Próximo Jogo

Próximo Jogo

11/07/2013

Un-fucking-believable

Bruma sempre foi importante para o Sporting Clube de Portugal. Desde que chegou, por todos os escalões demonstrou sempre uma qualidade acima da média. Na época transacta, após passagem pela Equipa B, a Direcção do Clube, em comum acordo com Jesualdo Ferreira (à data, treinador/manager), decidiu promover a jovem esperança da cantera à formação principal dos leões (onde conseguiu 1 golo e 4 assistências em 13 jogos).

Nos entretantos, apesar das sucessivas informações de que haveriam propostas de renovação apresentadas aos representantes do jogador, tal nunca foi conseguido, tendo por consequência final a posição mais recente do jogador - rescisão unilateral. Em sentido inverso, acharam por bem prolongar o contrato de Sunil Chhetri - que, injustamente, mais não fez que figura de corpo presente na formação secundária. Não seria necessário alongar-me muito mais para estabelecer um princípio de incompetência (também) na gestão desportiva da ex-Direcção.

Mas, nem por isso a Direcção actual e os seus constituintes ficam imunes à crítica. Afinal, foram também eles que, por imposição própria, deixaram a questão arrastar-se no tempo, presa por uma corda que, de tão esticada, parece ter acabado por partir! Bruno de Carvalho e Augusto Inácio não devem sacudir a água do capote - ficar-lhes-á sempre melhor a assumpção do erro, ainda que se mantenham convictos de terem feito todos os possíveis.

Admitindo que, neste caso particular, a situação não seria nunca de fácil resolução, acredito plenamente que o alcance de um acordo que interessasse a ambas as partes também não seria assim tão difícil. Bem sei que lidar com os representantes do jogador (e apesar do absurdo do tutor + empresário + advogado) seria, desde logo, um obstáculo a superar - a certo ponto, foi-se tornando incrível a cadência com que ora um ora outro apareciam, plenos de sagacidade, fazendo declarações que se iam tornando incoerentes em si mesmas -, mas julgo que a vontade de Bruma seria sempre a mais imperiosa, e essa vontade era (ainda é?!) permanecer de leão ao peito.

Independente dos valores pedidos pelo jogador (entenda-se, jogador e seus representantes), era já seguro o seu valor desportivo, e o seu potencial faria prever sempre uma futura mais-valia financeira. Como no caso da renovação de Adrien Silva (por valores com que nunca concordei, cedendo às pressões do seu empresário e das várias notícias vindas a lume em conluio com a comunicação social), estou igualmente convicto que os valores pedidos por Bruma eram/são excessivos. Ainda assim, anuo que seria sempre um mal necessário, com excelentes perspectivas de ressarcimento num futuro próximo, quer desportiva quer financeiramente.

Resumindo, a ex-Direcção podia - e devia - ter tomado a situação da renovação com Bruma de uma forma muito mais competente, profissional, com mais tacto. No entanto, a actual Direcção não se pode expiar das suas próprias culpas no processo, sejam elas muitas ou poucas e de mais ou menos importância. Quem fica a perder é sempre o mesmo: o Sporting Clube de Portugal!

Uma nota final para referir as declarações de Catió Baldé, que afirma ter havido uma tentativa de rapto por parte da Juventude Leonina e que esta terá sido a mando de alguém do Sporting Clube de Portugal. Espero, muito sinceramente, que a Direcção da Claque e do Clube estabeleçam diligências para "limpar" estas (muito graves) acusações, porque sendo verdade, tendo a Claque actuado ou não sob coacção do Clube, é uma situação demasiado grave para que se varra o assunto para debaixo do tapete. Ou, não sendo, de todo, verdade, processe-se Catió Baldé por calúnia, perjúrio e difamação!
Partilhar:

12 comentários:

  1. Sinceramente não culpo a actual direcção, porque acho que quando chegaram a corda já estava mais que esticada (então a 4 ou 5 meses do fim do contrato é que se renova com o jogador, isto se se verificar que o contrato acaba agora), o Sporting é maior que qualquer jogador e não me parece que o caminho passe por cedermos a caprichos de miúdos porque se abirmos uma excepção para um abriremos para outros. Em relação à acusação de tentativa de rapto cheira-me a esturro, e até parece uma cena de novela mexicana, contudo espero que ou a claque ou a direcção do clube se pronunciem sobre o caso e se caso seja verdade se puna a claque, caso seja mentira que se puna a difamação efectuada e quem a efectuou.

