Próximo Jogo

Próximo Jogo

24/01/2012

Alguns "mitos" do Universo Leonino

Este texto baseia-se puramente em opiniões – no caso, as minhas, comparativamente às que são defendidas por grande parte dos Sportinguistas como verosímeis. Num momento em que se questiona a qualidade pelo rendimento (coisas diferenciadas), vejo nestas algumas das ideias em vigor no universo leonino com que discordo:

Daniel Carriço não tem qualidade para o Sporting

É a primeira ideia de que discordo. Como médio defensivo, é insuficiente, embora execute melhor essas funções que o (ainda) impreparado Renato Neto. Como defesa central, continua a ser o melhor complemento que Oguchi Onyewu poderia ter. Alberto Rodríguez não é o indicado (é limitado a construir, logo, para jogar ao lado do americano, não é uma boa opção). Resta o Daniel Carriço e o Anderson Polga. Ambos são bons no posicionamento e saem relativamente bem a jogar (ligeira vantagem para o português da formação), mas a maior diferença é que o jovem capitão do Sporting fisicamente está mais forte que o brasileiro (mais rápido, mais ágil e com maior poder de choque), o que lhe dá então vantagem. Os tempos em que era elogiado por avançados da craveira de Alberto Gillardino só regressarão… se for aposta. 

André Santos não tem qualidade para o Sporting:

A segunda ideia com que discordo. A única coisa que posso apontar a André Santos, enquanto médio defensivo, é o facto de não ser fisicamente forte (i.e., não é rápido, agressivo, alto nem tem grande poder de choque). Se até percebo que, em caso de se jogar com um meio campo com um médio defensivo e dois médios centro, jogue Daniel Carriço atrás (até ao momento em que SS e, especialmente, FR regressem), é criminoso não estar num onze com um duplo pivot defensivo (foi aí que se notabilizou na temporada passada). Defensivamente, posiciona-se e ocupa bem o espaço, está sempre atento às saídas de posição dos colegas e, nos momentos ofensivos, dá grande critério à gestão da posse da bola, com uma boa qualidade de passe. 

André Martins está demasiado “verde” para o onze:

Muitas vezes, para se justificar o facto de André Martins não ser titular, fala-se da idade e imaturidade do jogador. Ora, em termos de idade/experiência no futebol, é um atleta com 22 anos, internacional pelos sub-20 e “motor” da Selecção Sub-21. Em termos futebolísticos, é incrível que se diga que está “verde”. Defensivamente, está quase sempre bem posicionado e atento. Ofensivamente, trabalha como poucos para receber a bola (desmarcando-se e dando linhas de passe constantes). Assim que recebe, demonstra não só executar muito bem (grande qualidade de passe), como pensar a uma velocidade acima da maioria dos médios (em ½ toques põe a bola a girar). Tem um critério e uma classe pouco comuns. Justifique-se que não jogue pela qualidade de Elias (fica a dúvida se valeria a pena tamanho investimento). Não com a imaturidade do jogador. 

Bruno Pereirinha não serve para o Sporting:

Este é o tipo de máximos que considero banais e desnecessárias, especialmente se ditas no decorrer da temporada. E coloco-a em causa precisamente agora, devido às alternativas para a posição de defesa-lateral direito. Com João Pereira, a equipa tem tido um jogador pouco criterioso, nervoso e com grandes responsabilidades no futebol pouco pensado e controlador da equipa. Bruno Pereirinha, sendo menos agressivo e lutador, possui uma preferência pelo passe e pela circulação, bem como uma postura menos conflituosa, que poderia beneficiar a equipa. Além disto, a sua velocidade a atacar a linha de fundo e a sua capacidade de cruzamento são de salientar. Seria uma mudança que poderia ser proveitosa para todos – para o BP, para o JP, e para os outros jogadores, particularmente os que precisam de quem circule para abrir espaços que possam aproveitem.
Partilhar:

22 comentários:

  1. Concordo contigo em tudo menos quanto á qualidade do Pereirinha.

    ResponderEliminar
  2. já eu concordo em tudo...

    ResponderEliminar
  3. Eu concordo parcialmente.

    Não concordo quanto a Pereirinha, que considero demasiado instavel e fragil psicologicamente e acho Carriço um bom jogador, mas curto para o Sporting.

    Concordo plenamente quanto aos Andrés. Que deviam ter mais oportunidades, claramente.

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo a 100%, excelente texto e as tuas opiniões são as correctas com a realidade, pena que poucos entendam isto.

