Próximo Jogo

Próximo Jogo

10/07/2014

Carta aberta a Marco Silva

Olá Marco Silva,

Antes de me dirigir directamente a ti, permite-me que recue um pouco no tempo. Há cerca de um ano, o nosso presidente Bruno de Carvalho apresentava Leonardo Jardim. Na altura reagi com cautela e cepticismo, com o habitual e pouco corajoso "vamos esperar para ver". E o que vi surpreendeu-me muito pela positiva, sobretudo no início. O técnico madeirense conseguiu montar uma equipa organizada na defesa e eficaz no ataque, mostrando a sua capacidade de transformar um conjunto de jogadores numa equipa, através da sua competência no treino. É certo que também beneficiou da capacidade de intervir no mercado, a baixo-custo, da estrutura que dirige o futebol do Sporting CP, como tu vais beneficiar, Marco. Na segunda parte da época, a equipa começou a ter mais dificuldades em surpreender os adversários, que já a conheciam melhor, temiam e respeitavam mais. E o teu antecessor foi contornando essas dificuldades com competência e realismo, é certo, mas demonstrando também uma boa dose de conservadorismo e previsibilidade. Apesar da qualidade média das exibições em 2014 ter sido fraca, a realidade é que acabámos a temporada numa posição acima das expectativas da grande maioria das previsões, o que foi indubitavelmente bom. 

Sem querer ser ingrato com o teu antecessor, ao qual estou agradecido, tenho de te dizer espero mais de ti do que esperava dele, Marco. Eu que sou um pessimista por natureza, não consigo deixar de estar optimista em relação ao que vais conseguir ao serviço do meu grande amor. Porque me pareces um treinador com um discernimento, tranquilidade, inteligência, sagacidade, simplicidade e capacidade de comunicação absolutamente invulgares. Evitas o futebolês, não te fechas em tácticas do ferrolho e depois dos jogos não vês filmes que mais ninguém viu, sendo que toda a gente percebe o que tu dizes e a justiça com que o fazes. Espero portanto que nos leves à euforia Marco, e entre muitas outras coisas que nem imaginei, espero que consigas pelo menos algumas destas:
  • Que faças do Jefferson e do Cédric Soares dois laterais de topo, melhorando as suas ainda evidentes lacunas defensivas, tornando o segundo como o defesa direito titular indiscutível da Selecção Nacional.
  • Que oleies ainda mais a dupla de médios fantástica constituída por William Carvalho e Adrien Silva, limando as poucas arestas que faltam a estes dois craques para estarem mais próximos da excelência. Que Simeon Slavchev seja potenciado nestas posições também, aquando da indisponibilidade de algum titular.
  • Que encontres uma função para talentos como João Mário e Ricardo Esgaio no plantel, para que não se perca o fantástico potencial destes jovens que me parecem já estar no ponto.
  • Que consigas deitar cá para fora aquele Shikabala das jogadas fantásticas do youtube, incutindo-lhe mesmo assim um indispensável espírito colectivo.
  • Que continues o trabalho já feito com Carlos Mané, potenciando mais uma etapa da sua afirmação e valorização.
  • Que ponhas o André Carrillo na esquerda a fazer uso da sua qualidade, e finalmente a partir os laterais adversários jogo sim, jogo sim, duma forma regular e consistente, com golos e assistências suficientes para calar aqueles "sportinguistas" que o assobiam na bancada.
  • Que consigas promover o Fredy Montero do início de 2013/14, mas desta vez durante toda a temporada, permitindo a sua afirmação total no futebol europeu e a presença dum goleador de créditos firmados na equipa. 
  • Em suma, que consigas construir uma equipa corajosa, dominadora e num patamar competitivo superior à da época passada. Sem medo de assumir o jogo, de ir para cima do adversário e de o sufocar. Uma equipa que não caia na tentação de mudar o seu modelo de jogo, recuando para defender vantagens reduzidas.
Sei que os meus desejos são muito ambiciosos, Marco, e que são muitas as coisas que espero de ti. Mas também suspeito que tu tens mesmo capacidade para materializar boa parte destas expectativas, e é por isso que te imagino a consegui-las. Se e quando o fizeres, estou certo que o nosso Sporting CP estará muito perto de ser campeão. Da minha parte, posso prometer o meu apoio incondicional no estádio, faça chuva ou faça sol, tanto literal como metaforicamente. Bom trabalho, um forte abraço e saudações leoninas!

P.S.: Se tiverem pontos a acrescentar/corrigir em relação ao que esperam do trabalho de Marco Silva, estejam à vontade para comentar.

Partilhar:

10 comentários:

  1. Se ele fizer tudo, vamos ser felizes em Abril. Mas no Carrillo, já não acredito.

    ResponderEliminar
  2. Ainda acreditam no Carrilho???Eu já não tenho paciência para o ver equipado se quer ...
    Quando ao resto vamos Sporting.

    ResponderEliminar
  3. Bom post Diogo. Tirando o Honoris, ninguém escrevia uma carta aberta melhor que tu.

