Próximo Jogo

Próximo Jogo

09/06/2014

Olheiro de bancada: defesa central

Depois de vos ter introduzido a minha ideia geral sobre o plantel e vos termos apresentado sugestões para o reforço do lado esquerdo da defesa, hoje vamos falar-vos sobre defesas centrais. Repito que o ideal seria até que esta contratação nem ocorresse, uma vez que tal significaria a manutenção nas nossas fileiras dos 4 defesas centrais do plantel principal: Eric Dier, Marcos Rojo, Maurício e Paulo Oliveira. O problema é que a situação de mercado do internacional argentino é algo instável, tendo em conta que tem apenas mais dois anos de contrato com vencimento elevado, e principalmente porque o Sporting CP apenas detém 25% do seu passe, sendo os restantes 75% detidos pelo misterioso fundo Doyen Sports. Sendo assim, é importante encontrar um substituto à altura no mercado, uma vez que Marcos Rojo é quanto a mim o nosso melhor jogador para esta posição e também o mais difícil de substituir, dada a sua velocidade, técnica e pé esquerdo (perfeito para jogar a central do lado esquerdo). Já a possível saída de Eric Dier seria quanto a mim mais simples de colmatar (apesar de reconhecer grande qualidade e potencial ao jovem inglês), e como já referi fá-lo-ia através da promoção do não menos promissor Tobias Figueiredo.

Mais uma vez convidei os nossos olheiros de bancada Outlaw e Rui Marcelo para nos sugerirem nomes de defesas centrais que pudessem de alguma forma compensar a eventual saída do argentino. Mesmo tendo em conta as constantes notícias sobre a provável aquisição do central egípcio Ramy Rabia, decidimos avançar com o post, especulando um pouco sobre o reforço desta importante posição e fomentado a discussão sobre o mesmo.

Carlos Zambrano (vídeo)
Rui Marcelo: "A minha primeira sugestão seria este internacional peruano de 24 anos do Eintracht Frankfurt (perfil). Um verdadeiro animal dentro de campo, muito agressivo, um pouco à imagem de Marcos Rojo, um jogador que tem tudo para ser uma mais-valia. É um central que desgasta muito qualquer avançado, dada a marcação cerrada que faz constantemente, e é excelente na antecipação. No entanto, e ao contrário do argentino, não é muito rápido, mas compensa com bom posicionamento. Tem também uma boa saída de bola, estando longe de ser um central de "chutão". Apesar de não ser um jogador barato, parece-me que se trata de uma excelente oportunidade de negócio (através da valorização), pois não é daqueles jogadores que se fala muito e além disso está num clube de poucas ambições."

Diego Ângelo (vídeo)
Outlaw: "O central que eu gostaria de ver no Sporting CP é um jogador que já passou pelo nosso campeonato, o jogador de 28 anos apelidado de “Bruno Alves Brasileiro”. Titularíssimo e capitão dos turcos do Eskişehirspor K. já há vários anos, tenho de admitir que é um jogador que aprecio bastante, desde os tempos em que brilhou na Associação Naval 1º de Maio (já conhece bem a nossa liga). Apesar de ser um jogador poderoso pelo ar, com 1,92m , é surpreendentemente móvel e dotado tecnicamente, o que lhe garante todas as épocas vários golos, sendo o especialista nas bolas paradas que há muitos precisávamos. É também um central que, tal como Marcos Rojo, usa preferencialmente o pé esquerdo, sendo portanto ideal para o substituir. Tem um valor a rondar os 4M€ (perfil), no entanto penso que poderíamos perfeitamente obter o jogador por uma verba a rondar a metade desse valor, uma vez que o seu Clube enfrenta graves condições financeiras, tendo mesmo já sido castigado pela UEFA por isso. Outro factor que poderá descer o valor da transferência é o facto de actualmente se encontrar lesionado, com problemas nos ligamentos. O seu regresso está previsto para Setembro, sendo que eu acredito perfeitamente que agarraria o lugar, tornando-se no nosso novo André Cruz."

Ewerton (vídeo)
Outlaw: "Outra boa opção, que também tem a seu favor o conhecimento do nosso futebol, seria o regresso do central Ewerton (ex-SC Braga) que viu o seu FC Anji Makhachkala descer de divisão e que, portanto, poderá estar a um preço acessível (perfil). Penso que dispensa apresentações, sabendo todos da sua excelente velocidade aliada a uma boa estampa física (1.88m) e a sua apetência para ser perigoso nos cantos. Outra qualidade que admiro muito é o facto de ser um central que comete um número ínfimo de erros, tanto ao nível do corte/antecipação como a sair a jogar. Acredito portanto que, apesar do investimento substancial que poderá representar ao nível salarial, a sua aquisição traria um tremendo upgrade à nossa qualidade defensiva!"

