Próximo Jogo

Próximo Jogo

28/04/2014

Outra vez, Semedo?

Na saída do Clássico B de ontem, entre Sporting B e Porto B (3-3), em que o promissor central acabaria por ser expulso por acumulação de cartões amarelos, Rúben Semedo terá despido a camisola atirando-a para o chão, à entrada do túnel de acesso aos balneários.

Depois do episódio de há uns anos atrás, enquanto ainda jogador júnior, em que manifestou a sua preferência clubista, a favor do SL Benfica, referindo inclusivé que seria uma questão de tempo até ingressar nas águias, este é o 2º episódio conhecido de desrespeito pelo Clube e pela Instituição que serve.

Após esse 1º episódio - refira-se - o jogador foi brindado com a 1ª chamada à equipa principal e ainda com a renovação do seu contrato, como se nada se tivesse passado e merecesse até uma comenda de mérito pelo sucedido. E agora, voltará Rúben Semedo a receber palmadinhas nas costas?!

A verde-e-branca, que ostenta o símbolo sagrado do Clube é o expoente máximo da representação de um Clube e de uma imagem em campo e, como tal, desprezar a camisola é desrepeitar o Clube. Se quanto à preferência clubista se possa conceder que os jogadores do Sporting Clube de Portugal não tenham necessariamente que ser Sportinguistas (ainda que a manifestação pública dessa preferência tenha sido a todos os níveis evitável, até por uma questão de ética profissional), desta feita, e também pela recorrência, quer-me parecer que Rúben Semedo não escapará a algum tipo de sanção disciplinar pelo sucedido (algo a que o próprio, aliás, ainda não acorreu a pedir desculpas públicas), e tal sanção terá que ser pedagógica. Não só para ele próprio mas para os demais jogadores. Não se pode passar por cima de actos destes levianamente, sob pena de se repetirem, com o mesmo e outros jogadores...

Posso, ainda assim, compreender a frustração de um jogador que, vendo-se a ganhar 3-0 aos 60 minutos de jogo, teve a infelicidade de marcar um auto-golo e a ingenuidade de se deixar expulsar, já no final do jogo, sabendo da influência que teve para o resultado final. Porém, a reacção ao sucedido foi impulsiva e desproporcionada demais, até em relação aos adeptos - que não o terão "culpabilizado" até testemunharem a saída de Rúben Semedo para os balneários.

A reacção de Abel Ferreira, sacudindo a água do capote com um «É um jogador que treina com a equipa principal. Não farei qualquer comentário» é igualmente má. Ainda que não tenha influência directa no treino semanal com o jogador, nada justifica que se abstenha das suas funções enquanto líder de um grupo de pessoas, neste caso jogadores de futebol. Esta é, aliás, a imagem de marca do actual treinador da Equipa B do Sporting CP: a culpa nunca é de Abel Ferreira, é sempre dos outros. Excepto se a equipa ganhar...

Rúben, assim não vais lá...

Post Scriptum: Entretanto, Rúben Semedo já pediu desculpas públicas pelo sucedido, como se pode comprovar pelo vídeo abaixo exposto:

Partilhar:

4 comentários:

  1. Começo pelo Abel e pelas suas declarações ridículas sobre este caso. «É um jogador que treina com a equipa principal. Não farei qualquer comentário» Mas o que é isto? Então quer dizer, pelo facto do jogador treinar com a equipa principal o Abel não tem nada a dizer sobre um gesto desrespeitoso para com o seu clube? Inacreditável.

    Quanto ao Rubén Semedo, mais um tiro nos pés. Depois do "tribunal" de Alvalade ter vindo a esquecer o episódio em que Semedo mostrou o seu lado lampião, eis que tem mais uma atitude de alguém que não respeita o próprio clube. A continuar assim, duvido que alguma vez tenha a oportunidade de vingar no Sporting CP

    ResponderEliminar
  2. Ruben Semedo é um central com um potencial tremendo e não é bom para ele nem para o SCP que estes episódios sejam ampliados da forma que o têm sido.

    Não vejo em que é que tirar a camisola e atirá-la para o chão, nas circunstâncias em que tal ocorreu - depois de ter sido expulso num jogo em que passámos dos 3-0 para o 3-3, no que teve responsabilidade directa devido a uma infelicidade sua - represente tão claramente alguma atitude de menosprezo do clube.

    Pode assim ser interpretado, evidentemente, se as pessoas o quiserem: "despiu" a camisola do SCP e desrespeitou-a, mandando-a ao chão".

    Mas também pode ser intepretado como um acto de raiva e de auto-censura do jogador que, em vez de se por aos pontapés aos placards publicitários, reagiu com aquilo que tinha mais à mão (quantos já não partiram um telemóvel ou outra coisa valiosa num acto de desespero?)

    Qual destas interpretações representou o verdadeiro sentir do jogador?

    Só ele o saberá, como é óbvio.

    Por isso, parece-me que se está a amplificar de uma forma se calhar exagerada, um acto do jogador num momento de revolta, e que pode não ter tido o sentido que lhe está a ser dado.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  3. Ressalvo que escrevi o anterior comentário sem ter lido hoje qualquer notícia em nenhum jornal ou ouvido sequer o video que está publicado no post.
    Só depois de o ter escrito fui ouvir o que Semedo disse nesse video.

    ResponderEliminar
  4. JC,

    O problema não é (tanto) este acto em si, como aliás ressalvei pela frustração do seu inconseguimento e infelicidade no jogo em questão. A questão central aqui, e em relação a Rúben Semedo em particular, está na sucessão de asneiras ao longo de tão pouco tempo. No mínimo revela uma clara falta de bom senso do jogador!...

    Se isto pode ser resolvido? Claro que pode! Mas com certeza não se resolve com meras palmadinhas nas costas de cada vez que estas coisas acontecem. Só isso... Senão corre-se o risco de eles ficarem com a ideia de que o talento e o potencial lhes servem de desculpa para tudo...

    Tenho tendência para relativizar as coisas, por mais graves que sejam. O que eu não consigo é relativizar uma sucessão de um padrão de comportamento que começa a revelar-se...

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!