Próximo Jogo

Próximo Jogo

16/02/2014

Formação: Equipa B derrotada pelo Tondela, em casa | Juniores derrotam Guimarães | Juvenis voltam a escorregar, ante Estoril | Iniciados batem Vit. de Setúbal

  • Equipa B (Liga2 Cabovisão)
O Sporting B perdeu em casa (0-1) com o CD Tondela, em jogo da Jornada 30 da Liga2 Cabovisão, que ficou marcado pela estreia de Shikabala com a camisola do Sporting CP. Muitos adeptos aproveitaram a tarde de sol e encheram a bancada do Caixa Geral de Depósitos Stadium Aurélio Pereira. Eric Dier foi outro "reforço" da formação principal, fazendo dupla com Samba no centro da defesa, o que levou ao adiantamento de Rúben Semedo para médio defensivo.

O equilíbrio foi a nota dominante nos primeiros minutos, com muita luta e entrega, mas poucos lances de perigo. No entanto, aos 18 minutos, o CD Tondela inaugurou o marcador, com Lucas Romano a desviar de cabeça um cruzamento de Palmeira. O Sporting B respondeu de imediato, ganhando uma grande penalidade, por falta sobre Iuri Medeiros, sofrida na sequência de uma excelente jogada, iniciada por Shikabala e que prosseguiu em Lewis Enoh, que assistiu Iuri Medeiros de calcanhar. No entanto, Ricardo Esgaio permitiu a defesa de Ricardo Andrade. Shikabala, a alinhar como extremo-direito, mostrava excelentes pormenores técnicos, mas teve muito azar, pois sofreu uma falta dura, que o lesionou (traumatismo no pé esquerdo) e forçou à sua saída, sendo substituído por Ousmane Dramé, aos 28 minutos. O francês foi posicionar-se no lado esquerdo do ataque, derivando Ricardo Esgaio para a direita. Até ao intervalo, o jogo continuou muito equilibrado, mas com as defesas a conseguirem superiorizar-se aos atacantes. Uma das excepções ocorreu em período de descontos, quando Samba cometeu grande penalidade sobre Tiago Barros. No entanto, Piojo falhou de forma estrondosa, com a bola a passar bem longe do poste esquerdo da baliza de Luís Ribeiro.

No recomeço, Abel Ferreira procedeu a uma substituição, com Wallyson Mallmann a render Lewis Enoh, o que levou a que Ousmane Dramé se posicionasse no centro do ataque e Iuri Medeiros, que estava a alinhar no centro do meio-campo, a passar para extremo-esquerdo. O Sporting B continuava a apresentar um futebol desgarrado, com pouca ligação entre os sectores, melhorando ligeiramente a partir dos 60 minutos. Primeiro, Wallyson Mallmann protagonizou uma boa iniciativa individual e logo a seguir foi Ousmane Dramé (mostou ser um jogador rápido e com bons pés) a romper bem pela direita, mas o seu cruzamento acabou por não ter sequência. O futebol da nossa equipa não beneficiava com as paragens constantes no jogo: jogadores visitantes estendidos no relvado a toda a hora e a equipa médica do CD Tondela a entrar em campo vezes sem conta... O 0-1 mantinha-se e aos 68 minutos, Abel Ferreira arriscou, substituindo o central Samba pelo ponta-de-lança Cristian Ponde. O CD Tondela remetia-se a uma postura defensiva, mas respondia com um outro lance de contra-ataque. Até ao final, os nossos jogadores tentaram chegar ao empate, que esteve à vista, já nos descontos, tendo sido evitado através de duas grandes defesas de Ricardo Andrade, a remates de Cristian Ponde e Ousmane Dramé.

O próximo jogo está marcado para o próximo dia 22, Sábado, pelas 16h, na deslocação ao reduto do Moreirense FC.

  • Juniores (Campeonato Nacional - Fase de Apuramento do Campeão)
O Sporting CP recebeu e venceu, este Sábado, a formação do Vitória SC, por 5-4, em jogo da Jornada 1 da 2.ª Fase do Campeonato Nacional de Juniores.

O encontro começou dividido, mas depressa os comandados de José Lima mostraram a sua garra. Gelson Martins e Daniel Podence, aos 3 e aos 7 minutos, deixaram o aviso e, aos 10, Matheus Pereira inaugurou o marcador. Jogada rápida e de entendimento da equipa verde-e-branca, com Francisco Geraldes a cruzar ao segundo poste, onde estava o «camisola 7» para fazer o primeiro golo da tarde. Três minutos depois, uma quase repetição desse lance, mas com menos velocidade. Francisco Geraldes na esquerda a entregar para Matheus Pereira na direita, que mais uma vez não falhou. 2-0 e vantagem justa do Sporting CP, que trocava bem a bola e fazia excelentes transições. Do outro lado, o guardião leonino pouco trabalho tinha, mas aos 17 minutos, numa boa defesa, negou o tento à equipa visitante. Depois disso, lances mais divididos, até que o Sporting CP voltou a chegar-se ao ataque. Aos 33 minutos, José Postiga marcou o 3-0, após isolar-se na esquerda. Muitos golos à meia hora de jogo e o Vitória SC também a querer mostrar serviço. Aos 35 minutos, os visitantes chegaram-se à área verde-e-branca e João Vigário encurtou a vantagem (3-1). O capitão Francisco Geraldes respondeu e num bom remate fez o 4-1. Um minuto depois, Rúben Ribeiro derrubou um vimaranense na área. O árbitro assinalou grande penalidade e Júnior fez o 4-2. Mas, mesmo ao cair do pano, Matheus Pereira, de novo, numa jogada de insistência fez o 5-2 com que se chegou ao intervalo.

