Próximo Jogo

Próximo Jogo

19/01/2014

Modalidades: Futsal: Leões eliminados da Taça de Portugal, ante Fundão, nas grandes penalidades; Leoas também foram a penaltys, na Taça de Portugal ante o Escola de Gondomar, mas passaram aos 1/4-de-final | Andebol leonino consolida liderança | Leoas do Basket mantêm invencibilidade ante Quarteira Tubarões

  • Futsal (Taça de Portugal)
O Sporting CP ficou pelo caminho na Taça de Portugal, após ceder, nas grandes penalidades (1-3), ante a AD Fundão, em jogo da 4.ª Eliminatória da prova, disputado no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. O resultado ficou em 3-3 no tempo regulamentar; 4-4 no prolongamento.

A partida começou intensa e bem disputada, sem haver um claro sinal mais para qualquer um dos lados, mas quando a diferença se sentiu foi favorável aos comandados de Nuno Dias. Assim, aos 5 minutos, com boas jogadas ofensivas e com muita insistência chegou o golo verde-e-branco. O primeiro remate pertenceu a Caio Japa, mas foi Deo quem, na recarga, inaugurou o marcador. Os visitantes não desmoralizaram e quiseram, também eles, mostrar a sua qualidade, obrigando Cristiano a várias defesas, mas o guardião do Sporting CP, resolveu sempre os lances perigosos. Apesar dos avisos contrários, na frente, os leões continuaram à mesma velocidade, e assim, naturalmente, Alex, aos 9 minutos, num grande remate à entrada da área, levou o esférico à barra; a seguir, foi Cristiano quem rematou forte, mas ao lado da baliza de André Sousa. A persistência era muita, mas nada de golos… o resultado parecia mesmo fechado para intervalo, mas no futsal o golo surge, muitas vezes, ao cair do pano. E foi o que aconteceu! Noé Pardo surpreendeu os leões, na esquerda, e fez o tento do empate. A AD Fundão ainda teve um livre directo a seu favor, mas o esférico passou ao lado sem Cristiano ter de intervir. 1-1 ao intervalo.

No recomeço da partida, o Sporting CP quis voltar a dominar e a somar no marcado. Assim, sem deixar espaços ao conjunto visitante e a trocar bem a bola, Alex fez, prontamente, o 2-1, para a formação leonina. Chuto certeiro e em jeito, a vários metros da baliza. A AD Fundão tentou responder, instalando-se na área leonina e até levou o esférico à barra… mas, quando o Sporting CP pegou na bola, Deo levou logo o perigo à zona contrária. Bom remate, a obrigar André Sousa a mexer-se. Assistia-se a um jogo tremendamente intenso, onde o golo podia chegar a qualquer momento. E não foi preciso esperar muito tempo. Aos 31 minutos, boa jogada de contra-ataque do Sporting CP e Paulinho, na direita, a pontapear o esférico para a baliza dos visitantes. 3-1 no placard, com alguma justiça, apesar da qualidade de jogo de ambos os lados. E, assim, também a AD Fundão voltou a marcar. Noé Pardo, que já sabia bem o caminho da baliza, na jogada seguinte, encurtou a vantagem verde-e-branca. Com o resultado mais aproximado, o técnico Joel Rocha apostou no 5 para 4, utilizando o guarda-redes avançado, trazendo com isso mais pressão ao Sporting CP. Ainda assim, os leões, não tremeram e souberam responder e, no contra-ataque, Caio Japa até levou a bola ao ferro. Apesar da pressão, o resultado parecia seguro, mas Noé Pardo, mais uma vez, marcou nos últimos segundos da partida, empatando-a a três bolas e levando-a para prolongamento.

No prolongamento, foi Nuno Dias quem apostou em Alex como guarda-redes avançado. E, ao ver o atraso do jogador leonino, Liléu adiantou os fundanenses… mas nada estava resolvido, e o ataque leonino provou-o, com golo de  Divanei - 4-4.

Nas grandes penalidades, os visitantes levaram a melhor, derrotando os leões por 1-3..

  • Futsal Feminino (Taça de Portugal)
A equipa feminina de Futsal do Sporting CP e a formação da Escola DC Gondomar proporcionaram, na tarde deste Domingo, ao muito público presente no Pavilhão Paz e Amizade em Loures, um excelente espectáculo de futsal, com muitos golos e incerteza no marcador ate ao segundo final. Levou a melhor o Sporting CP que, ao eliminar por 12-11 (após penaltys) uma equipa da principal divisão nacional, segue para os oitavos-de-final da Taça de Portugal feminina.

Começou melhor o Sporting CP que com alguma facilidade chegou a vantagem de 2-0 no marcador, com golos de Catarina e Eliana, e a vantagem só não disparou, porque as jogadoras leoninas falharam golos atrás de golos. A equipa que viajou de Gondomar nunca baixou os braços e conseguiu mesmo reduzir a desvantagem antes do intervalo.

