Próximo Jogo

Próximo Jogo

04/07/2013

Maurício Nascimento e Salim Cissé a caminho do Sporting. Bons reforços?

Apesar de não haver confirmação oficial por parte dos Clubes, tudo aponta (ver por exemplo aqui, aqui ou aqui) que o avançado internacional pela Guiné-Conacry ex-AA Coimbra, Salim Cissé, e o defesa-central brasileiro ex-SC Recife, Maurício Nacimento, serão contratados pelo Sporting Clube de Portugal para 2013/14. Antes de tentar fazer uma avaliação desportiva de cada uma das contratações, acho que é relevante salientar que se tratam ambas de aquisições a baixo custo. De facto, fazendo fé no que vem sendo escrito na comunicação social, cada uma destas aquisições custará à volta de 300 000€. Estes valores, a serem verdadeiros, são importantes porque por um lado se a vertente desportiva correr mal não se perdeu muito dinheiro, e por outro se correr efectivamente bem poderemos ter feito um excelente negócio. Vou então tentar, na medida das minhas capacidades, avaliar cada um destes 2 jogadores:


Maurício Nascimento tem 24 anos (20/09/1988) e 1.85m, é um defesa central que em 2009 era considerado muito promissor e com potencialidades para altos voos. Só que um desentendimento e uma troca de agressões com o seu colega Obina prejudicaram a sua carreira (ver aqui e/ou aqui). Pelas descrições que li e ouvi e pelos vídeos que vi (este e este) parece-me um central interessante, cheio de garra, possante e agressivo, que se impõe pela força. Por outro lado, apesar de não ser um jogador muito alto pareceu-me bastante competente no jogo aéreo, tanto em termos defensivos como ofensivos. Claro que os vídeos do youtube valem muito pouco e sendo assim espero para ver. Não vou é com toda a certeza julgar o jogador sem o ver jogar, como tenho lido por aí. Quanto à lógica da contratação de um central quando já há algumas soluções no plantel (Ilori, Dier, Rojo e Nuno Reis), penso que esta aquisição poderá significar que Eric Dier será visto como trinco por Leonardo Jardim. Claro que apenas a oportunidade do negócio ou a saída iminente dum dos centrais do plantel poderá também justificar este investimento. Boa sorte, Maurício!  

Salim Cissé tem 20 anos (24/12/1992) e 1.85m, é um avançado que veio do modesto US Arezzo da Serie D italiana (ver golos aqui) e que jogou na última temporada ao serviço da Associação Académica de Coimbra, marcando 6 golos num total de 25 jogos na Liga ZON Sagres pelos estudantes. Deu nas vistas na primeira metade da temporada, não só na Liga ZON Sagres mas também na fase de grupos da Europa League (ver aqui). Na segunda metade teve uma lesão de algumas semanas que o fez perder fulgor e consequentemente a titularidade absoluta na posição de ponta-de-lança que já tinha conquistado, para Edinho. É quanto a mim uma aposta que faz sentido, sendo dos jogadores da nossa liga que mais me chamou a atenção na época passada. Chega para uma posição carenciada do nosso plantel, a de ponta de lança. Apesar de ser um jogador com bom jogo de cabeça e ser relativamente alto e possante, não é um avançado lento. Tem ainda um remate e uma capacidade de finalização que o podem tornar num caso sério neste novo Sporting de Leonardo Jardim. Claro que não conto que este jogador se imponha imediatamente como titular do Sporting CP, apenas acho que o rácio custo/potencial é interessante. Para além claro de ter um perfil diferente dos outros avançados existentes no plantel e os com chegada anunciada iminente (Fredy Montero). Veremos se a aposta corre bem, espero sinceramente que sim, boa sorte Salim!

E vocês Sportinguistas, o que pensam destas (ainda oficiosas) contratações? bons reforços?

um abraço e saudações leoninas.
Partilhar:

8 comentários:

  1. acho boas contrataçoes caso se venham a confirmar na medida do seguinte como nao são nomes sonantes do meio futebolistico vão querer mostrar serviço para poderem aspirar a algo mais

    ResponderEliminar
  2. Sobre Maurício, nada sei dele, pelo que me dispenso de emitir qualquer opinião.
    As características com que vem rotulado, contudo, agradam-me: rápido, com raça e bom tecnicamente. Penso que Argel o comparou a Polga.

    Quanto a Cissé, conheço-o bem, porque o vi jogar ao vivo várias vezes em Coimbra.
    É um jogador com boa envergadura fisica e bom tecnicamente, que remata bem.
    Não o vejo como um nº 9, e muito menos como extremo, posição onde jogou algumas vezes na Académica sem grande brilho.
    Será antes um segundo avançado, móvel e para jogar mais atrás do PL.

    É um jogador ainda muito novo - só faz 21 anos em Dezembro - e com grande capacidade de progressão. Um jogador para ser trabalhado e que precisará de algum tempo para poder adaptar-se a um clube como o SCP.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  3. Sao duas boas contrataçoes em relaçao ao preço qualidade sendo que o mauricio nao conheço mas por ter sido barato nao parece mau negocio em relaçao o fredy montero ja ca devia estar

    ResponderEliminar
  4. Acostista4/7/13 19:57

    Conheço mal estes jogadores mas, num sumo de muitas opiniões até contraditórias, deduzo que sejam boas apostas.
    Boa sorte para ambos!

    ResponderEliminar
  5. São contratações de baixo risco, o Maurício para mim é um desconhecido, o Salim Cissé tem características excelentes para jogar num 4-3-3 e com 20 anos se progredir bem pode vir a ser no futuro um excelente activo.

    PS: Muita malta fala que preferia o Hassan do Rio Ave em vez do Cissé, percebo que provavelmente Hassan é um jogador com mais potencial mas não será mais caro do que Cissé? E em termos salariais também não será mais caro? Pensem nisto antes de criticarem a vinda do Cissé em vez da do Hassan.

    ResponderEliminar
  6. Mega1SCP4/7/13 21:02

    Penso que são 2 jogadores que podem ajudar a equipa o risco rentabilidade desportiva/investimento e mínimo. Assim, é esperarmos que se adaptem rapidamente e sejam rentáveis desportivamente. Mega

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/7/13 21:37

    Não conheço muito dos dois jogadores e espero que tenham muito sucesso.
    O Cissé não cutas 300 mil, mas sim esse valor por apenas 25% do passe, o que equivale a 1,2milhões o valor do passe na totalidade (não é assim tão barato).
    Não percebo é a dispensa do Etock, jogador com a mesma idade e características, pois é suposto a aposta ser na formação.
    O Dier a trinco seria um desperdício, tal a sua qualidade, até porque, nesse caso, vai passar boa parte da época no banco, porque temos o Rinaudo. Espero que a vinda do Mauricio não signifique a saída do Rojo.
    Jorge

    ResponderEliminar
  8. SCPtheN15/7/13 13:05

    Dois tiros no escuro, se correr bem, é uma jogada de génio, se correr mal o investimento é pequeno, e na situação em que o Sporting se encontra, não se pode correr grandes riscos.

    Em suma, duas contratações pouco entusiasmantes, mas que se podem vir a revelar acertadas. (ou não).

    Venha de lá o Montero, esse sim com pinta de craque!

    Este romeno que surge hoje como hipótese também parece ser interessante.

    Mal assinem pelo Sporting, passam a ser os melhores do mundo.

    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!