Próximo Jogo

Próximo Jogo

08/08/2013

O dilema entre jogar com um ou dois pontas de lança: Mauro Silva vs Diogre


Um dos grandes dilemas tácticos do futebol moderno é a opção entre um par de avançados na área contrária e um único ponta de lança de referência. Na realidade leonina actual, e ao contrário das duas últimas temporadas, existe a possibilidade de colocar em prática qualquer uma destas opções. Qual será o sistema/formação que favorecerá mais as características dos jogadores do Sporting? será o 4-4-2/4-1-3-2 que pressupõe dois avançados-centro ou o 4-3-3/4-2-3-1 com um só ponta de lança? as opiniões dividem-se pelo universo leonino, e o SVPN não foge à regra. Dois dos editores deste blog  (Mauro Silva e Diogre) resolveram então dar as suas opiniões relativamente antagónicas em relação a esta questão, que nos parece bastante pertinente na actualidade do Sporting:
  • Mauro Silva (4-4-2/4-1-3-2):
Durante anos a fio, o problema foi encontrar um parceiro de ataque para Liedson. Enfim, chegou Derlei e, juntos, fizeram uma dupla perfeita na frente de ataque. Eram os tempos em que o Sporting CP jogava com dois avançados...

Daí em diante, por força das condicionantes mas também por "mera" opção, decidiu-se que o Sporting CP passaria a jogar com um só avançado, em sistemas que, do ponto de vista prático e "resultadista", não têm funcionado. Bem sei que estou a ser intelectualmente desonesto ao estabelecer esta correlação - afinal, a falta de resultados não é consequência directa do sistema táctico ou do número de avançados, mas de todo um conjunto de diversos factores.

Não gosto particularmente do 4-3-3 ou do 4-2-3-1 pois, por norma, pressupõe um solitário ponta-de-lança, normalmente desacompanhado, que terá que fazer do físico, da qualidade técnica e da eficácia armas letais. E todos sabemos que avançados destes não são baratos, nem se encontrarem a cada canto e esquina. Sim, é uma implicância minha que obviamente esqueço, assim haja resultados positivos.

Esta época temos jogadores suficientes, diferentes do que fomos tendo nos últimos anos para a frente de ataque: Fredy Montero, Islam Slimani e Salim Cissé são todos diferentes entre si e têm todos as suas valências, além de Wilson Eduardo que poderá funcionar como uma espécie de joker. Julgo ser possível tentar estabelecer novamente um sistema com 2 avançados na frente, quer com Fredy Montero & Islam Slimani ou Wilson Eduardo em vez do colombiano.
  • Diogre (4-3-3/4-2-3-1)
No futebol actual, cada vez são menos as equipas competitivas que jogam declaradamente com 2 avançados centro na frente. Penso que a principal causa para esse facto se deve à povoação da zona do meio campo. Num 4-4-2 perde-se uma unidade no centro do terreno, correndo-se um sério risco de se sair derrotado na luta a meio campo, perdendo-se o domínio e mesmo o controle dos jogos. Para além disso, um sistema destes impõe que os alas/extremos sejam muito competentes sem bola. Não me parece que o Sporting tenha um par de médios e menos ainda um duo de alas/extremos que neste momento tenham capacidade para fazer o 4 de meio campo, pelo menos com a competência desejável. Repito, neste momento...

Outra coisa que me faz pensar desta forma é o facto de termos adquirido recentemente um ponta-de-lança muito adequado a jogar sozinho na frente, Islam Slimani. Apesar de estar longe de ser um nome consagrado do futebol, tem as características que considero necessárias a um ponta de lança de 4-3-3, sendo oportuno, forte fisicamente nos duelos, no jogo aéreo e tendo para além disso uma excelente capacidade de remate. Parece-me portanto que por ora o argelino tem mais condições para ganhar um lugar na frente de ataque titular que o seu concorrente directo de características distintas, Fredy Montero. Favoreceria portanto nesta fase da temporada um 4-3-3, apostando em servir o possante argelino com qualidade.

Dito isto, já alguns treinadores demonstraram que é possível jogar num sistema de 2 avançados com grandes resultados, mas para isso penso que uma equipa tem de ter uma grande "maturidade táctica", algo que este novo Sporting ainda está longe de alcançar. No entanto, concedo que no decorrer de jogos com resultados desfavoráveis ou até mesmo em jogos contra equipas bastante acessíveis, se possa recorrer a um sistema com dois homens na frente.

