Próximo Jogo

Próximo Jogo

23/11/2011

Uma "jaula"... para eles!

Próximo Sábado, 26 de Novembro, pelas 20h15, Derby no Estádio da Luz

Como tem sido falado desde há 2 semanas, o SL Benfica decidiu construir uma 'caixa de segurança' para acolher os adeptos visitantes (acima, na imagem), uma "jaula" alegórica que em nada abona os direitos cívicos de quem paga para ver, nas melhores condições, um qualquer jogo.

Não, não escrevo por se tratar do Estádio da Luz, nem sequer pela infeliz ideia que alguém teve de inaugurar tal 'obra' num jogo com o cariz que os Derby's sempre têm, nem sequer por se tratar do jogo entre os dois maiores rivais da história do Futebol português! Escrevo, sim, pela atrocidade que se comete, consciente ou inconscientemente, contra a liberdade cívica. E não, não estou a desculpabilizar ou sequer a justificar o comportamento das claques (qualquer uma delas, de qualquer Clube). Podia aqui fazer uma retrospectiva pelos piores momentos no Futebol português, apontando um denominador comum a todos eles (...) mas, superiormente, prefiro não o fazer. Digo apenas que, quiçá, historicamente, n deveriam ser os Sportinguistas os privilegiados por esta nova e insólita medida...
Venham de lá as desculpas, as justificações, é sempre bom ouvir que fazem o mesmo que noutros países, do centro e norte da Europa, conhecidos antros do hooliganismo e violência...

Trata-se de condenar a infeliz ideia, aliás, das muitas que o SL Benfica tem brindado o Futebol português, desde comunicados ao jeito de ultimato, em que inclusivé proíbem os próprios adeptos de seguirem a sua própria equipa ou 'obrigam' o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga a 'ajoelhar' perante a instituição; ou até às incitações à violência na Benfica tv, condenáveis a todos os níveis possíveis e imaginários, e por aí adiante... Não, não é só o FC Porto o culpado ético-moral de todos os problemas no nosso futebol, nem só o SL Benfica sequer, mas, nestes aspectos em particular, muito me posso orgulhar do "meu" Sporting CP, que sempre primou, prima e assim o continuará a fazer, pelos nobres pergaminhos de uma convivência sã entre Clubes, no Futebol em geral e no português em particular!

Adversários sempre, mas sempre - e só -  dentro de campo!

Este tipo de dirigismo, arrogante, que visa extrapolar o jogo para fora das 4 linhas não só não faz bem ao Futebol como faz o pior possível. Não se enjaulam rivais, ganha-se-lhes dentro de campo provando do que são capazes! Pena que o Futebol, hoje em dia não sejam "apenas" 11 jogadores de cada lado em busca do golo. Pena que hajam estes dirigentes provocatórios, sempre em busca de ganhar fora do campo o que têm medo de perder dentro dele...

Luís Godinho Lopes e todos os seus pares administrativos, em conformidade com o sentimento da massa adepta Sportinguista, não marcará presença no camarote presidencial do Estádio da Luz. Sentar-se-á, antes, junto dos seus ,enjaulados, adeptos, enjaulado mas orgulhoso de um Clube e de uma equipa que estará 'lá em baixo' a lutar por eles, com as forças que tiverem e as que não tiverem porque, no final, uma vitória será ainda mais saborosa! E, mesmo que assim não aconteça, serão sempre o espelho de um orgulho cível que na Luz não se perde nem se encontra - simplesmente não existe! Assim, todos juntos, unidos, seremos sempre mais fortes!...

Afinal, pensemos assim, a "jaula" protege-nos deles, e não o contrário!
Partilhar:

16 comentários:

  1. Espero que o nosso Presidente não se sente ao lado de Luis Filipe Vieira agora no Benfica-Sporting. Nem agora, nem nunca mais (enquanto o Presidente do Benfica for o mesmo).
    Espero igualmente que em todos os Sporting-Benfica, o nosso Presidente monte igualmente, não uma jaula, que jaulas são para leões, mas uma capoeira para os adeptos do Benfica (só enquanto o Presidente do Benfica for Luis Filipe Vieira, pois não devemos alimentar ódios permanentemente).
    Sou favorável a que se devam manter boas relações com o Benfica, mas tem de haver respeito da outra parte, se não regressa o desrespeito contra o Sporting.
    Estou convencido que Carriço se vai adapar a trinco, caso seja escolhido por Domingos para ocupar esse lugar.
    DUARTE

    ResponderEliminar
  2. NA 2ªVOLTA,COMO NÃO TEMOS JAULA....FOSSO COM ELES,QUE SÃO OS MAIS PERIGOSOS ADEPTOS QUE HÁ MEMORIA NO FUTEBOL PORTUGUES,OU AS MEMORIAS SÃO CURTAS ?

