Próximo Jogo

Próximo Jogo

29/09/2011

Sporting CP - 2 - 1 - SS Lazio (Wolfswinkel, Insúa) - Muito "Coração", e um árbitro à italiana


11 Titular: Rui Patrício; João Pereira, Oguchi Onyewu, Anderson Polga e Emiliano Insúa; Matías Fernández, Fabián Rinaudo e Stijn Schaars; André Carrillo, Ricky van Wolfswinkel e Diego Capel.
Suplentes: Marcelo Boeck, Daniel Carriço, Evaldo, André Santos, André Martins, Valeri Bozhinov e Diego Rubio.

Golos:
  • 21' -  Golo de Ricky van Wolfswinkel (1-0). Que golo fantástico do holandês! Capel cruza da esquerda e Wolfswinkel, a surgir ao primeiro poste, desvia de calcanhar para o poste mais distante. É um tento monumental, a lembrar Van Basten.
  • 45' + 2 - Golo de Emiliano Insúa (2-1). Mais um golo fenomenal dos leões! Após alívio da defesa lazialle para a entrada da área, o lateral argentino desferiu um foguete de pé esquerdo, colocadíssimo, que só parou no fundo das redes de Marchetti.
Substituições:
  • 52' - Sai André Carrillo, entra Evaldo. 
  • 69' - Sai Matías Fernández, entra André Santos. 
  • 74' - Sai Diego Capel, entra Daniel Carriço.
Disciplina:
  • 44' - Cartão amarelo para Fito Rinaudo. Por falta sobre Hernanes.
  • 45' + 3 - Cartão amarelo para Emiliano Insúa. Atirou a bola para a bancada, nos festejos...
  • 50' - Segundo Cartão amarelo e consequente expulsão para Emiliano Insúa. O lateral argentino é expulso após acertar com o cotovelo em González. Não parece ter sido propositado mas, a ser considerada agressão, o árbitro deveria ter mostrado vermelho direto. A fechar a 1.ª parte, Insúa tinha visto o primeiro amarelo por rematar uma bola para a bancada aquando dos festejos do seu golo.
Clicar na imagem para ver aumentado






    Nem com mais um jogador em campo a Lázio foi capaz de bater um Sporting fantástico, muito lutador e que mereceu, sem dúvida, a vitória por 2-1, com golos de Wolfswinkel e Insúa.

    Foi um início de jogo de paciência, com o Sporting a tentar encontrar espaços para produzir o seu futebol, pelo menos, até aos 20 minutos do encontro, momento em que Van Wolfswinkel inaugurou o marcador em Alvalade. Este foi o quinto golo consecutivo apontado pelo holandês nesta temporada. E foi um golo executado com uma boa qualidade técnica. O avançado «leonino» conseguiu tirar partido de um bom cruzamento de Capel e, de calcanhar, fez o golo para o Sporting.

    O Estádio, com um ambiente extraordinário nas bancadas, estava ao rubro e os «leões» mostravam-se confiantes, muito concentrados e, a cada minuto que passava, cresciam perante o seu experiente adversário italiano. Fica a nota de que nesta partida, Domingos Paciência não pode contar com Elias e Rodríguez que foram rendidos por Anderson Polga e Matias Fernandez, respectivamente. E, quando nada fazia prever, a Lázio acabou por empatar, aos 40 minutos, por Klose que aproveitou bem uma desatenção da defensiva «leonina». O empate era imerecido para a equipa de Alvalade que era aquela que criava mais perigo.

    Wolfswinkel, aos 44 minutos, tentou repor a justiça, mas a bola saiu rente ao poste e, depois, no minuto seguinte, Ínsua fez das suas, ao marcar um bom golo, de fora da área, fixando o resultado ao intervalo em 2-1.

    A segunda parte começou com a equipa da Lázio sem o seu treinado principal, Edy Reja, no banco de suplentes que foi expulso, por protestos, ao intervalo.

    Expulso foi também Insúa, aos 49 minutos, depois de ver o segundo cartão amarelo. O Sporting, reduzido a dez unidades, foi obrigado a ter uma atenção redobrada às movimentações dos italianos e conseguiu cumprir o seu papel na perfeição.

