Próximo Jogo

Próximo Jogo

04/05/2014

Sem história, sem futebol e sem Shikabala

Apesar de ter sido um jogo sem qualquer objectivo classificativo, esperava-se muito mais da equipa do Sporting CP. Nunca conseguimos assumir o controlo do jogo, ofensivamente o nosso futebol foi pouco objectivo e demasiado lateralizado. Como se isto não bastasse, defensivamente fomos pouco organizados, permitindo ao adversário várias situações para finalizar. A ausência de pressão teve um efeito negativo, ao contrário do que era esperado, e nunca fomos uma equipa no verdadeiro sentido da palavra.

Não vou aprofundar mais o que foi o jogo em termos colectivos, vou apenas deixar algumas notas sobre alguns jogadores:

Jefferson: Mais um jogo que confirmou a sua péssima 2ª volta. É seguro dizer que foi o jogador da presente época que mais desceu o seu nível exibicional da 1ª para a 2ª volta do campeonato. Más abordagens defensivas e péssimo do ponto de vista ofensivo, infelizmente tem sido a imagem de marca de Jefferson na 2ª volta, e hoje voltou a ser igual. Esperemos que na próxima época, o "verdadeiro" Jefferson seja o da 1ª volta.

Gérson Magrão: Esforçado e nada mais. O médio brasileiro mostrou mais uma vez que não tem qualidade para representar o Sporting CP, muito menos quando o objectivo da próxima época é lutar pelo 1º lugar. A renovação do seu contrato (de 1+2 anos) não faz qualquer sentido.

Ponto assente.





Diego Capel: Mais do mesmo, a exibição do extremo espanhol. Joga um jogo à parte dos restantes colegas e para ele só existem duas soluções no futebol: correr e cruzar.  Junta-se a Gérson Magrão no lote de jogadores sem qualidade para uma equipa que quer disputar o titulo.



André Carrillo: Chegou ao fim a minha paciência com o jovem peruano. Foi dos jogadores que mais defendi durante toda a época, mas já não há desculpas possíveis para as exibições de André Carrillo. É incrível a quantidade de vezes que toma a pior decisão com bola. Quanto deve passar finta, quando deve fintar passa. Enfim, um vasto número de más decisões que dificultam a sua afirmação na equipa principal do Sporting CP.




Islam Slimani: Na minha opinião, uma equipa que quer lutar pelo tíulo não pode ter como avançado titular um jogador que apresenta as limitações que o avançado argelino apresenta quando lhe é pedida uma finalização com os pés. É o "pinheiro" que faz falta quando a equipa se encontra em desvantagem, e é preciso um tipo de futebol mais directo, e é o tipo de avançado que melhor aproveita os inúmeros cruzamentos feitos pelos restantes colegas durante os jogos. No entanto, e partindo do princípio que para o ano iremos apresentar mais soluções ofensivas (mais jogo interior, por exemplo, e por favor!), o avançado que ganhar a titularidade terá de ser mais forte com os pés que este internacional argelino. A única solução que vejo para que o argelino se mantenha como titular, é o sistema de jogo passar para o 4x4x2 em que um avançado pode jogar mais fixo e outro com funções mais móveis.

Leonardo Jardim: Por último, umas palavras de insatisfação para com o nosso mister no jogo de hoje. Não entendi porque motivo Wallyson Mallmann e Shikabala não tiveram nem um minuto de jogo. Sem qualquer objectivo em termos de classificação, o jogo de hoje era ideal para que Leonardo Jardim testasse jogadores que ainda não tiveram oportunidade de se mostrar na equipa principal. 



Em suma, não gostei nada do que vi hoje na Choupana. Foi um jogo sensaborão, sem futebol de qualidade, nem tão pouco estreias. Espero sinceramente que na recepção ao GD Estoril-Praia, para a última jornada da Liga Zon-Sagres, a equipa se apresente com outra motivação, para que possamos terminar o campeonato com uma vitória e uma exibição que deixe os adeptos contentes. 

