Próximo Jogo

Próximo Jogo

26/06/2014

F de Fim e de Futuro

Como era esperado desde o empate contra os Estados Unidos da América, Portugal terminou hoje a sua participação no Mundial do Brasil. O jogo foi melhor do ponto de vista ofensivo, com mais oportunidades de golo, mas em nada apaga o péssimo Mundial que realizámos. De realçar também que, apesar de William Carvalho e Rúben Amorim não terem feito um grande jogo do ponto de vista individual, a sua inclusão no meio-campo português foi positiva, tornando o corredor central mais agressivo sem bola. 

Não me vou alargar mais sobre o este jogo em particular, vou antes aproveitar este post para enumerar vários aspectos que Paulo Bento irá ter de melhorar no seu modelo de jogo caso continue como Selecionador Nacional para que em 2016 não aconteça o mesmo que neste Mundial. Independentemente de quem forem os convocados há muito a melhorar:
  • Defender à Zona e não HxH: Não temos - nem vamos ter no futuro - jogadores que nos garantam uma marcação homem a homem eficaz, por isso temos sempre de defender à zona. 
  • Espaço entre sSetores: Impossível controlar um jogo com tanto espaço entre setores para o adversário explorar a seu bel-prazer. Defensivamente, o espaço à frente dos centrais é o mais preocupante, principalmente contra equipas com jogadores exímios a actuar entre linhas. Ofensivamente, quanto menor for a proximidade entre linhas, maior vai ser a dificuldade em controlar o jogo. 
  • Jogo Interior: Mais jogo entre-linhas e menos cruzamentos. É pelo corredor central que surgem as jogadas mais difíceis de anular por parte do adversário. Mais arrastamentos e aclaramentos de espaço e menos 1x1 na ala. Mais opções próximas e frontais ao portador da bola. Coberturas e mais coberturas. 
  • Equilíbrio e Concentração: Dois princípios defensivos que, no modelo de Paulo Bento, devem passar a existir e com qualidade. Organização da linha defensiva em função da zona da bola. Laterais a fechar dentro. Mais jogadores na zona da bola. 
No geral são estes os pontos mais importantes que Paulo Bento irá ter de corrigir para que Portugal se apresente na fase de qualificação para o Euro'2016 com um futebol de mais qualidade. É preciso transformar um conjunto de jogadores numa equipa no verdadeiro sentido da palavra. Organização. É preciso que cada jogar saiba o que fazer, em função do posicionamento dos colegas e da bola. Mas como é obvio, se Paulo Bento convocar os melhores 23 jogadores, o trabalho fica mais fácil de realizar. 
Partilhar:

2 comentários:

  1. Bom post, Honorio.

    Hoje ouvi algo curioso de um jornalista brasileiro. Dizia ele se Portugal entrasse neste mundial logo a seguir a ter eliminado a seleção sueca de Ibrahimovic - os portugueses passariam o grupo facilmente. Teríamos um Ronaldo em super forma.

    Mas os aspectos que focas são pertinentes. Esta seleção não mostrou alma nenhuma. Assistimos a um Equador, por exemplo, com menos um jogador contra a poderosa França sem nunca baixar os braços. Não preciso entrar em pormenores pq ja os focas todos muito bem.

    Um bom começo para Paulo Bento seria realmente convocar os melhores 23. Já agora (isto pode ser um pouco polêmico) se CR7 não está bem, que fique no banco. o Tipo arrastou-se nos jogos todos. Acabou a época assim no Real Madrid. No mundial de 2010 - Brasil vs Holanda - Kaka (a grande estrela na altura) fez um remate para uma estrondosa defesa de Stekelenburg. Passado algum tempo em uma entrevista o Kaka disse que se estivesse na sua forma normal o guarda-redes holandes nunca defenderia aquele remate. Disse ele que como estava limitado o remate saiu fraco.

    abraço

    AC

    ResponderEliminar
  2. Bom post!

    Tenho pena que o mundial tenha acabado para os Portugueses, mas acredito que chegaremos mais longe no próximo. :)

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!