Próximo Jogo

Próximo Jogo

04/09/2012

A janela de oportunidade de Ricardo Sá Pinto.

Estou já há algum tempo sem escrever nenhum post aqui no SVPN. É uma ausência deliberada, visto que o negativismo que se apoderou de mim em relação ao Sporting foi de tal maneira poderoso que não quis provocar nem tão pouco contaminar os leitores deste blog. Escrevo agora porque penso já ter as ideias em ordem e algo de relativamente relevante a dizer. Neste post vou falar sobre que já passou e o que aí vem na primeira metade desta temporada, num género de ponto da situação visto da minha perspectiva.


Passado
O início de época foi péssimo, diria até que pior era difícil. A vitória contra os semi-profissionais do Horsens não disfarçou as enormes dificuldades que esta equipa tem em vários aspectos do jogo colectivo, mas sobretudo em criar oportunidades de golo e em sufocar a defesa adversária. A maior fatia de responsabilidade por este mau começo de temporada é na minha visão pertença de Ricardo Sá Pinto. Já tinha escrito antes que este plantel apresentava uma qualidade única na última década e que daí advinha uma responsabilidade acrescida para o treinador (ler aqui). Com muita pena minha e calculo que de todos os Sportinguistas, Ricardo Sá Pinto não tem estado à altura das responsabilidades. Não pretendo com este texto escalpelizar os erros cometidos, até porque isso já foi feito por essa blogosfera leonina fora (destaco as crónicas do Mauro Silva e do Duke, por exemplo). No entanto gostaria de dizer que apesar dos erros na preparação da época, na constituição dos onzes iniciais, nas substituições, na ausência de dinâmica ofensiva e de pressão alta, o que mais me transcende são aquelas conferências de imprensa. Sim, aquelas onde depois de exibições paupérrimas ouvimos o nosso treinador com um comportamento letárgico descrever um jogo que só ele é que viu, dando ideia de que tu está bem e não há nada a mudar. Desesperante. Mas adiante, pensemos no presente, no futuro e em como as coisas poderão melhorar.


Presente e Futuro
Nunca um treinador leonino esteve perante uma conjuntura tão favorável durante a última década. A juntar à supra mencionada qualidade do plantel que tem à sua disposição, depara-se agora com perdas de jogadores nucleares nos plantéis de dois dos seus principais rivais. Não digo com isto que devemos estar entusiasmados com elas, porque se não começarmos a jogar à bola e a ganhar jogos já no próximo dia 16 nos Barreiros estas saídas serão totalmente irrelevantes.  E agora? Será que Ricardo Sá Pinto vai mudar a face desta equipa, fazendo-a dominar e sobretudo ganhar partidas com a necessária regularidade que um (verdadeiro) candidato ao título deve apresentar? Esperemos todos que sim. O que pensam os Sportinguistas leitores do SVPN?   



Partilhar:

9 comentários:

  1. Anónimo4/9/12 19:33

    Extraordinarias noticias.
    Melhor, mais importante e com um impacto maior que ter vendido algum jogador por 40 milhoes.

    http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubecomunicaçao_040912_98396.asp

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito que algo ira mudar para melhor, pior ja e dificil!

    Mas perdoem-me porque nao acredito na vitoria no campeonato, mesmo com as saidas de jogadores importantes de benfica e porto.
    As diferencas ao nivel do futebol sao evidentes demais. As diferencas ao nivel da estrutura directiva tambem sao diferentes

    Sem duvida que Sa Pinto tem culpa...

    ResponderEliminar
  3. Diogre,

    A tua ausência é +/- semelhante à minha. Como podemos nós, leões de raça, escrever sobre o nosso clube para o galvanizar se os desaires não nos deixa nem escrever quanto mais galvanizar?

    Esperemos mesmo que a volta tenha sido dada à equipa no jogo com o Horsens e que a nossa motivação seja contagiada pela equipa, pelos resultados, pelo Sá Pinto.

    Força a todo o mundo leonino que bem precisamos!

