Próximo Jogo

Próximo Jogo

24/01/2012

A paciência também tem limites!

Os últimos jogos de 2011 já deixavam antever o pior. Os primeiros de 2012 (e já lá vão 6 jogos) confirmaram-no. É o eclipse anunciado de uma equipa de altos e baixos, de um treinador que, dos meios que tem à disposição, se vai queixando sistematicamente que não tem opções!...

Paulo Bento, Carlos Carvalhal, Paulo Sérgio e José Couceiro - estes sim, não tiveram meios, nem dinheiro, nem jogadores, nem direcção, nem o apoio dos adeptos! De que se queixa então Domingos Paciência?!

Desde os seus tempos enquanto treinador da AA Coimbra que todos concordam que a maior qualidade de Domingos Paciência é saber fazer de colectivos medianos boas equipas. Então porque não consegue, com o upgrade qualitativo, em termos individuais, fazer o mesmo no Sporting CP? Será mesmo a falta de opções (mais e melhores jogadores) e/ou as variáveis imprevisíveis (castigos, lesões), ou será a sua própria incapacidade de tomar as melhores opções individuais em prol da equipa?!?

Se do mal não tem acontecido o pior, bem pode Domingos agradecer ao Rui Patrício...

Quem me conhece, sabe que costumo pautar por um certo equilíbrio na minha opinião. Não sou de extremos, nunca fui. Mas (...) as evidências falam por si, e nem sempre é possível defender o indefensável! Não é só a falta de melhores resultados, é também a falta de qualidade exibicional que o Sporting CP tem vindo a apresentar... Pode "sobreviver-se" bem sem um destes dois factores, mas (...) sem nem uma coisa nem outra, é impossível!

Não gosto de apontar culpados, nem no bom nem no mau, mas, de todos e de tudo o que é Sporting CP, o treinador, quando muito, tem que dar a cara, assumir os próprios erros. Não escudar-se em factores externos que ele próprio saberá que, justificando alguma coisa, não desculpa tudo, ou mesmo nada, do que se vem passando desde o início de Janeiro!

Sim, sinto-me frustrado! E desta vez tem que ser a equipa a provar-me errado! Nós, Sportinguistas, andamos há demasiado tempo à espera que algo mude! Mas até a esperança acaba, eventualmente...
Partilhar:

7 comentários:

  1. este também é domingos forever?

    ResponderEliminar
  2. Não sou um defensor do Domingos e nunca gostei muito dele, no entanto, achei que foi uma boa escolha para o SCP, a melhor que existia disponível e de acordo com as possibilidades económicas do SCP.
    Não acredito em soluções milagrosas e poucos (não chegam ao número de dedos de uma mão) são os treinadores de fazerem boas equipas com jogadores medianos, mas mesmo esses não fazem campeões sem alguns bons jogadores.
    Quando comparamos o plantel do SCP com o dos outros dois grandes vemos que, não obstante a substancial melhoria relativamente ao ano passado, ainda não temos o mesmo nível, nem muito menos um banco com alternativas da mesma qualidade.
    Se o Rui Patrício nada deve a qualquer outro que actue na mesma posição em Portugal, já o mesmo não se pode dizer da nossa dupla de centrais (seja ela qual for, embora aqui não inclua ainda o Xandão porque ainda não o vi jogar em Portugal).
    O JP parece que desprendeu de jogar, não defende (acho que nunca o fez bem), não cruza bem (isto ainda fazia), não passa bem a bola e perde imensas bolas estupidamente.
    Do lado esquerdo, com Insua parece que finalmente não nos podemos queixar muito.
    No meio campo hoje faltaram os 3 titulares (qual seria a equipa, nomeadamente portuguesa, que não sentiria a diferença) e aqui também se nota a falta de alternativas com a mesma qualidade, sendo que, infelizmente, o Ismaylov, também não está disponível. Mas a principal falta nesta zona do campo é, claramente, de Rinaudo, pois não temos ninguém que o possa substituir sem se perder imensa qualidade de jogo, até porque isso afecta o rendimento dos seus dois parceiros habituais que ficam obrigados a fazer muitas mais compensações.
    No extremos, Capel não é Messi – já dizia, e bem, o holandês -, nem pode fazer tudo sozinho, sendo assim muito mais fácil de marcar. Carrilho denota muita falta de experiência e tem rendido muito mais quando entra na segunda parte. Jeffren ainda não está bem e, infelizmente tem estado mais tempo lesionado que disponível.
    No ataque, o jogador que até agora demonstrou melhor qualidade também está lesionado, embora, mesmo esse, é um jovem e ainda é um jogador que denotou muita pressão nos últimos jogos e falhou. Os outros, ainda nenhum demonstrou ser uma alternativa aceitável, embora admita, que uns por falta de tempo, outros de oportunidades ou, mesmo no caso do Bojinov, por não jogar na sua posição.
    Posto isto, acham que o Domingos é pior treinador que o VP ou o JJ? O que faria de melhor qualquer um destes dois se tivesse o plantel do SCP e uma massa adepta que espera e deseja, há muito tempo, resultados e, ou pelo menos, boas exibições?
    Não me parece que seja pelo treinador que nós perdemos algo para os outros 2 grandes, principalmente no caso do VP.
    Reconheço que o Domingos tem condições que nenhum dos últimos treinadores do SCP teve, quer em termos de jogadores, direcção (está a sair melhor do que aquilo que eu esperava) e alguma, não muita, paciência dos adeptos.
    Também acho que lhe podemos exigir algo mais, mas temos de reconhecer as limitações do plantel, que tirando o provável 11 (mesmo este a necessitar de alguns ajustes), não tem alternativas com a mesma qualidade, e muitos desses prováveis titulares tem faltado e tiveram uma queda de nível de jogo (concretizasse o holandês os golos, tal como vinha a fazer, e o problema da equipa seria muito menor).
    Em suma, há muito a melhorar, mesmo com os meios que neste momento existem, mas acho que não devemos pedir o impossível.
    Cabe-nos a nós sócios e adeptos, apoiar, pois, para o bem e para o mal, é com estes que temos de contar e, convenhamos, esta época já nos mostraram algo que por momentos nos entusiasmou, como já não acontecia há alguns anos.
    Por isso mesmo, no próximo Domingo lá estarei em Alvalade.
    GP