Na segunda-parte começou melhor a Escola DC Gondomar que conseguiu mesmo empatar a partida. Assistia-se a um jogo de toada e resposta com o perigo a rondar ambas as balizas e acabou mesmo por ser a equipa da Escola DC Gondomar a passar para a frente do marcador, mas aos 34 minutos Catarina voltou a empatar o jogo e Ana Marques, aos 36 minutos, colocou o Sporting CP em vantagem. Caminhava-se para o final da partida e quando tudo parecia sorrir ao Sporting CP, eis que duas inacreditáveis decisões da dupla de arbitragem, ao assinalar a sexta e sétima falta do Sporting CP, muda por completo o desfecho final, em apenas 27 segundos. Se da primeira vez a jogadora da Escola DC Gondomar falharam a marcação do livre de 10 metros, já a segunda vez, a apenas 16 segundos do fim, surgiu o empate em mais um livre que ninguém, com excepção da dupla de arbitragem, viu. Com o jogo empatado, restava jogar o prolongamento, 5 + 5 minutos, e pairava o fantasma no Pavilhão Paz e Amizade da eliminação da equipa sénior masculina, que tinha surgido no mesmo local duas horas antes, num jogo com incidências mais ou menos iguais. Mas desta vez a história foi outra e no prolongamento o marcador não sofreu qualquer alteração. No desempate por penaltys levou a melhor o Sporting CP que venceu por 8-7, ultrapassando assim com o resultado final de 12-11 uma equipa do Campeonato Nacional da I Divisão, ou seja duas divisões acima da nossa equipa.

O próximo jogo está marcdo para o próximo dia 26 (Domingo) pelas 19h, ante o GD Vialonga, actual 2º classificado da I Divisão distrital de Lisboa, em jogo referente à Jornada 14.

Calendário & resultados aqui.
  • Andebol (Campeonato Nacional Andebol 1 - Fase Regular)
O Sporting CP consolidou o primeiro lugar no Campeonato Nacional de Andebol 1, depois de vencer o ABC por 29-23 , em jogo da Jornada 18, realizado na tarde deste Sábado, no Pavilhão do Casal Vistoso. Um triunfo menos complicado do que se esperava, uma vez que o nosso rival, que venceu por um golo de diferença na primeira volta, ocupava o terceiro lugar à entrada para esta ronda, apenas a um ponto da nossa equipa.

Logo nos primeiros minutos, o Sporting CP foi-se distanciando no marcador, chegando ao 7-2 aos 8 minutos e meio. Para além da grande eficácia ofensiva - nesse período de tempo, os nossos jogadores só não tiveram sucesso numa situação de finalização - valeu Ricardo Candeias, autor de duas grandes defesas. Os leões continuaram a dominar a seu bel-prazer, sempre com diferenças na ordem dos cinco/seis golos, beneficiando de muitas perdas de bola dos jogadores adversários. Pedro Portela era o jogador mais assertivo na hora de rematar à baliza, com seis golos marcados na primeira-parte. Sempre muito concentrados, os leões não permitiam veleidades ao rival e o resultado foi-se avolumando com naturalidade, atingindo os 18-11 ao intervalo.

No início do segundo tempo, o Sporting CP baixou consideravelmente a sua eficácia na finalização (apenas dois golos marcados nos primeiros 11 minutos), mas o ABC não se aproximou no marcador, pois Ricardo Candeias esteve imperial na baliza: na retina, logo no primeiro minuto, ficaram duas defesas seguidas, num livre de sete metros e na recarga do mesmo. E quatro minutos depois... nova defesa a livre de sete metros por parte do nosso guarda-redes! O acerto leonino na concretização regressou rapidamente e a 16 minutos do final, foi estabelecida a maior diferença no placard: 9 golos (23-14). Até ao final, o Sporting CP controlou os acontecimentos, com o resultado final a cifrar-se em 29-23. Pedro Portela, com nove golos, foi o melhor marcador.

De lamentar apenas a lesão de Fábio Magalhães, que abandonou o terreno bastante queixoso, a 11 minutos do final. O nosso jogador tem uma entorse no pé, não sendo naturalmente ainda possível prever o tempo de paragem.

No próximo Sábado, pelas 18h30, o Sporting CP desloca-se ao Pavilhão Municipal da Maia, a fim de defrontar o ADA Maia-Ismai, para a Jornada 19.

Classificação & resultados aqui.

  • Basquetebol Feminino (Campeonato Nacional - II Divisão 1ª Fase - Zona Sul B)
A equipa feminina de Basquetebol do Sporting CP continua a só saber o que é ganhar. As leoas, nas 11 jornadas do Campeonato Nacional da II Divisão, continuam invictas e sempre a somar triunfos desnivelados.

No encontro deste Domingo, a formação verde-e-branca visitou e voltou a vencer por grande margem a equipa do CB Quarteira Tubarões, por 23-91. As comandadas de Luís Abreu, ao longo de toda a partida, estiveram muito bem na defesa e no ataque, não dando hipótese de reacção à equipa algarvia. Ao intervalo o marcador registava 13-35.

Na segunda-parte, a toada do jogo manteve-se, com o Sporting CP a ser dono e senhor da partida, sendo que o técnico leonino apostou na júnior Filipa Rodrigues, que deu uma boa resposta. Triunfo justo do Sporting CP.

Alinharam e marcaram pelo Sporting CP: Ana Cunha (9), Marisa David (3), Júlia Ribeiro (5),Cheila Carvalho (16), Catarina Vasconcelos (20), Marta Valente (4), Alba Diaz (4), Marta Azevedo (11), Filipa Rodrigues (6), Elga Gonçalves (9), Maria Azevedo (2). Treinador: Luís Abreu

No próximo Domingo, a formação leonina recebe o CD Cova da Piedade.
Partilhar:

0 comentários:

Enviar um comentário

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!