Próximo Jogo

Próximo Jogo

29/04/2014

Reforços: Prioridades e Perfis


Assumida a candidatura ao título da próxima época, é altura de dotar o plantel de soluções de qualidade que permitam ao Sporting CP ter possibilidades reais de conquistar o tão ambicionado título. Nesta fase, certamente que o perfil de cada reforço está traçado, e os jogadores que melhor encaixam nesse perfil estão identificados e a ser observados. Cada adepto tem a sua opinião sobre quais as posições a ser reforçadas bem como alguns nomes que melhor serviriam os interesses do nosso Clube, sendo assim a realização deste post vai no sentido de dar a minha opinião sobre as prioridades (posições que carecem mais de reforços) e o perfil que cada reforço deverá ter. 

Extremos: Embora seja uma posição com grande quantidade de jogadores é, na minha opinião, uma posição à qual falta qualidade. Temos extremos fortes no 1x1, rápidos e com uma qualidade técnica elevada como, por exemplo, André Carrillo, Carlos ManéOusmane Dramé, mas faltam extremos com outro tipo de características. Posto isto, o perfil de extremo que mais falta faz no plantel do Sporting CP são os chamados "falsos alas". Extremos com capacidade de ocupar zonas interiores e fortes na tomada de decisão, principalmente em espaços reduzidos. É essencial ter este tipo de extremos para melhorar o nosso jogo interior (principalmente se o 4x3x3 se mantiver) e para "desmontar" as equipas que se irão apresentar num bloco mais baixo e compacto quando jogarem contra nós. Se tivermos este tipo de extremos, iremos apresentar um futebol mais fluído, com melhor qualidade em posse e, principalmente, um futebol mais dinâmico, dado que os extremos podem "fugir" da linha para criar superioridade numérica na zona central. 

Médio-Ofensivo: Seja para jogar como interior mais avançado, no 4x3x3, ou atrás do Ponta-de-Lança, no 4x2x3x1, temos de reforçar o plantel com um jogador de características diferentes em termos ofensivos. No seguimento do perfil dos extremos que apresentei anteriormente, é fundamental um médio capaz de desorganizar a organização defensiva dos adversários. Terá de ser um médio criativo, com capacidade de ocupar o espaço entre-linhas do adversário e que tenha qualidade de passe e visão de jogo para servir os restantes colegas. Mais uma vez, é fundamental que este médio seja um médio evoluído na tomada de decisão para que naquela zona do terreno tome a melhor decisão do ponto de vista coletivo. 

Médio-Defensivo: Neste momento é a posição que menos precisa de ser reforçada, dada a qualidade do "monstro" que a ocupa. Mas daqui a um mês talvez seja diferente. O perfil mais indicado para um potencial reforço desta posição é exatamente o mesmo que William Carvalho tem. Médio-Defensivo com capacidade de construcção, qualidade de passe e visão de jogo, mas que a isso junte a agressividade, sentido posicional e intensidade necessários para ser competente no momento defensivo do jogo. Caso William Carvalho permaneça no plantel, não será uma posição prioritária a ser reforçada. 

Na minha opinião, são estas as três posições em que mais se deve apostar para a próxima época, e explico-a com factos que sucederam esta época. Fomos muito competentes em organização defensiva, o que se traduziu num baixo número de golos sofridos; por isso, caso William Carvalho fique, nenhuma posição defensiva deve ser uma prioridade.  Já no que diz respeito à organização ofensiva, se queremos verdadeiramente ser campeões teremos que a melhorar bastante, embora os números possam levar a pensar o contrário. Contra adversários mais recuados sentimos bastantes dificuldades para criar situações claras de finalização, dada a falta de qualidade ao nível da tomada de decisão e ocupação de zonas mais interiores. 

Comentem e digam quais as posições prioritárias a ser reforçadas, indicando o perfil de jogadores que pretendem bom como alguns nomes que queiram sugerir para essas mesmas posições. 
Partilhar:

10 comentários:

  1. Se isto fosse FM, faria o seguinte:
    vendia dier (aceitava os alegados 5M) rojo e capel, arranjava destino para salomão, wilson eduardo e vítor (este até os menos entusiasmados com a sua aquisição desiludiu).
    promovia esgaio para suplente de cedric
    promovia um central da formação, e comprava outro (centrais é relativamente fácil)
    promovia joão mário, comprava um bom médio (NUNCA venderia william)
    comprava um extremo, nem que fosse por empréstimo (enquanto se espera por iuri, chaby e mané).
    não sei nada do dramé, do shikabala, nem wallyson.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo

    Acha que a qualidade e potencial do Eric Dier tem só vale 5M? Parece-me absolutamente ridículo vender um central com um potencial enorme por apenas 5M e ainda vender o outro central que esta época evoluiu bastante.

