Próximo Jogo

Próximo Jogo

27/11/2012

A minha lista de vendas urgentes para Janeiro

Para quem ainda tivesse dúvidas, ontem ficou mais uma vez demonstrado que este Sporting não luta por absolutamente nada sem ser a manutenção. Pelo menos no presente estado de coisas. E ele tem muitas caras e nomes, mas hoje gostava de me focar nos jogadores. Como é evidente, eles são em boa parte responsáveis por esta verdadeira calamidade que está a acontecer ao nosso Clube. Mas não é minha intenção com este post apontar culpados, quero antes sugerir saídas de jogadores que possam ajudar a melhorar o estado de coisas, a começar pelo nível do futebol da equipa. É que acredito profundamente que algumas saídas cirúrgicas ajudarão e muito a equipa. Digo isto por três tipos de motivos: porque os jogadores em questão têm tido um rendimento escabroso, pelo facto de haverem alternativas no plantel principal e/ou B que dificilmente terão oportunidades enquanto estes empecilhos continuarem a frequentar a nossa Academia diariamente e ainda por boa parte destas 'Amélias' ganhar demasiado dinheiro para o seu ridículo rendimento em campo. Sendo que também não é minha ideia começar uma nova revolução já em Janeiro, tentaria desembaraçar-me de 3/4 destes empecilhos, já que a 2ª metade da época servirá apenas para preparar a seguinte. Claro que há mais jogadores que não merecem vestir a verde e branca, mas guardaria a resolução desses casos para o verão. Passo então a chamar os bois pelos nomes: 

Xandão
Está no Sporting por empréstimo e não demonstrou o mínimo de qualidade para ser um central do plantel principal. Nem para titular, nem tão pouco para suplente. Erros de posicionamento e falta de agressividade/intensidade, aliadas às já esperadas limitações de técnica e velocidade fazem dele um jogador medíocre. Como se fosse ainda necessário, a somar a tudo isto há ainda a sua declaração após o último jogo, a dizer que a equipa "está no caminho certo". Accionar a cláusula de opção do contrato de empréstimo está fora de questão. As opções Eric Dier, Pedro Mendes, Tiago Ilori e Tobias Figueiredo que estão à espera de oportunidades reforçam ainda mais esta ideia. A sua saída no curto prazo será indubitavelmente benéfica para a equipa e sobretudo para o Clube.

Schaars 
Foi um negócio de ocasião que na altura suscitou muitos elogios à sagacidade negocial de Carlos Freitas. Eu próprio me questionei como era possível contratar um internacional holandês por aqueles valores. Dentro do campo, confesso que nunca fiquei muito convencido pelas capacidades deste jogador. É demasiado lento, passa para o lado e para trás e pior que esses dois graves defeitos, finge que defende. Se tomarem atenção a este jogador, hão de concerteza reparar que ele é extremamente desonesto em campo. Digo isto porque um lado é pseudo craque na colocação de bola com o seu pé esquerdo e na realidade para além dos passes banais e dos remates patéticos não consegue levantar decentemente uma bola parada. Por outro, finge uma entrega a defender que muito raramente concretiza em recuperações de bola ou cortes úteis à equipa. Pior que uma nulidade, uma verdadeira aberração em campo, a meu ver. Nunca me tinha acontecido isto, mas ontem fiquei contente e sobretudo aliviado com a sua lesão. As opções Rinaudo (como é que não é titular??), Adrien, André Martins, Pranjic (uma desilusão também), Izmailov, e até Zezinho e João Mário reforçam a minha convicção de que é urgente vender este falso bom jogador.

Elias
Confesso que fiquei entusiasmado na altura da sua contratação, porque se trata de um internacional brasileiro que já tinha visto jogar no Corinthians e no Atlético Madrid e me tinha impressionado pela dinâmica elevada que conseguia conferir ao meio campo das suas equipas. Ano e meio mais tarde, vejo que claramente me enganei. Embora a espaços mostre alguma qualidade, nomeadamente ao nível da resistência física e da antecipação, é muito irregular e tem uma capacidade de passe anedótica para um médio internacional brasileiro. Claramente não chega para o plantel do Sporting, sobretudo se somarmos o facto de ser o jogador mais bem pago do plantel. As opções que já nomeei acima no caso de Schaars reforçam ainda mais a minha forte convicção de que a saída de Elias em Janeiro será boa para o futuro do Sporting.  

