Próximo Jogo

Próximo Jogo

08/11/2011

Fait divers: sumaríssimo a João Pereira?!

Já circulam, por aí (link), "manobras de charme" da imprensa desportiva para que João Pereira seja alvo do 1º "sumaríssimo" desta Liga Zon Sagres 2011/2012, por ter pisado Patrick, no jogo que opôs Sporting CP e UD Leiria, aos 54' de jogo.

Vindo do jornal que vem, d'A Bola, não seria de esperar menos. Aliás, ler esse jornal ou ver a Benfica tv é precisamente a mesma coisa, funcionam sob as asas da mesma águia - passe a expressão!

Lembrar apenas que, bem antes do referido lance, aos 13', Edson pisou também Ricky van Wolfswinkel, sobre o tornozelo da perna esquerda, derrubando-o logo de seguida! Mas, ao jornal em questão, não é minimamente conveniente falar desse lance (...) até porque, na próxima jornada não é o UD Leiria que irá defrontar o SL Benfica e, sim, o Sporting CP, e porque João Pereira é preponderante na ala-direita defensiva do Clube de Alvalade, sendo, até há bem pouco tempo, totalista absoluto!

E ainda, lembrar também que, do outro lado da barricada, do SL Benfica, já aconteceram vários casos de igual ordem, passíveis de "sumaríssimo"! Assim de memória, agressões de Javi Garcia, Maxi Pereira e Luisão, todas com braços/cotovelos ao barulho e todas as três situações passaram em claro para a Comissão Disciplinar da Liga e, tampouco, sequer foram mencionadas, com o mesmo a propósito, pelo jornal A Bola! Elucidativo, portanto, nada de novo... "same all, same old"!

Sim, João Pereira deveria ter visto o vermelho! Não foi sancionado?! Paciência; outros também não foram sancionados e ninguém se queixou...

Posto isto, perceberia melhor se o artigo em questão fosse uma crónica opinativa, pois aí tratar-se-ia de uma opinião da pessoa que a tivesse escrito. Não sendo, condeno, pela enésima vez, a podridão do jornalismo desportivo em Portugal, que hoje se rege por tudo menos pelos nobres pergaminhos que deviam trilhar... 

Whatever...
Partilhar:

1 comentário:

  1. Gonçalo Correia8/11/11 20:05

    Há uma clara agenda neste tipo de notícias, que reflecte bem quem as publica. Não é uma questão de ser ou não verosímil, mas o facto do critério da CS para com os clubes ser diferente (e o Sporting não tem de se sujeitar a ser tratado de uma forma discriminatória face ao Benfica e ao Porto).

    Posto isto, dizer que é óbvio que não deve haver sumaríssimo. Por mais graves que sejam as imagens, aplicar um sumaríssimo seria abrir um precedente perigoso. Em todas as jornadas os passariam a haver. E os jogos que não são televisionados... seriam discriminados?

    Para mim, esta questão nem sequer faz sentido algum. É o mesmo que, imaginemos, quando uma equipa perde, prejudicada pela arbitragem, pedir e ver ser-lhe anulado o jogo por erros do árbitro. As decisões do árbitro, dizem alguns, é que são válidas (a nível objectivo) e efectivas. Ora, não seguir a mesma política neste caso seria incoerente.

    Contudo, e como nota final, o João arriscou-se e muito a ser expulso no jogo, caso o árbitro tivesse visto. Tem de ser mais controlado e racional. Muitos clamam pela 'atitude' e raça que tem, mas eu acho que ainda mais importante que a entrega é... a inteligência. E não comprometer a equipa. Foi isso que o João se arriscou a fazer, num jogo fulcral (e não é a primeira vez).

    E refiro isto a nível de abordagem aos lances em geral. Quer em entradas como a que teve na última partida, quer em momentos onde não tem de atacar tanto, desprotegendo muito o corredor e forçando o médio-defensivo a 'trabalhos extra'. Mais "tranquilidade" nisso João!

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!