A segunda-parte começou com menos intensidade, mas também com o Sporting CP a dominar, ainda que com um Vitória SC algo atrevido. Jogo mais dividido, com boas jogadas de ambos os lados e com os visitantes a aproveitar bem alguma desatenção defensiva, e a progredirem no terreno. Aos 64 minutos, num contra-ataque do Vitória SC, Francisco Geraldes foi obrigado a fazer falta. Helinho chamado a marcar o livre, centrou para a área e João Vigário rematou para o 5-3. A vantagem começou a encurtar-se e uma vitória que parecia certa começou a ser ameaçada. Aos 75 minutos, o sublinhar dessa incerteza. Novo atrevimento dos visitantes, com Domingos Duarte a travar um vimaranense na área. No frente a frente, Guilherme Oliveira defendeu, mas à segunda recarga, Paulo Ricardo fez o 5-4. Até ao final da partida, os visitantes ainda ameaçaram fazer o empate, enquanto os leões sem conseguirem marcar, por Daniel Podence e Gelson Martins, por exemplo, conseguiram segurar, com justiça, o resultado.

Classificação & resultados aqui.
  • Juvenis (Campeonato Nacional - 2ª Fase - Série Sul)
O Sporting CP empatou este Sábado, sem golos, com o GD Estoril-Praia, em jogo do Campeonato Nacional de Juvenis, realizado na nossa Academia. Um resultado que, para já, permite a manutenção do primeiro lugar, mas com a nossa equipa a ter mais um jogo realizado do que os seus adversários directos. Caso o SL Benfica vença na tarde deste sábado, em casa da UD Leiria e o AD Oeiras também obtenha os três pontos, este Domingo, no reduto do CS Marítimo, a nossa equipa baixará para o terceiro lugar.

Esta partida da Jornada 4 da 2ª Fase foi dominada pelo Sporting CP do início ao fim, que se pode queixar da gritante falta de eficácia que revelou na finalização e da soberba exibição do guarda-redes dos estorilistas. A equipa comandada por Telmo Costa tentou chegar ao golo por todos os meios, mas na hora decisiva não conseguiu introduzir a bola na baliza dos visitantes. Quanto ao GD Estoril-Praia, jogou com as armas que tem, remetendo-se a uma estartégia ultra-defensiva, não tendo praticamente criado situações de perigo.

Na próxima jornada, o Sporting CP joga em casa do AD Oeiras, jogo marcado para sábado, 22 de Fevereiro.

Classificação & resultados aqui.
  • Iniciados (Campeonato Nacional - 2ª Fase - Série Sul)
No encontro da Jornada 4 da Fase de Apuramento Campeão da Zona Sul, a equipa de Iniciados do Sporting CP deslocou-se a Setúbal para defrontar e vencer a equipa local, por 0-1.

Embora o resultado tenha sido pela margem mínima, os comandados de Pedro Venâncio comandaram sempre a partida e só pecaram na finalização. Os leões podiam ter saído de Setúbal com uma vitória mais dilatada, mas não conseguiram concretizar as ocasiões de golo criadas. O autor do tento verde-e-branco foi Tiago Santos, aos 15 minutos.

Triunfo justo mas escasso do Sporting CP, que continua assim no comando da tabela classificativa. Na próxima jornada, os leões recebem, na Academia Sporting, o SL Benfica. A partida está agendada para as 11h de Domingo.

Classificação & resultados aqui.
Partilhar:

2 comentários:

  1. Boa entrada dos juniores na fase final frente a um adversário dificil que nos últimos anos tem lutado lado a lado com os 3 grandes mesmo este ano tendo perdido a sua espinha dorsal da equipa para o Benfica , o que só prova que há muita qualidade para aqueles lados de Guimarães e que se podia ir começar a buscar alguns jogadores á sua formação , já podiamos ter feito isso na altura da transferencia do Plange e do Santos .
    Há que destacar o trabalho do Professor José Lima que tem apostado num futebol bastante atractivo e ofensivo , a contrastar com os juniores dos ultimos 2 anos de futebol receoso de Abel e já merecia para o ano uma oportunidade na equipa B.

    Já nos juvenis , do que tenho visto dos miudos parecem ser uma equipa na senda do estilo de Abel bastante meticulosa e pragmática não arriscando muito o que lhes tem prejudicado esta epoca .
    É uma equipa á imagem do treinador Telmo Costa que merece os meus apreços pelo seu trabalho , mas que peca por ser um pouco defensivo á margem dos treinadores da geração dele . Já o era quando orientou os juniores de 2009 2010 tendo uma fantástica equipa ao seu dispor dos jogos que vi (e não foram poucos na fase final) procurou jogar sempre pelo seguro .

    ResponderEliminar
  2. Toda a gente sabe a minha opinião sobre Abel , não gosto assumidamente desta nova geração de "treinadores ex jogadores" que nao tem personalidade nem cunho próprio nas equipas , sendo muito cautelosos e pouco ofensivos , e digo de boca cheia que o Sporting a epoca passada nao ganhou a next gen muito por falta de coragem deste senhor . Até pode ser treinador para equipas mais pequenas com menos ambições e que joguem em transição , mas seguramente para um clube como o Sporting Clube de Portugal ainda que na equipa B não tem o minimo de qualidade .

    E o pior é quando se ouve deste senhor , depois de um jogo em que tem no 11 ao seu dispor Shikabala , Chaby , Esgaio e Iuri , "que é dificil fazer mais" . Sinceramente se esta mentalidade que ele incute nos jogadores que a qualquer momento podem chegar a vestir a camisola principal do grande clube que é o Sporting , estamos muito mal ...

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!