Próximo Jogo

Próximo Jogo

22/11/2011

O Sporting está de volta e veio para ficar!

O Sporting está bem e recomenda-se, estas foram as palavras de André Santos na entrega dos prémios Rugidos de Leão de 2011. E se a analisarmos bem, verificamos que é verdade. O Sporting está de volta, e isso abrange todas as modalidades!

Razões que nos podem fazer sorrir:

O Sporting recuperou de uma distância de 7 pontos no campeonato, quando já era dado por muitos como candidato ao 3/4º lugar, provando que até Maio ainda há muito futebol para jogar.

Estamos qualificados para os 16 avos da Liga Europa, e será importante consolidar o primeiro lugar, pelo prestígio naturalmente e de forma a evitar os "recém-chegados" da Liga dos Campeões, os que ficarem em 3º lugar.

O sorteio da Taça de Portugal foi favorável e temos grandes possibilidades de continuar na prova frente ao eterno rival, "Os Belenenses". Nos quartos, e caso passemos esta fase iremos defrontar o vencedor do duelo entre Marítimo e Benfica e aqui seja qual for o desfecho, terá de medir forças com o Sporting, em Alvalade! Obviamente que preferia que fosse o Marítimo, mas caso o Benfica se qualifique e nós também, o objectivo será sempre o mesmo - chegar ao Jamor!

Os nossos júniores são um motivo de orgulho, e provam-no cada vez que entram em campo, cimentando o estatuto que a escola do Sporting tem no mundo do futebol. O nível do futebol praticado tem sido fantástico e só podemos augurar boas coisas daí, tanto a nível de jogadores como da equipa técnica dirigida pelo "coração de leão", Sá Pinto. Esta é sem dúvida uma das melhores, senão mesmo a melhor fornada dos últimos tempos que o Sporting produziu e são vários os elementos que podem render tanto desportiva e economicamente na equipa principal daqui a poucos anos. Para isso, a criação da equipa-B será fundamental.
No entanto, não é só na Europa que estes jovens brilham, no campeonato estamos em primeiro com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, a União de Leiria.

No futsal atingimos um dos objectivos principais para esta época que era atingir a Final Four. Esta é considerada a Final Four mais equilibrada de sempre frente a equipas como o Barcelona, Dínamo de Moscovo e Marca Futsal, pelo que será bastante difícil trazer o troféu para casa, mas nunca impossível. Nunca, depois das alegrias que esta equipa e direcção técnica nos têm dado, mas para isso será preciso reforçar o plantel com Café ou outro jogador que dê outra dimensão à equipa e mais soluções a Orlando Duarte. O regresso de Preá constitui uma boa notícia para o técnico que poderá contar assim com mais um elemento de peso para poder retirar a espinha que nos ficou encravada o ano passado com a derrota na final. A realização da prova em Portugal seria "ouro sobre verde"!

No Andebol voltámos a ter uma equipa competitiva, capaz de lutar taco a taco com os habituais candidatos ao título. A vitória sobre o eterno rival há uma semana por larga vantagem foi prova disso mesmo. Contudo, precisamos de ser mais regulares e não ir do 8 ao 80 (e vice-versa) num curto espaço de tempo. Neste momento estamos no 4º lugar com menos um jogo do que as equipas acima classificadas.

No hóquei em patins estamos a realizar uma excelente campanha até ao momento, e apesar de esse não ser o objectivo expresso pelos dirigentes, acredito que podemos almejar a subida de divisão esta época. Gonçalo Alves continua a brilhar jogo após jogo e é a figura principal desta equipa.

Nas restantes modalidades, destaque para João Vaz que alcançou o título de Campeão Europeu para jovens com Síndrome de Down na natação, para Pedro Krol, vice campeão europeu de kickboxing, e ainda João Silva, campeão europeu sub-23 de triatlo.