E vocês Sportinguistas, o que acham? um ou dois avançados-centro?

um abraço e saudações leoninas
Partilhar:

16 comentários:

  1. Dependendo do adversário acho que podíamos jogar com 2 avançados, especialmente em Alvalade, onde se pede que o Sporting assuma o jogo e consiga a vitória, e onde é, claramente, o favorito em todos os jogos do campeonato, excepto em dois dos 15 jogos, que é precisamente contra porto e benfica, onde o favoritismo, e temos de o reconhecer será equivalente.

    Lembro-me que Frank Rijkaard mudava o sistema táctico quando estava no Barcelona e apostava numa equipa mais ofensiva quando jogava no seu estádio. Jorge Jesus também altera pro vezes o seu sistema táctico, e tem se dado bem, mas é claro que para isto acontecer é necessário não só ter avançados de características diferentes, mas também é fulcral ter médios e extremos que permitam ao treinador alterar o sistema táctico.

    Como o Sporting vai se apresentar a maioria dos jogos, só Leonardo Jardim o saberá, mas não resta duvidas que o actual elenco de jogadores do Sporting, permite ao treinador alternar o sistema consoante o adversário, ou conforme as incidências do jogo.

    Mauro; parece-me exagerado dizer que a dupla Liedson-Derlei era perfeita, até porque Derlei na primeira epoca passou muito tempo lesionado, e na segunda época, só na parte final é que começou a marcar golos com regularidade, e não foram tantos quanto isso

    ResponderEliminar
  2. André,

    Quando referi a "dupla perfeita" referia-me à complementaridade entre os dois, ambos de características diferentes e que se entendiam muito bem. Só isso...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/8/13 17:02

    "No futebol actual, cada vez são menos as equipas competitivas que jogam declaradamente com 2 avançados centro na frente. Penso que a principal causa para esse facto se deve à povoação da zona do meio campo"

    Penso que a solução está mais clara do que parece. Reparem:

    - Menos avançados
    - Mais meio campo
    -Mesma defesa

    Solução:

    Tirar um jogador da defesa (com menos avançados nao se justifica)

    "Ah e tal mas o meio tem muitos jogadores"

    Solução: Manter o meio campo em igualdade de numero do adversario para equiibrar.

    Metemos dois homens na frente.~

    3-5-2 para 4-5-1 (qq coisa assim) parece-me uma boa solução!

    ResponderEliminar
  4. Quando o Diogo diz "é possível jogar num sistema de 2 avançados com grandes resultados, mas para isso penso que uma equipa tem de ter uma grande "maturidade táctica", algo que este novo Sporting ainda está longe de alcançar." está a descrever na perfeição o porquê de o 4x4x2 não puder ser o sistema preferencial do Sporting. É claramente um sistema muito mais complexo, mais difícil de ser trabalhado tanto defensivamente como ofensivamente. Mas não é só a falta de maturidade táctica que impossibilita que o 4x4x2 seja o sistema preferencial. Não temos, nas alas, jogadores capazes de desempenhar as funções defensivas que o 4x4x2 implica( fechar dentro por exemplo), os unicos que na minha opinião são capazes disso são o Magrão e Esgaio.

    Pode o 4x4x2 dar jeito durante a época? Claro que pode, nomeadamente em momentos do jogo em que o adversário esteja em vantagem e a jogar muito recuado. Mas o sistema base terá de ser com 3 homens no meio.

    E o facto de no 4x3x3 só se jogar com um avançado, não quer dizer que esteja sozinho. Cabe ao Leonardo Jardim dar a dinâmica necessária à equipa, para que durante a organização ofensiva o PL seja apoiado pelos extremos e pelos médios interiores.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/8/13 18:03

    Concordo mais com análise do Diogre, mas também concordo um pouco com a do Mauro, pois não me agradava muito ver qualquer um dos nossos avançados (falo de Fredy Montero e Slimani) no banco. SL

    Bull scp

    ResponderEliminar
  6. ora, nem um nem outro. :) muito sinceramente gostei da solução apresentada pelo Leo Garden. 4-3-3/4-4-2.

    excelente a permuta e já está muito bem trabalhada. daí eu perguntar-me. temos o Wilson que joga na extrema e é ele que passa para o meio quando se muda para o 4-4-2. não fazia sentido ter mantido o Viola?? é que o forte dele também são precisamente essas permutas..

    de qualquer maneira, gostei muito da solução apresentada.

