Próximo Jogo

Próximo Jogo

20/08/2013

William Carvalho: A descoberta de uma pérola

No último texto que aqui escrevi, falei no diamante em bruto que o Sporting possui, desde há uma década: a Academia de Alcochete, que cimentou a sua posição na prestação da melhor formação de atletas em Portugal.

São muitos os craques que dela saem. Uns brilharam e chegaram ao topo do Mundo, outros caíram no esquecimento, e outros ainda, apesar do talento, por não terem adquirido certos valores acabaram por representar Clubes rivais. No entanto, é incontestável a facilidade com que surgem fornadas de craques nas camadas jovens verde-e-brancas.

Todavia, o caso mais recente de sucesso passou ao lado dos olhos de muito boa gente - que se apressa a determinar o valor de cada um dos nossos jogadores que chega a profissional de futebol e do Clube. Muitos, como eu, ao ver os jogos de pré-época e o primeiro encontro oficial, diante do FC Arouca, perguntar-se-ão por onde andaram as qualidades deste jovem, hoje com 21 anos, para que tenham passado despercebidas da maior parte dos sportinguistas e - questiono-me - se da estrutura do Clube (principalmente a anterior) também.

A verdade é que, sem ter dado muito nas vistas (tendo começado a carreira como profissional há 3 anos, ao serviço do CD Fátima, onde esteve emprestado e, de seguida, na Bélgica, onde esteve igualmente cedido, desta vez por duas épocas), o jogador preparava-se para entrar no último ano de contrato e as suas esperanças de seguir o seu trajecto em Alvalade, no plantel principal, eram bastante escassas e pouco expectáveis. Porém, eis que Leonardo Jardim lhe concede uma oportunidade e integra o jovem que,  para grande surpresa de alguns, desde o primeiro teste, com o GD Tourizense, este trinco - nascido em Angola - impressionou. Mais jogos de preparação vieram e as boas indicações confirmavam-se, mesmo perante jogos em que parecia nada lhe correr bem, como ante o CD Nacional e/ou West Ham United FC.

Contudo, a forma como deixou para trás o habitual titular daquela posição, e capitão de equipa, firmando o seu posto com convicção e segurança, deixava água na boca.

No passado Domingo, a sua grande estreia em Alvalade em jogos oficiais viria a acontecer, com a abertura do Campeonato Nacional e, depois dessa partida, poucos terão ficado com dúvidas de que estamos perante uma pérola por lapidar. Cedo? Talvez... mas, a forma como se afirmou no miolo leonino, com segurança, firmeza, eficácia e classe, dá a entender que poderá estar aqui uma peça-chave para o sucesso do Sporting esta temporada, um jogador fundamental na estabilidade do nosso futebol e alguém bastante importante, tanto no processo defensivo, como ofensivo.

Depois do jogo com o FC Arouca, muitos terão dito que o melhor em campo foi Fredy Montero (que, de facto, fez uma exibição brilhante, com ou sem hat-trick) mas, quanto a mim, a destacar alguém nesta partida, seria, sem dúvida, William Carvalho, tal a eficácia e brilhantismo com que concluía as suas acções e pela forma como todas elas contribuíam para o espectáculo que o Sporting viria a dar nesta jornada inaugural.

Não sou muito de exultar individualidades nem de idolatrar este ou aquele jogador - o tempo ensinou-me que, por vezes, os nossos sentimentos podem ser traídos por diversas circunstâncias - mas, por agora, só consigo augurar algo de muito bom para William e, espero, consequentemente para o nosso Clube.
Partilhar:

7 comentários:

  1. Bom post, Tiago

    William Carvalho é um médio que já me suscitava curiosidade há algum tempo (tinha já feito uma época muito boa no Cercle Brugge em 12/13), mas confesso que antes desta pré época nunca pensei que fosse tão bom. Está quanto a mim muitos furos acima de Fito Rinaudo, particularmente no jogo aéreo e ao nível do passe.

    Acredito que, continuando a progredir desta maneira, William será chamado à selecção principal e marcará presença no mundial do Brasil, embora com PB nunca se pode bem saber o que esperar.

    Faço votos que seja o esteio do nosso meio campo e parte importante daquela que espero ser uma grande equipa do Sporting em 2013/14.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Estava difícil este miúdo se afirmar, apesar de o conhecer pensei que já não o iam aproveitar.

    Felizmente enganei-me e a primeira ideia que tinha está a tornar realidade.

    Tem tudo.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Grande post parabéns! William é craque!!

    ResponderEliminar
  4. Para mim foi a principal surpresa, é um jogador muito maduro para a idade e a continuar a jogar como tem feito Rinaudo vai ser presença habitual no banco o que diz bem da qualidade deste jovem de 21 anos. Pergunto-me se Leonardo Jardim não tivesse pegado na equipa e se tivessemos continuado na onda de aposta em estrangeiros se este rapaz teria tido espaço para se mostrar...

    ResponderEliminar
  5. Foi uma das surpresas da pré época, e pegou de estaca no 11 inicial para surpresa de muitos, inclusive de eu mesmo, que, confesso, não esperava muito deste jogador, por isso a surpresa para mim ainda é maior.

    Aconteceu o que eu não esperava,: sentar Rinaudo no banco de suplentes de forma inquestionável!

    ResponderEliminar
  6. e nos a por o william quando tinha 6 anos na baliza, os mais novos jogam sempre à baliza, aqui no bairro de mira sintra onde conheci o william e jogava com ele na rua. Aproveitavamos e diziamos q ele era o william, guarda redes do boavista na epoca para o motivar ! era um miudo franzino. o sporting pagou bolas e camisolas para o vir buscar. e o pai dele como é grande sportinguista recusou o benfica!

    são historias que são boas partilhar!
    CN07

    ResponderEliminar
  7. O que impressiona para, além do que já vai fazendo é o que pode vir a fazer.
    Para além da enorme disponibilidade física (completamente anormal) destaco a inteligência de perceber o jogo (que é o mais difícil). A médio prazo será um jogador com um raio de acção muito alargado, dos que a jogar abafam e estes são raros.

    O korvo

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!