Próximo Jogo

Próximo Jogo

23/07/2014

Rugby: Conselho de Justiça desautoriza FPR; Sporting irá afinal disputar a I Divisão

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Rugby deferiu ontem o recurso do RC Montemor à decisão do organismo de convidar os Clubes que disputaram a I Divisão para ocuparem o lugar dos alentejanos, últimos classificados em 2013/14, na Divisão de Honra. Desta forma, o Sporting CP, que aceitara o convite federativo após a rejeição de RC Lousã, CR Évora, SL Benfica e Vitória FC, vai afinal permanecer no 2º escalão, ao passo que os muflões continuarão a competir entre a elite.

A decisão foi comunicada oficialmente ao RC Montemor no final da manhã de ontem, mas até ao final da tarde os leões não haviam recebido qualquer notificação por parte da FPR... nem se mostravam esperançados de a receber! “Fomos informados da decisão do CJ pelo Record”, lamentou Rafael Lucas Pereira, assumindo que, apesar de não ter recebido ainda qualquer informação da parte da FPR, “no dia 4 de outubro o Sporting CP apresentará a equipa sénior na Vila da Moita para disputar a partida inaugural da I Divisão e os sub-23 no terreno do CDUL para o Campeonato Nacional do sub-escalão sénior”.

Quanto a uma eventual tomada de posição dos verde-e-brancos face à decisão, o Presidente da secção autónoma de Rugby leonina rejeitou liminarmente a possibilidade. “Não podemos recorrer de nada, pois as decisões do Conselho de Justiça não são passíveis de recurso. Nem sequer fomos ainda notificados, pelo que não podemos recorrer de uma decisão que não temos conhecimento de forma oficial. Provavelmente dirão que não têm de notificar o Sporting CP, visto que quem apresentou o recurso foi o RC Montemor.”

Enquanto isso, no lado dos alentejanos reinava o sentimento de reposição da justiça. “Sempre considerámos que os regulamentos eram claros. Depois de o Caldas RC decidir não exercer o direito de subir à Divisão de Honra, e perante a omissão no regulamento da Divisão de Honra, o Regulamento Geral de Competições define claramente que o Clube despromovido é que deve continuar no principal escalão”, reforçou Paulo Xavier, presidente dos alentejanos.

Por outro lado, Xavier lamentou os contornos do processo, que “devia ter sido tratado de forma diferente”, e voltou a sublinhar que “o Sporting CP é o menos responsável por esta situação”. “Deu-se este ‘alinhamento de planetas’ que levou a que fossem convidados, apenas isso. Tinham toda a legitimidade para aceitar, mas acredito que não irão contestar a decisão do Conselho de Justiça”, concluiu.

De referir ainda que a Sporting TV irá também transmitir os jogos desta modalidade de que o Sporting Clube de Portugal é co-fundador.
Partilhar:

2 comentários:

  1. Repare no titulo do texto "...irá disputar a I divisão".
    Será mesmo?

    Belchior Gaspar

    ResponderEliminar
  2. Belchior Gaspar,

    Se você não sabe que a divisão maior é a Divisão de Honra, mesmo estando isso no texto, não sou eu que lhe vou explicar. Bem-haja...

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!