    Meuro Silva, durante anos, jogaste com 2 avançados e sem extremos. e durante anos nos queixamos que era inadmissível porque era o que academia mais formava. agora continua a formar excelentes extremos, mas também forma meio campos com 3 unidades. Wiliam, Zezinho, Palhinha (6) Adrien, André Santos e Zezinho (8) Chaby e André Martins (10). a pergunta volta a impor-se, faria sentido abdicar de 3 unidades e esbanjar o que formas melhor??

    SL,

    p.s.: em ambos os casos fazem uma excelente análise. depois é uma questão de se concordar ou não.. SL

    ResponderEliminar
  7. gostava de abordar uma questão se me permitem off-topic.

    Faço-o pq começa a ser, pelo menos para mim, demasiado penoso assistir a uma campanha levada a cabo por internautas desconhecidos e anonimos com o objectivo de menorizar o SCP. Q os FCP's e SLB's o façam entendo e até agradeço, mas anónimos e desconhecidos cobardes ñ tolero.

    A grd maioria dos socios e adeptos do SCP esta ,pelo menos, mais ou menos satisfeita com o SCP dos últimos tempos. sigo varios blog e foruns afectos ao SCP e é facilmente perceptivel essa realidade. Ha obviamente blogistas e foristas afectos ao SCP q tem opinião desfavorável relativamente à gestão do clube e isso é normal, compreensível e desejável como massa critica.

    Por outro ha blog's ditos isentos q estão numa campanha velada contra o SCP, tudo é mau, nada presta, usam e abusam do expediente da ridicularizã, através de post cheios de adjectivos depreciativos como vergonha, ridículo, etc.

    Um exemplo do q falo é um sitio chamado Visão de Mercado. Lugar esse q raramente consegue ter 100 comentários num tópico, com excepção os q dizem respeito ao SCP, esses quase sempre ultrapassam os 100 por vezes ultrapassam os 200 comentários.

    Abram os olhos sportinguistas!!! isto ñ tem nada haver com o presidente BdC ou antes com o ex-presidente Godinho Lopes. Este aproveitamento ao estilo tabloid só tem como objectivo aumentar o numero de visitantes do blog, mesmo q seja a custa do enxovalho do nome do SCP.

    ResponderEliminar
  8. Em primeiro lugar, os meus parabéns pela fantástica análise.

    Se me permitem o problema não está no ataque, mas sim na tipologia e na qualidade dos jogadores que preenchem o triângulo do meio campo.

    No ano transato,e só na Liga, o Sporting marcou menos 24 golos que o Braga (nem entro sequer em comparações com Porto e Benfas, pois o panorama é demasiado cruel).

    Disse há uns dias que o 4-3-3 do Sporting é defensivo e houve quem ficasse chocado. Quando, neste sistema tático, os jogadores do meio campo marcam 5 golos (3 dos quais de Adrien, mais dois de Labyad), penso que está tudo dito.

    Vamos repetir a dose?
    Quantas vezes demos uma hora de descanso aos adversários no ano passado? Vamos passar pelo mesmo outra vez?

    O Sporting neste momento joga como um clube pequeno e tenho pena que ainda existam adeptos que prefiram massacrar os PL's quando a inexistência de jogo ofensivo é estridente.

    Claro que mudar para 4-4-2 não é "O" milagre. Mas, no ponto em que estamos, parece-me absurdo deixarmos Montero no banco para jogarmos apenas com Slimani.

    ResponderEliminar
  9. Rui Marcelo8/8/13 22:20

    Para mim a tactica seria 4-3-3. O futebol moderno baseia-se nesta tactica e para mim é a mais rentável. O problema é que o Sporting só tem PL para jogar nesta tactica , Slim (que ainda vamos ver o que vale) e cissé (que ainda tem muito que aprender). Acredito que se conseguirem trabalhar o finalizaçao do Montero, ficamos com mais uma solução e dos 3 é o que de longe apresenta melhor qualidade tecnica, daqueles que na area pode fazer estragos. Depois ainda temos betinho e guedes na B, jovens com futuro.
    O 442 também poderá ser usado, mas em jogos que teremos de correr em busca do resultado.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Primeiro de tudo o papel pode ser muito bonito mas sem dinâmica é o mesmo que estar a dizer apenas que entrem para o campo.

