Próximo Jogo

Próximo Jogo

20/10/2011

"Os Cinco Voltam à Ilha"

É um quinteto já nosso conhecido, que deriva da época passada, com os (maus) resultados que conhecemos, ficando a 15 pontos do 2º lugar e a 36 pontos do 1º, conseguindo o 3º lugar do pódio apenas na última jornada frente ao SC Braga. Uma defesa que consentiu 31 golos - curiosamente, tantos quanto consentiu o SL Benfica, 2º classificado. Em abono da verdade se diga, com um treinador pouco mais que medíocre, e sem as armas de que hoje está munido o plantel...

Os mais velhos certamente se lembrarão dos livros d'Os Cinco. Hoje, muito provavelmente os Cinco da defesa leonina serão Rui Patrício na baliza, João Pereira na ala-direita, Anderson Polga a central-direito, Daniel Carriço a central-esquerdo e Evaldo na lateral-esquerda. Hoje, os Cinco voltam a jogar todos juntos, frente ao "seu" público, mas não tão seus fãs assim!...

Edgar Morin disse, um dia, que "a totalidade é mais do que a soma das partes", explicando que a soma das partes (neste caso, de cada um dos 11 titulares) não seria nunca igual à totalidade (equipa)... É assim a concepção de uma equipa, e Domingos Paciência, mais que ninguém, sabe-o; pô-lo em prática na Académica e no Braga, e aos poucos vai-se notando que o faz também no Sporting, implementando a tal dinâmica de vitória, garra e querer, como há muito não víamos!

Logo à noite (20h05), a equipa não será a ideal, já que Alberto Rodríguez e Oguchi Onyewu não podem dar o seu contributo, por lesão, e Emiliano Insúa por castigo. A vaga deixada no meio-campo por Elias não é tão preocupante; André Santos ou Matías Fernández têm qualidade para ocupar o lugar sem grandes repercursões negativas na equipa.

Outros dizem hoje que a nossa defesa será um passador. Eu prefiro dizer que a nossa defesa será guerreira, pelo jogo em 1º lugar, por eles próprios e pela equipa. Onde outros preferem criticar a ausência de opções, pousando o ónus do jogo sobre 2 jogadores - Daniel Carriço e Evaldo - ouso congratular as opções que temos porque, mentalizem-se, são as únicas que temos disponíveis e é com eles que teremos que ir para mais esta disputa, mais um "teste" como os jornaleiros insistem em escrever, semana após semana, como se esta equipa não tivesse vindo a provar do que é capaz...

Os Cinco Voltam à Ilha, e de lá sairão, com muito esforço, muita dedicação, muita devoção, em glória!

Não sejamos os nosso próprios inimigos! Esperam-se 30 000 em Alvalade e espero eu 30 000 vozes de apoio...

Post Scriptum: O Sporting CP mantém, desde 19 de Agosto de 2010, a invencibilidade em jogos das competições europeias em Alvalade, obviamente para manter hoje, naquela que poderá ser a 8ª vitória consecutiva (alcançando o mesmo feito de 2009/2010, então com Carlos Carvalhal ao leme da equipa)!

Em frente, Leões!
Partilhar:

4 comentários:

  1. Meu 11 era o seguinte:
    Patricio, joao pereira, polga, illori, evaldo, rinaudo, schaars, matias, carrillo, capel e wolfswinkel mas sei que infelizmente vai jogar o carriço... Ele já apto sem lesao nenhuma já é o fracasso que é, nem quero imaginar como vai ser a vir de lesao, mas deus queria que eu esteja enganado!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo,

    É principalmente sobre essa onda "anti-Carriço" que era intenção este post tratar. Decidi não me alongar mais sobre Daniel Carriço, sabendo de antemão que o chorrilho de opiniões contrárias acabaria por aparecer.

    Antes de mais, não considero nem ponho sequer a hipótese de escrever algo depreciativo para com qualquer jogador, imediatamente antes de qualquer jogo. Não é ético, e muito menos moral!

    Se você tivéssemos que fazer um trabalho já de si complicado e tivesse os restantes empregados da empresa a zunir-lhe aos ouvidos o quão mau você é no que faz, com certeza não o faria melhor, bem pelo contrário!

    Não sejamos os nosso próprios inimigos, disse-o no post, porque, de facto, nós, Sportinguistas, somos os nossos piores detractores. De entre tanta coisa positiva que a equipa tem feito, temos sempre a tendência de nos deixarmos cair na tentação do negativo, e da crítica fácil...

    Hoje é dia de jogo, é dia de somar a 8ª vitória seguida e, com isso, manter a invencibilidade em casa em "jogos europeus", o resto, peço-lhe desculpa, fica para outro dia...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Gonçalo Correia20/10/11 16:32

    Muito bom post, na minha opinião (como de costume, aliás, Mauro).

    A questão do colectivo ser muito (mas mesmo muito) mais que a soma das partes é a que destaco, de tão importante considero.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo post! Embora tenha de corrigir-te quatro magnificos voltam á ilha, o carriço foi fazer caça submarina e lá ficou no fundo do mar desde então, preso a uma rocha...xD

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!