Próximo Jogo

Próximo Jogo

26/08/2013

Na Bruma do tempo... ou Baldés de ganância

Há três épocas atrás o formando Bruma alternava entre o escalão de Juvenis e o de Juniores do Sporting Clube de Portugal, ainda que estivesse no seu segundo ano juvenil. Há duas épocas, Bruma foi inserido definitivamente no escalão de Juniores, naquele que deveria ter sido o seu primeiro ano nesse escalão. A época passada, ainda júnior, foi inserido na Equipa B do Clube, a disputar a então denominada II Liga. Posteriormente, a 10 de Fevereiro último, jogaria os seus primeiros minutos pela formação principal dos leões, na derrota caseira por 0-1 ante o CS Marítimo.

Na temporada transacta (2012/13), ainda em idade júnior, cumpriu então 25 jogos (2158 minutos - 86 minutos por jogo) pela Equipa B, conseguindo 7 golos, e jogou 13 jogos (928 minutos - 71 minutos por jogo) pela formação principal, conseguindo 1 golo.

Tudo isto para dizer o quê? Simples. Os escalões de formação existem para cumprir os desígnios de um só propósito: formar jogadores profissionais! E, nesse âmbito, não se devem saltar etapas, não obrigando os formandos a subir escadas dois lances de cada vez, diminuindo assim consideravelmente o risco de queda. Passe a metáfora... Os jogadores são pessoas, como eu ou qualquer um de vocês, e não meros robots, mercadoria ou figuras de corpo presente que se possam mover a bel-prazer, a despeito de tudo o resto.

Sempre defendi o que acima escrevi, independentemente do jogador e da sua valia real e/ou potencial e, por muito que convenhamos que Bruma é um jogador de uma valia superior, não deixou de ser errado fazê-lo com o luso-guineense, da minha perspectiva. Se leram o post até agora, talvez queiram contrapôr com o precedente da ascensão de Cristiano Ronaldo. Acedo. Afinal, era também um jogador ainda em formação, também de qualidade acima da média, que se estreou cedo na equipa principal do Sporting CP. Demasiado cedo, talvez. Tão cedo que quase não jogou de leão ao peito, sendo transferido para o Manchester United FC, praticamente à primeira oportunidade, por valores (17.5M €) que, mesmo à altura, eram demasiado baixos para a real mais-valia que o jogador deixava antever. Então como até agora, os jogadores formados pelo Clube eram pouco ou nada rentabilizados, quer desportiva quer financeiramente.

Bem sei que o diferendo que hoje separa Bruma e Sporting Clube de Portugal tem muito mais a ver com factores extra-futebol que propriamente do âmbito desportivo. Culpa dele próprio (do jogador) também, por mais voltas que queiramos dar, para justificar todo este imbróglio. Afinal, à beira de fazer 19 anos, Bruma é sugestionável ao ponto de se deixar levar em contos do vigário de gente - Catió Baldé e/ou Bebiano Gomes - que, esses sim, o tratam e querem tratar como mera mercadoria, da qual a única pretensão é fazer dinheiro. Gananciosamente...

Sim, Bruma "só" tem 18 anos, é um miúdo (não soubesse eu a idade dele e diria que os 18 anos seriam uns 4/5 anos acima do que aparenta - sem qualquer ofensa, pela entrevista conjunta RTP/SIC); sim, o jogador vem de uma realidade completamente diferente e não tem ou não terá bases sociológicas suficientes, como eu ou qualquer um de vocês, que lhe permitam um juízo mais lógico da sua própria vida e da consequência das acções que toma ou acede tomar. Assim, entrega-se totalmente nas mãos daquele que chama pai. Um pai que, por onde quer que olhemos, parece orientar uma rede de tráfico humano encapotado, neste caso de jogadores. Um pai que, devendo vários milhares de euros ao fisco, consegue pagar a tempo-inteiro a um advogado ou oferecer regalias várias ao seu tutorado, como viagens ou viaturas...

