Próximo Jogo

Próximo Jogo

06/11/2012

A difícil tarefa de Vercauteren

Após um longo interregno desde a minha última postagem neste blogue, causado por uma enorme angústia que me tem invadido o coração ao ver o Clube que amo no estado em que se encontra e, aproveitando a indefinição quanto à troca de treinadores, aguardando para ver quais os frutos que poderiam decorrer dessa troca, fui-me afastando de comentar o estado actual do Clube.

Franky Vercauteren foi o escolhido e estreou-se no último Domingo, com um resultado negativo em Setúbal; da prestação leonina foi finalmente possível retirar alguns apontamentos positivos (ainda que poucos), mas que poderiam ter o condão de nos fazer voltar a acreditar nesta equipa. No entanto, aconteceu o pior que no meu ponto de vista poderia acontecer, apesar de não ter realizado um grande jogo, não ganhar era aquilo que nunca poderia acontecer, numa altura em que se ia iniciar um novo ciclo, uma nova fase da nossa época que teria como objectivo pôr um ponto final nesta acentuada crise.

A verdade é que, com melhorias ou sem melhorias, o resultado voltou a ser negativo e a confiança que deveria ser renovada por toda a estrutura leonina (adeptos incluídos) decresceu ainda mais, logo na estreia do belga no comando técnico, algo que a meu ver poderá condicionar o seu trabalho, na tentativa de reerguer uma equipa desfeita e metida num abismo que parece não ter fim.

Este jogo, serviu, no entanto, para Vercauteren conhecer a actual situação do Clube, perceber em que estado se encontrava a equipa, identificar os problemas e tentar resolvê-los o mais rápido possível e estou convencido que no técnico de 56 anos poderá ser parte da solução para dar a volta a esta situação. Contudo, será absolutamente necessário que os jogadores estejam com ele, que mostrem realmente um grande empenho e uma enorme força de vontade - que tem faltado -, é preciso total colaboração dos jogadores, pois eles também têm sido o espelho de uma má gestão praticada em Alvalade.

Sei que este plantel não é tão bom como muitos o pintam/pintaram, porém estou certo que estamos muito longe de mostrar o nosso real valor e é isso que me faz acreditar que ainda existe uma luz ao fundo do túnel já esta época e que nem tudo estará perdido, mesmo já não havendo margem de manobra, inclusivé para continuar a marcar presença na Europa neste e no próximo ano, o que me parece ser a única coisa pela qual ainda poderemos lutar neste momento.

Está na altura de contornar este rumo negro e evitar que este Sporting se afunde ainda mais nas águas de uma tragédia, cujas consequências poderão ser devastadoras para o futuro desta gloriosa instituição centenária, teremos que pelo menos fazer tudo para atenuar aquela que poderá ser a pior época da nossa vasta História de quase 107 anos!

Esta época poderá estar condenada ao insucesso mas, além do horizonte outras virão. Não se hipoteque, portanto, o futuro, é só isso que peço a todos aqueles que representam o Sporting Clube de Portugal. Será também esta a difícil tarefa de Vercauteren.

Somos muito grandes e nunca o deixaremos de ser, aconteça o que acontecer.
Partilhar:

2 comentários:

  1. "No entanto, aconteceu o pior que no meu ponto de vista poderia acontecer, apesar de não ter realizado um grande jogo, não ganhar era aquilo que nunca poderia acontecer, numa altura em que se ia iniciar um novo ciclo, uma nova fase da nossa época que teria como objectivo pôr um ponto final nesta acentuada crise."

    porra querias que o homem fizesse algum milagre e ganhasse logo no primeiro jogo!?
    detectar os problemas existentes até pode ser rápido dependendo das competências dele (que acredito que as tem), mas repará-los leva tempo e não se faz de um dia para o outro.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo não se trata de nenhum milagre, este jogo era fundamental para a ligação entre os jogadores e o treinador, pois uma vitória iria transmitir confiança aos jogadores e o treinador iria ter menor pressão para colocar em prática as medidas que pretende implementar para alterar este rumo negro, já perder como alguns adeptos sentiram e os jogadores também o podem ter sentido é que as mudanças poderão não surtir efeito e pode ter sido criada já uma desconfiança em torno do treinador.
    Uma vitória neste jogo com o Setúbal, poderia ter sido a meu ver o "click" para mudar de rumo, sendo assim é mais uma derrota que faz perder ainda mais confiança quer por parte dos jogadores quer por parte dos adeptos e pode dificultar o trabalho do Vercauteren.
    É urgente uma vitória, para ganhar um novo fôlego, não é a continuar a perder que a equipa vai ganhar a motivação que necessita.

    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!