    ResponderEliminar
  3. O Dier por 5 milhões era de loucos, isso foi no tempo dos lambuças, na dinastia roquete.
    O Dier é jogador para daqui um ano a ser opção valer no minimo os 20 milhões de euros, é excecional de cabela, fortissimo na marcação e acima de tudo SABE SAIR A JOGAR, FUNDAMENTAL PARA UMA EQUIPA GRANDE QUE PODE SAIR NA 1º FASE DE CONSTRUÇÃO, SAIR A JOGAR TB PELOS CENTRAIS, BAIXANDO UM TRINCO SE JOGAR COM DOIS NO MEIO A DIVIDIR E UM 10 NA FRENTE.

    AMOTE SPORTING
    ZÉ NUNES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. O reforço da equipa tem de começar pela defesa.
    lateral direito (era bom que Cédric fosse vendido) precisamos de pelo menos 1 (Esgaio pode render mais no meio campo).
    Defesa central (Rojo, infelizmente, deve sair e Maurício, se tiver pretendentes pode e deve ser vendido, dificilmente será mais valorizado na próxima época), ficando apenas Dier, vão ser necessários pelo menos 2.
    Lateral esquerdo, a falta que faz Jeferson é demasiado notada na sua ausência, tem de ter um concorrente directo.
    WC dificilmente ficará, pelo que vão ser necessários 2 e, mesmo que fique, tem de vir um (tal como o lateral esquerdo, a sua ausência é por demais notada).
    Médio criativo, depende do esquema de jogo de LJ, pode ser, ou não, necessário (André Martins, João Mário ou Mané, podem ser as soluções que LJ pretenda).
    Extremo, primeiro será necessário vender algum, pois já temos 6 ou 7!
    Avançado centro, não será prioritário, mas necessário, gostava de Derlei.
    Em suma, primeiro é preciso ver quem tem mercado e, ainda assim, poderá sair tendo substituto sem desiquilibrar muito a equipa. Só depois vamos ver as necessidades reais da equipa.
    Se ninguém sair, o que não acredito, será necessário mais 1 central, um LE, um médio defensivo, um Avançado centro e os regressos de JM, Zézinho, mais as faladas promoções dos 3 jogadores da equipa B.


    ResponderEliminar
  5. Anónimo

    Também acho que a defesa precisa de alguns ajustes mas nada de prioritário. Com Cedric, Rojo, Mauricio/Dier e Jefferson, a defesa titular mantém a sua qualidade. Claro que com a Champions a meio da semana precisamos de soluções para o banco, principalmente para a posição de lateral esquerdo, mas repito, não é nada de prioritário.

    Se voltar a ver os jogos desta época que não conseguimos ganhar vai reparar que a culpa não foi da defesa nem da organização defensiva da equipa. Foi sim da ausência de qualidade ofensiva, jogadores mais criativos e com outro tipo de características que nos ajudem a "desmontar" os jogos mais fechados. Por isso, na minha opinião, o setor que mais precisa de qualidade é o ofensivo, ainda que essa qualidade só possa vir depois de serem vendidos/dispensados alguns dos jogadores dada a quantidade de elementos que temos principalmente para a posição de extremo.

    ResponderEliminar
  6. -----------------------------------------------MARCELO BOECK-------------------------------------------

    -------VRSALIJKO------------------DIER---------------ROJO----------------------DE BOCK--------
    (GENOA) (BRUGGE)

    ---------------------------------------------DANILO PEREIRA------------------------------------------

    ------------------------PRAET-----------------------------------------FILIPE AUGUSTO------------
    (ANDERLECHLT) (RIO AVE)

    ------------LESTIENNE----------------CORNELIUS--------------------MANÉ--------------------
    (CLUBE BRUGE) (dinamarca)

    amo te sporting
    ZÉ NUNES


    ResponderEliminar
  7. Ouve-se (lê-se) cada uma!
    Vender Dier por 5 ME, vender Rojo, vender Cedric, vender Mauricio.... enfim, recomeçar tudo de novo, parece que é o que pretendem, destruindo o sector que talvez seja o melhor do SCP.

