Próximo Jogo

Próximo Jogo

10/03/2014

Santos da Casa não levam a Bonfim

É-me muito complicado escrever este post; talvez seja mesmo o mais difícil que já tive de escrever desde que faço parte deste blog. Foi o fim do sonho do título. Um sonho que não fazia parte dos nossos objetivos iniciais mas que, com o decorrer da época, foi crescendo. O que custa mais é a forma como esse sonho nos foi retirado ontem, mas não me irei alongar mais sobre esse tema. 

Relativamente ao jogo propriamente dito, foi mais uma exibição muito cinzenta e com os problemas do costume. Sinceramente, não consigo entender o rendimento colectivo da equipa nos jogos mais recentes. Era impossível manter a qualidade que apresentamos nas primeiras jornadas do campeonato mas, ao longo da época, fomos perdendo alguns princípios de jogo que nos caracterizam, tais como:

Pressão à 1ª fase de construção do adversário: Custa-me muito entender como é que deixamos de conseguir realizar  pressão no meio campo defensivo do adversário. Não consigo encontrar explicações para que tal tenha acontecido. Não acredito que tenha sido uma opção de Leonardo Jardim, dado que era um movimento colectivo que permitia ao Sporting CP uma grande consistência defensiva, por isso a unica razão que encontro é o desgaste físico dos jogadores. A pergunta que faço é a seguinte: Como é que é possível os jogadores do Sporting CP apresentarem sinais de cansaço, quando durante toda a época não jogaram a meio da semana e foram eliminados no 2º jogo realizado na Taça de Portugal?

Bloco pouco compacto: Se já é mau ter uma equipa incapaz de pressionar com qualidade, pior se torna quando os sectores estão muito afastados uns dos outros. É incompreensível o espaço que o Sporting CP concede ao adversário, para que ele possa circular a bola no nosso meio campo defensivo. Mas, infelizmente, o facto de as linhas se encontrarem muito afastadas umas das outras não influencia só o processo defensivo; o processo ofensivo é muito prejudicado por esta excessiva distância estre sectores.

Dinâmica na organização ofensiva: Não consigo entender como é possível encontrar jogadores praticamente parados, quando o portador da bola espera encontrar linhas de passe para sair de forma apoiada. Tem sido raro, muito raro mesmo, ver os jogadores do Sporting CP a utilizar correctamente o espaço. Isto é, no futebol a ocupação correcta do espaço é fundamental para uma dinâmica ofensiva com qualidade, não se pode esperar que os passes sejam feitos para o sítio onde o jogador se encontra, os passes devem ser feitos para a zona onde o jogador irá estar.

Podia continuar a escrever e escrever sobre o que está mal no nosso futebol, mas a verdade é que mesmo jogando mal temos feito o suficiente para vencer os nossos jogos e só não estamos colados ao 1º lugar por culpa de terceiros. Será que agora que o título está "entregue" nos vão deixar lutar de igual para igual com os nossos adversários?!
Partilhar:

0 comentários:

Enviar um comentário

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!