Próximo Jogo

Próximo Jogo

18/09/2012

Arouca vs Sporting: o facciosismo e a objectividade

Acerca do FC Arouca - 1 - 2 - Sporting CP "B", e do comunicado (link) prestado pelo Clube aveirense, a destacar:

  1. Quanto ao jogo propriamente dito, queremos destacar o comportamento diferenciado das duas partes do jogo, pese embora a dualidade de critérios nas decisões da equipa de arbitragem prejudicando sistematicamente o FC Arouca
  2. Com uma exibição digna de registo o FC Arouca viria para o intervalo com a vantagem de um golo (1-0).
  3. Contudo, com o intervalo e com a pressão que o Sr. Manuel Fernandes (delegado do Sporting CP) fez sentir junto ao balneário dos árbitros, através de um tratamento de grande intimidade suspeita, tipo: Ó João não te deixes ir em fitas por esta gentinha que está nos lugares cimeiros à custa de penalties, eles não prestam para nada são uns serranitos”, tal comportamento causou nos arouquenses grande indignação, a que não estavam habituados, uma vez que sempre foram tratados pelos adversários com muito respeito.  
  4. Com este modus operandi, o tal amigo João Capela deixou-se influenciar pela dita pressão, pelo que com as suas decisões desastrosas influenciou o resultado final, já que em apenas 5 minutos apontou a marcação de duas grandes penalidades inexistentes, conforme se pode comprovar pelas imagens televisivas e presenciadas em directo pela Sport TV. 

  1. O Sporting CP não se imiscui no critério do referido árbitro, pela que a dualidade é tão só uma questão de perspectiva.
  2. No desporto, em geral, e no futebol, em particular, exibições não ganham jogos. Para se ganhar, em futebol, é preciso que se marquem golos, afinal o objectivo máximo da modalidade. O FC Arouca fê-lo por uma vez na primeira-parte, o Sporting CP não conseguiu, pelo que o resultado se ajustava.
  3. O FC Arouca acusa Manuel Fernandes, gravemente, por suposta coacção sobre o árbitro da partida - João Capela - reproduzindo interpostas declarações de si só também graves. Exigem-se provas ou, na inexistência destas, a procedência efectiva a um processo por calúnia, perjúrio e/ou difamação para com os visados - Manuel Fernandes e, por conseguinte, Sporting Clube de Portugal.
  4. O Clube aveirense afirma, peremptoriamente, que João Capela «apontou a marcação de duas grandes penalidades inexistentes, conforme se pode comprovar pelas imagens televisivas e presenciadas em directo pela Sport TV. A este respeito, ver vídeo acima aos 2m25s do vídeo (minuto 61 do jogo) e aos 3m20s (minuto 65 do jogo) - na primeira grande penalidade, a lei de jogo diz que a falta é marcada onde acaba e não onde começa, sendo que a falta acaba já sobre a linha de grande área (ou até já dentro da área); na segunda grande penalidade é visível e notório o impedimento de que é alvo o jogador Pedro Mendes por um adversário arouquense. De facto as imagens comprovam os factos ocorridos, assim como comprovam que a perspectiva do FC Arouca só pode ser desculpável pelo facciosismo em que é tida.
Nota: Independentemente do que se passou durante o jogo, esteja a razão de que lado estiver, nada - e sublinhe-se NADA - desculpabiliza nem, muito menos, justifica o ocorrido nos momentos imediatamente após o jogo (ver vídeo abaixo). Não tentem tapar o Sol com a peneira e, por favor, não façam de mim parvo. Nem de mim nem dos adeptos de futebol em geral.
P.S.: Não será isto uma manobra de diversão perante a possibilidade de um futuro incumprimento no pagamento de salários e afins?! É dar tempo ao tempo...
Partilhar:

12 comentários:

  1. é tudo uma cambada! sentiram-se roubados e é assim que reagem! se sentissem a camisola SCP ja tinham morto muitos arbitros! nao se passa cartao a este tipo de gente