Gelson
É sem dúvida alguma um dos melhores médios do Sporting ao nível da recuperação de bolas, tanto pela forma abnegada com que se entrega ao jogo como pela sua inegável capacidade física. No entanto, tudo se complica quando tem a bola, visto que tecnicamente é limitadíssimo. Um médio que não sabe jogar em posse de bola não pode servir para o Sporting. Ao contrário do que faço nos três casos anteriores, não questiono o seu profissionalismo. De qualquer forma penso que a sua saída abrirá espaço a jovens de muito valor e nem irá contra a vontade do próprio jogador, que parece inclinado em voltar para terras suíças. No entanto, caso saiam Elias e Schaars, a sua continuidade deverá ser ponderada, pelo menos até ao fim da época.

Deixo-vos aqui a minha sugestão quanto às saídas urgentes deste plantel, mas como é óbvio há mais jogadores que podem e devem sair, só não me parece que o devam fazer todos em Janeiro. Já sei que muitos vão discordar e criticar estas minhas opiniões, conto com as vossas críticas e comentários. Por outro lado, recuso-me para já a falar em entradas, uma vez que para mim o primeiro passo é "arrumar a casa". O que fariam vocês este Janeiro, Sportinguistas?

um abraço e saudações leoninas


Partilhar:

14 comentários:

  1. Subscrevo integralmente, acrecento só o Rojo, uma nodoa, zero.

    ResponderEliminar
  2. Acrescentaria, provavelmente Izmailov, Pranjic e Jeffren. Mas sim, estes três sem dúvida. O Elias então é flagrante. Dez milhões de euros! Se este homem é internacional brasileiro eu sou o Messi!

    http://amesaredonda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. A esses ainda podes juntar cedric, pranjic, jeffren..

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Diogre, sobre Schaars e Elias disseste tudo...
    São duas anedotas em campo, um foi caríssimo e tem ( segundo dizem) o maior salário do plantel, o outro foi barato e frequentemente vai á selecção da Holanda, mas que em campo parece que tem motor movido a carvão, é lento, limitado tecnicamente e não sabe defender, apenas preenche o espaço no que toca a defender.
    Não acrescenta nada á equipa, e na minha opinião é o pior médio do plantel.
    Já sobre Elias, não justifica o seu valor nem o salario que mensalmente aufere! Já o conhecia antes e também como tu Diogre fiquei entusiasmado com a sua aquisição, mas um ano e tal depois tem-se revelado um fiasco e uma desilusão, e tal como schaars, dá pouco á equipa, e a sua velocidade e resistencia não disfarça a falta de improviso e de rasgos, de passe e de presença na area que tanta falta faz ao Sporting.

    Sobre Gelson, acho que deveria ficar, mas claro, para suplente e pouco mais... quem tem Rinaudo tem um trinco fantástico que infelizmente Vercauteren ainda não viu isso...

    Sem duvida que Elias e Schaars podiam sair já em Janeiro para bem do futebol e finanças do clube. E com eles podiam ir Xandão e Rojo...

    Não tinhamos equipa para lutar por grandes conquistas, a verdade é essa

    ResponderEliminar
  5. Meu plantel em Janeiro seria mais ao menos este:
    GR: Patricio e Boeck
    DD: Arias e Cedric
    DC: Pedro Mendes, Dier, Rojo, Nuno Reis(preferia um patrao para a defesa mas nao há dinheiro)
    DE: Insua e contrataçao (algum do campeonato que nao seja nada caro)
    MDC: Rinaudo e Zezinho
    MC/MCO: Adrien, Andre Martins, Joao Mario, Labyad
    Extremos: Capel, Carrillo, Viola e Jeffren(este depende do que fizer ate janeiro, senao Bruma)
    PL: Wolfswinkel, Betinho ou Rubio(vao trocando) e uma contrataçao tambem barata, podia ate ser o Ghilas do moreira)...

    Tinhamos muito menos despesas e certamente nao fariam pior.

    ResponderEliminar
  6. E lá vamos nós, de limpeza em limpeza. É triste, nada nos serve.
    Concordo precisamos de vender alguns, que me dói a alma vê-los jogar, digo, andar em campo.
    Mas não podemos estar sempre a renovar a equipa, nem podemos pensar que os da B são a solução para tudo.
    O plantel, com a eliminação da taça e da Uefa ficou grande demais, é necessário mais espaço para os jogadores da B, admito.
    Schaars e Gelson têm mercado e podem sair, sem dúvida. Xandão também, até porque não é nosso.
    Quanto ao Elias, não sei se ele está com a cabeça no SCP, mas o problema dele é a posição na qual tem jogado. É um desperdício utilizar o Elias a n.º6 quando temos Rinaudo e Gelson!!! Elias joga muito melhor a 8. Não gosto de ver o SCP a jogar com dois médios à frente da defesa, muito menos quando esses médios são o Schaars e o Elias, pois é a confusão total em campo.
    Não gosto de ver o Pranjic a 10, está visto que não resulta, creio que poderia render mais no lugar do Schaars, do lado esquerdo, com Rinaudo a 6 e Elias a 8.
    Ainda acredito no Jeffren e no Isma, com todas as limitações que têm.
    Rojo é, claramente, um defesa lateral esquerdo e não um central. Parece-me, aliás, um bom lateral esquerdo.
    O regresso de Nuno Reis e a subida do Pedro Mendes podem colmatar a saída do Xandão e a passagem do Rojo para o lado esquerdo.
    Mas convenhamos, não há dinheiro para contratações, esqueçam isso, e o pior que podia acontecer eram eleições. Seja quem for o presidente não vai alterar a situação financeira do clube e milagres também não há...
    Só nos resta apoiar os que temos, pois é com estes que podemos, ou não, contar....

