Próximo Jogo

Próximo Jogo

23/10/2011

FPF: Godinho Lopes & Fernando Gomes vs Luís Duque & Carlos Marta

Godinho Lopes: «Quem fala em nome do Sporting deve pensar primeiro no Sporting e depois em si próprio. Estamos a procurar unir este clube, o Sporting está acima de todos nós. Estamos a construir as bases do dia de amanhã para garantir solidez. A minha voz aponta para onde vamos e para onde queremos ir. Essa é a voz do Sporting».

Uma frase que serve de recado para muita gente! Por estes dias, talvez a carapuça sirva melhor a Luís Duque que, aquando da apresentação da candidatura de Carlos Marta à FPF (Federação Portuguesa de Futebol) disse que «Carlos Marta surgiu hoje e é, no meu entender, que ando no futebol há alguns anos, uma candidatura que surge mais tarde apenas porque vem preencher um vazio que muitos sentiam e não se reviam nas outras. Portanto, penso que, a partir de hoje, tudo terá que ser reponderado», ressalvando que «O Sporting não está dividido. Em termos de clube está bem coeso, está de boa saúde e recomenda-se. Estou aqui e articulo-me em tudo com o Sporting.»

Uma no cravo, outra na ferradura - outros diriam! Luís Duque é um 'high-profiler', não gosta de estar na sombra e, de vez em quando, por necessidade ou mero capricho, gosta de virar os holofotes para si, nem sempre bem e quase sempre numa posição não condizente com o que dele se devia esperar, pelo que representa. Voltou a fazê-lo agora, na apresentação de mais um candidato à corrida pelo poleiro da FFP, Carlos Marta. Curiosamente, uma lista onde surgem 2 amigos de longa data de Luís Duque: o próprio Carlos Marta e Fernando Seara.

Godinho Lopes reafirmou que o apoio do Clube recai em Fernando Gomes, com o "aviso" acima transcrito. Ponto final, parágrafo!

Não está fácil encontrar a tal "rédea curta" para Luís Duque, e o próprio teima em não assimilar que, pela posição e estatuto que hoje alberga no Sporting, não pode, pura e simplesmente a seu bel-prazer, dizer o que lhe vai na real gana. Muito menos, quando até, como neste caso, chega a confundir relações de amizade pessoal com relações institucionais!

Não é o primeiro episódio com Luís Duque como protagonista principal. Temo não ser o último...
Partilhar:

11 comentários:

  1. Desculpa mas não concordo em dar destaque e esta espécie de conflito interno. Aliás, isso seria ajudar os outros clubes, porque conflitos geram zangas, e com isso vêm outras coisas

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. CL_Sporting,

    Compreendo perfeitamente a tua posição, que em parte também é a minha! Eu próprio estive um tanto reticente em falar sobre isto. No entanto, por uma questão de princípio, achei que o devia fazer, até porque não é o primeiro caso com que este senhor nos brinda...

    Não quero, com o que escrevi, gerar qualquer tipo de atrito entre nós, sócios/adeptos e, com isso, provocar desunião. Mas é precisamente isso que acho que Luís Duque, consciente ou inconscientemente, está a provocar ao dar prioridade ao seu ego antes de pensar naquilo que representa!...

    Posto isto, a minha posição sobre Luís Duque é conhecida e remonta ao anterior período em que representou o Sporting.... não será difícil explicar qual é, até pelo teor do post em questão...

    Um abraço...

    ResponderEliminar
  3. Acho muito baixo dar a esta noticia com um titulo que passa a ideia de conflito.

    Tudo é muito claro e o Presidente esclareceu e depois temos bloggers a fazer o trabalho dos adversários. Fantástico...

    ResponderEliminar
  4. JMM,

    Títulos é só para quem só lê as gordas! Com certeza não será o seu caso, espero... e com certeza entende o que quero dizer...

    Faça um esforço e tente perceber que não há aqui nenhuma crítica ao Clube, é tão só uma reprimenda à conduta de Luís Duque que, concordará, não é aa mais correcta e muito menos a mais profissional...

    E mais não digo até porque já era expectável receber comentários como o seu...

    ResponderEliminar
  5. Sim, compreendo a tua posição em relação ao Luís Duque. Aliás, é muito semelhante à minha, não vou muito com a cara do Homem.

    Mas o que quero mesmo é que não haja conflitos e que o Sporting ganhe!

    SL

    ResponderEliminar
  6. Mas que grande post Mauro, FANTÁSTICO!!!!

    Pronto, agora que já te animei vamos ao que interessa. Este episódio causa-me alguma preocupação. Até percebo que o Duque seja amiguinho da Marta e gostasse de apoiá-lo. Mas como empregado do SCP devia subordinar as suas preferências às do clube. O Godinho já veio a público tentar desdramatizar a situação, mas era o mínimo que devia fazer. Como tu, quero ver como é que isto vai acabar...

    ResponderEliminar
  7. Só para quem lê as gordas? Meu caro "as gordas", como lhes chamas, é o mais importante pois sim muitos só olham para elas. Não entender isso é absurdo.

    É escusado um blog do Sporting fazer este tipo de "entradas" e muito mais ridiculo é que se desculpe com a restante notícia. Se não há uma oposição não faz sentido interpretar como tal.