Queremos ver o Shikabala jogar!
Partilhar:

13 comentários:

  1. Benvindo, Honoris, ao fim de uma época inteira, ao "clube dos que já perderam a paciência com Carrillo".
    Curiosamente, entendo que este jogo seria aquele que menos poderia servir como bitola para tirar conclusões, tal é relaxe que os jogadores já apresentam, claramente em modo de férias, sem objectivos, e com a época finda - e dever cumprido, diga-se.

    Queremos ver Shikabala, sim, mas será que Shikabala está já em condições para se mostrar?

    Poder-se-ia dizer que, não estando, para que é que Jardim o convocou.
    A resposta poderá estar no facto de Jardim querer ir entrosando o jogador desta forma, sentando-o no banco ao lado dos colegas para ir "sentindo" a equipa.

    Parece-me que Capel pouco mais tem a dar a esta equipa - e sou daqueles que acham que teve papel importante no SCP - e que, fruto do elevado salário que aufere, e havendo interessados nele, como parece, será de o vender, libertando recursos e fazendo algum dinheiro (5 ME será bom negócio) para investir nas tais "contratações cirúrgicas".

    Fica-me a sensação - que quero partilhar convosco - que o abaixamento exibicional do SCP a partir do final da 1ª volta - e pese embora os bons resultados tenham persistido - se deveu muito ao ocaso do Montero, que inventava golos e punha a frente de ataque a mexer com a qualidade do seu futebol.

    Depois desse "apagão", passou a valer mais a consistência defensiva da equipa e a entrega dos jogadores, que começa, tal entrega, a decair, pelas razões já acima elencadas.

    Esperemos que, na última jornada, na despedida, os jogadores apresentem maior disponibilidade para o jogo e que LJ dê finalmente alguns minutos ao Shikabala.
    E que se termine a época com uma vitória perante o dificil Estoril.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  2. Jarvalho

    Este jogo não contava para nada. Achas que o Shikabala depois de tantos jogos na equipa B não tinha condições para jogar pelo menos 45 minutos?

    ResponderEliminar
  3. Leonardo Jardim tem muito mérito na excelente época do Sporting mas, francamente, revela uma Inércia e uma incapacidade para actuar durante os jogos. Magrão é um jogador sem nível para jogar no Sporting ou mesmo no Nacional ou no Estoril. É uma ficção criada na mente de Jardim. Hoje jogámos com menos um quase todo o jogo. Slimani como unico ponta de lança a jogar quase sozinho na frente é uma amostra do que Montero oferece à equipa. Ter Montero dez jogos a jogar 15 minutos é um crime de lesa futebol. Não me parece que o colombiano esteja muito satisfeito até porque pelo meio disse adeus a qualquer hipótese de ser convocado para o mundial. Shikabala tornou-se uma anedota. Por este andar lá para o meio da próxima época entrará a dez minutos do final. Pelos vistos foi convocado para se habituar a andar de avião com a equipa e para se habituar a partilhar o banco vom os colegas. Drier mostrou mais uma vez porque razão é o melhor central do Sporting e um dos melhores jogadores do plantel.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/5/14 11:00

    Concordo na integra com o cometario, como é possivel o LEONARDO JARDIM, com tudo resolvido agir assim:

    1º O GERSON MAGRÃO é uma nulidade so jogou porque foi um jogador pedido por si;

    2º não deu oportunidade a ninguem da B, que bem mereciam;

    3º Para mim estamos a idolatrar muito este mister, fez muito este ano, mas atenção se o orçamento era baixo para 2º lugar, tb era alto ara ficar a vontade em terceiro;

    4º Vou falar uma barbaridade, mas é o que penso, não me importava que o LEOGARDEN fosse embora, penso que o MARCO SILVA, ainda colocava o sporting a jogar mais. E jogadores como wilsson Eduardo e Gerson Margrão decerteza que não ficava no plantel.

    Amo te sporting
    Zé Nunes!

