Próximo Jogo

Próximo Jogo

30/10/2012

Vercauteren'izar o Sporting

Frank Vercauteren assumiu hoje, oficialmente, a equipa do Sporting Clube de Portugal. Diz ele, vem com ideias expressas para o plantel, para a forma de jogar, para implementar um novo paradigma que possa, de alguma maneira, "virar o bico ao prego" de uma equipa a que pouco mais falta para estar "no prego".

Pediu tempo, obviamente - coisa que faltou a Domingos e que derivou também para Sá Pinto -, e, chamando a si o claro objectivo de qualificar o Sporting CP para a Champions League (3º lugar), com as devidas reservas, enfatizou a aposta na formação, numa clara antítese ao que foi feito nas dois últimos defesos - com 20 e muitos jogadores contratados, todos estrangeiros.

Até pelo menos ao final da época, será esta a "Vercauteren'ização" do Sporting, enquanto equipa de Futebol profissional. Prognósticos, esses, só mesmo no fim da época (ou até que a tabela classificativa fique definida, lá para meados de Maio). Deles, dos resultados, dependerá também o mandato de Godinho Lopes e seus pares, pois os seus escudos acabaram - não há mais Duques, nem Freitas, nem Domingos ou Sá Pintos!

Desejar-lhe-ia, a Vercauteren, sorte - que também a precisa - mas, mais que isso, a clarividência que tem faltado a quem comanda o plantel. A ele pertence o futuro imediato da equipa, o futuro desta Direcção a curto-prazo e, sobretudo, as razões e emoções dos sócios/adeptos. É muito - tem sido muito - e será sempre muito para uma pessoa só...
Partilhar:

6 comentários:

  1. Que tenha muito sucesso. Implemente um bom futebol, tenha pulso no balneário...

    ResponderEliminar
  2. Que tenha sorte e que os adeptos lhe dêm tempo para mostrar trabalho, força Vercauteren estamos contigo!

    ResponderEliminar
  3. 1ª Grande medida: dar folga aos jogadores! Acho muito bem! Tudo rotinado, o proximo jogo é do daqui a 1 mês, fez muito bem!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo (31 de Outubro, 17:22),

    Frank Vercauteren orientou treino ontem, quando normalmente se faz folga - imediatamente a seguir aos jogos. Portanto, não fez folga ontem, também por ser o primeiro treino dele, mas fez hoje.

    Compreendo que veja aqui uma qualquer anomalia ou que o choque haver folga em período tão mau mas, acredite, folgas haverão sempre, ganhe-se ou perca-se.

    Mas, no entanto, não posso deixar de dizer isto: continuem assim, a "assassinar" treinadores uns atrás dos outros, por vezes - como agora -, pelas justificações mais estapafúrdias! Assim é que, com certeza, voltaremos à ribalta...

    ResponderEliminar
  5. O Homem ainda agora chegou a Alvalade e é só adeptos (ou pseudo adeptos) a criticá-lo pela folga, mas será que nenhum de vocês vê que é uma coisa natural como o Mauro Silva e bem apontou, sem falar que para o caso de não terem percebido o mal da equipa não é falta de trabalho é de orientação e com a pressão toda que eles têm (basta ver nos jogos a bola até queima nos pés dos nossos jogadores) é necessário haver recuperação psicológica e isso também passa por dar descanso aos jogadores!

    ResponderEliminar
  6. SPORTINGUISTAS ISTO MERECE SER LIDO!!

    Frank Vercauteren !! - Por Álvaro Oliveira

    "Caro Frank, permita-me trata-lo assim é mais fácil para mim !!
    Queria desejar-lhe as boas vindas e ao mesmo tempo, dedicar meia dúzia de palavras, para o Senhor ficar com uma ideia que clube o contratou e para o qual acredito vai dar o seu melhor !!
    Pois caro mister antes porém, sei quem o senhor foi com futebolista, sei que pertenceu a uma das melhores gerações do futebol Belga e a uma equipa e selecção de top Europeu !!
    Sei quais eram as suas características enquanto jogador, sei inclusive que na época provavelmente só os holandeses se equiparavam na beleza do vosso futebol de ataque !! Uma delícia para os olhos !!

    Quis os destino que o Frank se cruzasse com o meu Clube, conhecido é certo no panorama Europeu, mas de certeza absoluta (infelizmente) nem sempre pelas melhores razões, embora algumas sejam muito boas, como a formação e alguns jogos bem conseguidos na Europa com equipas de renome mundial !!
    No entanto a grandeza do Sporting é muito maior do que aquilo que aparentemente transparece e que por muitos motivos, que não vale a pena (para agora) estar a explanar. não tem tido a expressão que merece e que essa mesma grandeza exige !!
    Sabia que o Sporting tem um sócio eterno ?? Pois é verdade !! É o sócio nº 3 Francisco Stromp, que simboliza a Alma Sportinguista !!
    Sabia que o Sporting teve provavelmente o melhor avançado centro do mundo?? Pois é verdade !! Chamava-se Fernando Peyroteo e tem a média incrível de 1,60 golos por jogo !!
    Sabia que o Sporting teve o primeiro jogador seleccionado para uma selecção europeia ?? Pois é verdade !! Chamava-se Travassos e ficou conhecido por Zé da Europa, precisamente por esse feito !!
    Sabia que o Sporting teve (entre muitos) os 3 melhores GR de todos os tempos (portugueses) ?? Pois é verdade !! Azevedo; Carlos Gomes e Damas e tudo indica que vai ter o 4º ou seja Rui Patrício !!

    Sabia que o Sporting teve uma das melhores equipas Europeias de sempre ?? Pois é verdade !! Foram alcunhados os 5 violinos, pela sua frente de ataque constituída por: Albano; Jesus Correia; Vasques; Travassos e Peyroteo e em 10 campeonatos ganharam oito !!

    Sabia que além de Ronaldo e Figo o Sporting há cerca de 20 anos é o fornecedor crónico da selecção portuguesa, com jogadores formados por si ?? Pois é verdade mais de metade dos seleccionáveis são formados pelo Sporting !!

    Sabia que o Sporting é muito mais que um clube de futebol ?? Pois é o clube mais ecléctico de Portugal e o 3º da Europa, só suplantado pelo Barcelona e Real Madrid, não tendo um décimo do orçamento dos colossos espanhóis !!

    Sabia que o Sporting tem mais de 3M de adeptos espalhados pelos quatro cantos do mundo ?? Pois é verdade !! Caro Frank e aqui reside o seu maior património, os adeptos do Sporting são provavelmente dos mais fiéis e apaixonados do mundo !
    O Sporting é muito mais que uma simples simpatia caro Frank !! Os adeptos do Sporting (maioritariamente) fazem do Sportinguismo uma maneira muita própria de estar na vida, ser Sporting tem características muito próprias !! A ligação dos adeptos ao clube é feita de Esforço; Dedicação e Devoção, esperamos que nos ajude a encontrar a Glória !!

    Sabemos que não está (infelizmente) nas suas mãos e muito mais é preciso que um bom técnico, mas fico na esperança que perceba em que clube está e quando falar com os jogadores transmita que vestir a camisola verde e branca com o símbolo do Leão junto ao coração é um privilégio mas também uma responsabilidade acrescida, porque em disputa está muito mais que um simples jogo de futebol !!"

    Saudações Leoninas !!

    Álvaro Oliveira - sócio nº 2.352-0"

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!