Próximo Jogo

Próximo Jogo

31/08/2013

Calma!

Face ao sorteio do campeonato - que nos ditou embates perante todos os adversários mais directos (SL Benfica, FC Porto e SC Braga), no primeiro terço da época - a sensação entre os sportinguistas era de uma esperança receosa. Estávamos em plena pré-temporada e as indicações que nos transpareciam da equipa eram francamente boas mas, ainda assim, tínhamos/temos todos a plena consciência de que a juventude, com todos os seus prós, também tem contras. Nomeadamente, no que confere à forma com que a equipa lida com os vários momentos do jogo - escrevi-o várias vezes.

Hoje, um tanto ou quanto surpreendentemente, o Sporting CP entrou bem no jogo, mandão como há algum tempo não me lembrava ver jogar, em jogos desta ordem de dificuldade. Dominando toda a 1ª-parte do jogo, perante um SL Benfica que, com tanto milhão investido em tanta estrela, se apresentou numa forma completamente descaracterizada de jogar, em contra-golpe - como diz o catedrático Jorge Jesus. O mesmo catedrático mostrava-se visivelmente surpreendido com a entrada de leão do Sporting CP, que nos valeria o golo de Fredy Montero, aos 10 minutos, e que nos valeu a vantagem até aos 65 minutos de jogo.

Na 2ª-parte, já o SL Benfica jogava com 4 avançados - entre eles Lazar Markovic, a galinha dos ovos de ouro do actual SL Benfica, e o Sporting CP não conseguia conter o crescendo de fulgor atacante do arqui-rival. É aqui que entra a maturidade, ou, no caso, a falta de... O Sporting CP teve algumas (ainda bastantes) oportunidades de matar o jogo, ainda na 1ª-parte mas, por um outro motivo, não o conseguiu, não chegou ao 2-0 e deixou o adversário ir para intervalo com a secreta esperança de ainda ter tempo para dar a volta ao resultado. A 2ª-parte mostrou-nos um jogo mais partido, propício ao aparecimento das individualidades e, nesse capítulo, não nos enganemos, o SL Benfica tem, por força da sua capacidade de investimento, as melhores peças, por muito que nos orgulhemos da qualidade dos nossos miúdos! A equipa simplesmente não teve a calma, a maturidade suficiente para suster o ímpeto do adversário naquele período que se viria a revelar de enorme importância. Quer através das tais faltas cirúrgicas, quer através do próprio jogo colectivo da equipa que, já sabemos, é porventura a melhor arma deste Sporting CP.

Nós, sócios/adeptos, temos que ter a noção de que, por mais exigência que queiramos exprimir, esta equipa, jovem, de qualidade mas algo imatura, está em crescimento, a alicerçar as bases do que será no futuro. Não podemos nem devemos estabelecer a exigência a níveis desproporcionados face ao plantel e a todas as condicionantes financeiras que sofremos, por um jogo em que fica a sensação que podíamos ter garantido a vitória que nos fugiu da mão. Não podemos nem devemos destruir uma equipa por não conseguir fazer o mesmo que fazem os milionários rivais. Exigência sim. Moderação também...

Nem somos candidatos por ter goleado FC Arouca e AA Coimbra nem deixamos de o ser porque não conseguimos vencer as águias. Somos candidatos ao melhor que fôr possível fazer, e temos conseguido fazer boas coisas, hoje inclusivé! Não embandeiremos em arco nem deprimamos, ao sabor dos ventos e marés, à imagem dos benfiquistas. Somos sportinguistas, somos sofredores, somos - espero eu - bem mais inteligentes que isso.

Dito isto, sublinho mais uma vez a exibição globalmente muito positiva da equipa hoje, frente a um adversário com o quádruplo ou quíntuplo do nosso orçamento, frente a um milionário treinador catedrático, e frente a jogadores que, à custa de uma sociedade tendenciosa, se pensam os maiores.

Em frente Sporting CP, em frente Leonardo Jardim, em frente jogadores. O Sporting é nosso, o futuro é vosso! Estão no bom caminho!... Cautela e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém.
Partilhar:

4 comentários:

  1. Grande post Mauro, subscrevo inteiramente, o problema do Sporting hoje foi demorar mt tempo a adaptar-se aos 4 avançados dos lamps, e nesse período sofremos golo, a haver um vencedor só podiamos ter sifo nós.

    SL.

    ResponderEliminar
  2. concordo que poderíamos ter saído deste jogo com outro resultado, na 2ª parte não soubemos estabilizar o jogo, nem aproveitar o avanço natural do benfica em busca de outro resultado, poderíamos e deveríamos ter feito algo mais e aproveitar melhor o espaço que nos deram. No entanto nem tudo foi mau, o grupo é unido e solidário, espero que este grupo cresça e se mostre mais forte de jornada para jornada e que nos dê as alegrias que todos esperamos

    SL

    ResponderEliminar
  3. Não há que estar desiludido com o resultado de ontem frente ao Benfica.

    Pelo contrário, devemos estar satisfeitos pela resposta que a equipa deu num jogo de alta pressão como era o de ontem, contra uma equipa muito superior à do SCP em individualidades, orçamento e maturidade, cujo resultado é, na minha opinião, positivo.

    Só o Markovic custou quase tanto como toda a equipa do SCP que ontem entrou em campo, substituições incluídas.

    Considero que o SCP não é candidato ao título, nem deve ser essa a nossa expectativa, mas que deverá garantir sem dificuldades o 3º lugar, podendo mesmo chegar ao 2º lugar se o Benfica tardar a começar a atingir o nível da época passada.

    ResponderEliminar
  4. Merecíamos ter ganho o dérbi, foi pena alguma displicência na frente do golo, mas enfim não se pode ganhar sempre e apesar de preferir a vitória o empate não foi de todo um mau resultado perante um adversário que é um assumido candidato ao título (apesar do bom início de época tenho os pés bem assentes na terra e não acredito que sejamos para já candidatos ao título) e que tem um plantel (segundo li num jornal) 57 milhões mais caro que o nosso.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!