Tudo isto dito, acho uma falta de respeito inconcebível o que Catió Baldé afirma hoje:
Era suposto que o Bruma se tivesse apresentado hoje [Segunda-feira], mas não foi porque ficou a saber, através da comunicação social, que havia uma ordem interna para ir para a Equipa B. Isso só prejudica. Ele ficou a sentir-se muito mal quando soube que ia para a Equipa B. Não se apresentou porque sabia o que o esperava. Não sei quem colocou essa notícia cá fora, não ajuda em nada.
Desde logo, ficamos a saber que os representantes de Bruma consideram a comunicação social como informação oficial do Clube (ao longo de todo este tempo, quer Catió Baldé quer Bebiano Gomes têm usado as parangonas dos jornais como matéria de facto), o que é antagónico a todos os níveis. Esquecendo este pormaior, a restante afirmação denota um desrespeito enorme primeiramente pelos seus colegas da Equipa B (e com quem jogou ainda na época passada) e secundariamente pela Instituição Sporting Clube de Portugal. Bruma tem 18 anos, não tem 28! O trajecto de muitos dos jogadores da formação que estão na equipa principal (Rui Patrício, Cédric Soares, Eric Dier, William Carvalho, Adrien Silva, André Martins ou Wilson Eduardo) devia ensinar-lhe ou pelo menos demonstrar-lhe que o talento por si só não é tudo e que o trabalho colhe frutos! É preciso é querer trabalhar e não esperar que as oportunidades lhe sejam oferecidas em bandejas de ouro e diamantes...

Finalizando, e porque só um fanático extremista ou um demente poderia achar o contrário, Bruma é um jogador com muito talento (sim, longe de se confirmar como inequívoco) e espero sincera e profundamente que, desta vez, para variar, o Sporting CP consiga fazer valer os seus interesses. Quer desportivos, quer financeiros. E fazê-lo é renovar o vínculo contratual com o jogador e reintegrá-lo. Progressivamente, claro está...

Assimilem, Catió Baldé e Bebiano Gomes, carraças que são, que irão ganhar muito dinheiro com o jogador. Assimile, Bruma, que irá também ele ganhar muito dinheiro. E esqueçam a ganância do agora já. Ou apostem no euro-milhões...
Partilhar:

20 comentários:

  1. excelente Mauro, subscrevo.

    Eu acho que tanto o babuíno como o balde de caca são burros, digo-o porque estas sanguessugas para além de estarem a lixar a carreira ao miúdo também estão a minar pouco a pouco as suas próprias possibilidades de fazerem bom dinheiro com este atleta...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Vão conseguir estragar a carreira do atleta, para além de terem que pagar uma multa se isto for para a FIFA.

    ResponderEliminar
  3. Olá Mauro,

    "Simples. Os escalões de formação existem para cumprir os desígnios de um só propósito: formar jogadores profissionais! E, nesse âmbito, não se devem saltar etapas, não obrigando os formandos a subir escadas dois lances de cada vez, diminuindo assim consideravelmente o risco de queda.Os jogadores são pessoas, como eu ou qualquer um de vocês, e não meros robots, mercadoria ou figuras de corpo presente que se possam mover a bel-prazer, a despeito de tudo o resto."

    Precisamente por não serem robots é que se deve queimar etapas em alguns casos. O importante, para competir, não é a idade do jogador mas sim a sua competencia para jogar futebol. Não tem logica um jogador que é dominante no seu escalão não seja promovido ao seguinte.A evolução dos jogadores faz-se sob estimulação das suas qualidades individuais e entre elas a tomada de decisão. Um jogador que domine num determinado escalão, recebe estimulos que para si sao fáceis de resolver e portanto não lhe estimulam a progressão.
    O que é necessário é que haja acompanhamento extra treino e isso é que falta no Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Gonçalo,

    Normalmente, não gosto de responder com questões, mas julgo que a questão que lhe vou deixar, insere em si a própria resposta:

    Garante-me você que, caso Bruma não tivesse saltado escalões como aconteceu, e só este ano fosse promovidos do escalão de Juniores para o escalão de Seniores (que era o que aconteceria num processo evolutivo normal), Catió Baldé teria enveredado pelo conflito que protagonizou?