    ResponderEliminar
  5. TiagoBarbosa24/1/12 19:47

    Concordo com o comentário acima, tens a minha opinião Gonçalo, bom texto.

    ResponderEliminar
  6. Polga não sabe sair a jogar... basta ver os últimos 100 jogos dele. Assinhado Luis Pencas.

    Sl (ainda nao foi desta Gonçalo :( )

    ResponderEliminar
  7. pois ha anos que temos este dom de fazer de jogadores banais para nao dizer pior por isso estamos da maneira que estamos

    ResponderEliminar
  8. Concordo com a análise aos jogadores em causa. Queria só acrescentar, quanto ao Pereirinha, que ainda não me esqueci da marcação que fez ao Quaresma em Alvalade, mesmo sem ser o habitual titular.
    No entanto, neste momento, preferia o Arias a defesa direito, mas qualquer um dos dois será melhor solução que o JP nesta altura.
    Quanto aos centrais, ainda espero para ver o Xandão, por outro lado quer o Carriço quer o Oguchi jogam habitualmente do lado direito.
    GP

    ResponderEliminar
  9. 100% de acordo!

    SL, MTP

    ResponderEliminar
  10. Gonçalo, quando te convences que o Carriço não é jogador para o Sporting? é preciso o quê? fazer mais 20 faltas desnecessárias por jogo? fazer mais 50 passes errados por jogo? o homem com a bola nos pés parece que vai ao solavancos sem saber onde a há-de colocar...

    O carriço pode ser um grande Sportinguista, isso não duvido, mas para ser central ou jogador do Sporting é preciso muito mais!

    Em relação ao Pereirinha, farto-me de dizer, se ele tivesse a garra do Insúa era dos melhores extremos da europa, ainda assim é um tipo que gosta da bola redondinha.

    O André Martins é muito bom jogador e virá a ser um dos patrões do meio campo do Sporting daqui a um ou dois anos.

    André Santos, é um caso de falta de confiança e abusa nas faltas estupidas e desnecessárias.

    Abraço e visitem o www.sporting-sempre.com

    ResponderEliminar
  11. Luis Pencas,

    Dizia o Mourinho que a percentagem de sucesso de um passe longo é de cerca de 30%... o Polga, pelas estatísticas, estará á volta disso.

    O Onyewu, por exemplo, está mais próximo dos 30% sem o 3 atrás.

    Anónimo,

    O Xandão também gosta mais de jogar do lado direito. E é um central para ser tudo menos para ser parceiro do Onyewu.

    Mikos,

    Eu sei que tu não gostas do Carriço. É um gosto pessoal teu, que não tens. Ponto. Não me queiras é convencer que é mau por... não gostares dele!

    Eu manifestei opiniões; sobre o Carriço, ou sobre outra coisa qualquer, são tão válidas como as tuas, sejam sobre quem forem. São intersubjectivas: prestam-se ao debate.

    Neste caso, não resulta, nem resultará, num consenso, porque a minha opinião sobre o Daniel Carriço é linearmente oposta á tua. Nem vale a pena dizer mais nada nem discuti-lo...

    Mas espero que estejas a assinalar o rendimento do Polga e do Rodriguez como acompanhantes do Onyewu.

    Eu estive para pôr os jogos em que o Carriço e o AS jogaram como titulares nos lugares em que falei. Não o fiz, porque seria injusto para o BP, que só jogou a dd em jogos onde o Domingos rodou a equipa toda.

    Mas convido-te a procurar os resultados do Sporting este ano com o Carriço a defesa-central e, particularmente, quando este foi companheiro de Onyewu.

    E, já agora, dos resultados da equipa com o André Santos a médio-defensivo.

    Sugestivos, ambos. No mínimo...

    Concordo relativamente aos Andrés (sem jogar, também é difícil ter confiança) e relativamente ao BP, como se vê facilmente pelas opiniões no post.

    S.L.

    ResponderEliminar
  12. novo blog:

    http://seromaradona.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Gonçalo, devo estar a escrever em Chinês...eu nada tenho contra o Carriço nem conheço pessoalmente o rapaz, só digo que ele é péssimo jogador, ponto!
    Não tenho nada a ver se és amigo dele ou se é da tua familia (pois só pode, deves ser das poucas pessoas com quem falo sobre o assunto que gosta do Daniel, mas como dizes são opiniões.
    Não conheço o Xandão, mas o Carriço é sem sombra de dúvida (para mim) o pior central do Sporting e não é de agora...