    Em 1º lugar, umas palavras sobre Leonardo Jardim. Era a minha aposta para treinador, e fiquei muito contente por ter sido a do nossa presidente também. Do ponto de vista dos resultados, não se pode apontar nada ao que foi alcançado. Nisso acho que estamos todos de acordo. No entanto, ao nível dos processos de jogo, e apesar das limitações que o plantel tinha, o trabalho de Leonardo Jardim podia e devia ter sido melhor.

    Em relação a Marco Silva, era também a minha primeira escolha para treinador do Sporting. Do que se viu do Estoril nestes últimos anos, parece-me que apostamos no cavalo certo. Treinador muitíssimo competente. Embora surjam sempre duvidas quando se dá o salto para um clube com mais dimensão, Marco Silva parece reunir todas as competência necessárias para fazer evoluir o modelo de jogo do Sporting. Mais do que potenciar este ou aquele jogador, é importante que o Marco Silva monte uma equipa organizada e com princípios de jogo definidos.

    Fazendo a ponte entre o trabalho de LJ e MS, o novo Sporting irá ter forçosamente de apresentar mais qualidade em certos momentos do jogo.....mas isto fica para um post a ser lançamento brevemente.

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao carrilho gostava que tentassem muda lo de posição penso que o melhor lugar pra ele seria com 2 ponta a jogar atrs do avançado ou mesmo avançado porque e um jogador rápido e alto e precisa de mais espaco na linha não tem como,penso que nas camadas mais jovens da seleção do pais ele jogava na frente como vagabundo,entre ele e mantorras não veijo grande deferenca penso ser uma boa opcao para o lugar.

    ResponderEliminar
  5. dito assim, até parece facil... o homem tem muitas qualidades (é verdade) e estou optimista em relação à nova epoca...
    ... mas se a bola nao começar a entrar e bate no poste etc veremos o que acontece e a tribuna de alvalade é implacavel sempre. somos sempre os primeiros a passar-los de bestiais a bestas e vice versa num instante...
    ... e aí, não há cartas que lhe valham. Guardo esta para relembrar...

    Anon15782

    ResponderEliminar
  6. Anon15782

    Quanto aos outros, o que farão se as coisas não correrem bem, não posso falar por eles. Quanto a mim, já o disse, apoiarei sempre o Sporting, gritando e incentivando em Alvalade.

    Claro que este apoio quase incondicional não mata o meu espírito crítico, e darei sempre a minha opinião sobre a gestão da equipa.

    Esperemos que corra bem.

    abraço

    ResponderEliminar
  7. dio esta um belo post e kuanto ao carrilho pode ser ke com novo treinador ele faça esta epoka muito melhor

    ResponderEliminar
  8. Penso que esta carta aberta podia ser subscrita por qualquer verdadeiro sportinguista, pois que traduz o sentir daqueles bons adeptos de que o clube é rico.
    Vejo muitas semelhanças entre Marco Silva e Leonardo Jardim, e, das caracteristicas enunciadas como sendo atributos do primeiro - discernimento, tranquilidade, inteligência, sagacidade, simplicidade e capacidade de comunicação absolutamente invulgares - apenas numa Marco Silva se diferencia de Leonardo Jardim: na capacidade de comunicação, que considero também invulgar e cativante.
    Aliás, Marco Silva só perde para Leonardo Jardim, na minha opinião, num aspecto, que poderá ou não ser determinante - na experiência.
    Leonardo Jardim tinha já percorrido várias equipas antes de assinar pelo SCP, algumas de média dimensão, ao passo que o nosso actual treinador chega directamente da única equipa que treinou, o pequeno Estoril.

    Mas a consistência do trabalho de Marco Silva à frente do Estoril, com excelentes resultados nos, se não erro, três anos em que treinou os canarinhos, sempre em crescendo, tendo que reformular a equipa várias vezes, e com uma muito positiva participação na Liga Europa, fazem crer haver nele muita competência, a sossegar algum receio que a sua inexperiência pode induzir.

    Que seja feliz no SCP é o que desejo.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  9. Acostista11/7/14 22:41

    Subscrevo esta excelente carta e o comentário do Jarvalho. Todos temos esperanças em quase todos os reforços - todos os anos é assim. Acredito mais no crescimento dos que já cá estavam, conforme o Dio pede. Creio que essa base mais madura beneficiará a integração dos reforços. SL

    ResponderEliminar
  10. concordo contigo em tudo e tb eu espero mais do marco silva do que do jardim até porque o marco vai ter mais qualidade no plantel e a estrutura passado mais um ano tem outra experiência.

    havia 3 posições no anterior plantel que eram fracas e era aquela linha atras do pl, extremos e medio ofensivo, ora com a chegada de joao mario e gauld o medio ofensivo fica resolvido o shika vai ser o extremo drt vamos esperar que o mane rebente este ano na esq ou ate o carrillo que tem tudo para ser um enorme jogador, espero tb que a sair saia só o patricio ou rojo mais capel rinaudo.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!