    É que eu tenho a plena convicção que tudo isto aconteceu porque o Sporting (não interessa aqui que dirigentes, interessa o Clube), através das recorrentes promoções prematuras a Bruma, com ênfase para a promoção ao plantel principal quando ainda em idade júnior, subentendeu a ideia que Baldé sustenta. Ou seja, que Bruma é jogador da equipa principal e que, como tal, nem sequer admite voltar à equipa B.

    Bruma é um jogador acima da média - todos concordamos neste ponto. Ainda assim, ainda só vai a caminho dos 19 anos e, ao contrário do que muita gente refere, eu acho convictamente que Bruma denota ainda mais defeitos que qualidades.

    A diferença é que, pelo repentismo que provoca, obtém mais resultados. Mas mais resultados não implica melhores resultados. Basta rever os jogos de Bruma ao serviço da equipa principal (e até ao serviço da Selecção sub-20 no Mundial) para perceber que Bruma ainda joga muito como um homem só, abandonando princípios de jogo como as próprias movimentações tácticas. É um jogador anárquico. Mas é vistoso, isso é. Se não o fosse, esta novela simplesmente não existira...

    Continuo a sublinhar o desrespeito por todos os jogadores que referi no post (e mais haveriam) pelo trajecto que percorreram até chegar à equipa principal, à custa do trabalho.

    Bruma, e/ou os seus representantes, querem-no na equipa principal por um só motivo. Porque lhes é mais rentável, a curto-prazo. Não querem saber se o jogador está pronto ou deixa de estar, querem só os seus sacos de notas...

    ResponderEliminar
  5. Acho que o que deverá condicionar as promoções é exclusivamente o progresso desportivo. Agora, deveriam ser tomadas providencias para que casos como o Bruma não aconteçam mais. O jogador deverá renovar contrato antes de jogar pelo plantel principal. Resumindo, aquando da decisão da promoção deverão ser feitos contactos com o agente do jogador, o jogador treina com o escalão acima e joga quando o processo negocial esteja terminado.

    ResponderEliminar
  6. Tal e qual, Gonçalo! VÊ (?!), no fundo temos exactamente a mesma opinião, embora tenhamos formas diferentes de olhar o assunto.

    Se me permite descontextualizar parte do seu comentário:

    «(...)o jogador treina com o escalão acima e joga quando o processo negocial esteja terminado.» - Concordando que o mal já foi feito, em Fevereiro último, não será precisamente isso que o Sporting deveria fazer agora? Julgo que concordará...

    Mas, como o mal está feito, a assumpção prematura de que o jogador é inequívoca e definitivamente parte integrante do plantel principal, por parte do jogador e dos seus representantes, já não volta atrás! A menos que - oxalá - o Sporting consiga convencer Catió Baldé que o jogador ainda está num processo de maturação e que terá tudo a ganhar com uma possível renovação do vínculo (nomeadamente, a promessa de que fará, de facto, parte do plantel principal - embora eu ache que, em circunstâncias normais, o jogador deveria cumprir pelo menos mais meia época na Equipa B)...

    A ver vamos, assim haja bom-senso de todas as partes e assim esqueçam interesses pessoais (e mesquinhos, já agora) e favor do interesse comum, que será - suponho - que o jogador faça aquilo que deveria estar a fazer: jogar. Seja na Equipa A ou B...

    ResponderEliminar
  7. Não acho que tenhamos. Eu defendo que um jogador deve subir de escalão..

    ResponderEliminar
  8. Mas em tudo o resto, totalmente de acordo!

    ResponderEliminar
  9. Também espero que se acaba com estas desculpas todas e que o atleta compareça nos treinos, porque a partir do momento em que ele chegar perto das pessoas do Sporting, serám eio caminho andado para perceber o que tem perdido nestes últimos tempos, e o Sporting vai certamente aproveitar a oportunidade para conversar com ele, sem os "mediadores" do costume.
    E é disso que nos dois mercenários têm medo, por isso andam numa de "fait-divers" para ganhar tempo, mas a estrutura do Sporting tem tido uma postura serena e tranquila, o que tem deixado ficar mal na fotografia estes três artolas.