    ResponderEliminar
  7. despachar xandao, boulahrouz, carriço, gelson, elias, adrien, schaars, pranjic, izmailov, jeffren e wolfswinkel

    ResponderEliminar
  8. e o Rojo fica? Só se for para suplente do Insua... é dos centrais mais tontos que já vi. Tecnicamente e fisicamente é superior mas arriscaria a dizer que em termos de posicionamento é ainda pior que o Xandão.

    Schaars e Elias já não concordo com a apreciação porque me parecem mais vitimas da situação que causadores...alem de que estar a contar para os substituir com um tipo que nem no pinhalnovense foi titular parece-me lirico. A sair algum que seja o Elias por questões financeiras.

    O Gelson é uma nulidade, mexe-se muito, muita actividade, resultados zero!

    Pela minha parte, despachava os dois centrais de ontem e um dos extremos que até admito que fosse o Capel que me parece um bocado vedetazinha e, na verdade, anima as bancadas e tal mas espremam lá aquilo e vejam o que dá. Alem disso, antes que o tenhamos que dar a alguem, despachamo-lo...mas pode ser uma questão pessoal...gajos que não levantam a cabeça qd têm a bola mexem um bocado comigo. Outras das primeiras opções seria o Jeffren pelo que não vimos ainda e pelas lesões.

    Apesar de ser claramente e de longe o melhor jogador que temos, não dá para ter o izmailov a fazer 1 jogo em 5 possiveis...com muita pena minha mas parece-me o mais racional.
    O cromo do Adrien se de facto quer sair...força!

    ResponderEliminar
  9. Face à precária situação financeira do clube no presente e atendendo ao agravamento da situação financeira a curto prazo (quanto mais não seja pela ausência de participação nas competições europeias na próxima época desportiva) penso que o Sporting será obrigado a prescindir de alguns dos seus atletas no mercado de Inverno. Neste ponto, penso igualmente que a venda de alguns jogadores não terá o intento de garantir encaixes financeiros que possibilitem a ida ao mercado de forma a contratar outros atletas, nem tão pouco para adquirir dividendos com as vendas dos direitos desportivos dos passes. Mas sim para evitar o agravamento da dívida que, pelo que se lê na comunicação social, agrava-se de mês para mês.

    Os candidatos à saída em Janeiro serão porventura: Gelson Fernandes, Jeffrén, Adrien Silva e Elias. Julgo porém que a confirmarem-se as saídas destes atletas no mercado de Inverno o Sporting terá que ter uma grande preocupação negocial, uma vez que, perderá certamente dinheiro com as suas vendas (atendendo ao que gastou não apenas no que respeita à aquisição dos passes como também aos valores de prémios de assinatura e os salários envolvidos), contudo, terá que preparar-se para atacar a dívida que mantém na banca e começar a efectuar pagamentos pontuais com vista ao abaixamento do passivo.

    Digo isto por duas razões: a) Os atletas da equipa B estão a fazer uma campanha admirável na segunda liga, contudo, ao serem integrados na equipa A - que não possui qualquer tipo de competitividade interna – perderão, certamente, fulgor e ânimo. O ideal seria que estes jovens valores fossem integrados na equipa principal que fosse competitiva e aguerrida, tal não se verificando, arriscam-se a não atingir todo o seu potencial.
    b) A preparação da próxima época está dependente da situação financeira. Ora, se o Sporting continua sem conseguir qualquer tipo de folga financeira por onde consiga “emagrecer” os seus encargos arrisca-se a que o passivo continue a crescer exponencialmente. O que, poderá ter impacto directo no sucesso desportivo futuro e que manterá esta situação recorrente de perda de controle e aparente anarquia.

    Com os cumprimentos do Zeze77.