    ResponderEliminar
  3. O nosso plantel até pode ser inferior a porto e benfica, mas então e olhanense e nacional e moreirense, será que pedir a vitória nos jogos com estes clubes é demais?
    Será com certeza se tivermos um treinador que põe Jefren a PL, que tira e põe R.Neto que diz que, depois de o ter colocado em dois jogos,
    falta ritmo ao uruguaio e que Rubio não entra porque é junior.....volta Carvalhal.
    Carlosdis

    ResponderEliminar
  4. O realismo do momento é apenas lutar contra o Marítimo pelo 4º lugar, o resto se verá depois...

    ResponderEliminar
  5. O 4ºlugar é um posto que me dá vontade de ir á alvalade sad e pedir satisfações, e juntar gente suficiente para recuperar o que resta do sporting. Estou desiludido. Muito desiludido. Ir ao 1ºlugar é uma miragem, e quem ainda acreditava "caiu na real", como dizem os brasileiros.
    Os reforços estão a fazer rigorosamente nada para o que são pagos. Bem pagos. Deviam-se matar-se para ganhar!
    Que conclusões posso tirar: que a minha confiança no sr.Domingos desapareceu, que os jogadores que já lá estavam me deixam ainda mais perplexo com a sua qualidade(pura ironia), que os reforços estão aquem( a maior parte é capaz, e tem habilidades), e que o treinador está a cometer muitos erros. Dos arbritos, do caso do Boji9, da direcção não falo, porque são factores cruciais, que provavelmente iriam-me cansar os plogares de tanto teclar.
    4º lugar E E E...
    SL

    ResponderEliminar
  6. Se não fosse os erros de arbitragem neste momento teríamos mais 8 pontos pelo menos, estaríamos assim a 5 do Benfica e a 3 do Porto, já para não falar que se não fosse os erros de arbitragem o Benfica teria menos 5 pontos pelo menos e o Porto também, ou seja estaríamos com os mesmos pontos do Benfica e com mais 2 que o Porto. E mais: imaginem o Porto sem Otamendi, Fernando, Moutinho, Hulk e James como nós tivemos sem Rodriguez, Rinaudo, Izma, Jeffren e Matias. Ou imaginem o Benfica sem Garay, Javi, Witsel, Gaitan e Aimar. Acham que Porto e Benfica sem estes jogadores durante tantos meses estavam como estai hoje? Serve de desculpa para as péssimas exibições do Sporting? Não! Mas se tivesse acontecido o que referi em cima neste momento ninguém se estava a queixar do Domingos, Direcção etc

    ResponderEliminar
  7. Tal como o apelido do nosso treinador, temos que ter paciência e deixar o homem trabalhar, se ao fim de 6 meses de pouco sucesso correr com um treinador ou começar a achar que afinal este treinador não seria o melhor, então estamos a começar tudo de novo e a dar armas aos nossos adversários para ficarem mais fortes.
    Efectivamente este ano já estive mais satisfeito de ver esta equipa jogar, não pensei que poderia chegar ao titulo, mas que contra as equipas de menor calibre conseguiria ganhar os jogos e contra os maiores tudo podia acontecer... no fundo contra os "grandes" (Benfica, Porto e Braga) em qualquer deles podíamos ter ganho, faltou sorte, coragem ou astucia, não sei mas devemos esperar que o Domingos - que é o atual treinador - faça o seu trabalho até chegar a um ponto que diga que mais não consegue.

    Saudações Leoninas para todos
    Carlos Pedro

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!