    A segunda parte foi, no entanto, bastante discutida, com ambas as equipa a conseguirem criar perigo, no entanto, o rigor do árbitro não foi o mesmo para a Lázio como foi para o Sporting. Aos 76 minutos, o árbitro belga preferiu manter Cissé em campo, quando este fez uma falta duríssima sobre Rinaudo, pisando o jogador do Sporting. O árbitro nem marcou a falta, nem mostrou o cartão amarelo (que neste caso seria o segundo para o jogador). Depois voltou a fechar os olhos à falta de Hernanes, aos 85 minutos, quando este impediu a progressão de João Pereira no terreno (era também o segundo amarelo). Enfim, assistimos a uma Lázio que teve que recorrer demasiadas vezes à falta para travar as iniciativas do Sporting... um Sporting que ficou 40 minutos com menos um jogador e mostrou um espírito de sacrifício brutal, lutou até à exaustão e, por isso, mereceu, sem dúvida, esta vitória.
    Partilhar:

    16 comentários:

    1. Gonçalo V. Carvalho29/9/11 21:02

      Valeri "BOJINOV"

      SL

      ResponderEliminar
    2. Gonçalo,

      Procure onde quiser, o nome completo do búlgaro é Valeri Emilov Bozhinov.

      A troca do 'ZH' pelo 'J' é uma aliteração, com a finalidade de facilitar a pronunciação do nome!

      SL

      ResponderEliminar
    3. creio que ontem no jogo frente á lazio ficou provado o porquê do Carriço ser 4 opçao para central... Mas pelos vistos aqui um admin do blog gosta muito dele vá se la saber porquê

      ResponderEliminar
    4. Anónimo,

      Sem querer entra por essa confrontação de ideias entre si e o meu colega Gonçalo, e sem querer de qualquer forma contrapôr o que diz, lembre-se, porém, que Daniel Carriço ontem entrou para trinco e foi lá que jogou e não a central!

      ResponderEliminar
    5. Mauro Silva sim é verdade que Carriço jogou a trinco e nao a central, mas voce nao me viu dizer que o Carriço fez uma má exibiçao(o que por acaso ate fez) eu disse que ficou provado o porquê do Carriço ser o 4 central porque tanto o Polga e o Onyewu estao a jogar muito bem e o Rodriguez tambem, e o Carriço quer jogue a central, a trinco, ou a ponta de lança nao se consegue igualar ao momento de forma dos outros 3... e a minha intençao nao era entrar em confrontos com o Gonçalo, mas sim que ele me explicasse o porquê de adorar tanto o Carriço e por querer que ele seja convocado em vez de qualquer um dos outros 3 centrais

      ResponderEliminar
    6. Mauro,

      Finalmente a equipa que nós tantos desejámos e que tanto lutámos para conseguir, pese embora termos que criticar/correr com gente que talvez não estivesse no Sporting na minha fase da sua vida.

      Agora os adeptos vão certamente acompanhar a equipa em todas as ocasiões mesmo perdendo.

      Abraços leoninos plenos de felicidade

      ResponderEliminar
    7. Anónimo,

      Posso dar-lhe três razões, assim de repente (mas claro que só o Gonçalo lhe poderá responder):

      1 - É Sportinguista;
      2 - É verdadeiramente nosso, formando da nossa Academia;
      3 - É português.

      Se é certo que Carriço não está na melhor forma, também é certo que ainda vai muito a tempo de se tornar melhor jogador, e nesse aspecto, poucos como o Domingos para o doutrinar!

      Tite,

      Finalmente, mesmo! Já não sei se é só felicidade, se é mais qualquer coisa que sinto... Tinha mesmo saudades de momentos de futebol destes! Críticas à-parte, um obrigado especial ao Sr. Paulo Bento (ironic-mode ON), pela destruição do futebol de ataque no Sporting...

      O Sporting está de volta!!! Para ficar...

      Outro abraço! :)

      ResponderEliminar
    8. Gonçalo Correia30/9/11 16:30

      Anónimo:

      Primeiro que tudo, por uma questão de qualidade (e não tanto de rendimento recente). O Carriço tem qualidades, que já demontrou, para pelo menos ser convocado (isto parece-me inequívoco).

      Qual era a sua opinião sobre o Carriço há uma época e meia atrás? Honestamente, se faz favor... Acha que, daí para cá, perdeu qualidades, ou continua a tê-las, e simplesmente não as está a demonstrar?

      Acho injusto crucificá-lo por um lance em que nem sequer foi assinalada infracção alguma. O Insua, foi expulso, e saiu sob palmas. E bem. Os jogadores erram. Fazer um penalty (que nem sequer é assinalado) pode acontecer a qualquer um, como ser expulso. Desde que não se torne hábito... (e não me parece que o Daniel tenha um historial nesse aspecto disciplinar...).