    ResponderEliminar
  2. Só podem tar a brincar....!!! penaltys clarinhos como água...queriam o q? q tapasse os olhos e nao marcassem!!? Porra era o q faltava. Qt ás supostas pressoes de MF terão de provar sob pena de serem ridiculos! Será q a cegueira é tal q impede de ver a verdade!? Pode custar perder com 2 penaltys em tao curto espaço de tempo, mas deveriam é recriminar quem os fez....
    Por este andar teriamos uma revolução no funchal onde fomos prejudicados.
    Lascp

    ResponderEliminar
  3. Vila Verde19/9/12 00:13

    o mais ridiculo disto tudo é que andamos em guerras com um clube regional da 2ºdivisão. vamos é virar-mos-nos para os reais problemas que temos

    ResponderEliminar
  4. Vila Verde,

    Eu não escreveria este post se tivesse uma opinião tão redutora acerca do assunto quanto você. Como diz - e bem - seria ridículo se a "guerra" fosse para com um Clube regional da II Liga. Mas não é...

    A questão aqui é muito mais vasta, trata-se da tão propalada verdade desportiva e, aqui, nem nem, muito menos, o Clube poderia deixar de tomar uma posição. Porque o facciosismo com que o FC Arouca deturpou e subverteu completamente os factos é simplesmente atroz. E nem eu, e - espero - nem o meu Clube poderão pactuar com mentiras que, contem-nas quantas vezes quiserem, nunca passarão a ser verdade.

    Aqui, a verdade dos factos está exposta nas imagens (que, aqui sim, valem mais que qualquer palavra) que o FC Arouca toma como sustento para a sua perspectiva das ocorrências. Completamente errada, por sinal.

    E coisa nenhuma, em desporto, pode ser justificável e/ou desculpável pelo que se passou nos momentos imediatamente após o término do encontro. Nada mesmo. Eu sentir-me-ia ultrajado se semelhante ocorrência se passasse no José Alvalade, com ou sem razão. É simplesmente inconcebível...

    Daí a minha opinião (que vale tanto como qualquer outra) de que o FC Arouca tomou o caso para se expiar de alguma coisa que estará por aí a vir, mais tarde ou mais cedo. Quanto a isso, a declaração de que o FC Arouca poderá abandonar as competições profissionais, na minha opinião, significa que o Clube não se encontra com as condições regularizadas para tal ou estará em vias de as perder. É o tal tapar o Sol com a peneira, como se nós todos fossemos completos ignorantes.

    Por fim, implicar um árbitro e um dirigente de outro Clube para tentar sonegar outros factos é, de todo, de muito má-fé.

    Mas que dizer, "o fair-play é uma treta" e mais vale acusar os outros primeiro, antes que os acusem a eles próprios...

    ResponderEliminar
  5. Vila Verde19/9/12 01:59

    boas mauro. eu não estou a criticar o seu post. Acho é desnecessário o Sporting estar a alimentar esta birra da malta de Arouca. Nós não temos nada a ver com isso. Toda a gente sabe quem é o Manuel Fernandes, toda a gente lhe reconhece seriedade e o reconhece como uma figura do futebol do Sporting e do futebol português. Não é por um acessor de um clube regional vir mandar 2 ou 3 postas de pescada, que o SPorting, maior clube português, tem de responder.

    ResponderEliminar
  6. Meus caros, o Arouca tem um histórico e uma reputação impecável no que toca a salários! É um clube que paga bem e a tempo e horas. Se calhar o vosso clube não pode dizer o mesmo...
    Não há qualquer incumprimento nem risco disso, o clube apresentou sempre as suas contas aos sócios e tem dado continuamente lucro no fim do exercício.
    Aliás pensar que um clube poderia praticamente no início do campeonato, após renovar 90% da equipa, ter já incumprimento é no mínimo estúpido. Eu sei que nós não somos gente fina de Lisboa mas acreditem que também sabemos fazer orçamentos e planear uma época. Às tantas se os vossos duques e marqueses tivessem um pouquinho da competência da nossa direcção de "serranos" o Sporting neste momento não teria passado de um dos três grandes à anedota de Portugal e a um clube actualmente em risco de falência que tem que vender o titular da lateral direita da selecção por meia dúzia de trocos para não entrar em falência, ou que inclusivamente apareceu na lista negra da UEFA de clubes com dívidas. O Arouca, podem procurar, não aparece em lista de caloteiros em nenhum lado, ao contrário de vocês.

