Próximo Jogo

Próximo Jogo

05/12/2011

Sporting CP afunda porta-aviões belenense (2-0, por Wolfswinkel e Schaars), e encontra CS Marítimo nos 1/4's-de-Final da Taça

11 Titular: Rui Patrício; João Pereira, Oguchi Onyewu, Anderson Polga e Emiliano Insúa; Elias Trindade, Daniel Carriço e Stijn Schaars; Valeri Bozhinov, Ricky van Wolfswinkel e Diego Capel.
Suplentes: Marcelo; Evaldo e Santiago Arias; André Santos e André Martins; André Carrillo e Rubio
Excluído da Convocatória: Bruno Pereirinha.

Golos:
  • 50' - GOLO de Ricky van Wolfswinkel (1-0). Bela jogada coletiva do Sporting CP! Teve início em Daniel Carriço, passou por Stijn Schaars e Diego Capel, sempre em progressão, até chegar a Emiliano Insúa no lado esquerdo, que cruza para o segundo poste, onde surge Ricky van Wolfswinkel que, com a frieza que já habituou os adeptos, a rematar para o fundo da baliza de Coelho.
  • 66' - GOLO de Stijn Schaars (2-0). Grande combinação entre os holandeses dos leões! Ricky van Wolfswinkel faz a tabelinha e isola Stijn Schaars, que pica a bola à saída de Coelho.
Substituições:
  • 46' - Entra André Carrillo, sai Valeri Bozhinov.
  • 72' - Entra André Martins, sai Elias Trindade
  • 80' - Entra Santiago Arias, sai João Pereira.
Disciplina:
  • 43' - Cartão amarelo para João Pereira. Por protestar com o árbitro assistente uma falta cometida.
  • 85' - Cartão amarelo para Diego Capel. Por falta sobre Igor Pita.
Casos:
  • 54' - Diego Capel coloca a bola dentro da baliza, mas o árbitro auxiliar assinala offside numa má decisão. Na repetição, confirma-se que Diego Capel estava atrás da linha da bola no momento do passe. Seria o segundo do Sporting CP, numa jogada quase tirada a papel químico do primeiro, com André Carrillo a fazer o último passe. Cresce o Sporting CP.
Homem do Jogo: Ricky van Wolfswinkel


Com esta vitória, dia 21, o Sporting CP defrontará o CS Marítimo (para os 1/4's de Final da Taça de Portugal) que derrotou o SL Benfica nos 1/8's de Final da prova. A saber, todos os resultados:

Moreirense FC - 2 - 1 - SC União Torreense
CS Marítimo - 2 - 1 - SL Benfica
GD Estoril-Praia - 2 - 2 - SC Olhanense (2 - 4 após desempate por grandes penalidades)
SC Mirandela - 1 - 1 - UD Oliveirense (após prolongamento, 3 - 4 após desempate por grandes penalidades)
CD Aves - 2 - 1 - CD Ribeira Brava (após prolongamento)
FC Tirsense - 0 - 0 - CD Nacional (após prolongamento, 3 - 4 após desempate por grandes penalidades)
Leixões SC - 2 - 5 - AA Coimbra (após prolongamento)
Sporting CP - 2 - 0 - CF "Os Belenenses"

Para os 1/4's de Final da prova, estão já agendados os seguintes jogos:

AA Coimbra - CD Aves
Moreirense FC - CD Nacional
UD Oliveirense - SC Olhanense
Sporting CP - CS Marítimo
Partilhar:

3 comentários:

  1. Gonçalo Correia SVPN5/12/11 23:06

    O que me preocupou foi, essencialmente, o discurso de Domingos. Que o Sporting tem tido dificuldades perante equipas que apresentam um bloco muito baixo eu já sabia (viu-se, por exemplo, contra o Olhanense e contra o Benfica - após expulsão -; e sem a criatividade de Matías era expectável que se voltasse a ver).