    ResponderEliminar
  2. Precisamente por o Sporting ser maior q qq jogador ou presidente, é q ambas as direções deveriam ter fechado negocio durante o seu tempo, por ser uma renovação manifestamente POSITIVA quer FINANCEIRAMENTE como DESPORTIVAMENTE. Quem perdeu foi o CLUBE.

    Estivemos mal. Sacudir a água do capote so serve para repetir o mal.

    ResponderEliminar
  3. Rui Marcelo11/7/13 15:56

    Desfecho mais que previsivel.

    Mais uma vez fomos vitimas da nossa incompetencia, continuamos a dar tiros num futuro que se adivinhava melhor, mas hoje podemos ter perdido um dos nossos melhores jogadores que já passou pela academia (senão mesmo o melhor).

    A verdade é que nós podemos apontar todas as culpas à anterior direcçao, mas nao só, esta tambem tem culpas no cartório dada a guerra que alimentou com os empresários, mas tambem por inumeros contratos que continuam por renovar (Ilori, Mané, Dier, JM).´

    Bruma inicialmente queria renovar, as juras de amor aos jornais sao prova disso, mas quando se brilha num mundial de sub-20, e o seu próprio clube nao é o primeiro a ligar-lhe a felicitá-lo algo está mal.

    Espero que isto seja uma lição, para o amadorismo que se vai fazendo valer no Sporting e que se enganem que com bdc tudo será maravilhoso, pois a incompetência parece continuar.


    SL

    ResponderEliminar
  4. Só para dizer que concordo EM ABSOLUTO com a posição do Mauro - não tirava uma virgula - só punha um "FDX" no fim

    ResponderEliminar
  5. Soube agora que o bruma ganha menos de 2 mil euros ao mes!
    Isto é incrivel um dos jogadores mais promissores da equipa B no inicio da epoca, ao qual é lhe dado uma oportunidade na equipa principal tem um contracto com um vencimento de menos de 2 mil euros? Isto é surreal!

    Mas sublinho o que o Mauro disse, esta direção não se pode ilibar desta situação tb... eu sempre me pareceu que esta guerra aberta aos empresários iria dar m#rd@ para o nosso lado...

    O problema maior ainda está por vir... o Catio Baldé tem sido muito importante na vinda de jovens africanos para as nossas camadas jovens, e é empresario de mts dos mais jovens promissores das mesmas... ou mt me engano ou isto não vai ficar por aqui =\

    ResponderEliminar
  6. Comentario ass: Badeu

    ResponderEliminar
  7. «Comunicado Oficial da Associação de Adeptos Sportinguistas»

    Perante a mais recente novela perpetrada pelos parasitas do futebol mundial, desta
    vez afectando o Sporting Clube de Portugal e os seus atletas, a Associação de Adeptos
    Sportinguistas lança o seguinte alerta consubstanciado nas suas preocupações
    fundamentais, no que a este caso diz respeito:

    1) A atracção pelos holofotes e, aparentemente, também pelo abismo, dos que se
    dizem representantes do jogador Bruma retiraram-lhes a capacidade de observar a
    grandeza da instituição Sporting Clube de Portugal. Tais personagens, pela sua
    pequenez e insignificância no contexto do desporto (quer nacional quer internacional),
    e procurando a maior comissão das suas vidas à boleia da sua vítima - o jogador -
    recolhem hoje, com certeza, o consenso junto da massa associativa e adepta leonina
    no sentido de serem declaradas inimigos do Sporting Clube de Portugal.

