Próximo Jogo

Próximo Jogo

30/09/2012

Entre o seguidismo de uma direcção e a crítica da oposição

O Relatório & Contas foi aprovado (link), por larga maioria (61.1%), numa Assembleia-Geral pacífica, sem sobressaltos. Sinceramente, esperava sinais de descontentamento que, existindo, foram basicamente afogados. Instalou-se o conformismo, há falta de vontade de lutar. O Clube continua dos sócios, os mesmos que continuam a desperdiçar a imensa soberania que têm.

Não que um hipotético chumbo pudesse ser o princípio do fim deste estado de sítio (ineficaz) ou o início de uma qualquer mudança de paradigma no Sportinguismo dos seus sócios, mas talvez incutisse um certo sentimento de alerta na Direcção vigente. Assim, vão gozando do seguidismo de muitos, alheados da minoria crítica que continua dispersa e desorganizada. Sim, também na oposição é a anarquia que reina, infelizmente.

Partindo do princípio que nem todas as mudanças são boas, todos concordaremos que uma oposição forte pode impelir a discussão saudável (e salutar) que falta no Sporting Clube de Portugal. Neste momento, este todos contra todos em favor do todo que os próprios defendem não beneficia em nada o Clube. Haja oposição, mas saiba sê-lo, e sê-lo de forma a que o Clube beneficie sempre com isso. Nem todas as mudanças são boas, mas a mera possibilidade de tal coisa incute-nos um sentimento de esperança que, jogo a jogo, nos vai fugindo por entre os dedos. E se há mau sinal, é a perda dessa esperança.

Hoje, o Clube, através dos sócios presentes na Assembleia-Geral, deu uma parca imagem de si mesmo. Inerte, incapaz, quase definhante. Cordial, mas cordial demais; crítico, mas crítico de menos. A equipa de Futebol é, tão só, o triste espelho deste Clube que também é o meu.
Partilhar:

17 comentários:

  1. Triste é a divisão dos adeptos em relação a direção.
    O que iria adiantar chumbar as contas.? Mais instabilidade.? O que favorecia o SCP.?

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,

    Parece-me que o senhor não compreendeu a amplitude do que escrevi, que foi pouco mas que diz (quase tudo). Assim, peço-lhe que releia o artigo e que não o julgue ou catalogue antecipadamente como escrito por alguém que quer que isto continue ou que isto desmorone, até porque o que eu quero mesmo (e quereremos todos) é o bem do Clube.

    ResponderEliminar
  3. PArece-me que quando os socios nao vao a AG, e os que vão nao mostram o descotentamento... nao ha nada a fazer.

    ResponderEliminar
  4. Ou seja, quem não vota contra é seguidista, bonito....!!

    ResponderEliminar
  5. Caro Anónimo,

    A mim ensinaram-me a não fazer das minhas palavras ou pensamentos, os dos outros. A si, já não sei e, a bem dizer, nem me interessa...

    Não foi isso que eu disse, nem sequer quis suentender...

    Resta-me pedir-lhe que releia, se assim o entender, e que tente perceber o que aqui está escrito. Se não o entender, por mais que leia, não tenho qualquer talento para desenhos.

    ResponderEliminar
  6. Excelente post, uma visão bem mais "calma" do que a minha mas estou claramente de acordo, o Sporting entrou há muito numa fase descendente e há muito que o buraco do abismo é cada vez mais fundo, estamos cada vez mais longe dos nossos adversários que já foram directos e que agora apenas os vemos a lutar entre si pelo titulo e nós por lugares secundários mas isso pouco importa para muita gente porque o Sporting se transformou há muito num clube que tem muitos adeptos mais concentrados em olhar para o próprio umbigo do que realmente mostrar que amam este clube que também é meu.
    Excelente post e parabens, vamos à luta para salvar o Sporting!

    ResponderEliminar
  7. Agora mudaste de opinião Mauro?

    Depois de tanto me 'xingares' que eu era sempre do mal agora pensas que o Sporting está mesmo no fundo?

    ResponderEliminar
  8. "Sportinguista" e Bruno,

    Só vou dizer isto uma vez, portanto façam um esforço para entender, se é que têm sapiência para tal - num tabuleiro de xadrez há 3 lados e nunca só 2, ou seja, os brancos e os negros e uma terceira parte que está lá para se certificar que tudo está em conformidade com as regras do jogo, uma espécie de observador.

    Vocês os dois, de tão single-minded que são, sempre acharam e sempre tentaram colar-me a um dos lados, por muito que eu vos tenha dito incontáveis vezes que a única coisa que quero é que o Sporting ganhe com os dois lados da equação. De momento, BdC e GL juntos não dariam um Presidente em condições, quanto mais em lados opostos.

    O que eu não quero nem nunca quis, além de não tomar partidos, é que o Sporting saia perdedor de algo onde só deve ganhar, que é na sua massa adepta. E quanto a isto, hoje perdemos. E vamos continuar a perder, porque os sócios não sabem (e muitos nem querem) organizar-se de modo a que a oposição o seja de facto, e não apenas uma massa crítica (normalmente destrutiva) que acha que está tudo mal quase só porque sim. Há soluções, claro que há, mas ninguém quer saber sequer em escutá-las...

    E Bruno, quanto a ti, estás sobejamente apresentado, perante aquela página nojenta (que nem sei se ainda tens) que em vez de ser Sporting é (ou era) de um qualquer outro Clube - quiçá o Bruno de Carvalho FC. E o mesmo diria se fosse GL...

