Próximo Jogo

Próximo Jogo

02/08/2013

Sporting 2013/14: Pré-época

Já entrámos em Agosto e a pré-época que precede a temporada 2013/14 entrou na fase final. Até agora, realizaram-se 5 jogos: vitórias sobre o GD Tourizense [4-0], Kitchener-Waterloo United FC [1-2], Real Sociedad de Fútbol [2-0] e CD Nacional [1-0], e um empate ante o CA Peñarol [3-3]. Os próximos jogos, ante West Ham United FC e SC Braga, para o Torneio do Guadiana, e ACF Fiorentina, para o Troféu Cinco Violinos, serão já testes mais sérios, teoricamente, tendo até em conta a proximidade do início da Liga ZON Sagres - Jornada 1, dia 19 de Agosto pelas 20h15, ante o FC Arouca).

Por ora, e só tendo visto os dois mais recentes jogos, as ilações que tiro são francamente positivas. Porventura, devido às moderadas expectativas que guardo para esta temporada. No entanto, e principalmente, se compararmos a pré-temporada até agora realizada com o mesmo período de há um ano atrás, as melhorias são notórias! A começar pela escolha dos adversários a defrontar...

Desde logo, na vertente física: os jogadores (todos eles) parecem-me mais dispostos, disponíveis e empenhados em fazer o melhor que podem e sabem fazer durante todo o jogo, em contraponto com a pré-temporada anterior, em que os jogadores pareciam estar à espera do minuto 90, desde o minuto 1, sem que nos entretantos demonstrassem qualquer vontade em jogar futebol.

Do pouco que tive oportunidade de ver, a equipa denota já uma ideia e um fio de jogo que, para esta altura, parecem já substancialmente enraizados, a equipa sabe o quer e como o fazer. A troca de bola, desde a defesa ao ataque, movimentações, combinações e transições ofensivas e defensivas, parecem-me a um nível bastante aceitável, apesar das deficiências óbvias. O ataque, por exemplo, apesar das muitas movimentações e do sentido de entreajuda, está ainda algo deficiente, mormente no capítulo da finalização. A definição no último terço do terreno tem sido uma dor de cabeça para o Sporting CP, nos últimos anos, e parece não estar ainda ao melhor nível - de qualquer forma, se pensarmos que Fredy Montero realizou apenas o seu segundo jogo, e o primeiro a titular, e que Salim Cissé precisa ainda de algum trabalho na potencialização das suas próprias características - ambos contratados esta época, poder-se-á concluir que tal se deverá (não só mas) também em grande parte à falta de entrosamento. A rever...

O meio-campo, sector nevrálgico do jogo, a jogar em 1x2 parece já estar encontrado e a funcionar muito bem: William Carvalho - uma das grandes surpresas da pré-época, parece ter "roubado" o lugar a Fabián Rinaudo na posição mais defensiva, e Adrien Silva (a continuar assim) e André Martins (com outra disponibilidade física) parecem entender-se e complementar-se muito bem. Espera-se que este sector tenha a máxima estabilidade possível, sustentando e reforçando processos, ao contrário do que se viu durante toda a época passada!

Defensivamente, apesar das lacunas em cada uma das alas (tanto Jefferson como Cédric Soares são algo displicentes a defender - têm sido compensados com as "dobras" dos centrais), parece-me que os processos estão também num nível bastante satisfatório! Sublinho as actuações de Maurício, de quem todos (ainda) desconfiamos, que parece uma boa dor de cabeça para Leonardo Jardim, na constituição da dupla de centrais.

Sublinhem-se os destaques Filipe Chaby e, principalmente, William Carvalho, que parecem vir para ficar; apesar do pouco tempo de jogo, Fredy Montero deixou-me esperançado; assim pense unicamente em jogar futebol e André Carrillo será um dos mais importantes jogadores do plantel; Maurício, não deslumbrando, parece ter capacidade para agarrar a titularidade a qualquer momento. Pela negativa, Fabián Rinaudo e Diego Capel - jogadores que sempre soubemos serem algo limitados, que parecem estar a perder a corrida pela titularidade, apesar de poderem constituir grande utilidade para o decorrer da época.

Acima de tudo isto, o destaque merecidíssimo para Leonardo Jardim: como é bom ter um treinador, ao fim de 4 anos! Para muitos, como eu, que torceram o nariz à saída de Jesualdo Ferreira, e apesar de sabermos em Leonardo Jardim um bom treinador, eis a resposta.

Nota: A redacção do Correio da Manhã continua a escrever atrocidades, estabelecendo novos records para a imbecilidade, a cada dia que passa (ler aqui). O Sporting CP, e bem, respondeu (ler aqui). Eu não resisto a citar o famigerado comunicado do SL Benfica perante o mesmo jornal: «uu as fontes do jornal fumam substâncias proibidas ou, então, é o jornalista que assina a peça».
Partilhar:

3 comentários:

  1. Concordo inteiramente com este post do Mauro Silva.
    Aliás, eu próprio ontem no chat fazia a comparação da presente pré-época com o que foi a miserável pré-época do ano passado.

    Ao que é dito no post, apenas acrescentava uma nota, pela negativa: a confirmação da desilusão chamada Labyad.
    Ou aparece transfigurado de um jogo para o outro, o que me parece cada vez mais dificil, ou então temos aqui um grave problema para resolver, no valor de 2 ME anuais.

    Fico com a sensação que Bruma encaixava neste plantel que nem uma luva.
    A jogar pela direita, com Carrillo à esquerda e Montero no meio, o SCP ficava com um tridente ofensivo demolidor.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  2. Excelente post Mauro, concordo com tudo. Façta apenas notar a verdadeira vaga de renovações que ocorreram nas últimas semanas, assegurando o futuro tanto desportivo como financeiro do nosso Sporting.

    Quanto às expectativas, é crucial nesta fase por um travão nas euforias. Não só a equipa ainda tem lacunas (distância entre os sectores; linha defensiva demasiado baixa), como ainda não começaram os jogos verdadeiramente a doer. Espero que não se comece a contestar ao(s) primeiro(s) precalço(s), e lembro pela enésima vez as declarações do Jorge Sampaio no dia das últimas eleições.

    Dito isto, estamos MUITO MELHORES que no mesmo período do ano passado, é que nem se compara. Agora vemos a nossa equipa organizada, com uma ideia de jogo coisa que foi inexistente na pré época de Sá Pinto. Que continuem a evoluir até se tornarem uma equipa temível, digna dos pergaminhos desta enorme instituição.

    SL

    ResponderEliminar
  3. bom post so ke nao falas ke o so precisa de mais um pl ke ganhe bolas na area de cabeça

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!