    ResponderEliminar
  5. KingLeao4/5/14 15:08

    Este post e pessimo com todo o respeito, acho que tas com raiva e normal, o concordo que o Capel deve sair no final da epoca agora ele foi o melhor a nivel de extremos nesse jogo desiquilibrou bastante e dizer que Slimani nao tem qualidade para ser titular e ridiculo as prontos faltou um jogador chamado Adrien e concordo o LJ nao arrisca nada ele viu que o Magrao nao estava a jogar nada devia ter metido o Wallyson esta mentalidade tem que mudar porque ja nos custou pontos , precisamos claramente de reforcos urgente, o Carrillo fica nao ah ninguem melhor e nem sei se ah dinheiro para mais ao menos ele desiquilibra.

    SL

    ResponderEliminar
  6. KingLeao

    Dizer que o Capel foi o melhor dos extremos em campo não quer dizer que ele tenha feito um bom jogo, apenas quer dizer que os outros ainda fizeram pior que ele.

    Quanto ao Slimani, mantenho a minha opinião. Se queremos lutar pelo titulo não podemos ter como titular um avançado que tem tantas limitações a finalizar com os pés. Acha possível que o nosso jogo seja só cruzar bolas para a cabeça do Slimani? Uma coisa é ter o Slimani em campo quando é preciso um tipo de futebol mais direto, outra coisa é quando temos de jogar de forma apoiada. E neste jogar de forma apoiada, o avançado do 4x3x3 tem que ter características técnicas para o fazer.

    ResponderEliminar
  7. Não concordo que Jefferson tenha a "fazer uma péssima segunda volta", mas a equipa, isso sim, está a praticar um futebol muito mau, muito previsível, e sem rasgos de criatividade. Tenho ficado algo apreensivo com a fraca qualidade do futebol, salvam-se alguns resultados que chegaram para o objectivo desta época.
    Mas fica uma certeza: a jogar assim na próxima época, vai ser muito mais difícil ganhar jogos, e na liga dos campeões não se pode facilitar, e fica bem patente nestes jogos que o Sporting carece de extremos que desequilibrem, porque os que têm actualmente... são maus demais!

    ResponderEliminar
  8. Foi a atitude dos jogadores em jogos como este que na época passada nos levou ao muito bom 7o lugar. Raça é o que falta a muitos.

    Óbvio que numa época apostada para a 3o "apenas" há jogadores mais limitados em certas zonas do terreno. Há sim, que fazer reforços e reparar quem merece ou não lutar por um lugar nos 11.

    Aqueles que nem o fazem numa equipa de orçamento mais reduzido, o Magrão por exemplo, dificilmente o farão numa equipa de ataque ao campeonato e a uma boa posição na champions.

    rockstar2

    ResponderEliminar
  9. Anónimo4/5/14 19:02

    Não me digam que agora o treinador já não presta? Isto é de bradar aos céus! Não é só neste blogue, em outros também vejo muita gente a criticar (e pasme-se até a competência) o principal obreiro de uma equipa de tostões, de putos lutar pelo titulo nacional até ao fim com os lampiões e ter, só e apenas, levado a equipa à entrada directa à fase de grupos da Champions: Leonardo Jardim. Oh quanta ingratidão! O jogo de ontem foi medíocre por falta de raça, e empenho dos jogadores. Alguns já estão a pensar no Mundial outros a pensar nas férias. Por exemplo o fora de série William, apesar na sua imensa qualidade nos 2 últimos jogos jogou a 10 à hora. É isto que tem faltado à equipa intensidade de jogo, por culpa , essencialmente, dos jogadores. A. Oliveira.

    ResponderEliminar
  10. A. Oliveira

    Se tem lido os meus post´s reparou que sempre elogiei o trabalho de Leonardo Jardim. Aliás, nem podia ser de outra forma. Foi ele o principal responsável pela entrada direta na Champions, e tem de ser muito elogiado por isso. No entanto, o bom trabalho que o mister realizou no decorrer da época, não nos impede de criticar algo que não achamos correto.

    ResponderEliminar
  11. Vocês, sportinguistas, são hilariantes.

    ResponderEliminar
  12. Jmb

    E o que dizer de tipos que vêm a blogs do Sporting Clube de Portugal chamar hilariantes aos Sportinguistas? patéticos?

    SL

    ResponderEliminar
  13. Jmb

    Excelente comentário, cheio de conteúdo, conteúdo esse que mostra claramente o seu nível de inteligencia.

    SL e obrigado pela visita

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!