    Quanto a LD se o fez como o presidente referiu não vejo problema.

    ResponderEliminar
  8. Gonçalo Correia22/10/11 16:32

    Totalmente do lado do Mauro neste aspecto. Esconder a cabeça dentro da areia é uma atitude que não verão por aqui. Nem quando há notícias boas, nem quando há notícias más.

    É, a meu ver, fundamental que se discuta o Sporting. Um clube pode crescer na medida em que os seus associados participem na vida do mesmo, quer em termos práticos, quer em termos teóricos (por assim dizer).

    E é por isso que se pode falar sobre isto (ie, até se deve). A meu ver a discussão deve ser feita, a forma como é feita é que pode fazer a diferença (e, se lerem o post, verão que é feita de forma racional, e com elevação e respeito).

    Se LD não queria disussão, não se tinha envolvido no tema. E, mais importante, não tinha questionado as ideias do candidato que o seu clube (e ele, por consequência, em representação do mesmo) apresenta relativamente á arbitragem.

    A competência de Luís Duque? Não questiono. Agora a sua falta de solidariedade com a estrutura - consciente ou inconsciente - parece-me significativa.

    Nos últimos 5 meses, já houve notícias que afirmavam a pés juntos que Luis Duque fazia exigências, ameaçando com a demissão. Já houve declarações relativas á arbitragem que foram contra a posição oficial do Sporting, e há agora um apoio a um candidato que concorre contra aquele que a Instituição SCP apoia para as próximas eleições da FPF.

    Se é grave? Não sei, cabe a quem de direito avaliar. Mas que me preocupa (principalmente imaginando o que pode acontecer no futuro)... preocupa.

    ResponderEliminar
  9. JMM,

    Em jornalismo, há várias formas de elaborar um título, não querendo com isto escudar-me nisso até porque não sou nem pretendo ser jornalista (embora, modéstia à parte, há por aí muitos bloggers sem diploma que fariam jus à profissão com maior nobreza que muitos dos jornalistas que por aí escrevem)...

    Adiante...
    Quem lê as "gordas" e não se dá ao trabalho de ler o resto, meu caro JMM, são precisamente aqueles que não se interessam minimamente com as coisas, e com certeza não é a esses que pretendo chegar com as minhas opniões.

    Não há oposição?! Consciente ou inconscientemente, há! Sublinhando o "consciente ou inconscientemente. O perfil de LD fala por si, o seu passado também...
    Tanto que o presidente sentiu necessidade de vir a público explicar o assunto da forma como fez, logo com aquele "aviso à navegação" que transcrevi no 1º parágrafo do post.

    Não vou, nem o farei nunca, olhar para as coisas de vendas nos olhos. Nem muito menos passar paninhos quentes nas coisas, ou dar palmadinhas nas costas, só porque sim. Sempre o disse, e mantenho-me fiel aos meus princípios.

    Há sempre uma relação causa/efeito nas coisas. Se a minha opinião é o efeito, pergunte-se sobre a causa, porque, independentemente da perspectiva, ela existe e, por si só, é motivo pelo menos de debate, que é o que se pretende...

    No hard feelings...

    ResponderEliminar
  10. As pessoas têm direito a opiniões pessoais quando executam cargos. A oposição de que falas não existe pois a posição institucional já está estabelecida e a posição de Duque nada mais é que a presença numa apresentação de uma candidatura que por x, y ou z lhe é querida.

    É legítimo perguntar pela intenção de tal presença? Claro! Podemos perguntar se Duque defende uma mudança de posição assim como podemos questionar se o Sporting não será o autor destes movimentos na medida em que apoia FG mas tem uma pessoa a fazer "olhos" a outra candidatura que tem o apoio da maior parte das associações. Seria até inteligente.

    Acho legítimo discutir. Não acho legítimo ter títulos inflamados que apenas procuram chamar a atenção, a oposição existe? Não sei pois pode ter sido concertado. Afirmar que existe uma oposição e não meramente discutir a possibilidade é fazer um mau serviço ao clube.

    E essa coisa do "a mim ninguém me cala" ou "não ponho paninhos quente", essas tretas de Robin Hood da blogosfera são completamente impensáveis no século XXI.

    Demais continuem o bom trabalho pois aprecio o blog.

    ResponderEliminar
  11. As coisas no Sporting têm estado a correr muito bem.
    Espero que tudo continue assim.
    O sr Duque devia explicar aos adeptos qual a sua posição, pois é estranho ver o Presidente a puxar para um lado e o sr Duque para outro.
    O sr Duque também devia esclarecer qual a sua estratégia em relação às arbitragens penalisadoras do Sporting, as quais nos estão a impedir de irmos em 1º lugar.
    Vamos continuar mansos como no passado?
    Gostava de ver o Sporting construir finalmente o tão necessáo e prometido Pavilhão para as modalidades.
    É confrangedor ver o Sporting a efetuar os jogos em "casa" das modalidades em pavilhões alugados.
    Estou com muita esperança no atual Presidente que, por acaso, até não apoiei inicialmente.
    às vezes as coisas melhores vêm de onde menos se espera.
    DUARTE

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!