    A forma como o assunto foi tratado na CI deixou-me de pé atrás. Domingos falou como se fosse impossível penetrar em blocos baixos e em equipas que recuam muito em campo. Que tal dependeria sempre de alguma sorte e eficácia. Quem viu seguramente saberá o que estou a falar, só faltou pedir aos treinadores adversários para não irem 'estacionar o autocarro' em Alvalade...

    Ora, o Sporting é um clube grande, que tem de estar habituado a este tipo de adversários. Se já esperava que a equipa estivesse melhor na segunda parte que na primeira parte (com marcações individuais, e outros elementos ainda para as dobras, enquanto há fôlego para 'correr atrás', a coisa é menos má), não esperava que estivesse assim tão incapaz no primeiro tempo.

    Aqui, o Sporting também sofreu um pouco o facto dos seus centrais não serem particularmente fortes na construcção ofensiva. Apenas Anderson Polga é bastante razoável, porque Oguchi Onyewu não acrescenta qualidade neste aspecto do jogo (a sua relação com a bola, pese embora a boa vontade de 'levar a equipa para a frente', é muito débil).

    Portanto, creio que faria sentido, a uma certa altura (ou até antes do jogo, se DP já perspectiva este tipo de atitude do Belenenses) ter ficado a jogar com Carriço e Polga como centrais (porque dariam, juntos, uma maior qualidade na construcção vindos de trás), tirando Onyewu da equipa (até porque o Belem lançou muitas bolas para o espaço vazio), e acrescentando um médio (Martins) para ajudar a 'furar' o bloco.

    Quanto ás individualidades, o Carriço esteve em todo o lado (não só a juntar aos centrais, como a verticalizar jogo - deu muitas bolas para a frente, especialmente na segunda parte, mérito também para os jogadores da segunda linha do meio-campo que começaram a trabalhar mais para receber em boas condições), o Capel me pareceu bem melhor que em jogos anteriores (mesmo que estatisticamente tenha, aparentemente, tido uma prestação menos positiva; não fosse aquele off-side fantasma e seria diferente) e o Wolfswinkel foi muitíssimo produtivo (embora me pareça que pode vir mais á zona 10 buscar jogo, porque é muito forte nesse aspecto).

    Temos agora até sexta-feira para preparar o jogo frente ao C.D. Nacional, um adversário (para o bem ou para o mal), que tem um treinador que abordará o jogo de uma forma totalmente distinta á de José Mota. Assim como, aliás, todos os adversários seguintes que o Sporting enfrentará, num ciclo que não se avizinha propriamente fácil, mas onde é o apoio da massa associativa e o querer dos jogadores poderá ser decisivo para o sucesso.

    S.L.

    ResponderEliminar
  2. Foi um jogo complicado... Mas também não gostei daquilo que ouvi de Domingos na Flash Interview. Em relacao a questão dos centrais. Nao acho que a troca de carrico por onyewu fizesse grande diferenca ofensivamente ate porque nao acho que nenhum central do sporting tenha essa "qualidade". E polga "bastante razoável" na construccao ofensiva parece-me um elogio forçado. São opiniões.
    Viva o Sporting! O jogo com o Marítimo vai ser difícil.
    Uma sugestão deste vosso leitor diário: Já falaram aqui sobre as lesões que tem atrasado os leões naquilo que e os seus planos para o futuro. Como devem calcular qualquer sportinguista já está habituado a essa maldita sina que é estar-mos SEMPRE limitados por lesões. E são sempre dos melhores. Caso já tenham gostava que me indicassem o post. Caso contrário fica a sugestão!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Luis Pencas,

    Nunca falámos aqui directamente, mas fomos falando à medida que iam aparecendo. A opinião não se altera, algo na preparação física é ou está a ser mal feito, não sei se ao nível da competência profissional dos preparadores físicos (que são da competência da equipa técnica e, consequentemente, de Domingos Paciência), ou se o erro estará ao nível dos planos individuais que traçam para os jogadores. Aliás, neste aspecto, já desde que cá este Matterazi que não temos uma preparação física condizente com a dimensão do Clube!

    A verdade é que acaba por influenciar os destinos da equipa que, mesmo assim, continua a produzir resultados com exibições mais ou menos sólidas...

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!