Próximo Jogo

Próximo Jogo

18/11/2012

Sporting B: uma luz ao fundo do túnel


Tenho descrito nas minhas últimas intervenções o meu desespero, tristeza e fúria em relação ao paupérrimo desempenho da equipa principal do nosso clube. Felizmente no último jogo conseguimos quebrar a malapata da ausência de vitórias e vislumbramos duma forma ténue a possível recuperação. Desejo fortemente que essa recuperação aconteça sem no entanto ainda ter uma verdadeira convicção de que esta irá de facto realizar-se. Mas precisamente no meu post anterior, referi que havia para mim uma razão concreta e objectiva para ter esperança no futuro: a nossa equipa B, qual luz ao fundo do túnel que me motiva a esperar coisas espectaculares destes jovens jogadores. Hoje pretendo concretizar essa ideia. Se há alguma coisa positiva na época de futebol do Sporting até ao momento, essa é indubitavelmente o Sporting B. Sei que a canalização do valor inquestionável da equipa B para a principal não é simples e muito menos será imediata. Mesmo assim, a utilização de Eric Dier no jogo contra o Braga foi sintomática, e certamente a primeira de muitas transições para a equipa principal, num contexto de recuperação de identidade futebolística e de valorização de activos de que o nosso clube tanto precisa. Nas próximas linhas tentarei descrever os meus jogadores preferidos desta equipa, justificando as razões para essa mesma preferência. O número de estrelas (de 1 a 5) entre parêntesis à frente de cada jogador representa o potencial relativo que atribuo a cada um deles.  

Vitor Golas (***) - Produto de Alcochete,  este guarda redes tem óbvias qualidades físicas e técnicas, foi já decisivo em alguns pontos obtidos pelos B e poderá na minha opinião vir a ser o nº1 da equipa principal no futuro. O seu aspecto menos positivo prende-se com algumas lacunas na vertente mental do jogo, nomeadamente falhas de concentração que podem prejudicar a sua equipa. Se corrigir e continuar a evoluir neste particular, como tem feito, será um grande jogador.


Santiago Arías (****) - Tem as qualidades necessárias para vir a ser um grande lateral direito. É rápido, forte nos duelos físicos, joga muito bem em antecipação e ainda tem boa capacidade de drible e cruzamento. Bem trabalhado, tenho poucas dúvidas que muito brevemente será o defesa direito titular da equipa principal do Sporting à qual até já subiu. Grande aquisição da época passada, especialmente tendo em conta a relação preço/qualidade.


Eric Dier (****) - É um defesa polivalente (central de raiz), produto das escolas do Sporting, mas que se deu a conhecer ao seu país nas duas últimas temporadas ao serviço das reservas do Everton FC, por empréstimo. Um jogador que tem apenas 18 anos mas que apresenta já uma maturidade extraordinária, como eu já tinha mencionado aqui e que entretanto se foi tornando factual e inegável com as prestações pela equipa B, pela principal contra o Sp. Braga, mas sobretudo pela forma serena e ponderada como gere a sua carreira. Eric alia a esta fortíssima componente mental características físicas muito interessantes, sendo bastante forte nos duelos individuais, nomeadamente ao nível do jogo aéreo. Tecnicamente, é de ressalvar a sua capacidade para bater bolas paradas. Muitíssimo promissor, obviamente.

Tobias Figueiredo (****) - Defesa central com técnica apurada, rápido, bom posicionamento e forte na antecipação. Faz-me lembrar Ricardo Carvalho a jogar. Tem 18 anos e, tal como Dier e Bruma, ainda é júnior. As suas prestações em jogos complicados, como por exemplo no estádio da luz contra a equipa B dos rivais, levam-me a crer que mentalmente é também forte. A rever no futuro, mas deposito grandes esperanças neste jogador.





Pedro Mendes (**) - Sem ser exuberante em nenhum dos aspectos do jogo, é um defesa central relativamente completo. Por ter mais experiência que a maioria dos seus colegas, tem sido um verdadeiro líder da defesa do Sporting B, e as suas exibições quanto a mim até sugerem a possibilidade da sua subida ao plantel principal mediante a possibilidade de saída de Xandão. Se é para afirmar-se terá que ser agora. A tornar-se real essa possibilidade, urge renovar o seu contrato que termina no fim da temporada.