    ResponderEliminar
  10. Quanto à situação de jogadores como Rojo, Cédric, Pranjic, Adrien e Jéffren preferiria esperar pelo verão e dar-lhes até lá para mostrarem o o que realmente valem. O argentino tem estado realmente muito mal e é possível que tenha mesmo que ser lateral. Em caso de lesão ou saída de Ínsua, até pode ser uma solução, porque me parece que tem qualidades físicas e técnincas. Cédric tem estado realmente péssimo esta temporada, mas estou convicto que tem qualidade, e a sua recuperação pode até passar pela equipa B. Pranjic é poção para 10 onde não há grandes alternativas, e sendo assim teria a 2ªa metade da época para mostrar o que vale, que me parece muito mais do que o que se tem visto. Finalmente Adrien, que jogou muitas vezes fora da sua posiçao, tem mostrado pouca determinação cada vez que joga e isso terá que mudar.
    De qualquer forma, estariam todos em xeque, caso eu mandasse alguma coisa. Só que nestes casos acredito que uma tentativa de os recuperar seria mais útil ao Sporting, só isso.

    um abraço

    ResponderEliminar
  11. O grande problema do Sporting foi o planeamento da época, como se pode verificar não estão com indices fisicos elevados o que se arrasta para o campo, mas quero falar em 2 ou 3 promenores : quanto ao Rojo- porque é titular da Argentina e joga sempre os 90 minutos? porque é lateral esquerdo e não central, a central claro que não tem rotinas e depois dá as casas que dá, Xandão- se alguem se lembra vei emprestado em janeiro visto não termos centrais sufecientes para abordar o resto da época nas competições em que competia-mos( liga europa,campeonato,taça portugal),Capel- será que há alguem ou é só na minha tv que dá nunca vi ser utilizado o pé direito a este nivel de competição como é possivel isto acontecer faz-me lembrar o craque dos clubes da terrinha (com todo respeito por estes clubes)é inadmissivel termos um jogador destes,Jelson- nem tem direito a comentários,viola- uma promessa ainda jovem que ao contrario do Freitas á CMVM costou cerca que 4M€, porque deixou ir o Lima para o rival pelo mesmo preço e ficarmos com 1 avançado para a época toda, agora o caso mais mediático Elias- se é um puro 10 porque joga a trinco muitas vezes,Jefren- sem duvida dos melhores do plantel parece que o problema das lesões foi resolvido visto que agora está segundo li com um problema num joelho, falando em problema cá vai Izmailov- sem duvida a par de jefren um dos melhores do plantel mas aquelas lesões parecem nãoi acabar daí ser um verdadeiro problema em 50 jogos por época faz á volta de 15 o que é muito pouco,Pranjic com o que já ganhou no bayer munchen e dirivado á idade tem motivaçaõ para jogar futebol ao mais alto nivel, como ex vejam o Peter Shemichel que vei passar ferias e depois foi apertado a fazer o que fazia em Manchester ao fim de 2 épocas quiz ir embora, Freitas o maior erro de casting de Godinho é preciso gente que trabalhe em prol do clube e não engorde a conta bancaria ás custa do clube, mais analises de jogadores haverá a fazer mas por agora fico-me por aqui......

    ResponderEliminar
  12. Pessoalmente acho o Xandão util ao Sporting apesar de concordar que há qualidade na equipa B para a sua posição. Gelson como melhor recuperador de bolas também julgo que devia ficar. O problema ou 1 deles pelo menos está no meio campo e julgo que nunca se resolverá enquanto se considerar que Elias Schaars e Rinaudo são os melhores médios ou que têm qualidade para serem jogadores do Sporting.

    ResponderEliminar
  13. Diogre, depreendo pelo que escrevem, os comentadores que os verdadeiros culpados do actual momento do Sporting são: Duque e Freitas. Depreendo bem? Uma nota: Rojo é o pior central...Por que não é central, é defesa esquerdo há anos , como tal não tem rotinas de central. Como DE pode ser útil ao Sporting (apesar de caro)SL

    ResponderEliminar
  14. Anónimo28 de Novembro de 2012 13:06

    Essa interpretação do post e comentários é legítima, uma vez que foi essa parelha que constituiu o plantel, em conjunto com Ricardo Sá Pinto.

    De qualquer forma, a responsabilidade maio é e será sempre da cúpula directiva e em particular do presidente, que delegou as decisões do futebol nessa parelha.

    Quanto aos que discordam da minha cáustica avaliação do Schaars, deito aqui mais uma acha para a fogueira. Ora reparem na opinião supostamente imparcial do blog "visao de mercado" acerca deste jogador: http://visaodemercado.blogspot.pt/2012/11/rolando-desabafa-central-critica.html

    abraço

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!