Os jogadores formados em Alvalade, Cristiano Ronaldo, Miguel Veloso e Nani deram entrevistas recentemente onde expressaram todo o seu Sportinguismo, e demonstraram que sentem os mesmos desejos que nós: festejar um título no final da época. Para mim é um motivo de orgulho sentir esta gratidão que estes jogadores sentem pelo clube e que não esqueceram as suas origens, como outros futebolistas.

O possível regresso de Izmailov ainda antes do final do ano, e o trabalho de Jeffrén no relvado, são excelentes notícias! Demorem o tempo que for preciso, mas se não se lesionarem mais, aumentaríamos consideravelmente as nossas hipóteses de sucesso esta época.

Os nossos leões que estão emprestados a outros clubes continuam a brilhar, e alguns deles podem mesmo sonhar com o regresso à casa-mãe já na próxima época. Destaco Cédric Soares, Víctor Golas, Adrien Silva, Wilson Eduardo, Diogo Salomão, Nuno Reis e Renato Neto.

O espírito de grupo existente na nossa equipa, o que para um plantel com variadas nacionalidades e na primeira época em conjunto é notável. Também destaco a felicidade de alguns jogadores que voltaram a sentir-se importantes no panorama do futebol, casos de Insúa, Elias, Onyewu e Capel. E aqui tenho de dar os parabéns ao trio, Carlos Freitas/Luís Duque/Domingos Paciência pelo trabalho que realizaram.

O trabalho realizado pela direcção até ao momento, é francamente positivo, e penso que em geral ultrapassou as expectativas que os adeptos depositavam nesta direcção, falo inclusivé por mim. Esperemos que continuem assim, porque o Sporting merece!

A onda verde e branca que se faz sentir em qualquer estádio, recinto que o Sporting se desloque tanto no futsal, andebol, mas principalmente no futebol onde aumentámos consideravelmente a nossa média de assistências nos jogos em casa e fora.

Queria também pedir a todos os adeptos Sportinguistas, que em caso de derrota no Sábado frente ao Benfica não desanimem, e continuem a acreditar e a apoiar a equipa, porque se há coisa que esta equipa tem é garra, e não desistirá ao primeiro obstáculo que aparecer à frente!

Independentemente dos resultados obtidos no final da época, tenho de agradecer desde já a todas as pessoas que fazem o Sporting andar para a frente diariamente (dirigentes, treinadores, jogadores, roupeiros, etc), pois finalmente voltei a prazer em ver jogar o Sporting!

Isto tudo pode-se resumir em apenas seis palavras, o Sporting está de volta, definitivamente!
Partilhar:

3 comentários:

  1. Gonçalo Correia SVPN22/11/11 17:50

    Grande, grande post Miguel!

    A ver se trabalho aí numa antevisão engraçada para o jogo com o Essiobê :D

    ResponderEliminar
  2. Grande post.

    Concordo com o pedido final.
    Uma derrota na luz não é muito importante em termos de classificação. Ficamos a 4 pontos com muito campeonato pela frente e na segunda volta recebemos os galináceos em Alvalade.
    Uma vitória seria estrondoso, pelo impacto psicológico que teria, mas a derrota tem de ser vista como uma resultado normal.
    Aliás, se bem se lembram, no nosso título de 1999/2000 perdemos com o Benfica em Alvalade!
    E no campeonato seguinte, se não erro, também.
    Importante é darmos boa réplica e sairmos de cabeça erguida da Luz.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  3. Sempre que posso passo por aqui e leio os posts e os comentarios, as vezes comento outras vezes nao e normalmente gosto, tam vezes que concordo mais tambem tem vezes que discordo, mais a maioria das vezes concordo e de todos que ja li, este foi o que mais gostei, falou de tudo e principalmente valorizou o grande SPORTING como clube. Continua assim pois fizeste um grande trabalho e assim tal como EU muitos ouros SPORTINGUISTAS tambem se sentiram orgulhosos.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!