Próximo Jogo

Próximo Jogo

27/01/2012

Os júniores de segundo ano 2011/2012

Prováveis craques:

Ricardo Esgaio
Este extremo de origem foi adaptado à posição de defesa-lateral direito, e o sucesso dessa mudança foi enorme. Neste momento, é um jogador que defensivamente recupera bem a posição e se posiciona bem, e sobretudo que, ofensivamente, mistura um critério a tomar decisões com bola com uma capacidade de desequilíbrio excelente. Arrisco dizer que, dentro de duas ou três temporadas, apesar do talento de Cédric Soares, poderá ser o dono da lateral-direita no Sporting.

Michael Pinto

Também ele um extremo de origem, acabou recuado para aposição de defesa-lateral do lado contrário ao de Ricardo Esgaio: lado esquerdo. Um defesa-lateral esquerdo de grande qualidade técnica, que combina ofensivamente muito bem com os colegas, e que dá bastante profundidade ao ataque. Numa posição tão carenciada no futebol nacional, tem tudo para se afirmar.

Betinho
O avançado-centro do conjunto, o matador da equipa. Tem efectivamente uma excelente capacidade na finalização (muito calmo e decidido na hora de definir), mas acrescenta a isso inteligência nas movimentações e percepção do que deve fazer, perante equipas que defendam com muitos jogadores e que joguem bastante recuadas. Só poderá ter problemas nos aspectos físicos do jogo, mas parecem-me contornáveis.

Possíveis craques:

Tiago Ilori
É dos jogadores em quem Domingos aparenta confiar, ao ponto de já ter sido titular em duas partidas oficiais nesta época. Porém, defensivamente ainda se mostra algo perdido e pouco decidido nas abordagens aos lances, e ofensivamente, apesar da qualidade de passe, não assume suficientemente a primeira fase de construção. Só começou a ser titular na temporada passada, e pelo menos a curto prazo dificilmente será solução… veremos no futuro.



João Mário

Custa-me colocar o capitão da equipa de Júniores neste categoria. Apesar de me parecer ser um médio defensivo de grande potencial, não tem aquilo que os adeptos mais gostam (altura, agressividade, poder de choque). Da minha parte, vê-lo-ei sempre como um bom médio defensivo, mas atendendo ao que se diz actualmente de André Santos, pode ter dificuldades em impor-se…


Bruma
Já se falou, na minha óptica, de forma excessiva, do potencial deste jovem, que aparentemente levava o Manchester City a querer levá-lo para Inglaterra. É rápido, tem qualidade técnica, bom drible, mas não é um jogador particularmente imaginativo nem está preparado para jogar perante adversários que se fechem e dêem poucos espaços. Tem algum potencial e pode chegar longe, mas não estou certo que tal aconteça.

Improváveis craques

Rafael Veloso
A meu ver, é pouco provável que o guardião Rafael Veloso continue ligado contratualmente ao Sporting, se ainda não tiver contrato profissional (duvido que tenha). Parece-me que tem alguns problemas a nível motor (velocidade de reacção, agilidade física e mental, coordenação de movimentos), o que lhe deverá trazer problemas no futebol sénior. Duvido que chegue, futuramente, ao plantel principal.



Agostinho Cá 

A meu ver, é um jogador que tem grande entrega e atitude no jogo, bastante útil e polivalente, mas não me parece que venha a ter futuro nos seniores do Sporting. Para um médio-defensivo, parece-me pouco focado no espaço (procura mais ir ao duelo, que proteger e resguardar a equipa), e para um médio-centro falta-lhe agilidade mental e qualidade técnica. Também não renovaria com ele.







Notas:

Não conheço directamente o valor dos jovens júniores de segundo ano Rodolfo Simões, Gael Etock, Altaír Júnior e mesmo Mateus Fonseca, daí não me pronunciar sobre eles.
Elementos como Edgar Ié, Carlos Mané, Filipe Chaby e Iuri Medeiros deverão continuar no escalão sub-19.
Bruma foi incluído nesta geração devido ao facto de, apesar de não ter a idade dos demais colegas, completar esta época a sua segunda temporada nos júniores.
Partilhar:

9 comentários:

  1. O Sporting apresenta sempre muitos jogadores pequeninos, quer nos seniores, quer nos júniores.
    Evidentemente que a altura não é tudo, mas no futebol moderno a compleição física tem atualmente bastante importância.
    Este ano, a nível de séniores, contrataram-se aljuns jogadores altos, mas a estatura média continua baixa.

    Minha equipa para o próximo jogo, com os jogadores disponíveis, em 4-3-3:

    Patrício;
    João Pereira-Onyewu-Rodríguez-Insúa;
    Elias-Renato Neto-Matías Fernández;
    Carrillo-Seba-Capel

    DUARTE

    ResponderEliminar
  2. SVPN se me permitem, vou fazer uma sugestão

    Não sei se é possível, no home do vosso blog, onde se vê um resumo dos vossos vários artigos, colocar visível o número de comentários de cada post

    Isto porque tornava o blog muito mais interessante. Quem vem espreitar, quando não há notícias novas, lê o que os outros comentaram, e assim se iniciam diálogos. É muito chato entrar post por post verificando a existência de comentários. Assim os usuários entravam no blog não só à procura de novos artigos, mas também de novos comentários/respostas.

    Quanto aos júniores, adoro o João Mário. Fiquei encantado com a maturidade dele contra a Lázio. Acho-o bastante mais incisivo que Andre Santos, na hora de defender, e uma qualidade de passe acima da média, a longa e curta distancia.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Concordo com quase tudo, excepto a parte referente ao Agostinho Ca. Do que ja vi dele parece ter muita qualidade, tecnica, rapido, trabalhador e para mim tem potencial para ser jogador do Sporting num futuro proximo.

