Próximo Jogo

Próximo Jogo

07/07/2014

O valor da Formação e a Juventude Leonina

Na sequência do despacho publicado pelo Conselho Fiscal & Disciplinar, no qual se presta a informação da suspensão de 4 sócios por 1 anos, devido ao ocorrido em sessão de esclarecimento que precederia a demissão da Direcção vigente à altura, a Juventude Leonina retaliou (ler comunicado aqui).

Três notas que tendem a escapar-se: i) o direito civil e o direito estatutário não são a mesma coisa e, portanto, podem daí advir decisões diferentes, como exemplificado pelo processo Apito Dourado; ii) se podemos aceder na crítica generalizada quanto à publicação dos nomes dos 4 envolvidos bem como à não chamada dos mesmos para que tivessem o seu direito à defesa, eu, pelo menos, não consigo compreender que a claque se dê ao desplante de falar em "defesa do bom nome e da honra" do Clube, quando basta uma pesquisa rápida para perceber quão bastas foram as vezes em que esta mesma claque lesou o Clube, não só na sua honra e bom nome mas, inclusivé, financeiramente, como aquando da "queimada" orquestrada no estádio do rival SL Benfica ou relativamente ao famigerado "comportamento incorrecto do público" que custa uma soma demasiado avultada ao Sporting CP, anualmente; e iii) ao contrário do que o comunicado deixa transparecer, o Conselho Executivo não tem qualquer preponderância sobre as Decisões do Conselho Fiscal & Disciplinar, que é autónomo o suficiente para tomar para si as decisões que pretender, pelo que essa colagem só pode ser entendida de má-fé.

A JuveLeo deveria tomar para si o seu próprio exemplo. E não é com comunicados semi-desculpabilizatórios que a claque faz o que deve, que deveria ser reprovar tais actos, sejam os que motivaram a decisão unânime de um Conselho Fiscal & Disciplinar eleito por método de Hondt (e, portanto, com membros das 3 listas que ao órgão concorreram), sejam outros da mesma ordem que acabaram por passar em claro. Nem a JuveLeo é uma oligarquia angelical, nem nós somos todos anjinhos...

Dito isto, as claques são um instrumento (no melhor sentido do termo) de mais-valia para os Clubes e, se a defesa da honra e do bom nome dos Clubes que defendem fossem princípios inequívocos, as claques serviriam o seu verdadeiro motto. Não há claques sem Clubes, afinal...

Noutro âmbito da formação, que não a cívica mas a futebolística, para evitar repetir-me mais que o necessário, e porque ontem decidi ouvir o Manuel Fernandes (Play-off na SIC Notícias), deixar apenas expresso os nomes de jogadores provenientes da formação presentes no plantel principal: Rui Patrício, Cédric Soares, Eric Dier, Tobias Figueiredo, Adrien Silva, João Mário, André Martins, Carlos Mané e Wilson Eduardo, sendo que os jogadores a sublinhado "subiram" este ano. Chegam, ou querem mais?

Já o disse várias vezes: não é possível apostar em toda a gente ao mesmo tempo, mesmo tomando por lógica a preocupação face à aparente aposta em reforços jovens para 2014/15 (a velhinha questão da estagnação que estes causam à formação). De resto, deixou outros dois meus posts que encaixam perfeitamente neste tema:
Uma última nota para o Manuel Fernandes: dos 4 paineleiros do Play-off, da SIC Notícias, o Sportinguista é o mais débil (argumentativamente falando), tomando por demasiadas vezes o caminho da (des)informação jornalística para levar avante o seu ponto de ordem, em desconhecimento de causa. Não é que o Manel não seja um "gajo porreiro", mas é claramente insuficiente para estas lides. Ontem, e também porque já não o ouvia há uns meses, renovei a certeza de que a Comunicação Social só tem a lucrar com a diminuição verde-e-branca.
Partilhar:

5 comentários:

  1. Anónimo7/7/14 15:24

    Ricardo Esgaio também está a treinar nos A.

    ResponderEliminar
  2. obrigado mauro pelo excelente post os membros da jl deviam ler este post obrigado mais uma vez por pores a nu esta jl

    ResponderEliminar
  3. As acções dos membros suspensos são (ou, pelos menos, deveriam ser) inaceitáveis para a própria claque, quanto mais para um órgão directivo, democraticamente eleito e em pleno uso das suas funções.
    Mal, muito mal, mesmo, a Juve Leo, com a cobertura dada a actos irresponsáveis, sem qualificação, por parte de alguns dos seus membros.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/7/14 18:08

    Bem em relaçao à juve leo, não lhes ligo nenhuma...
    só dizem merda e têm atitudes que condeno. Antes da sua fundaçao o scp tinha o estadio tambem cheio e sempre com apoio portanto ninguem ou nenhuma claque pense que é insubstituivel. contudo, essas areias na engrenagem do sporting so da força aos adversarios e à comunicaçao social que nos diminui e nos tenta enfraquecer.
    em relaçao à formaçao, os "meninos" de alcochete que aprendam que chegar aos A é o seu objectivo e não um meio para barças ou outros. QUEIRAM JOGAR NO SPORTING!
    Quem precisa mais do outro? o scp dos meninos ou os meninos do scp?
    miudos mimados mts deles...
    Anon15782

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/7/14 11:03

    Falta o William

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!