Próximo Jogo

Próximo Jogo

05/07/2014

A meteórica ascensão e a fatídica queda de Abel

Ao que tudo indica, Abel Ferreira já não é o treinador da Equipa B leonina (algo que o Sporting Clube de Portugal não confirmou ou desmentiu ainda). A julgar pelo que se escreveu na imprensa, já depois de surgirem os primeiros rumores, o treinador que somava já nais de 8 anos de casa - cujo contrato vigorava até 2016 - terá sido comunicado da sua dispensa depois do almoço do dia em que ainda orientou o 1º treino, tendo por base divergências relativas ao planeamento e projecto relativos à Equipa B.

Depois de terminar a carreira de jogador, devido a uma lesão grave, e mesmo contra o que o próprio tinha idealizado (foram vária as vezes em que expressou o desejo de continuar a jogar, pelo menos durante mais uma época), Abel Ferreira acabou por aceitar o convite que lhe foi endereçado para orientar a equipa de Juniores do Clube onde, aliás, foi Campeão Nacional - ainda que com uma boa dose de sorte à mistura. Ricardo Sá Pinto, o seu predecessor, que então treinava a Equipa principal, depois de também ele ter orientado os Juniores nesse mesmo ano, ao que se lhe seguiu a promoção, em substituição do demitido Domingos Paciência, ainda na vigência do então Presidente Luíz Godinho Lopes.

Sem que nada o antecipasse, e já com Bruno de Carvalho na Presidência do Sporting CP, Abel Ferreira foi promovido à Equipa B, sucedendo à dupla Oceano Cruz/José Dominguez. Pragmaticamente falando, os resultados até foram algo melhores que os dos seus antecessores mas, ainda assim, deixou muito a desejar, nomeadamente nos capítulos disciplinar (foram várias as quezílias com jogadores, com João Mário e Tobias Figueiredo à cabeça) e exibicional (só muito a espaços Abel conseguiu incutir o nível exibicional pretendido à equipa). Hoje, sensivelmente um ano depois, Abel Ferreira foi dispensado das suas funções - o que era expectável face ao anteriormente descrito, mas simultaneamente surpreendente, pelo timing e pela forma que a Direcção adoptou para o efeito.

Há sensivelmente um mês, Litos (o nome que reunia mais consenso) dava uma estranha entrevista ao jornal Record, confirmando a existência de um convite por parte do Clube de Alvalade, o qual teria recusado por achar não se reunirem as condições ideias para tal - ainda com Abel Ferreira no activo. Litos haveria de negociar então o seu ingresso no Portimonense SC, algo que se soube há pouco tempo não ter chegado a bom porto. Eticamente falando, já naquela altura era notória a falta de respeito para com Abel Ferreira que, quanto mais não fosse pelos seus mais de 8 anos de casa, merecia ser tratado de uma forma mais honrosa, com a cordialidade que se exige.

Abel Ferreira - sabe-se - teve inclusivé convites para treinar outras equipas, algo que foi recusando pela perspectiva de continuar a orientar a Equipa B dos leões mas só hoje, depois de 2 meses de férias onde poderia ter resolvido o seu futuro imediato, lhe foi comunicado a dispensa dos seus préstimos.

Como a grande maioria, também eu não estive de acordo com a sua promoção e não era favorável à sua continuidade à frente da Equipa B, por não lhe reconhecer os méritos e as qualidades para orientar - e moldar - uma equipa de jovens talentos. Porém, é-me impossível deixar de sublinhar que todo este processo de substituição da equipa técnica esteve (e está) errado desde o seu princípio. Porque, afinal de contas, não somos mais que os princípios por que nos batemos!...

Resta-me, depois de sublinhar mais uma vez a má condução da Direcção neste processo, desejar a Abel a melhor das sortes para o seu futuro, e esperar que seja para melhor a mudança da equipa técnica do Sporting B, com Francisco Barão, Litos ou quem quer que seja...
Partilhar:

7 comentários:

  1. Abel nem nunca foi um mau treinador nem agora porque saiu, de uma forma um pouco injusta e má diga se, passou a ser bom.

    Pecava muito em defender a margem mínima e o resultado que fazia com que perdesse vários pontos em jogos que estava a ganhar e mesmo uma meia final da NextGen que foi visível por todos que estava ao nosso alcance não fosse o recuar para defender o resultado.

    Mas diga se que esta maneira estranha de defender o resultado não é só de Abel mas também comum em vários treinadores da nova geração.
    Relembro vos que foi principalmente por isso é que este ano não nos sagramos campeões em juvenis quando éramos perfeitamente superiores ao Guimarães e podíamos perfeitamente ter acabado cedo com a questão.

    Estes treinadores deviam por os olhos por exemplo na seleção alemã que gere o resultado controlando a posse e enervando o adversário à espera do erro. Isto na minha opinião é mais seguro que recuar e entregar a posse ao adversário expondo se facilmente a situações perigosas ...

    Quanto ao sucessor o meu preferido seria o regresso de Luis Martins mas não sei até que ponto aceitaria reduzir o salário que recebe no zénit para vir treinar a equipa B. Mas o falado oceano na seleção do irão não deve receber menos certamente ... A 2ª opção seria Quim Machado.
    Outras soluções passariam por Rui Caçador, José Lima, Fernando Valente, Nuno Valente, Carlos Pereira ou uma aposta no jovem treinador do Benfica de Castelo Branco Ricardo António.

    ResponderEliminar
  2. Ah e quanto a Litos espero sinceramente que não seja o escolhido e que aprenda que a ganância não lhe leva a nenhum lado !

    ResponderEliminar
  3. sobre este post mauro so nao concordo contigo no seguinte 1 temos ke saber as razoes da dispença kuando o bruno ou o abel falarem ai posso avaliar se foi ou nao correta a saida dele sobre o abel como treinador no gostei julio

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5/7/14 16:00

    A minha opinião é: Se o Abel tinha em carteira convites para treinar clubes da 1ª liga, tinha o alibi perfeito para declinar a continuidade no Sporting B... afinal ele tinha "divergências relativas ao planeamento e projecto relativos à Equipa B.". Não faz sentido, portanto... good riddance

    SL
    Ruivox

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que saiu. Foi campeão nos juniores e ainda hoje ele se pergunta como é que isso aconteceu!!

    SL

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/7/14 23:38

    Pena e que com este "estranho" processo sai para a rua mais uma vez a imagem de amadorismo dos nossos dirigentes! Boa sorte para o Abel pois sempre honrou a camisola que vestiu e o clube que treinou. Penso que a mentalidade de defender o resultado que tanta vez nos "roubou" pontos se deve ao facto de o Abel ter sido defesa enquanto jogador. Quanto ao seu sucessor penso que se houvesse alguma hipotese se fosse buscar o Sa Pinto, pois parece-me adequado a lidar com jovens em ascencao e a transmitir o que e ser um Jogador do Sporting e sentir a camisola.

    Fernando Sousa

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7/7/14 22:18

    agora rua com o Lima

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!