    Depois, não queria ver nem o Slimani nem o Montero no banco, no entanto, não estou a ver qualidade dos médios e acima de tudo dos alas para jogar em 4-4-2(o único que para mim pode fazer isto é o Adrien).
    Acho que em certos jogos em que não vamos conseguir ter bola tanto tempo e que é preciso choque como Porto e Benfica, Slimani será mais útil. Mas, por outro lado, nos jogos em que temos bola e parece-me que estamos a conseguir uma posse de bola interessante, caso comecemos a procurar mais o meio, Montero com a sua técnica, drible e remate pode ser mais útil. Se não conseguirmos jogar nessas zonas do campo e tendo de utilizar mais as alas Slimani será mais útil.

    Parece-me que este assunto é importante mas não fundamental. Assuntos como a distância entre linhas da equipa, saída de bola pelo meio, pressão mais intensa e mais organizada(estando já num nível bom), domínio no meio-campo e desequilíbrios na frente são mais importantes.

    Penso que falta ainda jogadores como um Médio-defensivo e 1/2 extremos e a própria inclusão de jogadores na equipa como Ilori, Bruma e Labyad podiam oferecer outras soluções.

    Temos de ter paciência com esta ainda incompleta equipa e esperar que continuam evoluir porque está equipa está a começar e a querer voltar a jogar à "grande".

    SL

    ResponderEliminar
  11. KingLeao8/8/13 23:49

    Concordo com ambos, mas como disse alguem em cima Mauro acho que o Meio campo ia estar algo vazio podia ate resultar, mas tinha que ser muito bem trabalhado,Diogo tenho que ir com o teu porque vai ser a tactica que vamos usar em principio, veremos e se vai haver fio de jogo porque o PL parece que esta numa ilha.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Martucho9/8/13 09:19

    Para mim era um 4-2-3-1, da seguinte forma na defesa era igual, no meio jogava, com dois 8, ou um 6,5 e um 8 depois deixava as alas como estao, e na frente jogaria Montero como vagabundo e Slimani mais fixo, o Montero teria toda liberdade e quando atacavamos faria de segundo avançado e quando defendiamos seria o outro medio expecie de um 10. Este lugar é o lugar onde tambem Labyad se sente mais confortavel, e tenho quase a certeza que seria muito util.

    ResponderEliminar
  13. Excelente post! Quero uma dupla na frente de ataque já

    ResponderEliminar
  14. eu concordo com o ms devemos jogar com 2 avançados, na minha opinião devemos jogar no 4132 mas só com um extremo e do lado esq jogar com um interior que podia ser o magrão. é um sistema que bem trabalhado e equilibrado é o ideal para o campeonato português.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo9/8/13 19:40

    sendo os nossos medios jogadores que nao aparecem muito na area, pensoque a melhor tactica, e visto que a maioria dos jogos que vamos efectuar esta , serao contra equipas teoricamente mais fracas, a minha tactica seria: 4-1-3-2, sendo o 1 o William carvalho, porque tem mais tecnica de passe que o Rinaudo e em accao atacante actuaria como mais um centro campista, passando a 4-4-2, e digo isto porque nao subindo os nossos medios como fazem os dos nosso 2 rivais, nunca temos ninguem para as segundas bolas na area, e bem precisados estamos porque os nosso extremos, nao conseguem meter a bola redondinha lá no sitio certo, portanto a minha ideia seria: cruzamento Slimani(sendo mais alto), a tentar ganhar em luta com os centrais e em caso de ressalto, Montero com a evidente tecnica que tem poderia aproveitar muito melhor as situacoes de golo, em vez de lutar com os defesas e depois ainda tentar ganhar os ressaltos...
    facam as contas a quantos golos marcavamos com 2 avancados e quantos passamos a marcar quando passamos para 1...
    4-3-3 funciona quando se tem medios que entrem tabem na area, e extremos e laterais que centrem bolas com olhinhos...de momento, nao temos isso...
    fernando silva

    ResponderEliminar
  16. Penso que podemos jogar com 2 avançados mas só no caso de estarmos a correr atrás de algum resultado ou então à procura de marcar 1 golo perante uma equipa demasiado fechada, no entanto deve ser utilizado como sistema alternativo na minha opinião, pois como o Diogre referiu e bem não temos jogadores com maturidade táctica suficiente a meio campo. Penso que o nosso sistema principal deve ser o 4-3-3 dadas as caracteristicas de Slimani além de que se sentirmos a falta de poder de fogo podemos na frente de ataque nalgum jogo mais bloqueado em termos de resultado utilizar freddy montero ou wilson eduardo a flectirem da ala para junto de Slimani/Cissé ou até mesmo no caso de Montero penso que pode jogar a 10 (dadas as suas características) mas um tipo de 10 que no desenrolar dos lances subiria para junto do ponta de lança.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!