    Espero que tudo se resolva, e eu acredito na permanência do Bruma, pois sei que se ficar, é, seguramente, um reforço de peso!

    ResponderEliminar
  10. "Não sei quem colocou essa notícia cá fora, não ajuda em nada." afirmacoes do traficante baldé...

    nao sabe? de certeza? jura? dou-lhe uma dica: comeca por B.
    e assim já tem mais uma desculpa (esfarrapada), para nao aparecer...

    tendo Bruma 18 anos tem ainda de seguir as "ordens" do "tutor"?
    tendo esse cadastrado, como é possivel ser tutor de alguem??

    muitas perguntas para tao fraco assunto...nao renova, treina, em Janeiro assina por quem quiser..., nos ultimos treinos da epoca sofre lesao no ligamento cruzado e adeus, boa sorte com os baldes de cimento em qualquer obra deste país... assunto arrumado...se possivel com o traficante de carne guineense, mandado de volta para a Guiné onde penso terá várias familias á sua espera...

    ResponderEliminar
  11. Já que querem continuar a falar sobre o Bruma ficam mais uns tópicos que não passam de rumores e/ou meras especulações, mas como não tenho tempo nem paciência para ligar todos os pontos (e o jornalismo de investigação não pode atrapalhar o bufas) deixo aqui à disposição:

    Foi um antigo responsável pelo futebol do Odivelas FC (do tempo do antigo campo da bola), portista dos sete costados,exilado há bons anos em Alcainça onde foi um dos impulsionadores do projecto futebolístico local, quem facilitou a nova base de treino do B&B Futebol Clube?

    Quem foram o(s) advogado(s) do porto que patrocinaram o estágio do bebiano?

    Onde é que o bebiano tirou o curso e quem é que eram as caras conhecidas que foram contemporâneos dos seus tempos de estudante?

    Quem eram os responsáveis do Penafiel quando o bebiano desempenhou as funções de secretário técnico?

    Existem presidentes de clube conhecidos por negociatas e "contrabandos" em África? Querem ver que alguns deles até têm um comparsa de crime que foi ou é cônsul honorário da Guiné Bissau?

    Apesar de os jogadores só poderem ser contactados por outros clubes sem autorização do clube actual a menos de 6 meses do fim do contrato, nada impede os seus representantes de assumirem compromissos com outros clubes, com antecipação de pagamento do preço e em contrapartida cláusulas indemnizatórias de elevado valor em caso de incumprimento? E também nada impede que no âmbito civil existam cláusulas indemnizatórias que obriguem o representado a favor do representante caso este não cumpra todos os pressupostos do contrato de representação?

    Qual é o clube que mais beneficia com a actual situação do Bruma independentemente do seu desfecho? (Mesmo que se torne num novo paim conseguiram retirar o jogador mais em destaque no final da época passada e impedem a alienação do passe do jogador por valores expressivos e ainda que regressasse agora ao SCP a relação com o balneário e adeptos estaria minada, o jogador estaria fora de forma e existiriam indemnizações a receber dos representantes - ganham sempre qualquer que seja o desfecho)

    Agora vou ali à Qta do Borel consultar o meu advogado e já volto.

    ResponderEliminar
  12. grande postada.

    É perfeitamente visível que os agentes do jogador não estão interessados no futuro do atleta. Esse interesse é claramente financeiro. Bruma está manietado.

    Bruma tinha tudo para explodir esta época. Como não quer aproveitar a oportunidade será outro leão que ocupará o seu espaço.

    Por morrer uma andorinha não acaba a primavera.

    AC

    ResponderEliminar
  13. Nenhum responsável do Sporting Clube de Portugal, repito nenhum responsável, afirmou que bruma iria treinar na equipa B. Logo, a não presença de Bruma na Academia, mesmo nesse pressuposto caí pela base. É "conversa para boi dormir". É para passar tempo. É treta. Não sei se foi ideia de bebiano, balde, ou bruma, mas não é uma ideia inteligente...