    ResponderEliminar
  4. Sérgio Minhalma5/9/12 12:49

    Caro amigo sportinguista, partilho das tuas ideias-chave a propósito das opções do nosso treinador.É um facto que temos um plantel bastante interessante, sem dúvida um dos mais ricos dos últimos tempos, e como tal temos a obrigação de fazer muito mais e melhor. Não entendo sinceramente a inclusão de Adrien no 11 titular do Sporting, custa-me ver aquele gajo ali sem dinâmica, sem posse de bola a jogar naquela posição. Por o jogador a titular apenas para que ele assine um contrato é dar um tiro no próprio pé, não faz sentido nenhum. Parece-me que nem o Sr. Adrien Silva merece o tratamento que o meu clube lhe está a dar, em razão do que ele tem protagonizado nos últimos meses. O André Martins, o Labyad e o próprio Izmailov, esse sim faz sentido jogarem a 10, nunca o Adrien. A bola rola pouco naquele meio-campo, a posse é atabalhoada. O Ricardo Sá Pinto é um grande Sportinguista, sem dúvida, gostei da postura dele no ano passado, mas este ano começou mal. Vou-lhe dar o benefício da dúvida, mas é preciso mais, é preciso mais Raça, mais Atitude! Em 30 anos fomos campeões 3 vezes. Perdemos tanto tempo e energia a querer que os outros percam pontos, mas temos é que nos focar no nosso sportinguismo, em nós, no nosso clube, nos nossos sócios, no Sporting Clube de Portugal. Força Sporting! Vamos lá! um abraço a todos

    ResponderEliminar
  5. Com bons ou maus jogadores, com bom ou mau treinador, perante a cumplicidade das instâncias desportivas para com um dos nossos rivais pouco ou nada poderá o SCP fazer.

    Esta noticia é escandalosa!

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=350958

    Jesus levou 15 dias de castigo pelas declarações que prestou no final do SLB-FCP o ano passado para cumprir AGORA, que o campeonato está parado!
    Ou seja, não falha nenhum jogo!

    Nem se dão ao trabalho de disfarçar!

    Passe o vernáculo, puta que os pariu!

    Vou esperar sentado pelo castigo do Luisão.

    Jarvalho.

    ResponderEliminar
  6. Jarvalho,

    É por estas razões que nós temos que estar melhor preparados e não perdermos oportunidades umas atrás das outras.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Sá Pinto tem uma nova oportunidade de recuperar a confiança dos adeptos, mas se perder na Madeira veremos lenços brancos!

    ResponderEliminar
  8. Ilustres Sportinguistas:

    É com muita pena minha que vejo a equipa de futebol profissional do nosso clube na situação miserável a nível desportivo em que se encontra...Temos jogadores com qualidade?Sim temos..Temos condições de trabalho extraordinárias? Sim temos...Temos sócios e adeptos extraordinários no apoio ao clube? Sim temos...o que falta?...Na minha óptica falta ambição..falta um estrutura que não diga que está sempre tudo bem e que pense(ou melhor, fale)em projectos a médio prazo...queremos ganhar já...falta profissionalismo directivo..falta "pressão" na equipa..nos jogadores..no treinador...não nos podemos satisfazer com uma equipa que joga um futebol que mais parece que estamos a jogar para manter de divisão..somos mais que isso,podemos mais que isso e merecemos mais que isso...somos dos maiores clubes europeus, mas por este caminho não nos vamos poder vangloriar com este"titulo" muitos mais anos...QUEREMOS UMA EQUIPA GANHADORA, VENCEDORA, AMBICIOSA, QUE NÃO TENHA MEDO..QUE NÃO SE ESCONDA ATRÁS DA LINHA DA BOLA...QUE ASSUMA O JOGO COMO GRANDE EQUIPA QUE SOMOS..QUE NOS DÊ PRAZER VER JOGAR...AFINAL MEUS SENHORES...NÓS SOMOS O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

    ResponderEliminar
  9. Meu Povo:O Sporting como a seleção,tem falta de homens golo!Os pontas de lança,em vez ge jogarem a ponta de lança tipo Jardel,não andam atras dos defesas inglóriamente a apanhar papeis.Os defesas é que tem que marcar o ponta de lança.As desmarcações devem ser feitas com mais rapidez.Profissionais não sabem com que ´pé á que se remata.Nos livres em vez de sairem correm para dentro da área.A Snra da Loja verde tem o meu livro que não pagou,APONTAMENTOS TÈCNICOS DE FUTEBOL.Está á venda CASA TRAVASSOS.O ponta de ,lança tem que ter mais apoio.Se o livro estiver esgotado envio á cobrança o que precisarem a 8 euros com despesas incluidas.Os meus netos são do Sporting,andam muito em baixo.Tem que falar mais com os jogadores.Nenhum jogador sabe dizer o que +e um ângulo de remate.O ângulo de remate de penalty,são 36ª graus.Mauricio Arrais.R D António Prior do Crato n 286 1ª Dtº Abrantes.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!