      Por último, por uma razão que me parece fundamental de ser analisada: o Carriço é um activo importante a nível financeiro. Não é nem o Onyewu nem o Polga, com a idade que têm, que podem dar ao Sporting importantes verbas financeiras no futuro. Nem sequer o Rodriguez.

      Carriço não é muito pior que os outros centrais do Sporting (na minha opinião, estão até os 4 a um nivel muito semelhante). E é, de muito longe, o que mais potencial tem (tem menos uns 4 ou 5 anos que o Rodriguez, e menos uns 9 - pelo menos - que Polga e Onyewu).

      O Porto, se quiser vender um central, tem Otamendi (e mesmo Rolando). Com Maicon no banco, e a jogar ocasionalmente. O Benfica, tem Garay, e Jardel no banco, a jogar ocasionalmente. O Sporting tem dois trintões a actuar, com um jogador de 27 anos, com problemas físicos crónicos, < jogar ocasionalmente...

      E olhe que não me parece ser uma questão de somenos importância. O presente é importante. Mas há que ter uma visão do clube a médio e longo prazo. Saber misturar veterania com jovens, com potencial de valorização. E Carriço é, inequivocamente, o único defesa (central) com potencial de valorização (desportiva e financeira) futura nesta platel - teremos N. Reis no próximo ano?

      ResponderEliminar
    9. Mauro Silva eu tambem sou portugues e sou sportinguista mas olha que sou um grande coxo a jogar futebol, mas por ser portugues e sportinguista já podia jogar no sporting? essa é para rir

      ResponderEliminar
    10. Gonçalo a minha opiniao so Carriço á ano e meio atras é a mesma que tenho dele agora, nao é nem nunca será central para o Sporting... é um central BANAL!! Nao sabe jogar de cabeça, é baixo, nao tem poder de impulsao é lento etc etc etc... e diz la quem tiravas para meter o Carriço? o Polga que está a fazer exelentes jogos? o Onyewu que é o que nos safa na maior parte das vezes nos cantos, livres tanto a favor como contra e que finalmente esta a jogar bem? o Rodriguez que apesar de estar lesionado sempre que joga, joga muito bem? Diga me lá entao...

      ResponderEliminar
    11. Anónimo,

      Se parte desse pressuposto, é que já nem lhe respondo... Não consigo descer a esse nível!

      Se não consegue diferenciar um jogador estrangeiro dum português, e ainda por cima nosso "de raíz", então não há maneira de lhe conseguir explicar o que quer que seja...

      Olhe, pergunte à Federação Portuguesa de Futebol porque se queixa tanto que não valorizamos o nosso "produto", por assim dizer! Depois queixam-se que aparecem "Serenos" deste Mundo na Selecção, que por acaso até é a 5ª do ranking Mundial, de momento...

      ResponderEliminar
    12. Olha que o Sereno ainda consegue ser melhor que o banal do Carriço e olha que nao gosto nada do Sereno... Nao é por o jogador em questao(Carriço) ser portugues que faz dele bom ou nao... ele é um central mediocre e nao é por ser portugues que o vamos meter, depois queixam se que nao somos campeoes á 10 anos, claro que nao somos, preferem ter portugues mediocres como djalo e carriço entre outros do que ter estrangeiros bons...

      ResponderEliminar
    13. Anónimo,

      Vamos lá ver se nos entendemos, que isto já vai numa série de assunpções erradas, de parte a parte:

      Eu por dizer que devemos valorizar o que é nosso, não digo que tem que ser titular!
      Outra coisa, o Carriço até pode ser muito mau, mas o Sereno não é com certeza melhor (só é mais alto). PB chamou Sereno porque tem jogado, só isso, e visto que Portugal não abunda em centrais de qualidade...

      Mais, eu não "prefiro" nem deixo de preferir, isso já é você a puxar a brasa à sua sardinha. Por mim, deixem estar a defesa que está, que está bem!

      Lembre-se é que é precisamente por tamanha desvalorização que também nós fazemos aos nossos jogadores, que depois nos queixamos que não vendemos bem, que saem ao preço "da chuva", a custo-zero ou tenhamos até que lhes pagar para sairem!

      Quanto a centrais medíocres - pelo seu critério, recapitulemos:

      Sporting CP - Daniel Carriço(para lhe fazer a vontade), Marco Torsiglieri (sim ou não?!);
      FC Porto - Maicon, Sereno;
      SL benfica - Jardel, Fábio Faría.

