Próximo Jogo

Próximo Jogo

17/03/2014

Deus no céu e Slimani na área

Já se ouve o hino da Champions em Alvalade! Melhor exibição dos últimos jogos, sem dúvida alguma. Foi claro o aumento de motivação que um jogo desta importância trouxe - é certo, mas ao nível de organização, quer ofensiva quer defensiva, a equipa também apresentou melhorias em relação aos jogos mais recentes. Voltámos a ser o melhor Sporting CP da época, aquele que não tem medo de mandar no jogo. No fundo, voltámos a ser fiéis aos nossos princípios de jogo. 

Fui bastante critico quando falei dos últimos jogos do Sporting CP, em particular quando me referi à dinâmica ofensiva e o espaço entre sectores, quer na organização defensiva quer na organização ofensiva. Ora, ontem, apesar de não poder dizer que fomos uma equipa avassaladora, do ponto de vista da criação de jogadas iminentes de golo, melhorámos substancialmente a dinâmica com que abordámos o jogo ofensivo e fomos uma equipa muito mais compacta.


Organização | Transição Ofensiva: Não posso dizer que tenha sido uma exibição perfeita do ponto de vista ofensivo, muito por culpa da má definição de alguns lances, mas a maneira como os lances foram construídos - a dinâmica e a circulação de bola - merece o meu rasgado elogio. O jogo exterior voltou a dar frutos, e só não causou mais danos no adversário porque a facilidade com que chegámos aos últimos 30 metros não foi correspondida pela melhor decisão aquando do ultimo passe (cruzamentos para a grande área). Neste aspecto o grande prejudicado foi Islam Slimani, que passou os primeiros 45 minutos sem que nenhuma bola lhe chegasse à cabeça para finalizar como só ele sabe, mas no 2º tempo a história foi outra. Teve uma oportunidade e aproveitou-a da melhor maneira. Movimentação irrepreensível por parte do argelino, fazendo uma pequena simulação para que Abdoulaye pensasse que iria atacar o 1º poste quando, na verdade, a sua intenção era aparecer sozinho mais perto do 2º poste para finalizar com qualidade. Na construção da jogada, o mérito é de William Carvalho e André Martins.

Organização | Transição Defensiva: Finalmente, organizados como deve de ser. Bloco muito compacto, com as linhas bem juntas umas das outras, linha defensiva mais subida que nos últimos jogos e pressão no meio campo defensivo do adversário (que resultou em inúmeras recuperações de bola). A uúnica crítica que tenho a apontar ao nosso processo defensivo é a falta de apoio que Cédric Soares sofreu durante a 1ª-parte, quando se encontrava no 1x1 defensivo com Ricardo Quaresma, desequilíbrio esse que permitiu à equipa visitante a criação de algumas situações de finalização. 

Para o bem e para o mal, são os jogadores que dão vida ao modelo de jogo de qualquer equipa. Ontem, Alvalade pôde assistir a exibições de grande qualidade do ponto de vista individual, por parte de alguns jogadores leoninos, nomeadamente de Eric Dier, Marcos Rojo e - claro, William Carvalho. A dupla de centrais do Sporting CP esteve absolutamente perfeita. Não se pode apontar qualquer erro aos dois centrais, que tiveram pela frente o melhor marcador do campeonato. Relativamente ao jovem médio, nem vale a pena dizer mais nada: Classe Pura. Mas, como é de golos que vive o futebol, seria injusto não destacar o nosso matadorIslam Slimani. Quando é preciso lá está ele, mortífero como sempre no jogo aéreo - vale ouro, aquela cabeça!

Em suma, temos a qualificação direta para a Champions League mesmo ao virar da esquina, e não tenho duvidas que a iremos conseguir se, nos jogos que faltam disputar, apresentarmos a qualidade que ontem Alvalade pôde presenciar.

Para finalizar, elogiar a enorme atitude de fair-play que o publico de Alvalade teve perante a lesão de Helton, levantando-se e aplaudindo-o.

