Próximo Jogo

Próximo Jogo

09/05/2014

Oportunidades perdidas

Errar é humano. Todos nós falhamos na vida, sendo que a frequência com que os erros acontecem é, regra geral, inversamente proporcional à competência na execução duma determinada função. Claro que a importância dos erros que se vão cometendo e a responsabilidade que se tem nos mesmos também variam. E porque é que eu estou aqui a falar disto num blog do Sporting Clube de Portugal? No meu entender, o Sporting CP cometeu desde já (e ainda vamos em Maio, pois) dois erros relevantes na abordagem ao mercado estival de 2014, no qual se irá construir o plantel de 2014/15. Os falhanços aos quais me refiro são dois jogadores em fim de contrato que poderiam suprir lacunas evidentes do nosso plantel, duma forma aparentemente pouco dispendiosa e como risco diminuto. Falo de Daniel Candeias do CD Nacional (terá já assinado pelos nossos rivais da 2ª circular) e sobretudo de Anderson Esiti do Leixões SC (ter-se-à comprometido com o GD Estoril-praia). 

Em relação ao talentoso extremo português, e embora o Sporting CP nunca tenha sido noticiado como parte interessada, compreendo que se "perca" o jogador para um Clube que habitualmente paga a peso de ouro. Confesso que sou um admirador das qualidades deste ala desde há algum tempo, que durante esta época se afirmou como o "rei" das assistências da nossa liga. Sei das limitações financeiras que afligem o Sporting CP, e que entrar em leilões com os milionários não me parece nada aconselhável. No entanto, teria apreciado uma jogada de antecipação por este jogador, embora não saiba se tal na prática fosse possível.   

A transferência do promissor nigeriano é a meu ver muito mais difícil de entender. A posição que ocupa em campo (de pivot mais recuado do meio campo) é claramente uma falha dos nossos quadros, a sua qualidade e margem de progressão parecem ser óbvias e o negócio tinha tudo para se fazer por valores muito acessíveis. Como é que se perde uma oportunidade de mercado deste tipo para o modesto GD Estoril-praia? Não consigo entender. Há cerca de um ano tive esta mesmíssima sensação de falhanço quando deixámos "escapar" Rafa Silva para o SC Braga, em circunstâncias algo semelhantes. Espero que o futuro demonstre que desta vez me enganei. É que para fazermos muito mais com muito menos, é mesmo preciso sermos muito competentes no mercado, e não deixar escapar as grandes oportunidades que ele proporciona.

Termino por dizer que também considero um suposto não-interesse nestes dois jogadores um erro de palmatória, obviamente.

E vocês, Sportinguistas, o que pensam da abordagem do Sporting CP ao mercado? Tem feito bem em esperar por outras oportunidades que não estas ou concordam com a minha crítica?

Um abraço e Saudações Leoninas 
Partilhar:

22 comentários:

  1. Candeias na minha opinião é fogo de vista, nada mais. Outro Hugo Vieira/Steven Vitória de me permitem...
    Já o Anderson Esiti parece ser uma perda significativa já que me parece um bom meio campista e para além disso extremamente acessível.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/5/14 13:14

    Tenho muita pena que Anderson não venha, neste campo Bruno de Carvalho está muito mal acompanhado.
    CARLOSDIS

    ResponderEliminar
  3. KingLeao9/5/14 13:15

    O problema e que ninguem do Scp disse que estava interessado neles principalmente o Anderson acho um perda sim mas provavelmente o Scp nao o quis porque tem melhor se o melhor for o Aly Ghazal nao acho uma boa solucao muito limitado com os pes, e quanto ao Rafa todo mundo sabe o que aconteceu ja tinha o Braga ja tinha pre-acordo com o clube e o Scp pre-acordo com o jogador.

    SL

    ResponderEliminar
  4. KingLeao

    Como está escrito no post, um não-interesse é quanto a mim um erro por si só também, por isso esse argumento diz-me muito pouco.

    SL

    ResponderEliminar
  5. O Rafa do Braga sim, era uma grande mais-valia para o nosso plantel.

