Próximo Jogo

Próximo Jogo

21/09/2012

Inércia

Desde a pré-temporada que qualquer adepto identifica os mesmos problemas no jogo da equipa. E esses estão longe de poder ser atribuídos a qualquer dos jogadores, por melhores ou piores que sejam. É possível (e muito provável) que não estejamos todos certos nas (muitas) críticas que cada vez mais se vão lendo e ouvindo mas, com certeza, entre toda a crítica, divergente ou convergente, algo estará certo e, quiçá, talvez seja o primeiro passo para a cura desta dormência a que, cada vez mais, a equipa se vai rendendo, desprovida das forças que precisa para o contrariar.

Ao fim de 6 jogos oficiais e outros tantos jogos amigáveis, é notório o mesmo marasmo técnico-táctico, disfarçado aqui e ali por rasgos de criatividade de um ou outro jogador. A inércia tomou conta da equipa, conduzida por um timoneiro que teima em atirar as culpas para a sorte ou azar e outros lugares-comuns, incapaz de assumir as próprias culpas.

A equipa está presa, agrilhoada à táctica, às posições que ocupam no terreno. Em favor do equilíbrio, diria Ricardo Sá Pinto. Em desfavor do futebol diria eu. Não há explosão, encanto, magia, não há encanto, não há nada. «O nada é manifestamente exagerado, mas vale a pena usá-lo, porque serve para sublinhar o essencial. Este Sporting não sabe atacar, aborrece, em diversos momentos dos jogos duvida-se que seja sua vontade fazê-lo. Nunca arrisca.» (link) - dizia Luís Sobral, com o qual, desta vez, sou obrigado a concordar. Sem pressão alta (bem, o Sá Pinto diz que a pressão está a funcionar), sem alegria, sequer sem a raça da última metada da época passada.

O futebol moderno vai-se tornando, cada vez mais, uma ciência. Mas nunca será exacta - parece ser isto que o treinador não percebe, por entre tanto curso que tirou. Não há currículo que lhe valha nos 90 minutos de cada jogo, há o querer, o fazer, o agir, muito mais que qualquer palavra de crítica ou incentivo. E assim se vai destruindo a imagem quase divina de um ídolo do Clube.

E com ele a descrença, a incredulidade e - pior - a indiferença de uma massa adepta impaciente, ansiosa, sedenta de vitórias. Quase desesperada. Triste, revoltada e tudo quanto de mau não queria estar eu a escrever...

O futebol é injusto, Ricardo, mas o teu trabalho é precisamente inverter essa tendência.

Até Segunda-feira, às 20h15!
Partilhar:

10 comentários:

  1. Sa pinto ou percebe e corrige, ou perceber que nao corrige e sai.

    ResponderEliminar
  2. Filipe Guedes21/9/12 18:46

    Só faço uma pergunta?

    Quem escolheu Sá Pinto? Quem assinou com ele um contrato de 2 épocas e meia? Quem achou mesmo que ele tinha competência para colocar a equipa a jogar o futebol que se exige a um clube com a grandeza do Sporting?

    Quando se vai começar a exigir responsabilidades, não apenas aos treinadores, mas a quem escolhe os treinadores?

    ResponderEliminar
  3. Comentador Filipe Guedes:

    Pensei que ias só fazer uma pergunta...

    Quanto ao Sá Pinto, penso ter chegado ontem ao limite da minha paciência.
    Convenci-me, por fim, que está na hora do Sá sair.

    Já não vai lá.

    A equipa entrou num estado de desânimo tal que só mudando tudo o que esteve na sua génese arribará.
    Um pouco como aconteceu o ano passado a meio do campeonato e fez Domingos sair.

    Aliás, o ano passado, o discurso do Domingos, a partir de certa altura, passou a ser surreal, como está a acontecer agora com o Sá Pinto.

    Por muito que me custe, estou convencido que com Sá Pinto a equipa do SCP já não passará disto e a tendência será piorar cada vez mais.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  4. Sem duvida que Sá Pinto não tem mãos para esta equipa.

    Denota ser limitado, não acerta nas subsituições e acima de tudo não consegue olear a equipa de modo a que esta pratique bom futebol.

    Desde que pegou na equipa que esta não tem um futebol que faça sonhar os adeptos e, se nos seus primeiros meses teve a desculpa de estar há pouco tempo no comando técnico e de estar a treinar uma equipa que jogava sobre brasas, nesta nova época não tem desculpa e os lenços brancos que ontem se viram no estádio é um bom exemplo disso.
    Parece-me que é um treinador a prazo, o que me dá que pensar é a forma como vai sair, e como será visto pelos adeptos a partir desse dia...

    ResponderEliminar
  5. Grande texto e com o qual estou plenamente de acordo mas o que mais me preocupa é o silencio do presidente que já deve ter ecos da insatisfaçao dos adeptos e não vem a terreno.
    Mas ao mesmo tempo é perigoso porque a ultima vez que o fez ja todos sabemos o que se passou.

    ResponderEliminar
  6. AGORA juve leo gritem impurperios contra o sa. vamos força. tenham eles no sitio

    ResponderEliminar
  7. Não é nada constrangedor, é agora constrangedor ver o Sporting acabar o campeonato ora em 4ºlugar, ora a lutar com o Sp.Braga pelo 3ºlugar!
    Não sabes de quem é a culpa?
    A culpa é da incompetência que existe dentro do clube, dos compadrios e dos apoiantes dos incompetentes...
    Não pode perder pontos com equipas acessíveis?
    Claro que pode, se vamos a falar disso já estamos a desestabilizar..."é comer e calar"!
    Sobre os objetivos para esta época?
    - Não vamos ser campeões...nem que estejamos a sonhar...aliás eu até já "ouvi" por aí que ficar em 2ºlugar era uma "grande vitória"...
    Sobre a saída de Insúa ainda "dou de barato" ao atual treinador do Sporting, o jogador não se apresentou neste inicio de época na mesma forma que na época passada mas existem outras questões que podem ser colocadas:
    - Labyad que chegou com o "rótulo" de estrela e não joga;
    - O porquê da substituição disparatada em Guimarães ao minuto 88 de Capel;
    - A insistência em jogar com um meio-campo com três unidades de grande maioria de características defensivas, só ontem alterou o figurino;
    - Porque não conseguiu ainda o Sá Pinto colocar esta equipa a jogar futebol que se veja?
    - Porque é que uma equipa com as aspirações (se ainda as tiver) do Sporting inicia a época apenas com um ponta de lança?
    É estarmos a repetir-nos mas é mentira?
    Mas meu caro Fernando não tens mais de te preocupar e não te enerves, até porque o que se está a passar não é surpresa para ninguém, até porque a pré-época deixou indicativos para o que agora se está a passar, já devíamos estar "habituados" porque não vemos o Sporting há muito tempo no lugar a que tem direito...a culpa é de quem?
    Será que é de quem não é sócio e só por esse facto já contribui em muito para que o clube não tenha de uma vez por todas pessoas competentes para o servir?
    A culpa será de quem não vai a Alvalade por este ou por aquele motivo e só por isso o Sporting tem as prestações que tem em termos de equipa de futebol?
    Isto tudo causa-me dor e náuseas desde de Março de 2011 numa vergonhosa madrugada que manchou o nome do clube e após isso o que temos visto são vergonhas atrás de vergonhas!
    Muitos dirão, porque estou sempre a criticar mas é simples responder a isso, o que mudou para não se criticar?
    Quais foram as inversões para melhor desde que este presidente entrou no clube?
    Nada, não mudou nada...aumento do passivo e a cada fim de semana que passa nos afastamos cada vez mais dos ditos outros grandes e vemos um Sp.Braga a querer tomar o nosso lugar, só lhe faltam mesmo é os títulos...o FCPorto ultrapassou-nos num "abrir e fechar de olhos"...
    Somos envergonhados com a situação dos papeis de parede que a UEFA tinha aprovado e depois foi desmentido, somos envergonhados com dirigentes que são suspeitos de "corrupção", somos envergonhados com dirigentes que são condenados e estavam ao serviço do clube e não têm a vergonha de se demitirem, somos envergonhados anos após anos a contratar "aprendizes" de treinadores e o desta época não foge À regra, apenas tendo a seu favor o facto de ser sportinguista mas isso não chega!
    Eu não odeio as pessoas mas odeio o que fazem ao Sporting e odeio o que alguns adeptos ainda vêm defender depois do que esta gente faz ao Sporting!
    Voltando aos culpados meu caro Fernando Mendes, verifica a lista em baixo, pode ser que fiques esclarecido:

    ResponderEliminar
  8. Anónimo com que autorização colocas aqui um texto de outro blog sem autorização do mesmo?

    ResponderEliminar
  9. Os dias do Sá em Alvalade estam contados não me parece capaz de inverter os acontecimento (não é que ele não dê o seu melhor não tem é capacidade para mais devido à vasta falta de experiência que tem é notório que não tem estaleca para treinar um clube grande)

    ResponderEliminar
  10. Agora eu pergunto te, Mauro

    Achas que o Sá Pinto continua a ser uma opção válida?

    Torsi

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!