    Enquanto não perceberem que nós não precisamos de GL's ou BdC's ou quaisquer outros personagens para nos fazermos ouvir, não vamos a lado nenhum. E para acabar, dizer apenas que o Sporting merece os adeptos que tem, os tais 500 e muitos que iam à AG manifestar-se mas que à última da hora ficaram toos em casa...

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o post. Mas, o que é facto é que muitos dos que comentam nos blogues e a grande maioria dos que participam nos foruns (na internet) nunca pagaram uma quota ao Sporting!!! Nunca ajudaram o Clube, e são por vezes...Os mais exigentes. Na blogosfera à muita discussão, mas nas AGs não existe, pois muitos daqueles que têm um ponto de vista diferente, (e deveriam expressá-lo no local próprio) não podem estar presentes, pois não querem ser sócios! É pena. S.L.

    ResponderEliminar
  10. Fassa-me um desenho a explicar isto:

    ''Instalou-se o conformismo, há falta de vontade de lutar''

    Quem votou a favor é conformista?

    ''Os sócios continuam a desperdiçar a imensa soberania que t~em''

    Como é q nao a desperdiçavam??

    ''Vão gozando do seguidismo de muitos, alheados da minoria crìtica''

    Lá extá. a maioria dos q votam a favor são seguidistas!!

    ''Inerte. Incapaz. Definhante''

    Porque as contas foram aprovadas? Porke não houve protestos??

    Falta-lhe respeitar quem lá esteve, especialmente quem votou a favor!! Admite-sse ter de se ler que se é seguidista, desinformado, amorfo e inerte por se ser civilizado e aprovar as coisas??? Todos os que votam a favor e não 'fazem barulho' são isso???

    Acho k isso não faz sentido, é uma vergonha. O Sportin sao os socios!!!

    Viva o Sporting!!!

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo,

    Peço antecipadas desculpas, mas se você nem escrever sabe, como vai saber ler e interpretar o que está escrito?!

    Fique com a opinião que quiser de mim, julgue-me o quanto quiser, não o faça é perante interpretações erradas que você próprio toma por si mesmo.

    Já vi que não consegue mesmo perceber o que aqui está escrito e que pensa que isto é tão redutor ao ponto de apontar para um só motivo. Alargue os espectro e pense, talvez, nos últimos 20/30 anos do Clube, no que aconteceu e em quem foi validando o que se foi passando. Foram esses quem desperdiçou (e contnuam) a soberania que têm.

    Por último, fico triste por saber que as coisas até já se aprovam por civismo. Pensei que fosse por outra coisa, mas adiante...

    O que não faz sentido é ir acumulando milhões de prejuízo, como de quem fala em tomar um café, e ninguém parecer minimamente preocupado com este rumo.

    A minha posição está tomada de início, basta ler o título. Não estou nem do lado de A nem de B, estou do lado do adepto preocupado com o Sporting Clube de Portugal, o mesmo que sempre amei desde que me tomo por gente, e que vai perdendo identidade a cada ano que passa.

    ResponderEliminar
  12. Mauro,

    Confesso que também eu não percebi algumas coisas no post e julgo que o problema não terá sido meu mas sim da opção que fizeste em andar em cima de uma linha vaga e indefinida. E pelos vistos também não fui só eu...

    ResponderEliminar
  13. Concordo com o post, o sporting actualmente é isto uma data de cegos que só vêm os próprios interesses à frente, infelizmente os pouco bem intencionados que zelam pelo clube não o sabem fazer e quando o tentam só pioram as coisas.

    ResponderEliminar
  14. Depois deste post e dos comentários todos do Mauro só falta perguntar:

    e tu? estiveste lá? falaste? apresentaste a tua opinião como sócio? será que és sócio?

    ResponderEliminar
  15. Boas,
    Li o seu artigo com atenção e deixe-me lhe dizer uma coisa, Os sportinguistas estão inseridos numa Sociedade passiva, dominada pelo medo e pela descrença. Durante anos Medina Carreira Foi dando o Mote e os portugueses o que fizeram nada, votaram sempre nos mesmos. Transpondo para o Sporting, O senho fala que falta uma oposição esclarecida e que os sócios vivem no Conformismos, os Sócios não vivem conformados simplesmente ainda não acordaram para a realidade, quanto à oposição como pretende que fosse feita, Se numa AG que é onde dizem que se deve discutir o clube, temos apenas 3 min o que o senhor fazia em 3 min? Neste momento vejo as coias assim, à um ano e meio foram apresentados dois projetos, quis o destino que sabe lá deus quem que GL ganha-se, e de substancial o que temos, mais prejuízo e menos competitividade desportiva! É este o Sporting que quer? Á 15 anos foi-nos apresentado o Santo Gral, o projeto Roquete, por uma razão ou outra falhou, temos de seguir em frente assim como não acho certo de acusar-mos de ladrões que lá está, acho no mínimo hilário de chamar de oportunista e de sabe-se lá mais o quê quem tem dado a cara e mais, apresentando alternativas Diferentes e viáveis daquelas que temos tido! Olhando para o Tabuleiro e para o Quadro geral temos um Clube Falido(Apenas suportado pela Banca, Sem Patrimônio, com os passes dos seus Jogadores vendidos ao desbarato e com uma Séria crise anímica, Portanto companheiro vamos ser exigentes com quem nos Governa, e olhar com esperança para o que se apresenta de alternativa!

    ResponderEliminar
  16. Com 2 petardos mostrava-se o inconformismo, não era?

    ResponderEliminar
  17. Caro anónimo,

    Acha mesmo que isso me passaria pela cabeça?! Não me conhece, deixe-se de confrontismos...

    E, se não fôr pedir muito, leia o post seguinte, talvez perceba melhor...

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!