Próximo Jogo

Próximo Jogo

05/11/2012

Mediocridade que resulta em raiva, tristeza e desalento. Eis a pior época da nossa História.

Uma equipa ingénua a defender e inofensiva a atacar, é este o Sporting 2012/13. É factual e não há volta a dar. Os Sportinguistas, como eu, que ainda não desligaram completamente desta equipa sentem-se amargurados, pessimistas e enraivecidos com o estado de mediocridade atingido nesta época. Ontem vimos mais uma vez um grupo de 11 jogadores com equipamentos do Sporting Clube de Portugal sem qualquer demonstração de competência colectiva, perdendo desta vez um jogo contra uma das piores equipas da nossa divisão. Nada de surpreendente, porque até prova em contrário o Sporting também faz parte desse indesejado lote. O que me valeu no dia de ontem foi mesmo mais uma exibição e resultado fantásticos da equipa B, como que a inverter posições e a dar o exemplo aos mais velhos. Esse exemplo não resultou, e tudo o que podia correr mal correu realmente mal, como diz a lei de Murphy. Teremos batido agora no fundo? Espero sinceramente que sim e que agora seja sempre a subir. Gostaria no entanto também de dizer-vos que na minha opinião toda a gente tem a sua parte da responsabilidade nesta verdadeira hecatombe leonina, mas mesmo toda a gente. Ora vamos lá por partes:

  • Dirigentes
A gestão do Clube nas últimas décadas tem sido desastrosa e nenhum dos dirigentes nela envolvidos estará isento de responsabilidades. Pensado apenas nos últimos tempos, Godinho Lopes é o máximo responsável pelo lamaçal de mediocridade em que o Sporting está enterrado. Disse que ia formar uma equipa para ganhar e está a demonstrar o contrário. Para além disso, a performance do seu elenco directivo veio dar razão aos críticos que apelidavam o mesmo de "saco de gatos". Esses gatos fugiram do saco, um por um, sendo que no caso de Luís Duque e Carlos Freitas saíram dois duma assentada. Desculpem, duma assentada não, porque estas saídas e a escolha do novo treinador demoraram o tempo suficiente para destruir praticamente todas as ambições desportivas esta época. Godinho fica portanto sozinho e fragilizado. Eleições antecipadas? Creio que dependerá em grande parte dos próximos resultados no futebol. Se esse cenário se tornar realidade, então que Godinho avance para defender a sua tese de que é o único que garante a sustentabilidade do Sporting. Haverá uma alternativa viável, credível e sustentável a Godinho Lopes? Não faço ideia...

  • Treinadores
Os últimos treinadores do Sporting têm sido muito fracos, todos sem excepção desde Paulo Bento. Num passado mais recente, a deficiente preparação da época em termos físicos, tácticos e técnicos pelo treinador Ricardo Sá Pinto foi por demais evidente. Isto associado com um discurso de negação constante das evidências foi uma verdadeira tortura para os Sportinguistas. Saiu Sá Pinto entrou Oceano como interino. Melhorias? Nenhumas! O que observámos foi um constante afundar da equipa num estado descrença e incompetência impensáveis. Se Oceano tem alguma responsabilidade nisto? Não a terá totalmente, mas tem mais que eu. Chegou finalmente Vercauteren, e em Setúbal vi alguns bons movimentos colectivos na primeira parte. Fiquei também satisfeito por ter ouvido o treinador dizer que há jogadores em claro sub-rendimento. Finalmente, irra! Veremos o que ele consegue fazer por esta equipa nos próximos jogos.