Bressan (vídeo)
Rui Marcelo: "A minha segunda sugestão seria este jovem central brasileiro do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (perfil). Um jogador com um potencial tremendo, bom no desarme e na marcação, com boa leitura de jogo, o que faz com que esteja sempre bem posicionado. Tem todavia de melhorar os seus níveis de agressividade, visto que é por vezes demasiado macio a disputar os lances, defeito frequente de defesas brasileiros sem experiência europeia, mas que acredito ser fácil de corrigir. Apesar de não ser muito alto (1.82m) disfarça bem essa lacuna com o bom jogo de cabeça que tem. É um jogador que encaixaria bem na politica de contratações leonina deste ano, um jovem com grande futuro, e que pode ver no Sporting CP um bom Clube para se afirmar na Europa."


O que vos parecem estas opções para patrão da nossa defesa, bons jogadores? Adequam-se às limitações financeiras do Sporting CP? Que outras têm vocês para esta posição/função? Conto com a vossa opinião para discutirmos este assunto!

Um abraço e saudações leoninas
Partilhar:

21 comentários:

  1. Anónimo9/6/14 15:06

    Esta aqui demasiado football manager...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9 de Junho de 2014 às 15:06

    Então porquê? importa-se de concretizar essa crítica? é que assim soa um pouco a crítica oca...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Muito bem! Um jogador que aconselho também é um junior do Loures, Carlos Alves, forte fisicamente que joga a defesa central, médio defensivo e preferencialmente, na posição de Adrien Silva, médio centro.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/6/14 17:40

    TB me parece mto FM
    Jornalismo de consola...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo, duas coisas:

    1) Se acha que Diego Ângelo ou Ewerton é FM, então eu digo-lhe sem qualquer dúvida que você simplesmente não sabe o que diz.

    2) Jornalismo? Isto é um blog, não é um jornal. Reveja lá os seus conceitos. E aproveite a encomenda para rever a sua educação também, porque as pessoas fazem isto por gosto e não recebem um mísero cêntimo:

    Para finalizar, dizer-lhe que comentários como o seu e o do outro anónimo ajudam tanto como as choradeiras nos enterros. Em vez de se apressarem a criticar, se calhar avançavam vocês com soluções, mas isso já seria trabalhinho a mais, não é? Pois é...

    ResponderEliminar
  6. Breves notas:

    4 bons centrais, mas apenas 1/2 são realmente possíveis para a nossa capacidade financeira.

    Bressan já está muito cotado na Brasil e Zambrano já tem um preço de mercado demasiado alto para os "bolsos" do Sporting.

    Ewerton e Diego são centrais mais "reais" embora o 1º não deve ter um ordenado baixo.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/6/14 19:39

    E o Tozé Marreco? Nunca se lembram dele. Bem sei que é PdL mas é um nome sempre ostracizado.

    Saudações

    ResponderEliminar
  8. Anónimo9/6/14 20:21

    Penso que todos os jogadores apresentados como bons alvos se revelariam boas soluções embora as que o Rui Marcelo apontou não sejam assim tão acessíveis. Um central com características interessantes seria também Eder Balanta do River, mas penso que talvez não fosse facil negocia-lo, teria de se abrir os cordoes a bolsa ;)
    SL, Deal.

    ResponderEliminar
  9. Rui Marcelo9/6/14 22:28

    Em primeiro lugar queria relembrar que estamos a falar de um substituto do Marcos Rojo, que é só o nosso melhor central. Em segundo os que apresentei estão em clubes sem grandes ambiçoes, certamente viriam com bons uma mudança para alvalade. Para terminar a desculpa do deve ser caro nao tem grande fundamento, nenhum de nos sabe o valor real deles, alguem achava possivel o capel, jeffren e afins ? pois, e quanto a isso miguel angelo e o ewerton do milinario anzhi nao devem ser nada mal pagos. Sl

    ResponderEliminar
  10. Rui Marcelo

    Penso que as críticas ao preço do Zambrano se devem à cotação dele no transfermarkt, que anda à roda de 7M.

    SL

    ResponderEliminar
  11. 1º- o facto de serem possíveis substitutos do Rojo não quer dizer que possamos gastar com eles aquilo que não temos.

