Próximo Jogo

Próximo Jogo

30/03/2014

Um jogo aos tropelões rumo à Champions dos milhões

Como o título sugere, não foi uma exibição bem conseguida por parte do Sporting CP a que ontem se assistiu em Alvalade, mas o mais importante que era a vitória foi, novamente, alcançado. O 2º lugar está cada vez mais consolidado, podendo já esta jornada ficar praticamente "arrumado", se o 3º classificado perder pontos na difícil deslocação ao terreno do CD Nacional da Madeira. 

Apesar de o Vitória Sport Clube ser uma das equipas que melhor se organiza defensivamente no nosso campeonato, voltou a ser a tomada de decisão dos nossos jogadores, principalmente do portador da bola, o principal problema. Mas não foi o único. A 1ª fase de construção, hoje, não apresentou a mesma qualidade que em jogos anteriores, muito por culpa da fraca capacidade de adaptação à pressão exercida pelos jogadores adversários. 

1ª Fase de Construção: Seria injusto dizer que a dificuldade que apresentamos neste processo foi inteiramente demérito nosso. O Vitória Sport Clube apresentou-se em Alvalade muito agressivo e pressionante em todo o campo, postura essa que dificultou muito a 1ª fase de construção, desde os centrais. Perdemos demasiadas bolas no nosso meio-campo defensivo, perdas essas que só não tiveram consequências mais negativas porque a transição defesa/ataque do adversário deixou muito a desejar. Na imagem apresento a solução que me parece mais indicada, para quando o adversário pressiona a nossa saída de bola. Os 2 centrais mais abertos nas alas, com o trinco a recuar até ao meio deles de modo a fazer uma linha de 3 muito mais complicada de pressionar. Os laterais mais perto da linha de meio-campo assegurariam a profundidade deste processo. 

Tomada de Decisão: Apesar dos problemas que tivémos para sair da pressão exercida pelo adversário, foram as nossas próprias decisões com bola que tornaram a nossa exibição pouco conseguida. Voltámos a falhar e de que maneira no último passe, principalmente ao nível dos cruzamentos. Houve muito pouco critério na altura da decisão, o que se traduziu em mais uma série de cruzamentos sem qualquer resultado prático (excepção feita ao cruzamento que esteve na origem do golo mal invalidado a Freddy Montero). Sobre este aspecto pouco há a fazer durante os 90 minutos. É durante a semana de treino, através de exercício que privilegiem, essencialmente, os cruzamentos para a grande área que os jogadores podem aumentar a sua qualidade do último passe, quer tecnicamente (ao nível do próprio gesto técnico) quer taticamente (ao nível da percepção de qual é a opção de passe que garante mais probabilidade de sucesso). Estamos na recta final da época mas nunca é tarde para continuarmos a melhorar os aspectos em que somos menos fortes, e é para isso que os treinos servem, melhorar o que de negativo acontece nos jogos.

Em suma, este foi um jogo muito disputado (mas essencialmente mal), muito faltoso, entre duas equipas que se encaixaram e tiveram enormes dificuldades para sair dessa situação, entre o demérito próprio e o mérito do adversário. No início da 2ª-parte (os primeiros 15/20 minutos), o jogo parecia querer entrar num condão mais aberto, mas nem por isso melhor jogado, com erros sistemáticos e recorrentes de, parte a parte, ao que se seguiu um retracção algo prematura por parte do Sporting CP perante um último forcing do Vitória SC em busca do empate, que felizmente não conseguiram.

Conta a vitória, e os 3 pontos, na consolidação do 2º lugar de acesso directo à Fase de Grupos da Champions League 2014/2015. Faltam apenas 5 jogos, e 11 pontos para o cumprir...
Partilhar:

3 comentários:

  1. 1) Os trampiões essa nova categoria de parvos (perdão) de adeptos. Ficou desolada com este resultado.
    2) Seja o jogo que seja o adepto sportinguista, tem como certo que o 1º cartão amarelo será para um jogador sportinguista. Hoje mais uma vez cumpriu-se...A norma.
    3) Dúvidas no penálti sobre o Slimani (não assinalado) e em que este levou amarelo por simulação. O facto é que o GR toca no jogador e não toca na bola!
    4) Mais um golo de Limpo, limpinho de Montero mal anulado. o Sporting, vai com toda a certeza, para o Guiness Book of Records de golos mal anulados. Já vão em 5!..
    5) tendo em conta os dois golos mal anulados a Montero nos últimos jogos, os sportinguistas são obrigados a concluir que Montero até têm marcado com regularidade. Não são é validados...
    6) A equipa não jogou muito bem. Mas se o golo limpo de Montero tem sido validado, como seria normal, o jogo seria o mesmo? a ganhar por 2-0 a equipa não se soltaria? O resultado seria este ou 3 ou 4 a zero? SL

    ResponderEliminar
  2. Anónimo

    Não podemos adivinhar que o teria acontecido caso o golo tivesse sido validado no entanto, e apesar de considerar que uma vantagem de 2 golos tem influência no rendimento dos jogadores, não podemos estar à espera que os jogadores só tomem as melhores decisões se tivermos a ganhar por mais de 1 golo.

    ResponderEliminar
  3. Melhor o resultado que a exibição, de facto, mas parece-me que o SCP decaiu muito depois do golo anulado.

    O que não se percebe é que praticamente todas as jogadas atacantes do SCP terminem em cruzamentos para a área, que, ainda por cima, são, por regra, mal efectuados.
    Tirando Mané, raramente se vê um jogador do SCP a tentar entrar na área com a bola dominada ou através de tabelas, insistindo-se até à exaustão na tentativa de colocar a bola na cabeça de Slimani.

    Concordo com o esquema táctico porposto no post: quando o SCP inicia a construção do jogo ofensivo, William devia baixar para junto dos centrais, não só para dar linhas de passe a estes como também para se aproveitar a sua excelente capacidade de passe e de visão de jogo.
    Aliás, William, neste aspecto, parece-me estar sub-aproveitado ou não ter ainda, no seu crescimento, atingido um nível de maior responsabilização na construção do jogo ofensivo do SCP.

    Destaque negativo para mais um golo limpíssimo anulado a Montero, a somar a um outro contra o Olhanense.
    Assim claro que o jejum do columbiano vai continuar por mais jogos.

    De qualquer forma, foram mais 3 pontos na caminhada rumo à Champions, esperando eu que o Porto tropece hoje na Madeira para permitir ao SCP um final de época tranquilo.
    E as coisas vão bem encaminhadas nesse sentido, pois que, enquanto escrevo este comentário, o Nacional vai ganhando por 1-0

    Jarvalho

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!