Próximo Jogo

Próximo Jogo

10/12/2011

Sporting C.P. vs C.D. Nacional - Antevisão


Escolha de jogadores:

Rui Patrício na baliza.

João Pereira e Emiliano Insúa nas laterais, com Oguchi Onyewu e Anderson Polga no centro da defesa.

Daniel Carriço como médio defensivo, ficando Elias Trindade e André Martins à frente do capitão.

Na frente André Carrillo descaído sobre o lado direito, Diego Capel na faixa esquerda e Ricky van Wolfswinkel como avançado-centro.

Razões da escolha:

O Nacional é uma equipa que alterou recentemente o treinador (o treinador era Ivo Vieira, sendo este demitido e substituído por Pedro Caixinha). Conhecendo Caixinha pelo seu trabalho no Leiria, perspectivo um Nacional que vai jogar com uma linha defensiva surpreendentemente subida, e que vai procurar discutir o jogo em Alvalade.

Haverá, no entanto (mas não necessariamente por isso), alguns espaços por explorar, quer nas costas da defesa, quer mesmo na distância entre sectores - que creio que vai ser relativamente significativa.

É também essa a razão que me leva a escolher André Carrillo para actuar de início, visto que é um jogador muito perigoso com espaço, porque se movimenta bem, e porque ataca bastante bem as zonas interiores.

De resto, creio que as escolhas são relativamente unânimes: talvez se possa questionar qual a opção entre 'os Andrés' - André Santos ou André Martins -, mas optaria pelo segundo, porque além de dar ao jogo o que o primeiro imprime (segurança, fiabilidade, rigor posicional e nas coberturas), acrescenta uma dinâmica ofensiva e uma velocidade de execução superiores.

Conclusões:

Prevejo, para este jogo, uma vitória do Sporting, e estou inclusivamente confiante de que a equipa não terá dificuldades de maior.

Acredito numa excelente exibição dos extremos (Capel com o tal espaço embala e é depois dificil parar; Carrillo vai aproveitar esse mesmo espaço para transportar a bola até zonas interiores, num acto que semeará por si só o pânico na defesa da equipa madeirense), mas creio que a chave da partida será mesmo a exibição de Ricky van Wolfswinkel.

Seria absolutamente fundamental que o avançado-centro holandês desse mais um ou dois passos atrás, vindo buscar jogos aos médios das zonas centrais e dando-lhes uma linha de passe vertical e fiável.

Tendo em conta o tal espaço entre-linhas que o Nacional pode dar, e juntando ao facto de Elias e André Martins serem jogadores muito verticais (optam, sempre que possível, por colocar a bola no avançado-centro, sendo que Elias, na maior parte das vezes, ataca logo de seguida o 'espaço do avançado-centro').

Enfim, resumidamente, acredito numa vitória segura e contundente, e creio que ela dependerá da movimentação de Ricky van Wolfswinkel (que pode baralhar marcações e facilitar a vida a Martins e Elias) e do aproveitamento do espaço - que Capel necessita e onde Carrillo poderá semear o pânico.

Para terminar a antevisão, aqui fica o prognóstico da praxe: vitória do Sporting por três bolas a uma. Golos de Ricky van Wolfswinkel, Elias Trindade e André Carrillo, para o Sporting; e de Mateus, para a equipa insular.
Partilhar:

2 comentários:

  1. Gosto deste blog... são poucos os que leio regularmente, mas este (que descobri há pouco tempo) tem conquistado as minhas preferÊncias... Parabéns ao autor dos sóbrios posts..

    SL!

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!