    Quanto aos incidentes, se é obviamente verdade que os actos de invasão do campo são graves e injustificáveis, também o são o acto de se trancar num balneário ao intervalo com o árbitro. E também o é provocar constantemente público e jogadores do Arouca.
    Esse energúmeno de seu nome Manuel Fernandes cometeu um acto escandaloso que foi observado por várias testemunhas, inclusive o delegado da liga, ao entrar na cabine do árbitro e trancá-la por dentro ao intervalo.
    A não ser que como habitualmente os clubes de maior porte movam as suas influências e os seus subornos, tanto o energúmeno como o clube outrora grande que o apoia terão que ser castigados. Mas, quando vemos que até um depósito objectivamente provado na conta de um árbitro passa em claro para o Sporting, já sabemos que provavelmente nada acontecerá à anedota de Portugal.

    Mesmo assim lutaremos pelos nossos direitos e para que gente que só faz mal ao futebol não passe impune por actos de corrupção efectuados à vista de todos. O Arouca pode ser pequeno mas felizmente nunca teve dirigentes a fazer depósitos em contas de árbitros nem nunca precisou de 17 penaltis para ser campeão. Nestes últimos anos o Arouca conta com 2 subidas de divisão enquanto que o Sporting tem como feito mais relevante dos últimos anos ter sido derrotado pela Académica na final da taça e ter batido o recorde de golos sofridos numa eliminatória da Champions. Muda aos 5 e acaba aos 12!

    ResponderEliminar
  7. recusar-me ei a aceitar sempre que um clube como o nosso,que deu a portugal o 1º campeão olímpico,carlos Lopes,um ciclista capaz de ombrear com os melhores do mundo,joaquim agostinho,um génio do hóquei em patins que fez do sporting campeão europeu na modalidade,e que é o único clube do mundo que tenha formado 2 jogadores considerados em anos diferentes os melhores do mundo em futebol,Figo e Ronaldo,recuso-me a aceitar que tudo isto,toda esta foraça,tenha desaparecido.

    ResponderEliminar
  8. Arouca,

    Vai desculpar-me mas prefiro não lhe responder. Posso dizer-lhe porquê até: porque essa não é a resposta de um arouquense, é a resposta de um benfiquista e, perante tamanho carpir de mágoas, só o posso reencaminhar para o outro lado da 2ª circular. Mais, cá estarei atentamente quando surgir o vosso jogo frente ao Benfica B.

    Por fim, as imagens estão no post, nomeadamente dos lances em que se dizem lesados. E dizem-no sem qualquer razão. Aliás, foi a única coisa de que não falou. Claro...

    Bem-haja e um abraço...

    Ahh, e não me qualifique como gente fina de Lisboa, que eu sou tão ou mais aveirense quanto você!

    ResponderEliminar
  9. arouca

    Você é um triste, que não está a "só" a defender o Arouca, está tambem a ofender o Sporting! Está a falar (como um andrade ou lampiolho) chamando clube falido à maior força desportiva do País (que quase todos os dias ganha títulos), que tem 11 MIL ATLETAS! E 37 MODALIDADES! Quantos tem o seu clube? Qualquer que seja ele? E modalidades? pelo que escreveus vê-se que é um ignorante e Burgesso! Saudações aos verdadeiros Arouqunses.S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  10. Meu caro anónimo, eu talvez tenha ofendido o Sporting mas se considera que chamar clube falido a um clube com o montante de dívidas do Sporting é ofendê-lo, o que é então dizer que o Arouca está a fazer isto porque não tem dinheiro?
    O que é isto então: "FC Arouca tomou o caso para se expiar de alguma coisa que estará por aí a vir, mais tarde ou mais cedo. Quanto a isso, a declaração de que o FC Arouca poderá abandonar as competições profissionais, na minha opinião, significa que o Clube não se encontra com as condições regularizadas para tal ou estará em vias de as perder. É o tal tapar o Sol com a peneira, como se nós todos fossemos completos ignorantes"