  • Jogadores
Eu escrevi que considerava este plantel claramente o melhor das últimas 10 épocas. Sinceramente acho que me enganei, porque para além da falta de qualidade colectiva que já referi, tenho visto falhas individuais gravíssimas, ao nível técnico, táctico e até físico de muitos jogadores. EliasXandão, Cédric, Rojo, Boulahrouz, Wolfswinkel e tantos outros têm-me demonstrado que os sobrevalorizei no início da temporada. Já sei que o estado anímico da equipa é também ele causador deste sub-rendimento, mas para mim isso não pode explicar todas as falhas que temos visto. Mas mais grave que a sua performance desportiva, foi ver que dois deles deram entrevistas a "cuspir no prato que comeram", dizendo que Sá Pinto foi um treinador incompetente (e.g. Boulahrouz e Schaars). Dispenso jogadores destes no meu Clube e dispenso também uma direcção que não controla nem condena este tipo de declarações. Os jogadores têm de demonstrar mais empenho e qualidade dentro e fora do campo, se não o fizerem o Vercauteren que os ponha na rua!

  • Sócios e adeptos
Para mim os sócios e adeptos também têm parte da responsabilidade no terrível momento que o Sporting está a viver. Foi também a falta de paciência dos adeptos que provocou despedimentos de treinadores, piorando a situação do clube no momento. Falo por exemplo dos casos de Paulo Bento (o mais óbvio) e de Domingos Paciência (mais discutível). Para além disto, há sócios/adeptos com tempo de antena na comunicação social e que gostam de achincalhar o clube nos seus piores momentos, causando ainda mais desestabilização do que aquela que já ocorre naturalmente. Falo de personagens como José Eduardo (na foto) e mesmo de ex e actuais dirigentes do Clube, como Eduardo Barroso e Carlos Barbosa, umas autênticas aves agoirentas. Com amigos destes o Sporting não precisa de inimigos....

Em suma, para o Sporting sair deste autêntico buraco negro temos de remar todos para o mesmo lado, e todos os intervenientes no Clube têm de melhorar as suas performances, cada um com o seu papel e sem querer executar o papel de outros. Repito, o que tenho visto da equipa B faz-me ter esperança num futuro melhor, como que uma luz ao fundo do túnel. Quanto ao meu Sportinguismo, esse só morrerá quando eu próprio desaparecer. Seguirei o Sporting até ao fim dos meus dias.

Um abraço e Saudações Leoninas

P.S. - não, não me esqueci de mencionar a influência das bestas do apito que há em Portugal nesta crise leonina. Foi uma omissão deliberada, até porque não gosto de escrever palavrões. Mas se quiserem ler um magnífico post sobre isso, façam-no aqui.
Partilhar:

3 comentários:

  1. Podemos acrescentar alguns nomes a essas figuras "ilustres": Dias Ferreira, ROC, Bruno de Carvalho, Carlos Xavier, Litos, Abílio Fernandes, Abrantes Mendes, até o ex-presidente do COI.
    Gente que só quer o seu bem e principalmente TACHO. Nunca os vi, nenhum, a defender o SCP, mas sim, e apenas, os seus próprios interesses. Só surgem nos maus momentos e para dizer mal. Os jornalistas até devem ter uma lista para contactos de 2ª feira, logo após os jogos do SCP.
    Pessoas como essas só surgem para dividir.
    Espero que não haja eleições agora, seria o pior dos cenários, mas, caso esse seja o caminho escolhido, espero que surja uma lista sem nenhum destes nomes e dos referidos do texto, seja ela qual for, para bem do SCP, porque senão a divisão vai continuar, e, provavelmente piorar.
    É com cada vez mais dificuldade que me revejo num SCP liderado por GL, não era o meu candidato, mas é o meu presidente.
    Mas, certamente, teria muita mais dificuldade em me rever num SCP liderado por um presidente com o nome de todos aqueles que referi.
    Deixei para o fim aqueles que são, na minha opinião, os principais culpados da actual situação do SCP: Os sócios (que para o bem e para o mal elegem quem os lidera) e os adeptos.
    Tenho de concluir que somos os principais, responsáveis, queremos tudo e queremos para ontém.
    Queremos ganhar tudo e a todos, sem termos conciencia que perdemos muito ao longo dos últimos 30 anos (se calhar por isso mesmo a pressa de ganhar).
    Perdemmos influencia e fizemos as alianças erradas com as pessoas erradas (talvez não houvesse melhor escolha para o efeito). Os adversários (fora de campo, neste caso) são demasiado fortes para os vencermos sozinhos, à que ser humildes para o reconhecermos, ou então assumir que não lutamos com as mesmas armas e conformarmo-nos com tal facto e com os resultados que daí advém, os quais, obviamente, não são, nem podem ser, sempre positivos.
    Só para dar um exemplo, alguém tem dúvidas que o SCP ia perder o jogo de ontém na secretaria por ter (quanto a mim correctamente, pois cumpriu o castigo no jogo da tarde) levado para o banco o Pedro Mendes? Eu não tenho.
    Temos de ter consciencia que não temos o melhor conjunto de jogadores e que não temos dinheiro para ter muito melhor (já sei que vão dizer que o Braga tem menos dinheiro e faz melhor, é verdade, mas o Braga não tem os obstáculos que o SCP tem - leia-se, fora de campo e arbitragem -, não tem a pressão de ganhar que o SCP tem pela numerosa massa adepta. Vejam quantos jogadores já contratamos ao Braga, que naquele clube funcionavam e no SCP não funcionam - a pressão é completamente diferente - sendo que o exercício inverso também se pode fazer).
    Em suma temos de ter consciencia que, neste momento (leia-se vários anos, nunca menos de 2 ou 3), não podemos lutar pelo título de campeão e assumir isso claramente, retirando essa pressão de toda a estrutura do futebol.
    A organização, fora de campo, a todos os níveis, bem como a construção de uma equipa de futebol levam anos a fazer. Veja-se o caso do PSG e do M. City, mesmo com todas as contratações milionárias, de grandes jogadores e grandes treinadores, sem dúvida, levam anos a formar uma equipa de futebol. Nós não temos dinheiro, nem grandes jogadores, nem pelo menos até hoje como bem foi referido no texto, grandes treinadores (sendo que um esteve contratado pelo SCP e nunca chegou a treinar por causa dos sócios e adeptos - leia-se Mourinho).
    Esperemos que este seja melhor, vamos ver, mas pelo menos, temos de lhe dar TEMPO, independentemente dos resultados.
    Não é fácil, mas só assim se pode construir uma equipa e recuperar o clube.
    SL

    ResponderEliminar
  2. EStou de acordo com os comentários a cima descritos , como noutros post já aqui referi que o sporting o ano passado deu um ar de sua graça porque teve um home quanto a mim falava para defender o SCP e que o que fez para apanhar os arbitros correu mal, sim é mesmo ele o Paulo Pereira Cristovão demonstrou que tinha capacidade para comandar as ostes porque quando alguem se insurgia a falar mal sobre o nosso clube ele dispona-se logo a defender o clube como certos comentadores de radio que dizem ser do SCP o que eu meto em causa só sabem dizer mal disto e daquilo mesmo quando está tudo a correr de feição isto para dizer que acho no meu ver que o SCP tem que arranjar uma pessoa nova e que se assuma como faz o pinto da costa por ex. para comandar o SCP e fazer uma limpeza de alto abaixo dentro do clube, carlos freitas á muitos não é preciso pagar fortunas com pessoas destas ,gostava saber quanto recebeu com estes 20 e tal jogadores que comprou, veja-se o caso do porto que tem um scuting só para o futebol, e veja-se os milhares de euros que tem ganho é certo que a liga dos camp~eos ajuda a inflacionar os custo venda dos jogadores mas como chegamos a champions com jogadores que nem distrital tem lugar será que com o que foi gasto não se tinha comprado outros jogadores com mais qualidade .... deixo aqui algumas soluções mais haverá a dizer , por ex. que seja o clube a escolher quem o representa em programas radio e tv.... agora é tempo de dar-mos todos o maximo pelo nosso grande amor se não daqui a meia duzia de meses temos todos na liga orangina , mais um ex. cotem o ordenado aos jogadores se não tiverem rendimento...

    ResponderEliminar
  3. Sapintista/Acostista8/11/12 02:19

    Execelente resumo! Subscrevo inteiramente.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!