Partilhar:

5 comentários:

  1. Grande atitude e garra da equipa. Concentrados e determinados só podíamos vencer um Fcporto muito inferior ao Sporting no seu todo, como equipa. W. Carvalho é extraordinário (se Matic que só destrói vale 25 milhões o William que que destrói e constrói vale 50 milhões), Adrien classe, garra e intensidade, Dier um gigante, Rojo intratável, Mané pura classe e Cédric meteu Quaresma no bolso, Slimani o goleador, estes foram para mim os melhores, mas toda a equipa esteve bem. Não sei nem me interessa se o lance que precedeu o golo foi fora de jogo. Temos crédito suficiente para que nos validem golos marcados não com uma mas com as duas mãos! Já fomos muito prejudicados. E esperem pelo próximo jogo para ver se não vamos pagar isto com juros! Como tal, até lá deixem-me comemorar a vitória do grande Sporting!

    ResponderEliminar
  2. lionl0pes117/3/14 09:16

    Antes de mais gostaria de te perguntar para que lado fica o céu, quanto ao jogo, o cedric como disseste e bem, teve pouco apoio mas somente durante um certo período da 1ª parte, porque isso foi corrigido pelo lj que pôs o william a auxiliar o nosso defesa direito. A equipa esteve bem a defender, mas apresentou pouca desenvoltura no último terço do terreno com bastante dificuldade em definir melhor as jogadas; continuamos a fazer inúmeros cruzamentos sem qualidade para a área, isso tem de ser melhor trabalhado. Destaco a exibição do William (vai ser dificil segurá-lo) e a consistência defensiva em especial na zona central com destaque para o rojo, que fez a meu parecer, o melhor jogo desde que veio para o sporting, o Dier continua a ser rei das alturas mas peca por falta de velocidade e "rigidez de rins ". Acredito mais agora na entrada directa na liga dos campeões embora ainda faltem disputar vários jogos complicados.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Mais um post que analisa na perfeição, e num estilo próprio a que já estamos habituados, o jogo de ontem entre SCP e FCP.

    Um dos melhores jogos do SCP esta época, contra um Porto que vinha em crescendo, e que na primeira parte nos fez passar alguns calafrios, muito por força do talento de Ricardo Quaresma (que crime não ser chamado à selecção!).

    Gostei muito das exibições de ambos os centrais, Rojo e Dier, tendo sido talvez das melhores prestações de ambos em jogos do SCP.
    O Rojo da 1ª volta parece que despareceu definitivamente e está neste momento um senhor central!
    E Dier, com a exibição de ontem, terá posto em sentido Maurício, levando-me a hesitar entre qual dos dois prefiro ver ao lado do argentino.

    Fantástica exibição de William, como vem sendo hábito, mas também, desta vez, de Adrien (outro crime se não for chamado à selecção. Este inexplicável, pois que em relação a Quaresma ainda compreendo - mas sem concordar - que razões de disciplina possam condicionar a sua convocação).

    O regresso de Martins à equipa foi decisivo, creio, para a superioridade que conseguimos no meio campo, tendo sido determinante no golo, com a sua acção no lance que o antecedeu.
    Aliás, se não me falha a memória, tratou-se de uma movimento muito idêntico ao que havia estado na origem do golo que o SCP marcou ao Benfica na 1ª volta, na ocasião por Montero, e que mostra do que é capaz este médio.

    Também gostei do Capel, muito lutador no processo defensivo e que, no seu jeito às vezes trapalhão, consegue criar pânico nos defesas contrários.

    E, por fim, Slimani, com uma desmarcação e uma execução perfeita no golo decisivo que marcou - mais um.

    Só Mané não esteve ao nível do que é capaz, talvez por se esperar já muito dele, mas ainda assim, com um desempenho de bom nível, principalmente na segunda parte.

    Espero agora que esta almofada pontual que temos para o FCP seja suficiente para nos permitir aguentar o segundo lugar até ao final do campeonato, o que nos garantiria entrada directa na Champions e que seria tão importante na consolidação neste processo de mudança que o SCP vem atravessando.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  4. Cuidado malta, não ponham ainda a marcha da Champions a tocar porque ainda estão 21 pontos em disputa, e muitos obstáculos para ultrapassar. Confio na equipa, mas como disse o Presidente, as forças exteriores podem lixarem-nos.

    ResponderEliminar
  5. mais uma vez um bom post e obrigado pelo site
    nao consigo parar de pensar no que o Paulo Fonseca falava em relacao a luta pelo primeiro lugar "na ultima jornada o porto ainda joga com o benfica "
    pois, isso calha nos mesmo bem ,certo que temos a almofada mas nao acho que este porto consiga ganhar ao benfica por isso acho que a champions esta quase quase SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!