    Só vocês é que podem chamar falidos aos outros? E ainda por cima fazê-lo sem qualquer noção do que é o clube e as suas contas?
    É que todos sabemos como estão as contas do Sporting e se for a ler o meu comentário inicial, embora tenha sido duro vai ver que não disse mentira nenhuma. Todas as "bocas" que vos mandei são factos provados, embora muitos mesmo provados tenham sido arrumados para debaixo do tapete.
    Eu sei, você sabe e todos os sportinguistas sabem que o Sporting tem a corda ao pescoço! Não é o Arouca que anda à procura de investidores russos que eu saiba...

    Mas o essencial do comentário não é esse, é sim o comportamento do Manuel Fernandes. Porque eu também não concordo com a invasão de campo e o arremessar de cadeiras, mas isso foi uma consequência de um comportamento vergonhoso do Manuel Fernandes.
    E eu não quero saber nem me interessa o que ele fez como jogador ou treinador. O passado não iliba ninguém quando comete um acto como ele cometeu. E quem perde é o Sporting por ter corruptos como ele a dar a cara pelo clube.
    Porque eu concordo que o Arouca deva ser multado pelos actos dos seus adeptos, mas caso o delegado da Liga branqueie a coação vergonhosa do Manuel Fernandes ficará uma mancha inolvidável nesta competição. E esse "senhor" que ninguém duvide que é esterco da pior espécie.

    ResponderEliminar
  11. Arouca,

    Engraçado que outros Clubes, e nomeadamente o Benfica, também estão em falência técnica, mas ninguém fala disso. Sabe porquê?! Porque uns são filhos de Deus e outros filhos da p***, na imprensa, até porque uns encomendam notícias e outros não. E falo-lhe no Benfica porque já se percebeu perfeitamente que esse ódiozinho pelo Sporting só poderá vir de um adepto benfiquista.

    Comece a abrir os olhos e procure saber como é que o Vieira tem subido na lista dos portugueses mais ricos, às custas de quê e de quem. Quiçá se admire...

    Outra coisa, eu não chamei falido a ninguém, pus uma hipótese, o que é completamente diferente. Se quer pôr palavras na boca de alguém, que não seja na minha. Se não acha estranho um Clube ameaçar sair de uma competição tão só por causa de um jogo então o futebol para si deve ter tanta lógica quanto uma batata.

    Quanto a Manuel Fernandes, se quiser releia o meu post, que eu não o ilibo de culpas. Peço apenas que se prove o que se acusou. É que apontar o dedo aos outros é feio, sabe?!

    Mas, mais uma vez, não fala na situação que originou todo este diz-que-disse, que foram os 2 penaltys. Não existiram?! De certeza?! Ora reveja lá outra vez...

    ResponderEliminar
  12. Arouca, aproveito para lhe dizer que modere a sua linguagem ou os seus comentários serão, pura e simplesmente, ignorados. Boa educação é bonita e agrada a todos.

    Depois, quanto aos penaltys, existem os dois. No segundo que você diz não ser é mais que visível o agarrão por largos metros que o jogador do Arouca faz a Pedro Mendes. Reveja as imagens e deixe-se de facciosismos. Ahh, e o penalty que você diz haver a favor do Arouca: bem, só mesmo se considerar que, de ora em diante, os jogadores só podem jogar se cortarem os braços. É que no pseudo-penalty em questão o jogador do Sporting B tem o braço precisamente onde devia ter, a menos que tivesse que o cortar. Reveja as imagens, novamente... Pelo menos as imagens não saõ adulteradas, como as opiniões de certa gente!

    E, já agora, vai-me dizer que você estava no túnel de acesso aos balneáreos para comprovar o que você tão insistentemente diz?! É que, se estava, não podia pois lá só podem estar delegados ao jogo e restantes agentes.

    Prove-me aquilo que tão peremptoriamente e dar-lhe-ei razão. Até lá, ficamos assim...

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!