    ResponderEliminar
  6. johny rambo

    Teria sido sim senhor, mas há um ano. Temos de ter em conta o contexto financeiro actual do Sporting, e por isso é que oportunidades como a do Rafa e em minha opinião a do Anderson não se podem perder.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Calma pessoal. A situação do Anderson não é definitiva e segundo me informaram está certo há algum tempo mas será oficializado no fim da época.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Ricardo

    Então está a dizer que a notícia do record que o dá como certo no estoril é falsa??

    SL

    ResponderEliminar
  9. Outlaw47769/5/14 13:56

    Honestamente prefiro continuar a perder Candeias , como perdi Hugo Vieira , Rossato e por ai fora . Secalhar até mais vale perder esses do que contratar Silvas e Manoels que também eram pretendidos por os grandes ...
    Anderson se a noticia do record de ele assinar pelo Sporting nao significava nada , não é por mudar o clube apontado que vai significar mais .

    ResponderEliminar
  10. Out, claro que o futuro poderá provar que o Candeias não seria uma mais valia para o SCP, mas eu neste momento penso o contrário.

    Quanto à falta de veracidade das notícias sobre o Anderson (interesse do SCP ou acordo com o Estoril), também poderás ter razão.

    O meu ponto neste assunto é apenas que estamos a deixar escapar boas oportunidades de negócio. Espero que o Anderson ainda venha para o SCP, e se tal não se verificar, que se prove que foi bom não ter vindo...

    SL

    ResponderEliminar
  11. DanielSCP9/5/14 14:10

    Calma Diogre, tudo a seu tempo. Tal como vocês, todos nós estamos ansiosos por conhecer os reforços cirúrgicos que o Sporting contratará, mas creio que esteja a precipitar-se mediante aquilo que tem vindo nos jornais. Ontem o Anderson era reforço certo, hoje já vai para o Estoril; não acha que isso cheira demasiado a esturro vindo desse jornal?

    Tenho confiança nesta direcção e acho que lá para meados de Agosto já estaremos bem mais descansados no que diz respeito aos reforços, e claro, preparados para "atacar" a temporada 2014/2015 com ainda mais qualidade nas nossas fileiras.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Anderson e Rafa sim tenho pena. Candeias, nem por isso. Mas vamos ver se Anderson ainda nao vem.

    ResponderEliminar
  13. Relativamente ao Candeias e apesar de lhe reconhecer qualidades, não me preocupa nada o facto de ter assinado por outro clube qualquer. Não tem o perfil de extremo que faz falta no nosso plantel.

    No que diz respeito ao Anderson, em 1º lugar não acredito que ele tenha escolhido o Estoril se é verdade que o Sporting o quer. Caso seja verdade, não entendo a abordagem do Sporting neste negocio. Perder a oportunidade de ir buscar um jovem com muito potencial a custo 0 é incompreensível.

    No entanto, o jogador que eu gostaria de ver na posição do William caso ele saia é o Filipe Augusto, que na minha opinião é superior ao Anderson.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde de novo, notícias vindas desse jornal desportivo ou do diário de maior tiragem sobre o nosso SCP, cheiram sempre a mentiras. Esta situação é válida quando as mesmas nos agradam. Quanto ao nigeriano ouvi esta notícia no inicio do ano no Porto.
    Vamos aguardar calmamente porque temos de continuar a confiar em quem tem feito um bom trabalho.

    SL

    ResponderEliminar
  15. O que ouvi hoje de manhã na rádio foi que o Anderson tinha uma proposta superior do SCP mas que preferiu o Estoril porque não queria ir para a B no SCP.
    Se é verdade - o que desconheço - não pode ser imputada ao SCP qualquer responsabilidade nesta matéria.
    E o jogador que vá para o raio que o parta.
    Lugares cativos no 11 do SCP ninguém tem.

    De qualquer forma, nem sequer me parece estar confirmado que assinou pelo Estoril, pelo que me parece prematuro falar neste assunto.