    SL

    ResponderEliminar
  14. As opiniões são como os tomates... todos têm pelo menos um!
    Disparatadas todas as análises.
    O Carriço é lento, baixo, mau a sair a jogar com a bola, como quase todos os centrais, mais ainda quando os Médios estão colados à linha defensiva dos adversários, pouco poder de impulsão e tecnicamente uma nódoa até a jogar curto.
    O André Santos é um coninhas. Tá tudo dito. Demasiado bonito para jogar futebol... Tenrinho!
    Ao André Martins faltam-lhe minutos, devido ao Sporting não jogar num esquema que o favoreça. Além disso com a concorrência que tem, dificilmente jogará com regularidade, pior é que nem o Domingos acredita nele...
    O Pererinha é um caso perdido. Mais um. Tem qualidade, nada acima da média para justificar estar no Sporting, mas falta-lhe claramente atitude e força mental. A despachar quanto antes.

    ResponderEliminar
  15. Mikos,

    Primeiro que tudo, o que conheço do Daniel Carriço é exactamente o que conheço de todos os outros jogadores do plantel do Sporting - pessoalmente, absolutamente nada.

    Depois, eu não disse que tinhas algo contra o DC; disse que a tua opinião sobre ele era negativa, e a minha opinião sobre ele era positiva: tão só isto.

    Não me importo muito em, nesse aspecto, estar sozinho. Já tive noutros. Por exemplo disse numa altura em que tal era herético, que o Cédric Soares e o Adrien Silva não ficavam a dever muito ao JP e ao SS, respectivamente.

    Ou quando toda a gente gritava a plenos pulmões que o Diego Capel era um fora de série, que o Neto era médio-centro e que devia vir para jogar, etc etc.

    São opiniões: cada um tem as suas. E deixa-me que a popularidade e a aceitação que elas têm, nem sempre são sinónimo de que fazem sentido... e olha que há muitos exemplos disso.

    S.L.

    Travenca,

    Permita-me que nem sequer comente o seu comentário. Quando critica o DC por ser mau a sair a jogar, é um bom ponto de partida para enxovalhar todos os outros defesas-centrais do Sporting nesse aspecto.

    Continue-se a jogar com os Alberto Rodriguez ao lado do Onyewu (o resultado está á vista), com os Renatos Netos em vez dos "coninhas" e dos baixinhos Andrés (ter talento para jogar futebol, em vez de se ser correr para um lado e para o outro como os tontinhos tanto gostam, aqueles que vão ao estádio aplaudir um pontapé do Onyewu para as centrais, e achar que um tipo como o JP pelo esforço, pela atitude e pela força mental - afinal, o que falta ao BP -, é o melhor do Mundo).

    Porra, acabei por responder. Paro por aqui, que isto de responder a pessoas que têm opiniões disparatadas, e que assim catalogam as dos outros, é uma pura perda de tempo.

    Fique com os seus jogadores agressivos, raçudos, que têm atitude e força mental. Eu fico com os talentosos.

    ResponderEliminar
  16. Gonçalo, vou ficar por aqui em relação a este assunto, tomara eu que o carriço e outros fossem 5 estrelas...
    em relação á resposta acima sei que o final da resposta era para o Travenca mas esta parte "Eu fico com os talentosos" , ponho-me a pensar..."onde está o talento no Carriço????"

    SL

    ResponderEliminar
  17. Mikos,

    Acima de tudo, mais que nas valias físicas e até nas qualidades técnicas dos jogadores, na sua capacidade de compreenderem o jogo.

    Saberem o que fazer, como fazer, e quando fazer. Sem isso, podem ser óptimos executantes, mas não chegam a... executar. E perdem-se em campo.

    Aí, o Sporting tem muitos jogadores com talento. Há alguns que são fantástico, outros que têm só talento. Não digo que o Daniel Carriço seja fantástico.

    Digo, isso sim, que como defesa-central tem talento. E isso, a juntar ao facto de ser melhor tecnicamente que Rodriguez, e fisicamente que o Polga, dar-lhe-ia, para mim, o lugar ao lado do AEIOU.

    PS - Fui injusto com o Rodriguez e com o Polga. Quem conhece a minha opinião sobre eles, sabe que, naquilo que considero mais importante (que já clarifiquei), são bons.

    Perdem, porém, quer um quer outro, para o Daniel Carriço, em detalhes que são fundamentais para um parceiro de defesa de alguém como o Oguchi Onyewu.

    É por isso que o Renato é dos poucos que digo estar impreparado para o Sporting. É o típico jogador que tem as tais "qualidades" mas que ainda não é... um jogador de qualidade. Falta-lhe perceber o jogo.