    2) Esperamos que o Sporting Clube de Portugal actue firmemente na defesa dos
    interesses do clube e proíba a presença de tais personagens em qualquer instalação do clube.

    3) Face ao que vem sucedendo, e tendo em conta o número de jogadores
    representados por tais personagens, tanto no plantel sénior do clube como nos
    escalões de formação, recomendamos que os atletas que ainda se sintam
    representados e defendidos por tais personagens ponderem a sua ligação aos
    mesmos, sob pena de não recolherem simpatia por parte da massa associativa dando,
    simultaneamente, um sinal ao clube da sua dedicação e reconhecimento à camisola
    verde e branca. O exemplo actual, por oposição a tantos outros de sucesso onde nunca se ouviram as palavras dos empresários (muito menos a ritmo diário), demonstra a total ineficácia dos métodos utilizados por aquelas personagens

    4) A AAS repudia as acusações feitas a claques leoninas de terem orquestrado actos
    criminosos. Sugerimos às claques do Sporting Clube de Portugal que defendam os seus direitos e averiguem a possibilidade de instaurar um processo-crime àquelas
    personagens por difamação. Confirmando-se tal resposta às acusações, não só
    desmentem cabalmente tal versão como poderão permitir que aqueles enveredem por
    uma nova carreira profissional, esperemos que com maior sucesso, como guionistas
    para a ficção nacional. As últimas palavras vão para o jogador Bruma. No sentido de lhe recordar que sem o Sporting Clube de Portugal não seria a mesma pessoa. Que foi o Sporting Clube de Portugal que lhe possibilitou evoluir desportivamente fazendo aquilo que gosta. Que nunca, ao longo de tal relação, esteve o Sporting Clube de Portugal de má-fé perante o jogador e que caberá a este demonstrar a maturidade que acredita ter (ao nível do contrato que pretende) e, pensando pela sua própria cabeça, indicar ao Sporting Clube de Portugal aquilo que pretende, de viva voz. Em ano de Mundial, a esperada titularidade na equipa do Sporting Clube de Portugal permitir-lhe-á evoluir competitivamente e garantir uma eventual vaga na Selecção Nacional com vista à participação na maior competição Mundial no futebol.

    A vida é feita de decisões e está no momento do jogador tomar a sua. Ou está
    connosco ou contra nós. Não há meio-termo a considerar perante o extremar de
    posições por parte das personagens supracitadas.

    Sporting Sempre!
    Comité Executivo
    Associação de Adeptos Sportinguistas

    ResponderEliminar
  8. Este comentário vai ser escrito num estado de fúria tal que nem estou a pensar bem no que estou a escrever. Peço desculpa se disser algo de errado mas não censurem por favor.

    Isto para mim é tudo uma grande MER**.
    MER** para o Bruma. MER** para o Catió Baldé. MER** para o Bebiano.

    Isto à 3 hipóteses para mim na minha cabeça(que está toda trocada) mas já não me admira outras aparecerem pois isto é pior que uma novela da SIC ou TVI(que aproveito para dizer que os media são todos uma MER**):

    1º O Bruma renova, esclarece isto tudo. Rodeia-se de pessoas decentes e mete-se a trabalhar que é o que tem de fazer e a ganhar aquilo que merece.

    2º Bruma não renova, mas prova-se que tem contrato por mais uma época e ele está lixado é para ser queimado, treinos duros, equipa B, porrada nele nos treinos e coloca-lo à merece dos adeptos. Tratamento VIP como ele está a pedir.

    3º Ele muda-se para outro clube e se esse clube é português ele que contrate seguranças, que mude de casa todas as semanas ou que ponha o Advogado e o Tutor à porta porque tendo em conta o que se está a passar e a união que começa a reinar ele vai sentir e muito a pressão dos adeptos. Vai ser um INFERNO(esperemos que não passe os limites).