    2º- Eles até podem ver com bons olhos uma mudança para Alvalade dado que os seus clubes podem não ter as ambições que eles pretendem para as suas carreiras mas isso em nada tem a ver com o preço deles. O Granada não tem ambições e o Siqueira custou 10M ao At Madrid.

    3ºNão sabemos o valor exato deles mas sabemos se são ou não caros para o Sporting, visto que o nosso limite é baixo.

    ResponderEliminar
  12. Honoris

    De qualquer forma o Rui Marcelo tem razão quando diz que o Ewerton provavelmente também tem um salário completamente fora do alcance do Sporting

    SL

    ResponderEliminar
  13. Eu sei, por isso eu referi isso no meu 1º comentário "Ewerton e Diego são centrais mais "reais" embora o 1º não deva ter um ordenado baixo."

    ResponderEliminar
  14. Seria completamente suicida gastar 7 M ou à volta disso por um central para substituir Rojo ( que se nos render 3 4 M já é excelente) , até porque seria muito dificil conseguir uma boa multiplicação do valor ,secalhar no caso de Bressan até seria possivel .

    Mas isso de não estarem em clubes com ambições não significa nada , até porque pelo contrário até serve para os seus clubes inflaccionarem o passe do jogador .
    Exemplo : Andy Carroll no Newcastle , se ele tivesse num clube como o Tottenham será que tinha custado os 40 M ?
    Em portugal é bastante usual essa atitude de inflaccionar jogadores em equipas sem ambições recordando por exemplo o leiria que pedia 5 M pelo Carlão que agora nem 5 euros vale .

    Quanto ao atacar os meus jogadores para defender a contratação de jogadores que ocupam quase um terço do orçamento do Sporting (24M) , só tenho a dizer que tanto o Ewerton como o Diego Angelo recebem certamente menos que Adrien Silva e que tenho a certeza absoluta que aceitariam reduzir substancialmente o salário (o Diego nem precisa) , até porque Ewerton vai ter de o fazer vá para onde vá , para este caber dentro do respetivo teto salarial .

    A partir do momento em que recomendo os 2 jogadores , confio plenamente que eles se adequam no projecto do Sporting quer em termos financeiros quer em termos de filosofia de clube e identidade , não descurando claro a qualidade futebolística !

    ResponderEliminar
  15. Rui Marcelo9/6/14 23:45

    O benfica tinha opção de compra de 7M, só foi por 10 porque se valorizou no benfica, porque o preço para eles era 7!

    ResponderEliminar
  16. Já agora para termos uma noção , o Jucilei no Anji (um dos jogadores mais caros) recebia 3 milhões ano , menos 1 portanto que Adrien Silva ...

    ResponderEliminar
  17. Acho que vem o Rabia. Bom jogador, vamos ver se se adapta.
    Acho que se vai o Rojo.
    Se tb sair o Dier, gostaria do Johan Tavares do Estoril, apesar de jogar no LD e o Maurício não render tanto na esquerda.
    Dizem que o Rossell tb pode jogar a central. Gostava de o ver atras do William só para para experimentar o que poderia render a dupla.

    ResponderEliminar
  18. Rui Marcelo

    A opção do benfica pelo siqueira era 7M por 50% do passe ou 10M por 100%. O atlético pagou 10M por 100%, igualzinho...

    SL

    ResponderEliminar
  19. Uma questao. E se ao inves de contratarmos um central, antes pagassemos pelos 75% do passe do Rojo? Nao tenho a informacao sobre esses acordos com fundos, mas sera isso possivel?

    ResponderEliminar
  20. Anónimo10 de Junho de 2014 às 02:45

    Excelente questão. O problema é que praticamente ninguém lhe sabe responder, para isso era preciso conhecer em pormenor o contrato entre o Sporting e a Doyen Sports aquando da aquisição de Rojo. Mas lá que era provavelmente o melhor investimento nesta posição, disso não tenho dúvidas. Claro que a valorização recente do jogador não lhe augura um preço acessível, nem tão pouco retira vontade ao fundo de fazer negócio. Daí que, conjugado com a nossa incapacidade financeira, me pareça extremamente difícil que isso aconteça. Mas não custa nada desejar.

    SL

    ResponderEliminar
  21. Rui Marcelo10/6/14 11:41

    so um pormenor um dos jogadores mais promissores do frankfurt foi vendido por 5M, sendo ele um dos mais falados daquela equipa e rencentemente falou-se no real.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!