Próximo Jogo

Próximo Jogo

17/10/2011

NextGen Series: Convocados e antevisão de Sá Pinto

Sá Pinto convocou 18 jogadores para a deslocação ao terreno do VfL Wolfsburgo, a contar para a 5.ª jornada do Grupo 2 do NextGen Series, que terá lugar na próxima quarta-feira, pelas 17 horas no VFL- Stadium.

Os «leões» partem às 7h de terça-feira rumo à Alemanha, realizando da parte da tarde o treino de adaptação ao VFL- Stadium.

Lista de convocados: Alberto Coelho, Alexandre Guedes, Armindo Bangna (Bruma), Carlos Chaby, Carlos Mané, Edgar Ié, Edilino Ié, Farley Rosa, Iuri Medeiros, João Carlos, João Mário, Mateus Fonseca, Michael Pinto, Mickael Meira, Rafael Veloso, Ricardo Esgaio, Rodolfo Simões e Rúben Semedo.

Ricardo Sá Pinto espera mais um triunfo do Sporting na deslocação ao terreno do VfL Wolfsburgo e desse modo garantir já o apuramento para a próxima fase do torneio NextGen Series. O treinador dos juniores mostra-se orgulhoso com os jogadores, pela resposta afirmativa que têm dado ao ciclo exigente de jogos nas duas competições (campeonato e competição internacional) e deseja que a equipa se mantenha fiel aos seus princípios na Alemanha.

Tem sido extraordinário e o balanço é muito positivo. No início estávamos algo apreensivos, porque esta é uma competição sub-20 e nós estamos a competir com os sub-19. Não conhecemos a valia dos adversários, nem temos meios para fazer as observações que muitas vezes são necessárias ao mais alto nível. No entanto, temos procurado saber a informação possível e o que é certo é que os nossos jogadores têm tido um comportamento exemplar, não só em termos de qualidade de jogo, rigor e organização, mas também em termos de controlo emocional, visto ser uma competição internacional que podia provocar algum estado de espírito diferente em termos de pressão nos jogos. Apesar de ser o ano piloto da competição, é a chamada Champions League dos sub-19 onde estão as melhores formações de todos os clubes, por isso existe também a responsabilidade de demonstrar que temos qualidade e que a formação do Sporting tem valor e tem feito um trabalho qualitativo ao longo destes últimos anos”, vincou.

Sá Pinto afiança que ”o objectivo é garantir já o apuramento” diante da formação alemã, mas deixa elogios ao adversário de quarta-feira. “Sabemos que vamos ter um jogo difícil, pois o Wolfsburgo é uma equipa com qualidade, fez dois bons resultados com o Liverpool, e privilegia muito o aspecto físico”, disse. Contudo, o técnico do Sporting lembra as dificuldades que têm existido para os atletas, devido à carga de jogos dos últimos meses. “O nosso maior desafio era gerir o esforço dos jogadores e a capacidade de eles corresponderem àquilo que nós queríamos e o que é certo é que durante dois meses foram jogando aos sábados e quartas consecutivamente. Muitos deles foram solicitados para quase todos os jogos e felizmente nenhum teve uma lesão, apenas cansaço. Perante tanta exigência não sabíamos até que ponto poderiam continuar ao mesmo nível, mas todos reponderam de forma exemplar”.

O ex-jogador dos «leões» salienta por outro lado que o objectivo na Alemanha é continuar a dar à equipa “uma identidade de jogo à Sporting” e lançou um apelo para o regresso de uma formação B do Sporting. “Privilegiamos obviamente a nossa organização e qualidade, e a entrega e a vontade de ganhar, por isso vamos fazer tudo para que isso aconteça em cada jogo. Temos três vitórias em três jogos, onde fomos superiores em todos os momentos dos jogos, mas há algo que me deixa ainda mais satisfeito. É que esta equipa tem tido uma forma de estar muito humilde, séria e profissional (apesar de alguns jogadores não terem ainda contrato profissional), tanto nos jogos da Next Gen Series como no campeonato, e isso deixa esta equipa técnica muito orgulhosa. Trabalhamos para que eles possam adaptar-se mais rapidamente ao futebol profissional e não sentirem tanto essa transição. Considero também que a ideia de haver uma equipa B, que está praticamente consolidada, será fundamental para o Sporting em termos de uma melhor preparação e integração na transição destes jovens para o futebol profissional. Por experiência própria digo que o ano em que mais evolui foi aquele ano em que actuei no campeonato de reservas. Lanço aqui o meu apelo para que se concretize esta inscrição e que possa existir para o ano um Sporting B. Não tendo uma segunda equipa este ano, é lógico que os mais novos não competem tanto este ano e não têm assim a evolução que gostaria. Os jovens de 17, 18, 19, 20 anos têm de jogar regularmente para que mais rapidamente assimilem a exigência do futebol profissional”, garantiu.

O treinador «leonino» pediu ainda uma grande adesão dos sportinguistas em Alvalade, no último jogo do Grupo 2 com o Liverpool (a 16 de Novembro), para apoiar esta jovem equipa do Sporting.
Partilhar:

2 comentários:

  1. Força Sá, força malta!...
    Cumpram o que o vosso lider vos pede e acreditem que o sucesso será garantido!... Para o ano teremos os nossos "bébêzinhos" na Orangina!... E mesmo não podendo subir de divisão, o título ninguém nos vai tirar!... Palavra de leão !...
    SL

    ResponderEliminar
  2. Bem o Tiago Ilori não foi convocado, logo deverá jogar (ou pelo menos ficar no banco) quinta-feira contra o Vaslui.

    FORÇA SPORTING!

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!