade... economicas... distância. Mas acho que no dia que lá entrar devo-me sentir uma das pessoas mais felizes do mundo. Como é possivel preferirem o assobio às palmas. E em vez de ficar contente com uma reviravolta ficar-se contentado... como é possivel nao compreenderem que sao mais de 30 homens (direccao, equipaa tecnica, jogadores, staff...) a trabalharem muitos deles juntos pela primeira vez? Porque arranjar alvos não fundamentados para rebaixa-los em vez de "alvejarem" a equipa? São tudo coisas que não me cabem na cabeça e me levam a dizer que grande parte dos adeptos daquele estádio não deveriam ser chamados de "adeptos". Vao ver um jogo do arsenal com o arsenal a perder por 5 golos e vejam o que são verdadeiros adeptos. Os adeptos puxam sempre pela equipa quer ela perca quer ela ganhe. Quer esteja em último quer em primeiro. Uma coisa é ter olhos na cara outra é ver-se aquilo que queremos ver. AH! e já agora: Antes carrico ia ser o proximo central da seleccao e um dos melhores do mundo... agora nem na liga de honra... Domingos era um dos melhores do mundo...agora rua com ele... Poupem-me! Como é possível dizerem que são adeptos do sporting?! Mais vale estarem calados pois cada vez que abrem a boca mudam de opinião... ou entra mosca ou sai asneira.

    Excelente post!

    SL

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo excelete texto.

    ResponderEliminar
  9. Cheira-me que o próximo a levar com "assobios" é um tal de Pereirinha...

    ResponderEliminar
  10. Ricardo,

    Infelizmente, é a dura realidade! Se antes o motivo era ter 9 proscritos da época passada na equipa titular, agora viram-se para os dois que restaram - Rui Patrício e João pereira, mais o Pereirinha...

    Nós somos os nossos próprios inimigos!!!

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!