Próximo Jogo


26.10 vs 18h

sábado, 14 de Julho de 2012

O significado e as implicações da contratação de Danijel Pranjic


O Sporting Clube de Portugal anunciou ontem a contratação do internacional croata de 30 anos e 1,70 m Danijel Pranjic. À partida houve três coisas nas quais imediatamente pensei aquando desta contratação. A primeira foi que vai ser muito difícil o nosso clube contratar jogadores que não estejam em fim de contrato ou venham emprestados, num contexto de clara contenção financeira. A segunda foi de que Pranjic se trata sem qualquer dúvida dum jogador de qualidade, comprovada pelas suas contribuições no FC Bayern e na selecção croata durante as últimas temporadas. É precisamente no terceiro pensamento que me ocorreu,  o mais complexo dos três, que quero focar este post, até porque me parece que vai de encontro aos pensamentos de boa parte dos sportinguistas.


Ora então aqui vai ele: mesmo tendo em conta esta indubitável mais valia para o nosso plantel, confesso que fiquei de alguma forma confuso com esta aquisição. Digo isto porque não consigo perceber exactamente qual o enquadramento táctico que os responsáveis leoninos e em particular Ricardo Sá Pinto pretendem dar a Pranjic neste Sporting. Passo a explicar: Pranjic, nos seus tempos do S C Heerenveen actuava como médio centro e médio ofensivo, onde claramente mostrou qualidades que levaram Louis Van Gaal a optar pela sua contratação em 2009, nomeadamente com o seu temível pé esquerdo:


No entanto e mais recentemente, na selecção croata e no FC Bayern, este jogador actuou mais frequentemente sobre o flanco esquerdo, variando entre as posições de defesa lateral e de médio-ala/extremo (video). É precisamente essa polivalência que me baralha quanto às posições preferenciais para as quais este jogador foi contratado, numa lógica de estruturação do plantel 2012/13 do Sporting. A meu ver existem então duas possíveis e não exclusivas estratégias subjacentes a esta aquisição, assumindo desde já a saída de Evaldo :

A. Pranjic veio para competir com Emiliano Insua pela posição de defesa esquerdo, implicando que o tão noticiado interesse em Marcos Rojo ou nunca existiu, ou acabou de se esfumar ou se ainda subsistir é primariamente para a posição de defesa central. A jogar nesta posição Pranjic valoriza-se sobretudo pelas suas acções ofensivas, parecendo-me menos competente nas acções defensivas. Em caso de indisponibilidade de Insua poderá ser uma boa opção contra adversários menos poderosos. Por outro lado, quando se pretender um defesa esquerdo mais posicional, a possível aquisição de Rojo ou mesmo a deslocação de Schaars para a lateral poderão ser a solução. Esta parece-me uma forte possibilidade.


B. Pranjic veio para acrescentar qualidade ao meio campo e à ala esquerda do ataque, o que se poderá entender numa perspectiva de várias saídas no actual elenco leonino, com claro excesso de atletas para as posições de meio campo, algumas delas com boa cotação no mercado como Izmailov, Matias Fernandez ou Elias. Num quadro de necessidade de encaixe financeiro, o Sporting pode não ter alternativa a vender um, dois ou mesmo três destes atletas. Nessa hipotética situação, Pranjic poderia suprir essa(s) saída(s). Por outro lado, e assumindo que a táctica principal de Sá Pinto vai contemplar apenas um ponta de lança, Pranjic poderá ser uma alternativa bem interessante numa vertente com dois avançados (por exemplo 4-4-2) a jogar como médio-ala esquerdo. Caso seja este o enquadramento pensado para Pranjic, então a contratação de outro defesa esquerdo (Rojo ou outro) será obviamente necessária.

O que acham destas possibilidades, leitores do SVPN? Conto com o vosso espírito crítico nos comentários e na apreciação deste post!

Saudações Leoninas 

Claramente:

6 Remates:

  1. Parece-me óbvio: vem para aumentar a qualidade e quantidade nos corredores.

    Na Holanda desempenhou fundamentalmente a posição de extremo esquerdo "solto" e depois, na Croácia, a de lateral esquerdo. Faz as duas mas é extremo ou médio esquerdo.

    Dito isto, permite resolver dois problemas:

    (i) Extremos: onde Izma e Jeffren são jogadores que se fizerem 20 jogos/época já é bom e por isso precisamos de mais opções

    (ii) Lateral Esquerda: onde só temos Insua e o inqualificável Evaldo (de saida)

    Assim, ganhamos com a polivalência do jogador que, a meu ver, estando bem não terá dificuldades em remeter Capel para o flanco direito ou para o banco.