    Catió Baldé caso se confirme isto não entra mais na academia ele que lá vá buscar os putos e que se ponha no caralho, vai para os lamps ou tripas aqui nem tenha lá o Ronaldo ou o Messi ele fica. Quer ver os grandes talentos que ele traz serem trabalhados lá nos outros clubes.

    ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SPORTING ATÉ MORRER!!!

    NÃO HÁ BRUMA, BEBIANO=lampião, CATIÓ, BENFICA, PORTO, PRESIDENTE, MEDIA, PESSOAS OU DEUSES OU O CARALHO MAIS IMPORTANTE QUE O SPORTING, TODOS JUNTOS NÃO CONSEGUEM SER UM TERÇO DO QUE É O SPORTING CRL!!!

    SPORTING COMO IDEAL!!!

    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
    FUCK THE REST!!!

    ResponderEliminar
  9. Caros sportinguistas,

    Em 02 de maio de 2010, antes do europeu de sub-17, o bruma, tal como qualquer jogador que participa naquela competição, foi sujeito a uma ressonância magnética para verificar se os ossos tinham na sua extremidade as placas (limite até onde os ossos crescem), para certificação da idade.
    Nessa data, apresentou uma placa com valor máximo de 2 mm (no limite).
    Info: Quando o osso se funde com a placa, significa que o jogador tem uma idade entre 17 e 18 anos - razão de ciência).
    Em julho desse ano, na pré-época, o jogador foi sujeito a uma densitometria e adivinhem, fusão completa.
    Em outubro, quando alegadamente completou 16 anos, o jogador assinou o tão propalado contrato (nessa altura teria com certeza cientifica, pelo menos, 17 anos, sendo mais provável que tivesse 18).
    Baldé, foge para a Guiné enquanto podes, sabes o que significa inscrever informações falsas em documento autêntico?

    Meus amigos, o Bruma pode ter, neste momento, 20, 21 ou 22 anos!

    Ex-funcionário do clube, sempre sportinguista, grato ao Bruno de Carvalho pela elevação como o meu processo de despedimento foi tratado.

    Nota: Despedido, não por incompetência, mas porque de comum acordo, concluímos que poderia colaborar com o sporting de outra forma.

    ResponderEliminar
  10. Já estou farto de ouvir os nomes Bruma, Catió Baldé e Bebiano Gomes.

    Infelizmente a fama subiu-lhe á cabeça, é triste.
    O Bruma que olhe para o Dier, grande exemplo de um Jogador dentro e fora de campo.

    Cumprimentos
    Roberto

    ResponderEliminar
  11. Duarte Mendes13/7/13 19:56

    Bruma, Bruma, mais Bruma... Já em consigo ouvir este nome. O sporting portugal é mais do que isto!! Só fica quem quer, se é mau negócio para o clube? Talvez, mas jogadores como este não fazem falta...

    ResponderEliminar
  12. """" O problema maior ainda está por vir... o Catio Baldé tem sido muito importante na vinda de jovens africanos para as nossas camadas jovens, e é empresario de mts dos mais jovens promissores das mesmas... ou mt me engano ou isto não vai ficar por aqui =\ """


    MAS QUE MERDA E ESTA!?!?
    Então o Sr. Catio Balde é que faz a academia do sporting brilhar com o seu excelente trabalho!?!?
    Fdxx, mas que raio de sportinguista es tu!?

    Ele que monte uma Academia na Guine e faça la mto babuinos para meter onde ele queira... Agora ter mais jogadores nas maos deles com o "selo de qualidade" sporting colado a si é que NUNCA MAIS!!!

    E os que por cá andam, devia-se dar um alerta em relação ao seu futuro dentro do clube... Acabarem com a ligação a essa maralha ou acabarem os contractos com o sporting na bancada!!!

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!