Próximo Jogo

Próximo Jogo

06/08/2014

Slimani vs Montaka

Quem será o avançado titular? É provavelmente a maior dúvida de muitos dos adeptos do Sporting CP no que diz respeito à constituição do 11 inicial para a presente época. Dado que Islam Slimani, fruto da sua presença no Mundial e de uma lesão recente não disputou nenhum dos jogos de pré-época, esta pode também ser uma dúvida na cabeça de Marco Silva. São 3 os pretendentes: Fredy MonteroJunya Tanaka e o já citado Islam Slimani. A decisão de Marco Silva sobre o escolhido para ocupar a posição de avançado irá, em qualquer circunstância,  ter por base aquilo que cada um deles pode oferecer ao futebol leonino, principalmente do ponto de vista ofensivo. 

Olhando para as características de cada um destes jogadores, é possível encontrar várias diferenças, principalmente entre o avançado argelino e os restantes. São estas características que Marco Silva irá ter em consideração quando optar por um em detrimento dos outros. 

Islam Slimani: O avançado argelino dispensa apresentações. Fortíssimo no jogo aéreo tem como imagem de marca a sua agressividade em zonas de finalização principalmente pelo ar. Era o elemento mais influente do ponto de vista ofensivo no modelo de jogo de Leonardo Jardim, dado os inúmeros cruzamentos que eram realizados durante os 90 minutos de cada jogo. Num modelo que privilegie o corredor central tenho dúvidas que a influência do avançado argelino seja a mesma.  

Fredy Montero/Junya Tanaka: Englobo os 2 no mesmo ponto, por considerar que são poucos os movimentos em que diferem dentro de campo. Com capacidade e inteligência para participarem no processo de criação, com um deles em campo o Sporting CP ganha mais um jogador capaz de ocupar a zona entre a defesa e o meio-campo adversário. Muita qualidade nos movimentos de apoio, sendo o avançado colombiano mais evoluído tecnicamente que o japonês.  No que diz respeito à conclusão das jogadas, sendo óbvio que nenhum dos dois é tão forte nos duelos aéreos como o avançado argelino, considero que são ambos jogadores com qualidade técnica suficiente para serem determinantes nesse momento do jogo. 

Eu, assim como todos os adeptos, tenho os meus preferidos, jogadores que na minha opinião são os indicados para produzirem o tipo de futebol que eu gosto de ver o meu Clube praticar. É com base nesta minha preferência que o meu escolhido para este início de campeonato é Fredy Montero. Considero que tem o perfil indicado para ser determinante no modelo de jogo de Marco Silva, principalmente pelo que oferece à equipa na fase de criação. É verdade que em termos de finalização atravessa uma crise de confiança que pode ser prejudicial, mas tendo em conta a qualidade técnica que tem, assim que a confiança aumentar, tenho a certeza que golos não irão faltar. 


E na vossa opinião, quem devia ser o titular? Comentem e se possível justifiquem a vossa escolha. Saudações Leoninas!


Partilhar:

17 comentários:

  1. Rise2Glory6/8/14 20:32

    Boa noite.

    Começo por dizer que gostei bastante deste post, o titulo adequa-se perfeitamente, na minha opinião a luta ou é entre Slimani e Montero ou entre Slimani e Tanaka.

    Posto isto, na minha opinião, apesar da boa pré-época por parte do nipónico, o papel de PL no 11 inicial dos leões deveria cair sobre Fredy Montero.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Acostista6/8/14 20:44

    Se estes avançados se mantiverem, não nos podemos queixar.
    Todos eles tiveram preços muito abaixo do que realmente valem. Pongolle custou mais que estes todos juntos e não tinha passado, não esteve presente e não teve futuro.
    Para o alinhamento inicial e nesta fase, concordo com a opção do Montero porque penso que com ele há maiores probabilidades de jogarmos melhor futebol. Tanaka, a continuar assim, terá muitas oportunidades - imagino uma época com cerca de 30 participaçoes e pelo menos 15 golos. Slimani é o jogador que nos deu sempre esperanças de vitorias qualquer que fosse o tempo de jogo restante ou o resultado a virar - será titular em muitas ocasiões e sairá do banco não só para virar resultados. P.S. Desejo um rápido regresso do Mauro Silva. SL

    ResponderEliminar
  3. boa noite
    excelente post concordo e tudo contigo e tb e meu preferido o montero falta so os golos
    mas trabalha muito para a equipa