    ResponderEliminar
  14. O post está excelente e pouco mais há a dizer sobre o caso Bruma - embora a novela continue.

    Trata-se, no fundo, de uma história de ganância dos representantes do jogador, com este metido no meio, totalmente manietado, e sem saber nem vontade própria para poder dar um murro na mesa e fazer prevalecer a sua vontade (que, creio, era continuar a jogar no SCP).

    Com a conduta destes abutres, saiem todos a perder: o SCP, o Bruma e, como bem diz o Diogo, os próprio abutres que o representam.

    É caso para dizer que mataram a galinha dos ovos de oiro.

    ResponderEliminar
  15. Rui Marcelo27/8/13 01:06

    Excelente post !

    já não há mais paciência para este rapaz, não quer assumir erros, nem ser humilde ao ponto de saber que agora tem de começar do Zero é coloca-lo de parte 1 ano.
    1 anos a treinar à parte mais multas por comportamento incorreto e por incumprimento do contrato.
    Via este gajo como um futuro ídolo, mas enganou-me bem, atitude de lixo e nunca mais vai dar em nada, tem talento, mas cabeça é zero.

    SL

    ResponderEliminar
  16. http://golodeplaca.blogspot.pt/2013/08/bruma-o-que-fazer.html

    ResponderEliminar
  17. O silêncio (oficial) do SPORTING bem como as declarações do Mauricio de que o jogador é bem vindo... são factores MUITO IMPORTANTES nesta fase da contenda !
    MUITO IMPORTANTE (o silêncio) porque não dá fundamentos para que o Bruma e os seus dois representantes (um Tutor e o outro Legal) digam que não há condições psicológicas porque o clube quer "lixar".
    MUITO IMPORTANTE (as declarações do Mauricio) porque permite que se possa provar, num eventual pedido de rescição do contrato (com o tal fundamento de falta de condições psicológicas), que o Bruma sería bem recebido no grupo.
    Esvazia-se, desse modo, qualquer pedido de rescisão com o referido fundamento.
    O barulho que os ditos representantes do jogador estão a fazer é tão só para provocar uma (má) reacção (oficial) do clube de modo e aproveitarem-se desse, eventual, descuido (oficial) para terem base para iniciar o tal pedido de rescição.
    Por outro lado, o tal contrato entre o SPORTING e Bruma é válido até 2015 (pelo menos) e não 2014, o que deixa o SPORTING descansado em relação a eventual saída a custo zero no fim de 2013.
    O Departamento Jurídico do SPORTING está a fazer um EXCELENTE TRABALHO.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo das 7:13:

    Porque é que dizes que "o tal contrato entre o SPORTING e Bruma é válido até 2015 (pelo menos) e não 2014"?

    ResponderEliminar
  19. Porque tal é admitido pelo próprio Bebiano na seguinte entrevista : http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13915919/1
    Embora (Bebiano) nunca mais tenha referido isso nas entrevistas posteriores e a comunicação social tenha deixado passar, propositadamente, despercebida tal "confissão".
    Lixaram-se, com "F"...
    CONTRATO ATÉ 2015 COM OPÇÃO DE COMPRA ATÉ 2016 !!!!!!
    Ora, o montante a pagar por eventual rescisão do jogador por um contrato de 2 + 1 ano terá necessáriamente que sêr MAIOR do que se o contrato fosse apenas de mais um ano !
    Para além de não sêr possivél em Janeiro deste ano assinar por outro clube, ao contrário do que tanto por aíse apregoa.

    ResponderEliminar
  20. Deu para perceber pela entrevista que ele deu depois da decisão da CAP que é um miúdo imaturo, que de momento não passa de uma marioneta nas mãos do(s) seu(s) empresário(s), quer como muitos ganhar muito dinheiro mas evoluir que é bom e não dar um passo maior que a perna na sua carreira futebolística tá quieto...

    PS: Acho cada vez mais que temos ouro na academia o que me preocupa é que esse ouro devia ser cunhado de modo a ser fiel ao seu dono o que não tem acontecido, esperemos que de futuro isso mude.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!