    Quanto ao Candeias, não me parece que seja o tal extremo que precisamos.
    Quero bem melhor que ele no SCP.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  16. Concordo com a parte do Candeias.
    Sempre gostei dele e sempre achei que era jogador para outros vôos.
    Acho que é um jogador que poderia dar muito ao Sporting, mas no Benfica nem sequer vai calçar (é mais um, tipo Pizzi, Fariña, etc.).

    Relativamente ao Anderson, sinceramente, se ele preferiu ir para o Estoril por ter medo de ser colocado na equipa B é porque não tem a ambição necessária para jogar no Sporting. Não interessa.

    De qualquer forma, o que não faltam no campeonato português são "oportunidades", algumas bem melhores que estas.

    Assim de repente, lembro-me do Bebé, do Paulo Oliveira, do Danilo do Marítimo, do Evandro, do Ricardo ...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo9/5/14 18:29

    De fato uma oportunidade PERDIDA para estarem calados. Mas infelizmente este post vai ter algumas 3453453453 réplicas. E os que vierem esses sim serão mancos.

    ResponderEliminar
  18. Calma, anónimo. Isto é uma discussão, não é um confronto. Toda a gente tem direito à sua opinião, e à crítica, há é formas melhores de não estar de acordo. Se pretende que se diga amén a tudo, aconselho-lhe uma qualquer igreja...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo9/5/14 19:15

    Em relação ao Candeias ainda bem que nao veio(aliás ainda bem que ninguem do Sporting se interessou sequer por ele pelo que se fala), fez uma boa epoca sim, mas nao tem qualidade para um grande, muito longe disso.

    Em relação ao Anderson gostava que viesse, mas não sabemos nada do que se passou, não sabemos se o Sporting estava interessado(se LJ queria alguem assim), se é verdade que ele preferiu o Estoril(que duvido), etc, vamos esperar para ver.

    ResponderEliminar
  20. Boss19069/5/14 20:02

    gostava q este anderson viesse, parece-me mt bom jogador, agr é tentar arranjar outro tb bom. SL

    ResponderEliminar
  21. lionl0pes19/5/14 20:16

    Em 1º lugar penso que o rafa seria à partida um negócio inviável por estar comprometido com o Braga; 2º o isiti jogava no leixões e não na juve ou roma ou outro qualquer grande, por ter pormenores parecidos com o william não faz dele um 2º william, e pelo que me parece recusou o sporting por ter medo de ir para a B, demonstra à partida falta de confiança nas suas qualidades ou consciência das suas limitações; 3º o candeias estava num clube com relações tempestuosas com o sporting, por isso só vinha para nós se dessemos o dobro do que deram os lamps, como diz o Mauro ( you know what i mean) SL

    ResponderEliminar
  22. Diogo,
    "falhanços"?, "erros de abordagem ao mercado"?. Não sei do que falas. Penso que é mais o teu wishful thinking. Esta quase histeria colectiva que resulta em depressão leonina quando se vêem contratações falhadas da responsabilidade dos pasquins é que é deprimente.
    Como é possível afirmar que o SCP estará a ser incompetente na abordagem ao mercado? Candeias? Não creio que o SCP demonstrasse interesse neste jogador e mesmo que fosse verdade, perdemo-lo para "um clube que habitualmente paga a peso de ouro". Por outro lado, não penso que o Candeias seja o craque que tu vês. Quanto ao projecto de jogador do Leixões, também não ouvi ou li ninguém do Sporting a demonstrar interesse no jogador. Se é bom? Parece ter potencial. Mas para afirmar que foi um falhanço do clube ao não conseguir contratar o "mais-que-provável-médio-catanado" é preciso dar muito crédito ao RASCORD. Eu mantenho: confio nos dirigentes. Confio que o SCP fará tudo, mas mesmo tudo aquilo que for plausível para melhorar a nossa competitividade na próxima época. E isso é que é relevante. Se desde há 1 ano a esta parte ninguém deu provas contrárias, penso que começa a ser enfadonho manter esse pé atrás constante.
    Amigos, o GNOMO JÁ CÁ NÃO MORA.

    Abraços Leoninos

    Ruivox

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!