Tiago Ilori (**) - Tem sem dúvida características físicas e técnicas apropriadas a um bom central, visto que a sua velocidade, impulsão e capacidade de desarme são notáveis. No entanto, apresenta falhas ao nível da concentração e até do posicionamento que é necessário corrigir. No dérbi B, por exemplo, fez uma boa exibição. Apesar disso parece-me ainda muito irregular, demasiado "verde", tendo muito ainda a aprender. Há neste jogador muita margem de progressão, mas tenho as minhas dúvidas sobre o seu futuro, esperando obviamente estar enganado.



Zezinho (****) - Embora fosse nas camadas jovens e até no empréstimo ao Atlético um médio ofensivo, tem jogado enquanto médio defensivo ou box-to-box durante esta época. É para mim a grande surpresa desta equipa, visto que durante os poucos jogos em que o vi no Atlético durante a época passada este jogador não me convenceu. Tudo mudou neste últimos meses. Médio todo o terreno incansável, com uma resistência física acima da média, grande sentido posicional e visão de jogo. Tem formado  com João Mário uma dupla sensacional no miolo do Sporting B. Sem dúvida uma das figuras da equipa B nesta temporada e provavelmente da principal a médio prazo. 

João Mário (*****) - Está no ponto. É o mínimo que se pode dizer de mais este fantástico médio formado pelo nosso grande Sporting, que já no época passada no olímpico de Roma tinha deixado água na boca. A sua capacidade de gerir os momentos do jogo no centro do terreno é notável. Recupera bolas, acelera e desacelera o jogo, faz passes de golo. Tem as características de um nº8 moderno, tendo também sido utilizado como médio mais ofensivo da equipa. É no entanto enquanto médio de transição que este jogador terá um futuro mais risonho, a meu ver. Na próxima temporada deverá integrar o plantel principal.

Bruma (*****) - Desequilibrador. É a palavra certa para descrever este entusiasmante extremo que actua preferencialmente pelo lado esquerdo. Jogador de drible fácil, grande técnica individual, velocidade e fortíssimo no 1X1. Tem sido uma das grandes figuras da equipa B e a curto ou médio prazo transitará para a equipa principal, com toda a naturalidade. Tem potencial para ser uma autêntica estrela do Sporting e da selecção nacional, sobretudo se perder algum excesso de individualismo que ainda naturalmente possui.

Ricardo Esgaio (**) - Um jogador polivalente, que pode actuar tanto como lateral, médio-ala ou extremo direito, é nesta última posição que tem dado nas vistas no Sporting B. Dotado de uma boa capacidade de finalização, é o melhor marcador da equipa, sendo para isso relevante o facto de ser o marcador de penaltis da equipa. Apesar da boa temporada que tem vindo a realizar, não me parece um jogador com qualidade suficiente para se impor no Sporting, pelo menos para já. Digo isto porque me parece macio demais para defesa e pouco desequilibrador para extremo. Queira o destino que eu esteja enganado.


Diego Rubio (***) - Avançado móvel com boa capacidade de remate, chegou na época passada para a equipa principal. Tem-lhe feito muitíssimo bem a passagem à equipa B, na medida em que lhe permitiu ter os minutos necessários para suprir as várias lacunas no seu jogo, nomeadamente ao nível do controlo emocional. Apesar de considerar este avançado promissor (que grande golo contra a Naval!), tenho dúvidas quanto à sua capacidade de jogar sozinho no centro do ataque, como é costume no Sporting.
  



Betinho (***) - Ponta de lança campeão de juniores em 2011/12, dotado de belíssima capacidade de finalização, é considerado por muitos Sportinguistas como uma das grandes esperanças desta geração. Na equipa B tem alternado a titularidade com Diego Rubio e as suas performances podem-se considerar satisfatórias, tendo até tido minutos na equipa principal. No entanto, parece-me que este jogador ainda se alheia muito do jogo, algo que é incompatível com a alta competição. Se evoluir neste aspecto pode-se tornar num caso sério, esperemos que sim. 

Em suma, e se houver competência e ponderação dos dirigentes, há a meu ver talento suficiente para construir uma equipa fantástica no Sporting das próximas temporadas. Sobretudo tendo em conta a qualidade que já existe neste momento na equipa principal. Claro que esta avaliação é subjectiva e o futuro pode provar que estou totalmente errado em muitas das opiniões que aqui vos deixo. E vocês Sportinguistas e leitores do SVPN, o que vos parece esta equipa B? Quais são para vocês as suas maiores promessas? Ter-me-ei esquecido de alguma?

um abraço e Saudações Leoninas
Partilhar:

6 comentários:

  1. Excelente post Diogo.

    Acho que é a primeira vez que concordo em absoluto com as tuas avaliações.