    O importante é que dá ao treinador opções para mais que uma posição. E para mim mais que a lateral esquerda importa o lugar de extremo onde precisamos de mais alguém.

    Mais que um concorrente para Insua, ganhamos uma excelente opção para extremo.

    ResponderEliminar
  2. A meu ver este reforço, veio para competir com dois jogadores, capel e insua!
    Embora pense que evaldo para suplente servia perfeitamente e até seria um suplente mais barato q este, acho que este dará mais luta tanto a insua como a capel.
    Dotado de um bom pé esquerdo, fez um bom europeu de 2008 a defesa esquerdo, pode ser uma boa soluçao.
    Apesar de nao ser um critica, acho que continuamos a contratar para lugares que nao sao prioritários, e apesar de se chamar tranferencias a "custo 0" implicam sempre alguns custos e em alguns casos nao sao pequenos.
    Mas ainda assim dou o beneficio da duvida ao trabalho q esta a ser desenvolvido por Carlos Freitas.

    SL

    ResponderEliminar
  3. É casa para dizer se nao tenho ninguém para bater entao vou bater em mim próprio!
    já enjoa tanta estupidez e má vontade, ora vamos por partes,nos o ano passado tínhamos 2 defesas esquerdos insua e Evaldo o argentino fez uma época tremenda o luso brasileiro é a desgraça q todos sabemos, despachamos o evaldo e agora anda tudo a chorar pq contratamos um gajo muito melhor que ele...
    há e tal vem ganhar mais que o evaldo, é provável q sim mas ele tb é muito melhor q o evaldo por isso é normal que ganhe mais!
    e com esta contratação ainda vamos fazer com que o capel se esforce mais (se é que tal é possível)
    concluindo o ano passado tínhamos 2 laterais esquerdos e este ano tb temos a diferença é que este ano temos 2 bons o ano passado tínhamos 1 bom e outro péssimo, resultado a equipa é que sai a ganhar!
    qq dia contratamos o messi e hade aparecer alguém e dizer que ele é muito baixo!
    apoiem o Sporting que para criticar já ca estão os tripeiros e os lampeos

    ResponderEliminar
  4. Estou 100% seguro e de acordo com a opção B. Pranjic será alternativa para médio ofensivo e extremo esquerdo pois parece mais que óbvio que Ismailov e M. Fernandez serão vendidos algo que concordo.
    No caso do M Fernandez é demasiado inconstante e nas 3 épocas não se afirmou na equipa.
    No caso do Ismailov, apesar de achar que é o melhor jogador do Sporting, não consegue fazer uma época completa além do mais já mostrou intenção de sair.
    Rojo, caso seja contratado, será alternativa para DE e DC e fica fechada a defesa.

    ResponderEliminar
  5. O Prajnic foi provavelmente um negócio de ocasião, um acrescento de qualidade ao plantel, que não força a saída de ng.

    Não estou a ver nenhum jogador a dormir descansado esta época, ao contrário do ano passado onde não tínhamos um banco à altura das necessidades.

    Carlos Freitas está a fazer um óptimo trabalho, vai dotando a equipa das opções necessárias, para uma época que vai ser difícil, e longa. Com estes acrescentos, deixamos de estar reféns do departamento médico, passamos a ter variadíssimas opções para todas as posições no campo.

    Agora só falta o defesa central e o ponta de lança prometidos por Godinho Lopes.

    Começo a acreditar que este vai ser o ano do Leão.

    S.L.

    Mauro

    ResponderEliminar
  6. penso que a contratação de Danijel Pranjic, veio colmatar a saída de Evaldo, é um jogador que poderá ser útil, para aqueles jogos em que Insua esteja cansado e o Sá Pinto queira dar mais dinâmica ao lado esquerdo. Também poderá ser utilizado a extremo, mas para essa posição o Sporting tem muitas soluções(Capel, Wilson, Jeffrén, Labyad, Izmailov, Carrillo).

    É um jogador capaz de tirar bons cruzamentos para a área, fruto de um pé esquerdo bem calibrado, com uma velocidade razoável, tendo em conta que foi a "custo zero" parece-me uma boa alternativa ao Insua, que a meu ver não vai ter o seu posto em perigo.

    Bom Post Diogo, e continua assim!

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!

Licença de Conteúdos

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons.Quem copiar conteúdos sem especificar a origem está infringir os termos de copyright e fica sujeito a coima.
myfreecopyright.com registered & protected

Etiquetas

Tags:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons