Próximo Jogo

Próximo Jogo

26/10/2012

Quando a incompetência e o amadorismo já cheiram mal... o que fazer?

Todos sabem que eu não votei nesta direcção. Apesar disso, tenho tentado ser o mais ponderado possível nas críticas à sua gestão do Sporting, porque como já escrevi inúmeras vezes considero o exagero nesse sentido inútil e prejudicial à própria instituição. No entanto, como todos nós, tenho o meu limite. Acho que este ontem foi definitivamente atingido. O amadorismo e as falhas de principiante na gestão do futebol têm sido demais para eu permanecer calado, com o grande destaque para o incompreensível atraso na contratação de um treinador minimamente aceitável. Estes erros patéticos custaram a eliminação da Taça e provavelmente o mesmo destino na Liga Europa, contra equipas ridiculamente fracas. O Sporting, os Sportinguistas e o próprio Sportinguismo estão feridos no seu âmago. Sendo certo que melhores dias virão, qual será o melhor caminho a seguir?

Como é óbvio esta é mais um pergunta sem resposta fácil e quanto à minha posição tenho que vos dizer que sinceramente estou dividido. A hipótese de eleições antecipadas está em cima da mesa, sempre e quando chegar à mesa da Assembleia Geral (AG) um pedido de AG eleitoral com uma lista de assinaturas correspondentes a 500 votos, se não estou em erro. Mas se por um lado estou farto desta gestão indubitavelmente incompetente até ao momento (pelo menos ao nível do futebol), por outro as alternativas não me parecem animadoras. Refiro-me à clara falta de uma oposição à direcção de Godinho Lopes com um projecto alternativo credível e sustentável. Neste cenário há claramente um nome que imediatamente nos vem à cabeça. Confesso que depositei e continuo a depositar muita esperança no dinamismo, carisma e ideias novas que Bruno Carvalho possa trazer ao Sporting. Tenho que dizer que a falta de ideias e soluções para além da crítica óbvia e fácil que têm vindo deste presidenciável leonino têm sido para mim uma desilusão. Apesar disso, é importante referir que Bruno Carvalho nunca deixou de dizer o que pensava e participar em todas as AGs, jamais se ausentando da vida do nosso clube. O seu mais recente silêncio mediante a crise profunda vivida poderá sugerir uma inflexão da sua estratégia para uma postura eleitoral ou precisamente o contrário? Que pensam os Sportinguistas e leitores do SVPN do caminho a seguir? Eleições ou Estabilidade? Terá Bruno Carvalho um projecto para um Sporting viável e vencedor?
Partilhar:

8 comentários:

  1. Bruno de Carvalho tinha um projecto deficiente no que ao futebol diz respeito. Não passam a ser boas ideias apenas porque as coisas estão a correr mal.

    Objectivamente, isso não implica que BdC não possa, no futuro, ser solução. Contudo nunca o será se não resolver os problemas ou casos omissos da sua candidatura.

    Admito que vejo em BdC uma pessoa capaz de comunicar com mais clareza. E, quem sabe, capaz de passar uma ideia de presidência forte. Mas passar essa ideia a ser, de facto, uma presidência forte vai todo um "universo".

    De resto, não me parece que o cenário de eleições antecipadas possa ser ponderado agora. Ag não foi convocada e muito menos parece haver mobilização séria nesse sentido. Não obstante, acredito que mais tarde ou mais cedo haverá eleições convocadas pelo Presidente Godinho Lopes e, provavelmente, ganhas por este.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o JMM. No entanto, tenho pena de não se exigir tanto dos outros candidatos (entre eles o actual presidente GL) como se exige do Bruno de Carvalho. O BdC precisa disto e daquilo para ser uma boa opção, já o GL basta-lhe aparecer com LD e Freitas, sem projecto nenhum, para conseguir vencer.

    ResponderEliminar
  3. Relativamente a Godinho Lopes, o seu "tempo" no Sporting já acabou. Se ele tivesse humildade suficiente já se tinha demitido. O seu projecto, se é que alguma vez teve, faliu! Os seus "homens fortes" saíram: PPC, Carlos Barbosa, Luís Duque e Carlos Freitas. Em 19 meses já vamos no terceiro treinador. Godinho Lopes teve a distinta lata de dizer que Domingos era o seu treinador para o triénio e foi despedido. Disse que Sá Pinto era o seu treinador para o triénio e foi despedido. O que significa triénio para GL? 3 meses? Agora diz que Vercauteren tem o "ADN" do Sporting? Mas alguém pensa que Vercauteren vai resolver todos os problemas do Sporting? Claro que não! Só um tresloucado é que pensa isso. Para bem do Sporting e de GL, eleições eram necessárias. GL até podia ganhar e aí tinha toda a legitimidade para governar. Assim não tem.

    Relativamente ao Bruno de Carvalho, tem ideias boas, concretas para o futebol mas será o que nós precisamos? Não sei, tenho as minhas sérias dúvidas. Fala se que Bruno de Carvalho pode se juntar a Tomás Aires e avançar, nas próximas eleições, com um projecto. O grande problema do sporting é não ter uma alternativa bastante credível.

    Torsi

    ResponderEliminar
  4. Excelente post e com o qual concordo na totalidade, só não percebi esta parte:
    "Eleições ou Estabilidade? Terá Bruno Carvalho um projecto para um Sporting viável e vencedor?"
    Eleições quer dizer que BdC pode entrar no Sporting?
    E a estabilidade é Godinho Lopes?
    Não sabemos se BdC tem ou não um projecto viavel para o Sporting e o nome do presidente a mim pouco me importa o que queria era o Sporting campeão...

    ResponderEliminar
  5. Se Bruno Carvalho não é credível, quem é?!!!

    Os que lá tem estado todos estes anos a gamar património e aumentar passivo astronomicamente alto sem ganharem quase nada?!!!

    Ou ter só doutores e engenheiros que andam com a mão dada com a banca que gere o Sporting emprestando a juros altíssimos ao clube?!!

    ë que se existe alguém que neste momento deviam todos apostar as fichas era Bruno Carvalho, porque o resto é mais do mesmo, e já vimos que daqui, só mesmo para o fecho de portas///

    TO

    ResponderEliminar
  6. Sou a favor da estabilidade é verdade que GL tem dado muitos sinais de amadorismo mas penso que é resultado da sua falta de experiência, parece-me estar a tomar o caminho certo ao impor um regime presidencialista no Sporting e embora demorada a escolha de treinador (não era o meu treinador preferido para o cargo) parece-me acima do aceitável. Acho que GL merece uma 2º oportunidade para mostrar o que aprendeu com os erros...

    ResponderEliminar
  7. "Gestores" responsáveis pelo futebol de um clube, que pensam em Scolari como hipótese para treinador, não podem se manter nesses cargos. Exemplo dos métodos de treino deste simpático senhor:

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1074503-apos-erros-na-bola-aerea-felipao-poe-jogadores-para-pular-no-palmeiras.shtml

    E agora pergunto, se BdC tinha um projeto fraco ou duvidoso apresentado em campanha eleitoral, que projeto apresentou os então candidatos de GL? Foi um bom projeto?
    Foi o facto de ter LD e CF (já não estão lá!)? Foi o treinador, que apesar de não ter sido apresentado, já se sabia quem seria (e também já lá não está!)?
    Foi o facto dos jogadores, se BdC ganhasse, não pertencerem ou não serem escolhidos pelo Sporting, mas sim por um "fundo russo"?
    E os jogadores que agora estão no Sporting, entretanto contratados, foram escolhidos pelo Sporting (CF) ou pelo(s) fundo(s) (p.e. Quality Sports Investments de Peter Kenyon, Jorge Mendes)?
    Exemplo: Valentin Viola custou 4M ao Sporting (comparticipado por um fundo de investimento). É um jogador com potencial que nada de novo acrescentou ao plantel.
    Lima, custou 4M ao Benfica. É um avançado garantia de golos e já o comprova em campo com a nova camisola.

    Paremos para pensar...

    ResponderEliminar
  8. O Sporting Clube de Portugal precisa de sangue novo e com quem gosta do sporting e tem vontade. Hoje quando escrevo estas palavras, já há alguns candidatos a presidente , e Deus nos livre do Luís Figo (benfiquista por sinal)concorresse e ganhasse . Dias Ferreira ( grande sportinguista )avança sempre como candidato , mas nunca vai até ao fim , José Couceiro, sabemos por quem vai (será que queremos esta continuidade ) , resta o Bruno de Carvalho e outros que aparecem como ele apareceu.Para mim é uma escolha óbvia , o sporting precisa de uma limpeza a fundo e é agora ou nunca .Saudações Leoninas

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!