      Curiosamente, em todas as 3 equipas, um deles integra o plantel e o outro está emprestado!

      ResponderEliminar
    14. mas desde quando eu disse que maicon, sereno, jardel, torsiglieri ou fabio faria eram mediocres? nao me lembro sequer de ter falado de muitos que voce referiu... Mas sim Jardel e Maicon nao sao grande coisa, mas mesmo assim ainda conseguem ser melhores que o Carriço... e claro que o Sereno é melhor que o Carriço... o Sereno ate podia ser pessimo, mas mesmo assim nao consegue ser pior que o Carriço. O pessoal é que pensa que tudo o que sai da academia sao cristianos ronaldos e figos mas estao muito enganados... e por mim o Carriço pode sair a custo zero á vontade poupa se nos salarios deles e podemos ir buscar um central e nao é muito dificil encontrar melhor, até na 2 divisao há melhores, mas nem era preciso comprar temos bons centrais emprestados...

      ResponderEliminar
    15. Gonçalo Correia1/10/11 00:03

      Anonimo,

      Tenho dúvidas que seja. Bom, pela menos se a sua opinião sobre o Carriço na altura era essa... surpreende-me. Só porque a do Bayern, do Chelsea e da Fiorentina, era em tudo distinta. São... entendimentos, por assim dizer. Perspectivas.

      Mas vamos então acreditar que o Carriço nunca mostrou provas de qualidade, nunca levou elogios de Gilardinos aos 21 (?) anos - "é um central fortíssimo" -, e nunca foi cotado em 15 milhões de euros no passado.

      Se o fizermos, então, não há mais nada a dizer: Carriço é mau, e ponto final...

      Agora, se o Carriço é baixo, o Otamendi, o Polga e o Rodriguez também são baixos.

      Você fala de atributos físicos (essencialmente)... Felizmente para os amantes do futebol, a componente táctica é a que mais influencia as incidências de jogo. Seguindo-se a emocional, e só depois a fisica. É importante, mas não a principal.

      Se quer ver o futebol dessa forma, que pessoalmente considero redutora, então o Carriço é mau. Mas tem então de considerar todos os centrais que não são altos nem têm grande poder de impulsão (assim de repente, lembro-me de alguns, de Carvalho a Cannavaro) como maus, se dá essa importância aos aspectos físicos...

      O Polga está a fazer excelentes jogos? Ora essa. Um central com os problemas que você identifica ao Carriço (baixo, pouca impulsão, etc etc) e está a fazer excelentes jogos? Coisa estranha...

      Como eu disse, os 4 centrais do Sporting parecem-me, todos eles, ter valor. E ter valor semelhante. Agora, entre os 3 convocados, teria de estar o Carriço. Porque é o único com potencial de valorização, com potenial de crescimento. E porque é capitão, também, já agora...

      O que não lhe vou dizer, é quem tirava para por o Carriço. Acima de tudo, por ser injusto para esse central (que tem, também ele, bastante qualidade - como os outros 3 - e, pelo menos aparenta ser um bom profissional).

      Não preciso de dizer mal ou descartar alguém, do Sporting, para poder dizer bem de outro, ou sugerir a sua utilização... Mal seria.

      ResponderEliminar
    16. Gonçalo mas voce percebe o que eu digo? eu nao disse que o carriço era mau por ser baixo, eu disse que ele era mau porque era baixo e por outra serie de motivos que em cima referi que os jogadores que voce disse(carvalho e canavarro) nao os tenhem. Agora diga me outra coisa, Polga esta a fazer exelentes jogos vamos tirar lo da convocatoria só por ter 32 ou 33 anos ? Vamos tirar o Onyewu que tambem esta a crescer de jogo para o jogo e é o nosso unico central alto que temos e que ganha tudo de cabeça? Vamos tirar o Rodriguez que apesar das lesoes sempre que joga tambem faz exelentes jogos? Tirar um destes 3 para meter um "miudo" que sempre que joga comete erros atras de erros, que é baixo, é lento, nao tem poder de impulsao e a cada jogo ainda piora mais? Sinceramente nao percebo... Terem saído Cristiano Ronaldo, Figo, Nani etc da academia sinceramente fez mal a muitos adeptos que agora pensam que tudo o que sai de lá um dia vao ser dos melhores jogadores do mundo

      ResponderEliminar

    O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

    Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

    Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!