    ResponderEliminar
  4. Peter Sousa6/8/14 21:07

    Eu gosto muito do Slimani, mas penso que Montero dá muito mais ao colectivo. Slimani é o tanque de guerra que é lançado nos últimos 20 minutos de 1 jogo apertado. Contudo, Slimani, já obteve um estatuto tal, que pessoalmente, ficará insatisfeito com o simples rótulo de arma secreta. Por outro lado, dificilmente valorizará mais, em termos financeiros, que o momento actual. O momento tem que aproveitar. Slimani para fazer o contrato da vida dele, o Sporting para encaixar o mais possivel.
    Gostaria de ver de verde e branco, Mike Van Duinen. Pena não nos termos lembrado de Suk do Nacional da Madeira.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/8/14 23:29

    Espero que Slimani fique. É fortíssimo no jogo aéreo, não havendo outros presentemente no Sporting como ele.
    Nestes jogos de pré época tenho verificado que a quase totalidade das bolas cruzadas para a área por alto raramente têm sequência. O Montero seria de aproveitar em 4-2-3-1 (atrás de Slimani). Em 4-3-3 só vejo Slimani com características para ponta de lança. Aliás, foi a conclusão a que teria chegado Leonardo Jardim, que substitui Montero por Slimani.
    DUARTE

    ResponderEliminar
  6. O LJ trocou o Montero pelo Slimani porque no modelo de jogo dele os cruzamentos era a unica maneira de concluir as jogadas de ataque. Não soube tirar o máximo de rendimento do Montero na minha opinião.

    ResponderEliminar
  7. Para mim como sabem, a resposta é óbvia, quem deve ser titular deve ser o Montero. Apesar de apreciar muito as características do Islam Slimani, penso que a presença dele no 11 inicial prejudica muito a qualidade do futebol colectivo do Sporting, o futebol de posse e circulação que caracteriza o melhor Sporting, desaparece com o argelino em campo, dando lugar a um futebol mais directo e desligado entre sectores, só não percebo é se isto acontece por ordens do treinador ou se os próprios jogadores por terem esta referência sentem.se mais tentados a meter directo na frente, penso até que a clara baixa de rendimento da equipa da primeira volta para a segunda se deveu à titularidade do argelino. Posto isto, deparamo-nos com um problema grave, não me parece que Slimani depois de ter ganho o lugar a Montero o ano passado, e depois da notoriedade que alcançou no Mundial, aceite voltar ao estatuto de suplente, pelo que apesar de achar que um jogador com as suas características seja fundamental, (principalmente para aqueles jogos em que a bola teima em não entrar e é preciso aumentar a presença na área) penso que a melhor solução passaria por tranferi-lo e contratar um jogador com características semelhantes, até porque dificilmente Slimani vai conseguir uma cotação superior à que tem actualmente, o que faz deste defeso a altura ideal para fazermos um encaixe significativo com o jogador. Para o lugar de Slimani gostava de ver chegar o Mike Van Duiden sugerido pelo colega Rúben Ribeiro (AKA Outlaw).

    SL e continuação do bom trabalho.

    P.S. Gostava de demonstrar o meu pesar pelo afastamento do Mauro Silva do blog, penso que vai ser dificil colmatar a sua saída, apesar da categoria dos outros editores vou sentir falta dos seus posts, sempre escritos com grande qualidade e estilo, resta-me desejar-lhe felicidades e que seja uma situação temporária.

    ResponderEliminar
  8. lionl0pes17/8/14 07:05

    Concordo que tanto Montero como Tanaka sejam jogadores parecidos, mais técnico o Montero, mais e melhor poder de fogo o Tanaka. Tanto um como o outro jogam bem como pivots e são, no meu parecer, avançados no apoio ao pl; o Argelino é PL mas limitado tecnicamente, o seu ponto forte é o remate de cabeça no entanto tem a seu favor o empenho e a agressividade. Apostaria no Montero pela sua técnica e pelo que pode oferecer à equipa nos movimentos interiores, mas por outro lado devido aos inúmeros cruzamentos que fazemos para a área, apostaria no slimani porque acho ser o mais apto e com melhores argumentos na zona de finalização. SL

    ResponderEliminar
  9. No modelo de jogo que Marco Silva quer implementar, o meu avançado titular seria.......Montero e Tanaka.....sim os 2 ao mesmo tempo. O meu 11 hoje seria este:

    ------------- Patricio
    Cedric Mauricio Rojo Jefferson
    ----------- William
    A.Martins Adrien Carrillo
    -------- Montero Tanaka

    ResponderEliminar
  10. Mike

    Acho que nesse 11 o André Martins ia ficar novamente prejudicado como acontecia com o Leonardo Jardim. No centro rende mais,

    Caso em alguns jogos se opte por utilizar 2 avançados, eu escolheria Montero ou Tanaka e Slimani. Um mais fixo ( Slimani ) e outro mais móvel.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Anónimo7/8/14 14:53

    Patricio
    Cedric Mauricio Rojo Jefferson
    William
    esgaio adrien carrillo
    martins(j mario)
    Montero

    Abraço

    AC1906

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/8/14 15:08

    Não costumo fazer comentários no blog, porque detesto carneirices, mas de momento não vejo como obrigação faze-lo, por isso aqui vai, até por respeito a quem tem trabalho com estas coisas de Sportinguistas :
    Montero-Grande jogador de equipa que não marca há imenso tempo, mas menos do que dizem porque lhe roubaram 2 golos “limpinhos “ que me lembre, o que lhe daria mais confiança, de qualquer maneira, quando não marca dá a marcar e quando voltar a explodir ,vai ser um caso sério. Que fique.
    Slimani- Um tosco de Gambias, mas que nos ares é rei ,é um açor Norte africano, e que antes deste Mundial era subestimado por adeptos e adversários e principalmente pela Comunicação Social. Que fique.
    Tanaka- nada tenho a dizer senão que se trata da personagem “OLIVER” dos desenhos animados Japoneses de futebol cujo nome não me lembro, gosto muito desta aquisição.


    Conclusão-Nunca o Sporting que me lembre esteve tão bem servido de P.L atendendo á qualidade e quantidade. Este ano o MS tem para dar e vender e colocar o que mais lhe interessar conforme o tipo de jogo e o Adversário.Com tudo isto quero dizer que dadas as condições económicas do Sporting ,temos um leque (3) P.L espetaculares e com características diversa que permitem abordar qualquer jogo sem preocupações de maior para este lugar no campo.
    Matarruano

    ResponderEliminar
  13. Anónimo8/8/14 01:01

    libertem o shikabala

    ResponderEliminar
  14. Anónimo8/8/14 15:17

    Se nao sair ninguem o slimani deve ser o titular mas se este sair temos de ir ao mercado comprar um ponta de lança com as suas carateristicas (forte de cabeça) e em segundo plano estaria Tanaka pois montero nesta pré-temporada tem perdido vários pontos para o nipónico.

    ResponderEliminar
  15. Libertem o Shika tem tudo a ver com o tema do post, não haja duvidas.

    ResponderEliminar
  16. O facto de Slimani não ter feito toda a pré-época, torna mais dificil a resposta à questão colocada no post.
    Apenas vimos a equipa do SCP a actuar com Montero ou Tanaka, não existindo, pois, elementos para sabermos qual dos três avançados (ou qual dos dois do binómio Slimani vs. Montero/Tanaka) privilegiará Marco Silva.
    Na minha opinião, nenhum dos avançados do SCP se deveria afirmar como dono do lugar.
    A utilização de um ou outro dos referidos jogadores dependeria muito do adversário a defrontar..
    No entanto, acho que o sistema de jogo do Marco Silva, do que se viu no Estoril, e já nestes primeiros jogos do SCP, vai privilegiar a utilização de um avançado mais móvel, como Montero ou Tanaka, surgindo Slimani como solução para desbloquear jogos mais fechados ou para jogar contra equipas de maior poderio fisico.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  17. ILLUMINATOR8/8/14 19:57

    Montero!!! Mas tem de recuperar a confiança e dar o máximo apesar de ocupar a posição de PL não são só os golos que interessam...mas ele tem de voltar a subir nível para voltar a oferecer a dinâmica à equipa!
    Slimani é o homem de área e matador! Vamos ter muitos jogos e na minha opinião se "aguentar" o estatuto de suplente vai ser muito importante e decisivo para nós!
    Tanaka...estou a gostar de ver e concordo com o que foi escrito sobre ele. Vou esperar para ver mais...
    Ps: Gostava que se experimentasse em alguns jogos a dupla montero-slimani (com o montero no papel do andré martins com as devidas diferenças...)

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!