    ResponderEliminar
  18. So uma pergunta, se o sporting for buscar o nuno reis e ele claudicar, tambem vao dizer que esta mal preparado? Porque quando o Rinaudo se lesionou muitos diziam que nao era necessario contratar outro medio porque ja tinha-mos o Neto.

    ResponderEliminar
  19. TiagoBarbosa25/1/12 12:50

    São bem capazes de dizer que o Nuno Reis já não serve para central do Sporting, Martucho, alguns sportinguistas são extremos bipolares, tanto gostam do jogador, mas se ele falha num ou outro jogo, já não serve para o clube, etc...

    É triste que esta situação continue a suceder, porque não queria perder nem o Carriço, nem o André Santos, dois excelentes jogadores.

    Quanto ao Renato Neto, ele ainda está um pouco "preso" por estar agora a representar o Sporting, é uma responsabilidade totalmente diferente daquela que sentia ao representar o Cercle Brugge certamente. Ele só precisa de ser soltar, e quando isso acontecer, creio que irá revelar a sua verdadeira potencialidade para o benefício da equipa.

    ResponderEliminar
  20. Os jogadores em questão podem ser sportinguistas a 100%, corre nas veias, o seu amor á camisola. Isso para mim é fantástico. Se por exemplo o Daniel Carriço for um jogador que venere o seu clube e que se sente em casa, tudo bem, mas esse aspecto embora importante não valhe rigorosamente nada. Para se jogar no sporting, para se ser jogador do sporting, aceite por todos inclusive é preciso muito mais. Mas muito mais que o amor á camisola.

    ResponderEliminar
  21. Carlos Ramos26/1/12 22:57

    Gonçalo, nem sei como é que tu ainda acreditas que o Carriço e o Pereirinha têm qualidade para jogar no Sporting...
    É bem verdade que ambos fizeram bons primeiros anos como seniores, mas a partir daí simplesmente não evoluiram mais, consequentemente não apresentam qualidade para estar num plantel como o do Sporting.
    Aliás o Pereirinha só ficou no plantel por causa de um jogo que ele fez há nao sei quantos anos frente ao Porto, em que fez uma excelente exibição, alias penso que esse jogo serve de argumento a muita gente que defende o Pereirinha no Plantel do Sporting.
    A verdade é que ambos não evoluiram e duviso que evoluam, já que têm 23 anos.

    ResponderEliminar
  22. Eu gostaria de chamar a atenção dos meus Amigos Sportinguistas para as centenas de jogadores que começaram a jogar no nosso clube e que não vingaram em Alvalade e tendo ido para outras paragens fizeram e fazem grandes épocas. Desde miúdo que acompanho o meu SPORTING e se Deus quiser para o ano completo 60 anos de associado. Sou um adepto que quando o nosso clube perde fico transtornado. Isto para vos dizer que ao logo da minha vida tenho notado muitas asneiras de treinadores que passam pelo nosso clube e por razões que desconheço abdicam de determinados jogadores. A minha opinião é que esses ditos treinadores percebem tanto de futebol como eu percebo de automóveis de fórmula I. Cito alguns exemplos recentes: PEPE, VARELA, NUNO ASSIS,CARLOS MARTINS etc. Estes jogadores jogaram com a nossa camisola e não serviram para nós. Vejam só quanto perdemos em termos financeiros.

    Quanto aos nossos jogadores atrás referidos, faz-me confusão as pessoas falarem em jogadores baixos, quando o actual MESSI. parece um anão ao pé daqueles defesas que tanta cacetada lhe dão. Ao longo da vida do Sporting lembro-me de jogadores franzinos que tinham um pulmão e uma habilidade que faziam inveja a muitos cepos que existe hoje no futebol nacional. A maior parte de vós não viu jogar um jogador que se chamava ALBANO. Mais recentemente lembro-me do GEO. Jogadores que hoje se tivessem em actividade valiam uma fortuna e fisicamente se calhar eram rejeitados pelos treinadores de bancada. Os homens não se medem aos palmos, sempre ouvi dizer isto e é verdade.

    Os adeptos do Sporting não devem dizer mal dos seus jogadores, pois
    conforme eu li as vossas opiniões eles também o fazem e isso não lhes
    dá vontade e ambição, quanto a mim factores importantes para a sua
    carreira desportiva.
    Aproveito para dar os parabens a quem teve esta ideia, pois temos de falar uns com os outros, pois estou farto de sofrer dissabores. Contem comigo.AFMA

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!