Próximo Jogo

Próximo Jogo

27/06/2014

A uma semana da estreia... ou talvez não (post actualizado)


... é-nos apresentada a Sportingtv, já como novo logótipo e já devidamente sintonizada nos canais 34 e 35 dos distribuidores MEO e NOS.

Depois da apresentação inicial do logótipo da tv (aqui apresentado à esquerda), a cargo da gestora do canal, a World Channels, e perante imagem tão aberrante que ninguém no seu perfeito juízo sequer ousou pensar ser o produto final, a Direcção decidiu - e bem - ordenar a requalificação daquela que iria ser a imagem da tv e que, por inerência, se tornará um apêndice importante do Clube. As críticas foram chovendo um pouco por todo o lado, perante uma imagem em que nada senão a palavra Sporting estava de acordo com a identidade de um Clube prestes a completar 108 anos de existência. E só por isso se ordenou a inversão de marcha para um novo logótipo, o apresentado à entrada deste post. Ora, se os designers da World Channels são "profissionais com trabalho reconhecido, nacional e internacionalmente", custa-me a perceber (e muito menos acatar) tão vincado amadorismo, tendo em conta até que foram vários os Sportinguistas anónimos, dentro e fora da área do design, que se prestaram a conceber vários logótipos, voluntariamente, todos eles (imensuravelmente) melhores que o inicialmente proposto - ou até que este produto final que nos foi ontem apresentado, sem desprimor pela notória melhoria.

O produto final não está mau (...) mas também não está perfeito. Basta constatar que a sigla SCP despareceu do emblema, como que por obra de quem não entende que a sigla é parte integrante do emblema e da identidade do próprio Clube. É talvez uma mesquinhice, posso admitir, mas não deixo de ter a minha razão por sublinhá-lo, bem como a insistência no 3D. Basta constatar que a inclusão da sigla empresta logo uma melhoria substancial ao logótipo original, como apresentado à direita. Confio que, à medida que o tempo e a experiência se acumulem, hajam novas mudanças...

Dito tudo isto, o mais importante: a Sportingtv está aí, a uma semana do lançamento, dia 1 de Julho, na data que marca o 108º aniversário do Sporting Clube de Portugal e, de nós, Sportinguistas, sócios, adeptos ou meros simpatizantes, o rejubilo pelo lançamento de uma plataforma há muito ansiada e que nos permitirá, com toda a certeza, a companhar o dia-a-dia do Clube com muito mais e melhor afinco!


Adenda ao post inicial: De acordo com o Comunicado Oficial do Clube (ler aqui), a Entidade Reguladora para a Comunicação Social não emitiu ainda a devida autorização para a emissão do canal, pelo que o prazo inicialmente avançado (dia 1 de Julho) foi adiado, mediante essa autorização.

Independentemente da disparidade da ERC, ao atender diferenciadamente a casos iguais por empresas afectas a Clubes diferentes, é impossível não sublinhar o amadorismo à volta da Sportingtv. Começando pelo logótipo - que, se não fossemos nós, sócios/adeptos/simpatizantes, era mesmo aquele com a raposa acabada de sair do duche (e mesmo neste falta ali a sigla em coroa no símbolo do Sporting Clube de Portugal) - a rábula à volta dos integrantes do canal, com suspeitas de que alguns não seriam sequer Sportinguistas, e muito menos sócios, e acabando com isto, por causa da ERC, mas também devido à precipitação do Clube em anunciar uma data sem ter a absoluta certeza de que teria tudo em ordem nessa data.
Partilhar:

10 comentários:

  1. ESTOU MUITO ANSIOSO, QUE VENHA ELA!!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Já estou agarradinho a Sporting tv

    ResponderEliminar
  3. Já tenho a TV ligada todo o dia e sintonizada na SportingTV para embelezar a sala.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  4. Força Sporting!

    Sempre Sporting!

    AC

    ResponderEliminar
  5. Como sintonizar o canal para quem tem meo?

    ResponderEliminar
  6. Rui Cunha,

    Julgo que na MEO os canais ainda não estão devidamente sintonizados. No entanto, se fizer pesquisa de programas já os deve encontrar. Até Sexta-feira já deve estar resolvido...

    ResponderEliminar
  7. Espero que não falhe.
    Já conto impacientemente os dias que faltam.
    Aos poucos tudo se vai compondo.
    Também creio que a promessa do pavilhão venha a ser realidade.
    Espero que o basquetebol regresse ao Sporting.
    DUARTE

    ResponderEliminar
  8. O Duarte anda desatento: http://www.sportingbasquetebol.com/

    ResponderEliminar
  9. Na Assembleia de dia 30 o bdc vai falar na compra do Sporting de 2 terrenos em Lisboa. Isto é mais um passo para o crescimento do nosso clube. Já consegui ver no canal 34 a Sporting TV....que arrepio mesmo só. Vendo o logotipo estive 30 minutos a ver o canal.

    ResponderEliminar
  10. ...e com uma equipa de senhoras que estiveram bastante bem.
    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!