    Como não retirava uma virgula nem acrescentava um ponto ao que escreveste, opto por dar a minha consideração sobre um jogador que não foi referido.

    O jogador é o Mika, excelente defesa esquerdo com muito futuro. Gosto muito da forma aguerrida como defende, e da forma como apoia o ataque, se o avaliasse como tu, daria 4 estrelas, especialmente, porque hoje em dia é muito difícil encontrar jogadores de qualidade para a posição dele.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, sobre um tema que pouco se vê abordar na blogosfera leonina.

    Confesso não ser muito conhecedor da equipa B do SCP e do futebol de formação sportinguista em geral, mas os jogos que tenho visto levam-me a concordar com as análises feitas.

    Particularmente no que toca a Zezinho, um dos jogadores que mais me agradam nesta equipa, a par de Golas, Dier e Bruma.

    Gostava que tivesses analisado também dois outros jogadores:

    Filipe Chaby, pese embora pouco tenha jogado por lesão, e Gael Etock.

    O nigeriano leva uma interessante média de golos marcados tendo em conta os pouquíssimos minutos de utilização.
    Parece-me um puro nº 9, cheio de força e com um faro incrível pela baliza.
    Tem sido o nosso 3º avançado, atrás de Rubio e de Betinho - creio, também, que é o mais novo dos três - mas reconheço-lhe características físicas invulgares para a posição.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  3. Nigeriano, não camaronês.

    Jarvalho.

    ResponderEliminar
  4. Não tenho duvidas que no futuro serão introduzidos na equipa principal alguns destes jogadores que foram (bem) analisados por ti.

    A estreia positiva de Eric Dier é um precedente do que pode acontecer num futuro a curto prazo no Sporting.

    Destes jogadores acima mencionados, destaco:

    Eric Dier- Forte fisicamente, e com apenas 18 anos, já agarrou um lugar no 11 da equipa B,. tendo inclusive já se estreado na equipa A com uma assistência que originou o único golo do jogo e consequentemente uma vitória muito ansiada. A continuar assim não vai demorar muito até que surjam noticias de clubes ingleses interessados em adquirir os seus préstimos

    João Mário- joga como um veterano, e só peca por ter pouco faro para o golo, mas é normal porque ajuda a defender e por isso joga longe da baliza adversária. Gostava, que ele e o seu irmão pudessem jogar juntos na equipa principal do Sporting.

    Arias- excelente lateral, rápido, ataca bem e defende também com qualidade. Grande descoberta deste jogador que alinhava no Lá Equidad, mas já era presença assídua nas selecções jovens da Colômbia. Já vimos o seu nome associado a clubes Europeus de topo.

    Bruma- tem evoluído positivamente de ano para ano e tem maravilhado com o seu futebol onde alia velocidade, técnica e faro para o golo.

    É importante que estes jovens jogadores sejam bem integrados na equipa principal, e que a mesma esteja bem de saúde para que alguns deste jogadores não caiam em saco roto.

    Em suma, bom post Diogre, continua assim

    ResponderEliminar
  5. Bom post! Penso que este post é bastante pretinente. A situação que o clube atravessa é bastante critica. Estamos a viver numa fase em que é essencial colaborar e fazer de tudo para que o clube avance! Embora saiba que colaborar e gerir o clube não está nas nossas mãos..
    O plantel da equipa B tem exelentes opções para o futuro. Se queremos ter sucesso, teremos que recorrer aos jogadores do plantel B. Tenho e grande parte dos sportinguistas uma boa visão do projecto B. Há mesmo exelentes jogadores na B, bem vamos precisar dos seus servicos enquanto profissionais, vejo talento e ambicoes altas em quase todos os referidos no grande post de Diogre. Saudaçoes leoninas ; ))

    ResponderEliminar
  6. Penso que é demasiado cedo para fazer estas previsões sobre estes jogadores, no futebol o que hoje é certo amanhã é incerto...

    PS: Espero que os jogadores da equipa B vão sendo lançados sensatamente, não serve de nada para a equipa ou para os jogadores jovens serem lançados todos de uma vez.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!