    Concordo inteiramente com o teor do post.
    Três reforços de qualidade para as três posições referidas: médio defensivo, médio ofensivo e um extremo.
    Médio defensivo para suprir eventual saída de William - e aí terá de ser de grande qualidade - ou, caso este permaneça no plantel, alguém que o possa substituir nos seus impedimentos.
    Um médio ofensivo que preencha a vaga nunca colmatada deixada pela saída do Matias Fernandez.
    E um extremo que não tenha apenas jogo vertical como os muitos que temos no plantel.
    Talvez acrescentassse um lateral esquerdo para substituir Jefferson, assente que me parece que Cedric terá em Esgaio o seu substituto.

    No mais, tentar manter os melhores jogadores desta equipa
    (que serão toda a defesa, Dier incluido, William, Adrien, Martins, Mané, Carrillo, Slimani, Montero, Héldon - e penso não me faltar mais nenhum).
    Jarvalho

    ResponderEliminar
  8. A direita se Cedric nao sair o Esgaio pode ser sua alternativa. A centrais ainda q 1 fosse vendido, o Dier pode ser um bom titular e Semedo o seu bom sucessor nao ha necessidade. A lateral esquerda é necessario uma alternativa a Jeferson, os da B sao algo medianos. A trinco se sair o William devem vir 2 e um deles pode ser o Zezinho o qual mesmo sem venda deveria regressar. A box to box podem ser Adrien o Joao Mario e Wallison. A 10 vejo o Andre, Mane e o Shikabala no entanto se no mercado houver um do gabarito do Matiaz Fernades, que distribui o jogo, consegue driblar 2 adversarios e tem alguma apetencia para marcar ate mesmo por 5 milhoes pode valer o gasto. A extremos compreendo e concordo com a exposicao do post, penso que Shikabala é aquele que pode preencher esse requisito de falso extremo, como canhoto jogando a direita,. Vejo um excedente nesta posicao e penso que o 1o candidato para saida deve ser Wilson pois acho que o que acrescenta a equipe que é capacidade de finalizacao, cruzar (infelizmente sem fintar), simplicidade de jogo e apoio defensivo o Esgaio pode cumprir melhor. Quanto a ponta ja temos 2 alternativas de jogo excelentes, e mais 1 da B de preferencia Cisse que facturou mais que o Enoh, que depois da fraca campanha seria bom ele e Betinho serem emprestados na 1a liga.

    ResponderEliminar
  9. bom post, honorio.

    Quanto a mim e muito resumidamente eu apostaria no reforço das laterais e mantinha o restante plantel (caso seja possível, logicamente). Embora reconheça que as (possíveis) saídas de Rojo e William Carvalho serão um duro golpe.

    abraço

    AC

    ResponderEliminar
  10. Caro Honoris, obrigado por mais um post. Em linhas gerais nao discordo de ti, acho que precisamos de retocar o plantel. E digo retocar porque nao temos dinheiro para mais. Nao tinhamos no ano passado, nao temos este ano.

    Nao o leves como critica, mas acho que te preocupas em demasia com o "espaco entre-linhas". E e' um jargao futebolez que utilisas em 95% dos teus posts. Entendo o que queres dizer mas nao creio que seja a falha do Sporting. O principal problema, quanto a mim, e' que temos uma equipa totalmente average apoiada em 2 ou 3 bons jogadors (Rui Patricio, William e em boa parte da epoca o Montero).

    Se olharmos para o outro lado da 2a circular, vais ver que o tal espaco entre linhas e' meramente um detalhe. O que eles teem e' uma equipa extremamente solida e flexivel: uma defesa que joga junta ha anos, com o Luisao a controlar a equipa. Um meio campo vindo do nada mas com uma qualidade muito acima da media (especialmete Enzo). E um ataque demolidor com varios jogadores que fazem a diferenca. Teem jogadores altos, teem jogadores rapidos, teem tecnicistas, teem bons GR. etc etc. E teem um grande treinador que inventa jogadores.

    Mas acima de tudo, teem milhoes para gastar em Markovics, Gaitans, Garays e amigos. Coisa que nos nao temos.

    Na proxima epoca ha que subir quem merece - Joao Mario, Esgaio, Wallyson, Drame, Fokobo e mais um ou outro que o treinador reconheca (Iuri Medeiros? Le'?- e retocar o plantel com 2 ou 3 oportunidades (tal como fizemos com o negocio Slimani). Infelizmente nao da para mais.

    Em relacao a saidas, apoio saidas de Capel, Mauricio se vier proposta, Gerson Magrao, Welder, Piris, Wilson Eduardo, Vitor Silva.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!