    Honoris

    ResponderEliminar
  4. Estimado SVPN e mais particularmente caro Gonçalo. Não me atrevo a comentar o post, uma vez que não conheço os atletas em questão, mas aproveito para vos congratular. De facto, gostei muito deste artigo já que tendo uma base profundamente opinativa acarreta, ainda assim, uma dimensão verdadeiramente informacional.

    ResponderEliminar
  5. Tenho ideia que o Bruma é apenas júnior de 1º ano (tem apenas 17 anos).

    ResponderEliminar
  6. Último anónimo,

    Releia as notas finais do post!...

    Don,

    Quanto à sua questão do número de comentários ao post estar visível, é um "problema" que já tínhamos diagnosticado. No entanto, é o próprio template do blog que não o permite! Assim que encontrar uma solução, se a encontrar, com certeza a sua sugestão será tida em conta...

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Duarte diz:

    " O Sporting apresenta sempre muitos jogadores pequeninos, quer nos seniores, quer nos júniores.
    Evidentemente que a altura não é tudo, mas no futebol moderno a compleição física tem atualmente bastante importância."

    É verdade. O Barcelona, essa equipa que tem o plantel com a média de alturas mais baixa das principais equipas europeias, bem o demonstra.

    A altura ajuda, mas é, e mais ainda será no futuro, um extra. Felizmente, acrescento eu.

    "Patrício;
    João Pereira-Onyewu-Rodríguez-Insúa;
    Elias-Renato Neto-Matías Fernández;
    Carrillo-Seba-Capel"

    Ter um corredor central onde coabite um jogador limitadíssimo na construcção (Onyewu), um jogador que tem tomadas de decisão ofensivas disparatas (Rodriguez) e um médio-defensivo que, com bola, ainda não sabe bem quando e a quem a deve endossar (embora tenha qualidade de passe), parece-me que daria problemas.

    Daniel Carriço ou até Anderson Polga no centro da defesa, e André Santos no meio-campo defensivo, dariam á equipa uma capacidade de construcção superior. E vai ser precisa!

    Pessoalmente, também optaria pelo Diego Rubio em vez do Sebastián Ribas, e também pelo André Carrillo em vez do Diego Capel.

    Honoris diz: " Concordo com quase tudo, excepto a parte referente ao Agostinho Ca. Do que ja vi dele parece ter muita qualidade, tecnica, rapido, trabalhador e para mim tem potencial para ser jogador do Sporting num futuro proximo."

    Tem claramente mais potencial para se afirmar no Sporting que o Rafael Veloso, seu "colega de categoria", sem dúvida.

    Mas parece-me também distante do potencial do João Mário, do Bruma e do Tiago Ilori.

    Pode ser injusto... mas tenho muitas dúvidas que vá singrar em Alvalade no futuro.

    Zeze77 diz:
    " Não me atrevo a comentar o post, uma vez que não conheço os atletas em questão, mas aproveito para vos congratular. De facto, gostei muito deste artigo já que tendo uma base profundamente opinativa acarreta, ainda assim, uma dimensão verdadeiramente informacional. "

    Como se vê pelas notas, há alguns jogadores que não conheço, e por isso não avaliei. É capaz de ser injusto, em particular para o Mateus Fonseca e para o Gael Etock (não estarem em evidência, pelo menos numa das categorias), porque já ouvi falar muito bem deles, mas como não conheço...

    Este post... tenho dificuldade em catalogar (e fui eu que o fiz!). Nem é notícia (i.e., interpretação dos factos) nem é opinião (i.e., selecção dos factos que importam e construcção de um discurso tendo em vista a defesa de uma dada perspectiva). Situa-se entre ambos.

    Oobrigado pelo comentário amigo Leão. S.L.

    ResponderEliminar
  8. O meu interesse era que os juniores acima referidos fizessem parte do nosso plantel senior dentro de 1 ou 2 anos. Era fundamental para o sporting, encarar estes jovens jogadores como um investimento.
    O sporting actual atravessa uma dura fase, em que os resultados não enganam, não somos um sporting feito á medida para chegar a campeões. Não estamos bem. Os adeptos estão fartos deste rumo. O pessimismo é muito, mas ser realista com uma ideia clara doo futuro é a solução apontada pela minha pessoa, um sportinguista, um mero anónimo que quer contribuir para que o sporting chegue mais longe.
    Investimento é a palavra chave. Como disse em cima, é o que se deve fazer. Daqui a 1 ou 2 anos, termos um plantel com juniores e jogadores jovens. Vejo com muito bons olhos este post.
    Porque não integrar no nosso plantel o Ricardo Esgaio, Michael Pinto, Betinho, Llori, Bruma, Zezinho, Gael Etock, e outros juniores que tenham qualidade. A juntar a estes juniores, e outros que possam vir, venham emprestados como o Wilson Eduardo, e Cádric Soares. E então o Turan, o Arias, e o caso do Rubio que não está emprestado.
    Os verdadeiros sportinguistas reveem-se na minha tese, a tese de que investir nos jovens jogadores pode ser de facto rentável. Para ver se mudamos o rumo disto... Estes juniores com alguns emprestados, dava um plantel jovem e diferente do actual. Há muita gente farta, portanto pensem em fazer um plantel centrado na juventude, temos jovens formados e emprestados que poderiam brilhar já num plano de curto prazo. SL

    ResponderEliminar
  9. Concordo. Acho extamente o mesmo, embora pense que não será tão rápido quanto pensa, poderá levar mais tempo!
    sl

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!