Próximo Jogo

Próximo Jogo

12/02/2012

Continuidade de Domingos Paciência - Outsourcing


Há questões suficientemente relevantes para o Sporting C.P. para merecerem uma reflexão mais profunda. A continuidade de Domingos Paciência é uma destas questões.

E há datas em que, procurando na blogosfera leonina, encontramos opiniões tão convergentes com as que temos, que optamos por as citar para que os outros conheçam a nossa visão do tema.









Podem encontrar o texto que aqui cito clicando exactamente sobre ele.

Pontos essenciais, a meu ver, a reter, com que concordo:

1) O Sporting não só não manifesta actualmente a qualidade de jogo exigível, e capaz de levar o Clube a conquistas em provas de regularidade (Campeonato), como não dá sinais de a manifestar no futuro. A estabilidade e o tempo podem ajudar. Mas não fazem milagres.


2) A ideia de que Domingos Paciência não é necessariamente mau. Fazemos habitualmente catalogações de treinadores, por rótulos de qualidade. No caso, Domingos prova: pode-se não ser o treinador indicado, sem ser mau. Domingos percebe de futebol. Domingos gosta de futebol. Não é apenas indicado para o Sporting. Em todos os aspectos: comportamento das suas equipas, sua personalidade.


Em certos aspectos, a concordância não é total. Discordo que a contratação de Domingos tenha sido, na altura, fantástica. Era verosímil, fazia sentido. Logo, para mim, o seu falhanço torna a aposta nele feita, no mínimo, compreensível.


Outra questão: incapacidade de Carlos Freitas. Concordo, não sei se pelas mesmas razões. Não gosto de Carlos Freitas, mas entendo que percebe de futebol. Todavia, a aposta em Domingos é, em parte, sua. A relação que tiveram em Braga. Freitas não perceberá que devemos optar por outro técnico para este projecto. Ou não quererá perceber: não é indiferente mas quase.


Decisão difícil para os dirigentes. Será melhor que Domingos saia já, ou que saia no final da temporada? Depende das alternativas. Será que Domingos deve ou não sair do Sporting antes do término do seu contrato? Sem dúvidas: sim. Não porque é muito bom, bom, mau ou muito mau. Porque não é o treinador indicado para levar o Sporting ao topo: simples.
Partilhar:

6 comentários:

  1. Nem Inácio foi...e foi campeão...Se chegar trocar de treinador seja já hoje, o que não parece pela história. Quando tivermos um futebol limpo, aí sim!

    http://quintadelduque.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Dilema: O que se passa com o sporting? eu fechava o clube. Ora se os jogadores são bons, que se passa? será o treinador, o que será? SL

    ResponderEliminar
  3. Domingos é bom treinador, percebe de futebol, mas não serve para o SCP.
    Não "casa" com o SCP, é o que resulta do texto - com o que tendo a concordar.
    A questão que coloco é então esta:
    Qual o treinador que serve para o SCP?
    Que qualidades, que perfil, que curriculo se exigem a um treinador para poder ter sucesso neste clube?
    Jarvalho.

    ResponderEliminar
  4. Domingos não serve, está visto, carlos freitas o unico que se aproveita, de todos.

    ResponderEliminar
  5. JC,

    Uma questão interessante.

    A meu ver, terá de ser, acima de tudo, um treinador ambicioso.

    Mais específicamente, tem de ter três premissas:

    1) Querer que a sua equipa tenha a bola;

    2) Operacionalizar bons processos ofensivos na equipa, tendo-a;

    3) Além da vertente ofensiva, saber o que fazer quando a equipa perde a bola;

    Gostava de ver futebol á Sporting. E futebol á Sporting é: posse de bola, boas combinações ofensivas, boa organização.

    ResponderEliminar
  6. Gonçalo,
    A questão é só mesmo desportiva: âmbito de uma instituição como o Sporting? Vencer títulos. Com o futebol que a equipa (com Domingos) joga, ainda que tenhamos melhores resultados, venceremos campeonatos? Não.
    Se não, não há pelo que esperar. Temos de corrigir.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!