Próximo Jogo

Próximo Jogo

25/11/2011

Antevisão do Benfica vs Sporting CP

Colectivo leonino

A equipa leonina teve um início algo complicado, o que já era expectável face  total reformulação do futebol leonino (com a entrada de uma nova estrutura, de uma nova equipa técnica, e de grande parte dos jogadores do actual plantel).

A partir daí, no entanto, e particularmente após as chegadas de Emiliano Insúa e Elias Trindade, a equipa subiu mais um degrau na sua evolução, e cimentou-se como um colectivo forte e capaz.

Não estando ainda consolidado, a equipa já exibe uma força colectiva algo significativa, tendo, acima de tudo, um grupo de jogadores tremendamente unidos e muito confiantes, que se têm superado jogo após jogo.

Individualidades do Sporting

Neste jogo, penso que há alguns elementos que, pelas suas características e pelo adversário, podem fazer a diferença. Emiliano Insúa (por ser um lateral fantástico, forte em todos os aspectos do jogo), Elias Trindade (a meu ver, um grande jogador, e ideal para este tipo de jogos) e Ricky van Wolfswinkel (avançado tremendamente culto e competente) são as minhas apostas para homens do jogo.


Onze sugerido para o jogo

Rui Patrício na baliza, João Pereira e Emiliano Insúa nas laterais, com Oguchi Onyewu e Anderson Polga no centro. Um meio-campo com Stijn Schaars como elemento mais recuado, atrás de Elias Trindade e Matías Fernández. Nas alas, Bruno Pereirinha na direita e Diego Capel à esquerda, com Ricky van Wolfswinkel no centro do ataque.

Relativamente ao meio-campo, escolhi aquele pelo facto de o Benfica este ano não ser uma equipa que coloque tantos jogadores nas imediações da área (por jogar apenas com um avançado), daí a escolha de Stijn Schaars para médio mais defensivo. Acredito, também, muito mais na capacidade de Matías Fernández sem bola do que a maioria.

Considerei inicialmente André Carrillo para a direita, mas a presença de Matías Fernández no meio pedirá um jogador mais equilibrado e seguro ‘à frente’. Já houve, noutros jogos (onde até eram necessários maiores riscos ofensivos), um bom desempenho desta dupla. Não seria de enjeitar, durante o jogo, que o português e o chileno trocassem ocasionalmente de posição (Matías Fernández a cair mais na ala e a subir mais, Bruno Pereirinha a vir mais para o meio ocupar o seu espaço.

Sugestões ‘tácticas’

Há alguns movimentos em específico que podíamos fazer. Por exemplo, colocar Ricky van Wolfswinkel, nas reposições de bola, descaído sobre uma das alas (indo o ‘extremo’ para a sua posição) e colocar nele a bola. É muito forte nestas primeiras bolas (ganha sempre a frente do lance, e ou fica com a bola, ou sofre falta).

Depois, tentar orientar o jogo do Benfica para o seu lado esquerdo (onde o Sporting teria um ala que acompanha mais defensivamente). E cair sempre em cima dos apoios de Javi Garcia e de Emerson quando eles tiverem a bola. Obrigá-los a decidir, e a construir.

Além destes, mais gerais, os óbvios: não dar espaço aos jogadores mais fortes na decisão do adversário. Pablo Aimar, Nico Gaitán, Axel Witsel. Sempre cuidado com as suas acções individuais (especialmente os dois primeiros).

Em Frente Leões!


Partilhar:

2 comentários:

  1. Não há muito a dizer sobre o jogo de hoje, está tudo á espera da grande partida de logo á noite. Todos preparados para ver o sporting ganhar! Caso perdesse, peço que todos se unam e comecem aos "tiros uns com os outros". Mas também não acredito nisso, todos tem a certeza que temos uma equipa bem construida com jogadores que nesta noire, irão mostrar a sua qualidade. Falar muito sobre o jogo nada adianta, porque uma coisa é certa. Desde algum tempo, temos uma melhor equipa, temos já interessados em alguns dos nossos jogadores, e o número de apoiantes ou simpatizantes está a crescer consideravelmente. Acho que vamos ganhar, e o Diego Capel vai ser uma das figuras da partida. força sporting SL

    ResponderEliminar
  2. "e não começem aos tiros uns com os outros" * SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!