    ResponderEliminar
  3. A jaula foi feita para proteger o pessoal do Sporting de cair no meio dos porcos.

    ResponderEliminar
  4. Este enjaulamento dos adeptos da equipa adversária, como se tivessem lepra, é uma decisão discriminatória e racista, um verdadeiro apartheid, vinda de um clube que ainda muito recentemente andou a propalar aos 4 ventos que não era racista.
    Mais que as palavras importam os actos, e, nesta matéria, esse clube de arrogantes demonstrou, para quem quiser ou souber ver, quais são os seus princípios.
    A melhor resposta para isto vai dá-la o SCP em campo!

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  5. O sporting está de volta e independentemente do resultado frente ao Benflica, os sócios e adeptos podem acreditar que este ano o sporting vai longe. Em pouco tempo, transformamo-nos numa equipa forte, em que há sem duvida, muita garra e vontade de ganhar. Uma equipa renovada, em que há confiança nos jogadores e principalmente no treinador. Dos jogadores, foi tudo surpresa, porque todos eles são de qualidade, muitos são vistos como referencias, outros são vistos como jovens com grande margem de progressão. Sem contar com alguns emprestados!
    O treinador é competente, e há confiança neste, o que é importante. Os socios e adeptos estão cada vez mais satisfeitos, e ambiciosos assim como os simpatizantes que são mais, e mais a mostrar a sua preferencia pelo sporting. Estamos de volta, acordámos!
    Os benfliquistas se repararem já nem dormem a pensar em nós! A jaula é a nova forma de se...de nada, cambada de arrogantes, porque a jaula serve apenas para a águia quando for a fazer os seu passeio, ficar lá presa! Força nisso sporting ; )

    ResponderEliminar
  6. Sou Sportinguista e gostava que o comentário acima descrito podesse ser publicado no FaceBook, para que a maioria dos portugueses podessem apreciar a GRANDE IDEIA DO PRESIDENTE DO SL BENFICA...Neste País vale tudo incluíndo a grande falta de CIVILIZAÇÃO!!!

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente, publiquem no facebook.

    ResponderEliminar
  8. Espero que os sportinguistas tenham aprendido a lição. Enquanto o benfica não se sentiu "ameaçado" pelo sporting, eram todos amigos, reuniões em hoteis, a má arbitragem, o fcp, etc. A partir do momento em que há a possibilidade de o sporting poder ultrapassar o benfica, a direcção do benfica vem com estas manobras. Tal como foi com o fcp e sc braga.

    Saudações Desportistas

    ResponderEliminar
  9. Gonçalo Correia SVPN24/11/11 18:16

    carlosporto,

    Tendo em conta o que a História nos diz sobre os clubes, não me parece que esteja em posição de fazer esse tipo de comentários, desculpe lá.

    O Sporting Clube de Portugal (e seus sócios e adeptos) sim. Estão.

    Tudo o resto, desculpe-me a expressão, é "farinha do mesmo saco". O saco que é, a bem dizer, o Xixtrema do Futebol Português.

    SPORTING SEMPRE!

    ResponderEliminar
  10. Meus amigos eu apoio esta decisão dos galinacios.

    Afinal eles estão a pensar na nossa saúde e na saúde publica em geral, pena ter rede à frente, deveria ter também acrílico. Está o Inverno à porta e as gripes a surgir, como tal apoio esta ideia e recomendo o uso de mascara de químicos para nenhum grande sportinguista apanhe essa doença maldita da gripe das aves, convinha-mos que irá haver muitas aves naquele galinheiro.

    Por isso amigos tenham calma e lembrem-se sábado vai tudo com mascara para uma melhor protecção.

    Um abraço deste vosso amigo,
    Vitor Roriz

    ResponderEliminar
  11. Meus caros, um dado estatistico..voces nao cheiram a liderança desde janeiro de 2005. 6 anos e 10 meses é muito tempo para um clube considerado "grande".
    Terça feira amedronta-mos old trafford, so nao vencemos porque naquele joga valia tudo golos em fora de jogo, fabios que deviam ter sido expulsos etc. Sabado esmagamos os leoezinhos de Lisboa! abraço aziados, maior que a vossa inveja so a NOSSA GLORIA!

    ResponderEliminar
  12. Ora aqui está um típico lampião no comentário imediatamente acima. Vejamos:

    1 - Usa dados estatísticos a seu bel-prazer, dissimulando a realidade conforme lhe convém.

    2 - Dá erros ortográficos "a la Jesus", falta de acentuação, pontuação, enfim (...) um verdadeiro festival de pontapés em Camões!

    3 - A prepotência e a arrogância de sempre, como se o próprio Sol girasse em torno da lampionagem...

    Só aqui falta o brejeirismo, os "coiratos e mines", o palito ao canto da boca e o fato de treino do benfica, de casaco aberto até meio, mostrando os seus imperiais pelos do peito carregados de sobras de tremoços e molhos avulsos...

    Fale bem, rapaz... e dê meia volta para se enfiar no mesmo buraco de onde saiu, que aqui não faz falta nenhuma!

    Por último, essa vossa mania de meter foguetes antes da festa, raríssimas vezes dá resultado... Ahh, e realmente o Mansseter Nayte deste ano, está ao vosso nível, sim senhor... Fraco, fraquinho...

    ResponderEliminar
  13. É no mínimo ridículo... Uma jaula?!?! Eu recuso-me a ir ver o jogo, nessas condições!

    ResponderEliminar
  14. Isto é realmente um texto tipico de uma cambada de frustrados e inadaptados a uma realidade que em muito existe em vários países. Eu vivo em Itália e isso já é utilizado há anos. Mas infelizmente no nosso Portugal continuamos a falar destes assuntos apenas para desviar as atenções para a realidade desportiva e nessa a verdade mostra que os sportinguistas têm muito que mostrar. Ou já se esqueceram dos comentários descabidos e desenquadrados do pseudo-presidente Godinho no inicio do campeonato. Eu só tenho pena do Domingos que entrou nesse antro do fracasso

    ResponderEliminar
  15. Gonçalo Correia28/11/11 20:43

    Vigilante,

    Folgo em saber que catalogará aos adeptos (e gestores!) de clubes como o Manchester United, Arsenal, Chelsea e muitos, muitos outros, uma "cambada de inadaptados". Porque isso já diz muito do seu comentário (e dos pressupostos de que partiu, como dos objectivos na sua elaboração).

    Acrescento ainda clubes como o Barcelona, por exemplo, que, utilizando a tal rede, não a cingem simplesmente á zona das claques (legalizadas, no caso do Sporting, claro) adversárias, mas também aos sectores mais 'perigosos' de todo o recinto desportivo.

    Ainda bem que mora em Itália. Só não percebi em que é que isso se relaciona com a conversa. Compara dois países com realidades tão distintas no futebol (a nível de violência dos adeptos), porquê? Em que medida, e com que objectivo, exactamente?

    É para acharmos que na Itália, onde há um maior historial de violência e onde até há alguma 'equidade' na protecção aos espectadores (sem estar absolutamente certo, não se humilha os visitantes; zela-se pela protecção de todos no recinto), é que é, e que devemos 'importar' tudo o que por lá se faz...?

    Quanto ao sucesso da maior Instituição Desportiva Nacional no que ao futebol diz respeito, não se preocupe com o Domingos. Ele está onde está, e muitíssimo bem. Não precisa da sua pena, parece-me.

    Tal como não precisa de ir (nem de... voltar) para clubes do nivel do Benfica e do Porto para ter sucesso. Ou melhor... não precisará. Porque o terá cá.

    Poderá ser este ano, poderá (e é até o mais provável e realista) não ser. Mas que o terá, terá. Não duvido.

    Da mesma forma que GL não terá de descer ao nível dos espalha-brasas do Pinto da frutinha e do café á brasileira, ou da do Vieira dos pneus e das negociatas, para ser respeitado.

    ResponderEliminar
  16. Os benfiquistas que falem mal do Senhor Godinho quando o presidente e o treinador do Benfica è que estão sempre a mandar boquinhas sem razão nenhuma!!!!

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!